Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.450
Total de mensagens
369.527
Total de tópicos
26.929
  • Samhain: A origem do Halloween
    Iniciado por LilithP
    Lido 4.022 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olá
Venho aqui mais uma vez partilhar um post do meu blog, desta vez sobre o Samhain (aka Halloween) que tanto adoro :3
E é hoje :D Blessed Samhain e um Feliz Halloween

***
Olá!
Amanha é a minha época e festival pagão favorito: o Samhain, conhecido como Halloween.
Para quem não sabe o Halloween tem uma origem mais antiga e religiosa: o Samhain!

Samhain, ou All Hallow's Eve é o Ano Novo Celta e das bruxas; lido como Sow-in ou Sam-hayne, significa "Fim do Verão" e é a ultima colheita do ano.
É a altura em que o véu que separa o plano terrestre do espiritual está mais fino logo a comunicação com os espíritos é mais fácil. É uma noite de magia e caos: os espíritos da natureza como fadas e gnomos pregam partidas e as bruxas enchem a dispensa (de ervas e comida, calma ai!).

Festejado entre 31 de Outubro e 1 de Novembro, é a celebração dirigida a Deusa Anciã e ao Deus agora velhinho e que honra os antepassados que já partiram.



A igreja cristã transformou o festival pagão num cristão (para convencer as pessoas a aderir ao cristianismo) dando-lhe o nome "Dia de Todos os Santos".

Actividades
A principal actividade do Samhain que ainda é praticada hoje em dia é a de cortar legumes com forma de cara humana (hoje em dia usa-se abóboras, antigamente usava-se nabos).
Esta pratica tem origem na crença que os espíritos iriam pensar que os nabos/abóboras eram espiritos protectores fugindo e deixando a casa em paz.

Outras praticas como contar historias a volta de uma fogueira, fazer comida a mais para dar aos antepassados e usar mascaras para enganar os espíritos da natureza são também tradição (adaptada para os dias de hoje).

O Trick or Treat praticado hoje em dia, no entanto, é mais recente e pensa-se que surgiu principalmente da tradição britânica de dar Soul Cakes (bolos de alma) aos pedintes e mendigos em troca de uma oração aos antepassados.
Hoje em dia é uma actividade mais divertida praticada principalmente por crianças que pedem doces em troca de não pregarem alguma partida!

Dumb Supper é outra tradição embora menos conhecida. É um jantar que se faz em honra dos mortos e...com os mortos. É um jantar feito em profundo e completo silencio (acredita-se que se ninguém falar mesmo, os espíritos participam mais).

Este jantar é feito com quem quisermos (amigos, família, coven) e deve-se ter pelo menos um lugar a mesa para os espíritos. Os convidados e os anfitriões devem ter um papel com o que gostariam de dizer aos seus antepassados e entes queridos que já partiram; devem fazer uma vénia ou saudação dirigida ao lugar onde os espíritos se sentam ao entrar e sair da sala de jantar. Ninguem pode começar a comer antes de todos (incluindo os espíritos) estarem servidos. E depois de comer, cada pessoa a mesa levanta-se a vez, vai ao pe do lugar dos espiritos e queima o papel com a mensagem que querem entregar aos entes queridos.

Quando todos os convidados tiverem terminado despedem-se silenciosamente dos espíritos e só podem falar cá fora. Acho uma tradição muito gira.

Altares
Os altares para este festival estão ricos em fruta da época para simbolizar o fim da época das colheitas e de símbolos ligados a morte e a escuridão (que é agora crescente ate ao dia 21 de Dezembro). Imagens da Deusa Anciã e de Deuses e Deusas da Morte, caveiras, foices, gatos, bruxas, etc são bons exemplos de decoração.



As cores predominantes são as escuras e intensas como preto, violeta, cor de vinho e laranja. E o prateado.

Ha também algumas pessoas que colocam uma espécie de Templo dos Antepassados com fotografias dos entes queridos que já faleceram e velas.

Superstições
Se ouvires passos atras de ti quando sabes que estás sozinho não deves olhar porque tens um espirito a seguir-te.

Se encontrares uma aranha na noite de Samhain é um antepassado a olhar por ti, por isso não a esmagues!

Coloca um ramo de alecrim debaixo da almofada na noite do dia 31 para o dia 1 e sonhas com o(a) teu(tua) futuro(a) amado(a).

Colocar uma velinha branca na janela ajuda a guiar os espiritos. Colocar uma vela a iluminar uma face cortada numa abóbora (ou outro legume) afasta-os de tua casa.


Magia
Esta epoca é ideal para magias de proteção, purificação, adivinhação e de mudança.
Queimar listas do que queremos mudar durante o proximo ano, um ritual para agradecer o ano que passou, fazer um espelho de adivinhação ou comunicar com espiritos.

Comida: Maças, nabos, aboboras, sementes e frutos secos, carne de porco, etc
Plantas e ervas: Salva, mandragora, carvalho, artemisia, etc
Incenso: Menta, noz-moscada, salva, etc
Cristais: Cristais pretos (associados a proteção e purificação) como obsidiana.

Frasco de Bruxa
Apesar do nome suspeito este amuleto usado a mais de 300 anos por pagãos, bruxas e pessoas em geral utiliza as propriedades protetores de varios ingredientes para proteger uma casa de magia negra e espiritos opressores.
A minha versão:

Ingredientes
- frasco de vidro com tampa
- pregos de ferro, pedaços de vidro partido e outros objectos afiados (afasta má sorte)
- manjerico (proteção e exorcismo de influencias negativas aka magia negra)
- alho (proteção contra espiritos e demonios)
- sal grosso (purificação)
- fita vermelha (proteção e boa sorte)
- oração protectora a escolha
- item da pessoa ou pessoas e animais que vivem na casa (um bocado de cabelo por exemplo; serve para identificar quem fica sobre a proteção do frasco)
- vela preta (para selar a proteção)

Preparação:
Primeiro que tudo escreve-se a oração num pedaço de papel pequeno e acende-se a vela preta.

Depois começa-se por colocar os objectos afiados dentro do frasco aos quais se junta o sal grosso e depois o manjerico e o alho. Segue-se os objectos pessoais escolhidos. Amarra-se a fita vermelha ao frasco.

Depois lê-se a oração visualizando uma luz intensa e protetora a impregnar o frasco e o seu conteudo. Coloca-se o pedaço de papel com a oração dobrado no frasco e fecha-se.



Enquanto se deita a cera da vela preta por cima da tampa do frasco com intenção de selar o mesmo, visualiza-se a casa e as pessoas nela a emitir a mesma luz branca que o frasco.
Esconde-se o frasco num local seguro dentro da propriedade/casa.

O frasco pode ser de qualquer forma, tamanho e feitio desde que tenha tampa e seja do tamanho certo. A oração tambem pode ser qualquer uma, basta a pessoa identificar-se com ela.
A oração que eu uso:
CitaçãoEm nome do Pai * do Filho * do Espírito Santo

São Cipriano, que pela graça divina vos convertestes à Fé de Nosso Senhor Jesus cristo. Vós que possuístes os mais altos segredos da magia, construí agora um refúgio para mim contra meus inimigos e suas ações nefastas e malignas.

Pelo merecimento que alcançastes, perante deus criador do céu e da terra, anulai as obras malignas, fruto do ódio, os trabalhos que os corações empedernidos tenham feito ou venham a fazer contra a minha pessoa e contra a minha casa. Com a permissão do altíssimo senhor deus, atendei à minha prece e vinde em meu socorro. Pelo sangue de nosso senhor Jesus cristo. Assim seja.

Rezar um Creio em Deus Pai e uma Salve Rainha.Em nome do Pai * do Filho * do Espírito Santo

São Cipriano, que pela graça divina vos convertestes à Fé de Nosso Senhor Jesus cristo. Vós que possuístes os mais altos segredos da magia, construí agora um refúgio para mim contra meus inimigos e suas ações nefastas e malignas.

Pelo merecimento que alcançastes, perante deus criador do céu e da terra, anulai as obras malignas, fruto do ódio, os trabalhos que os corações empedernidos tenham feito ou venham a fazer contra a minha pessoa e contra a minha casa. Com a permissão do altíssimo senhor deus, atendei à minha prece e vinde em meu socorro. Pelo sangue de nosso senhor Jesus cristo. Assim seja.

Desejo-vos um Blessed Samhain e um Halloween Divertido ^^
Cuidado com os espiritos malandros.
)0(

***

Espero que gostem ^^
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Procura deixar o mundo um pouco melhor do que o encontras-te "B.P"

É excelente :)
Depois de fazer as coisas por casa melhoraram bastante (deixei de sentir tantos ataques).
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Procura deixar o mundo um pouco melhor do que o encontras-te "B.P"

Boa sorte ^^
Tambem fiz uma jack o'lantern mas ficou mais fofa que assustadora ;D
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

eu isso não tenho mesmo hipótese hoje vou tentar fazer isso porque amnha as 6.3 da manhã a salto da caminha

*tao bom NOT!*

Vê lá se partilhas uma foto! :'(
Procura deixar o mundo um pouco melhor do que o encontras-te "B.P"

#7


Aqui está a Sowin ;D
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

 ;D ;D ;D ;D

Um * pela paciência :)

Acho que está muito engraçada ta com um ar "anda cá que vou-te fazer a folha"
Procura deixar o mundo um pouco melhor do que o encontras-te "B.P"

É mesmo ;D e fez-me a folha, nao duvides ;D

2h da minha vida numa abóbora com no maximo 10cms de diametro ;D
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

sofiagov
o ataque das as abóboras diabólicas ...esta noite ;D ;D




#11
Foste tu que fizeste? :3

(na realidade as aboboras protegem :P )
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

sofiagov
não Lilithp....

estava a meter-me contigo..... ;D ;D ;D


«Três velas que iluminam qualquer escuridão: a Verdade, a Natureza e o Conhecimento».
/|\ Antiga tríade irlandesa

A comemoração do Halloween é muito recente em Portugal. Todavia o 1º de Novembro comemora-se  há longos anos ainda com uma certa magia em certas zonas rurais. Mesmo aqui a 30 Km de Lisboa (sesimbra) ainda vêm as crianças pedir "o pão por Deus"
Na Tradição Portuguesa o Pão-por-Deus era guardado num saquinho de pano , que tempos antes ,  as mães ou as avós preparavam com todo o cuidado com uma sobra de chita de algum trabalho de costura.
            Havia até mulheres simpáticas que confeccionavam para oferecer nesta época , uns bolos , as Ferraduras , que ainda hoje se cozem , com um agradável sabor a Erva-Doce, assim como Broas, para comerem e dar ás  crianças que lhes batiam à porta.
            Estas andanças de porta em porta eram sempre acompanhadas com Cantilenas que continuam na memória colectiva e que continuam a ser cantadas com Alegria , nesse renascimento da Tradição em Portugal .

``Pão por Deus,
Fiel de Deus,
Bolinho no saco,
Andai com Deus.

Pão, Pão-por-Deus
à mangarola,
encham-me o saco,
e vou-me embora .
Bolinhos e bolinhós
Para mim e para vós
Para dar aos Finados
Que estão mortos, enterrados
À porta daquela Cruz
Truz! Truz! Truz!
A senhora que está lá dentro
Assentada num banquinho
Faz favor de se levantar
P´ra vir dar um tostãozinho.
(quando os donos da Casa davam alguma coisa, vinha a resposta...)
Esta casa cheira a broa
Aqui mora gente boa.
Esta casa cheira a vinho
Aqui mora algum santinho.
(quando os donos da Casa não dão nada, era a ira da miudagem...)
Esta casa cheira a alho
Aqui mora um espantalho.
Esta casa cheira a unto
Aqui mora algum defunto. ´´
            Tradicionalmente as crianças usam estas quadras, algumas diferentes, variando de região para região.    »
Fonte: real associação