Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Sanatorio de Valongo
    Iniciado por Blackwolf
    Lido 202.649 vezes
tens toda a razão, de facto não estão reunidas as melhores condições.
O grupo é pequeno e o tempo também não está a ajudar nada :-[
talvez dê para organizar melhor por alturas das férias, pode ser que o pessoal esteja mais disponível

Alguém me explica para que é que os sanatórios serviam ?
é que agora estão todos abandonados :o

Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.

Mensagem alterada devido à utilização de abreviaturas e linguagem de chat/SMS.  Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alínea 4. Obrigado.

Inominado
Num época pré-antibióticos não existia tratamento adequado para a tuberculose, acreditando-se que os bons ares da montanha ajudavam no tratamento desta doença. Os sanatórios foram construídos essencialmente em locais de montanha (nota 1) com bons ares e eram os locais para onde eram enviados os doentes tuberculosos para ser tratados. Além da possibilidade de tratamento, o envio dos doentes tuberculosos para os sanatórios permitia o seu isolamento da sociedade o que permitia um menor contagio.

Agora com os antibióticos eficazes o envio dos doentes para sanatórios deixou de fazer sentido, logo estes edifícios foram abandonados. Alguns foram recuperados e têm outras utilizações.

Nota 1: há alguns sanatórios junto ao mar. Por exemplo, em Vila Nova de Gaia havia o sanatório marítimo que está a ser recuperado e em breve abrirá como Centro de Reabilitação Física do Norte. Uma espécie de Alcoitão no norte do país.

boas
conheço bem esse sanatório passei lá muitas noites com a malta e nunca vi ou senti nada de paranormal. ;) ;)

iab1996
Boas , eu encontrei a história desse Sanatório visto que já lá passei de carro e tive curosiodade em saber o que era .

Projectado pelo arquitecto Cottinelli Telmo nos anos 20,foi mandado construir pelos Caminhos de Ferro para tratamento de Tuberculose dos seus funcionários, visto poderem beneficiar da localização em sitio calmo e dos ares da Serra, fazendo parte da rede de 11 sanatórios, existentes no inicio do século XX.
Demorou 8 anos a ser construído (1928-1936) e permaneceu fechado durante outros tantos anos, devido a circunstâncias diversas e estranhas à CP. Depois viria a ser arrendado à Sociedade Portuguesa de Sanatórios, com a condição de receber todos os doentes necessitados de tratamento de altitude, tendo cinquenta camas à disposição da Assistência Nacional aos Tuberculosos.
O edifício acolheu, ao longo de mais de 40 anos, muitos milhares de tuberculosos, provenientes de todo o país, que procuravam recuperar da Tuberculose nos bons ares da Serra da Estrela.
Apesar de acolher doentes de todas as classes sociais, os doentes menos favorecidos não tinham acesso a todas as alas, algumas destinadas apenas às classes altas, que ali encontravam todo o conforto que o dinheiro podia comprar.
Oito anos após a cedência, o edifício passou para as mãos do Estado, tomando conta dele o Instituto de Assistência Nacional de Tuberculose (IANT), passando também a partir de 1953, a ser internados doentes pobres.
O recurso à quimioterapia antituberculose, levou ao encerramento dos sanatórios afastados dos centros urbanos e pouco rentáveis. E o Sanatório das Penhas da Saúde não mereceu diferente sorte, fechando as portas em Junho de 1969.
Em 1969, por ordem do Ministério de Saúde e Assistência seria dada ordem de encerramento. O seu ultimo director Dr. Carlos Coelho, licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, acabou por ser o ultimo testemunho do encerramentodo Sanatório.
Palco de grandes historias humanas, umas com sucesso, outras dramáticas, devido as carências na época. Portugal entrava em guerra com algumas colónias em África, que originou uma época de grande crise, pobreza e miséria.
Nos anos seguintes, houve a tentativa de aproveitar a estrutura, chamando-se Abrigo dos Hermínios com a finalidade de servir de albergue, estrutura de apoio ao alojamento na Serra da Estrela, tendo sido mesmo mudadas todas as camas do edifício.Após o 25 de Abril, e devido à falta de alojamento, serviu de residência temporária aos retornados e refugiados das antigas colónias.
Desde os anos 80 que foi deixado a um abandono profundo, que tem originado o seu estado de degradação até aos nossos dias.
Avaliada entre cem e cento e cinquenta milhões de euros, a reconstrução do Sanatório ultrapassa as possibilidades da Turistrela, o que obrigou à cedência em favor da Enatur.
A 28 de Novembro de 1998, o Sanatório é vendido pela Turistrela à Enatur, pela simbólica quantia de 1 escudo. Em troca, entre outras contrapartidas, a Enatur compromete-se a reconstruir o edifício e transformá-lo numa Pousada Regional de grande qualidade.

Espero ter ajudado .

Olá a todos!
Quero só deixar um contributo neste tópico deste maravilhoso edifício que foi
muitas vezes palco de muitas aventuras com o meu pessoal da escola.Como não podia deixar de ser foi o local escolhido para a nossa sessão de fotos de casamento!!! Espero que gostem.
Cumprimentos a todos!!!

Ps- A informação do comentário de cima penso ser do Sanatório da Serra da Estrela.( Corrijam-me se não for.)

Citação de: iab1996 em 13 junho, 2012, 00:02
Boas , eu encontrei a história desse Sanatório visto que já lá passei de carro e tive curosiodade em saber o que era .

Projectado pelo arquitecto Cottinelli Telmo nos anos 20,foi mandado construir pelos Caminhos de Ferro para tratamento de Tuberculose dos seus funcionários, visto poderem beneficiar da localização em sitio calmo e dos ares da Serra, fazendo parte da rede de 11 sanatórios, existentes no inicio do século XX.
Demorou 8 anos a ser construído (1928-1936) e permaneceu fechado durante outros tantos anos, devido a circunstâncias diversas e estranhas à CP. Depois viria a ser arrendado à Sociedade Portuguesa de Sanatórios, com a condição de receber todos os doentes necessitados de tratamento de altitude, tendo cinquenta camas à disposição da Assistência Nacional aos Tuberculosos.
O edifício acolheu, ao longo de mais de 40 anos, muitos milhares de tuberculosos, provenientes de todo o país, que procuravam recuperar da Tuberculose nos bons ares da Serra da Estrela.
Apesar de acolher doentes de todas as classes sociais, os doentes menos favorecidos não tinham acesso a todas as alas, algumas destinadas apenas às classes altas, que ali encontravam todo o conforto que o dinheiro podia comprar.
Oito anos após a cedência, o edifício passou para as mãos do Estado, tomando conta dele o Instituto de Assistência Nacional de Tuberculose (IANT), passando também a partir de 1953, a ser internados doentes pobres.
O recurso à quimioterapia antituberculose, levou ao encerramento dos sanatórios afastados dos centros urbanos e pouco rentáveis. E o Sanatório das Penhas da Saúde não mereceu diferente sorte, fechando as portas em Junho de 1969.
Em 1969, por ordem do Ministério de Saúde e Assistência seria dada ordem de encerramento. O seu ultimo director Dr. Carlos Coelho, licenciado em Medicina e Cirurgia pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, acabou por ser o ultimo testemunho do encerramentodo Sanatório.
Palco de grandes historias humanas, umas com sucesso, outras dramáticas, devido as carências na época. Portugal entrava em guerra com algumas colónias em África, que originou uma época de grande crise, pobreza e miséria.
Nos anos seguintes, houve a tentativa de aproveitar a estrutura, chamando-se Abrigo dos Hermínios com a finalidade de servir de albergue, estrutura de apoio ao alojamento na Serra da Estrela, tendo sido mesmo mudadas todas as camas do edifício.Após o 25 de Abril, e devido à falta de alojamento, serviu de residência temporária aos retornados e refugiados das antigas colónias.
Desde os anos 80 que foi deixado a um abandono profundo, que tem originado o seu estado de degradação até aos nossos dias.
Avaliada entre cem e cento e cinquenta milhões de euros, a reconstrução do Sanatório ultrapassa as possibilidades da Turistrela, o que obrigou à cedência em favor da Enatur.
A 28 de Novembro de 1998, o Sanatório é vendido pela Turistrela à Enatur, pela simbólica quantia de 1 escudo. Em troca, entre outras contrapartidas, a Enatur compromete-se a reconstruir o edifício e transformá-lo numa Pousada Regional de grande qualidade.

Espero ter ajudado .
Isto refere-se ao Sanatório dos Ferroviários nas Penhas da Saúde/Covilhã, não ao Sanatório de Valongo. As únicas informações "oficiais" sobre a história do Sanatório de Valongo estão aqui: https://portugalparanormal.com/index.php/topic,3082.msg78331.html#msg78331

Pessoal , o único motivo pelo qual vale a pena ir lá é pela vista excelente que se tem sobre Valongo .. Nada mais ..
Já fui la várias vezes , não há la nada acreditem .. Apenas tive um grupo de amigos que tiveram o azar de encontrar outro grupo de malucos mesmo e foram atrás dos meus amigos para os lixar , por isso não arrisquem a ir lá , porque não vão ver nada a não ser paredes estragas e possivelmente stresses com outros ..

Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.

Boas, estou a combinar ir ao sanatório de Valongo. Ir no dia 20 e ficar a noite toda até de manhã. O que dizem? Sou da zona de Ermesinde e se alguém quiser fazer-me companhia digam alguma coisa. De Ermesinde até ao sanatório convinha alguém ter carro e que saiba o caminho, pois eu só sei até aos bombeiros de Valongo.
Abraços

Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.

Citação de: onlybird em 13 junho, 2012, 14:18
Ola a todos!
Quero só deixar um contributo neste tópico deste maravilhoso edifício que foi
muitas vezes palco de muitas aventuras com o meu pessoal da escola.Como não podia deixar de ser foi o local escolhido para a nossa sessão de fotos de casamento!!! Espero que gostem.
Cumprimentos a todos!!!

Ps- A informação do comentário de cima penso ser do Sanatório da Serra da Estrela.( Corrijam me se não for.)

Bastante original, sem dúvida! Parabéns!  :)
He was met at the gate of Hades
By the Guardian of the Lost Souls
The Keeper of the Unavenged

Citação de: DarkAvenger em 07 julho, 2012, 20:06
Bastante original, sem dúvida! Parabéns!  :)

Obrigada!!! é sem dúvida a minha foto preferida!!!
Abraço!

Citação de: Blackwolf em 29 outubro, 2009, 00:58

eu ja andei a procura da historia dele mas não encontro lembro-me que a algum tempo vi mas não sei aonde.

Boa noite a todos, o nome deste sanatório era sanatório do monte alto, projectado pelo arquitecto e engenheiro Júlio José de Brito.
Fiquem bem

Está aqui algumas fotos tiradas à noite no Sanatório de Valongo com imensos ORBS:

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,310.msg187501.html#msg187501

Cumprimentos  :D

Quero lá ir! Ao sanatório de valongo. interessados mandem-me mensagem!!

Eu também alinho, sou de Gondomar. :)