Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Sanatorio de Valongo
    Iniciado por Blackwolf
    Lido 202.671 vezes
p vídeo ta muito giro gostei so não percebi o o que tem uma coisa a ver coma outra a noiva ali no meio daquilo não percebi a finalidade do vídeo

Citação de: canidger em 10 maio, 2010, 15:07

alguem sabe onde ta? gostava de dar uma vista de olhos sou de la perto

és destas bandas,canidger?também sou da Covlhã.quando quiseres lá ir posso fazer de "guia",mas olha que aquilo está muito degradado,em mau estado... ;)
Quem conhece os outros é sábio;Quem se conhece a si mesmo é iluminado...

Citação de: adrini em 02 junho, 2010, 18:05
és destas bandas,canidger?também sou da Covlhã.quando quiseres lá ir posso fazer de "guia",mas olha que aquilo está muito degradado,em mau estado... ;)

dessas bandas não eu to a estudar na zona de castelo branco......

boa noite,

gostava de saber opiniões/factos (talvez os mais velhos saibam algo em concreto) sobre a planta do edificio.
Ou melhor, dos vários edificios.  ;)

Já agora, interesse histórico alguém sabe de algo mais do que o arq que desenhou o edificio e os anos em q esteve em contrução?  :)

Cumps

Boa tarde mariliapinheiro,

As únicas informações que consegui reunir (e que coloquei num site totalmente destinado ao assunto) são as seguintes:

O Sanatório de Valongo, antigamente conhecido com Sanatório de Mont'Alto, situa-se na Serra de Santa Justa.
Foi graças ao esforço desenvolvido pela Liga Portuguesa de Profilaxia Social, e através da Assistência aos Tuberculosos do Norte de Portugal, que o sanatório pôde ser construído. Foi projectado pelo arquitecto e engenheiro Júlio José de Brito. As suas obras de construção arrastaram-se entre 1932 e 1958. Sabe-se que, a determinado tempo, terá tido 300 doentes internados.
Encontra-se actualmente abandonado, tendo já sido fustigado por incêndios e alvo de inúmeros roubos, deixando-o completamente despojado de qualquer tipo de objectos no seu interior.

Fonte: Mundos Paralelos

Quanto à planta do edifício, para já há apenas suposições. Esta foi uma que eu fiz neste mesmo tópico há algumas semanas atrás:

Citação de: NeonFlow em 25 abril, 2010, 00:58
Nessa mesma visita tentei deslindar também para que serviria cada divisão do sanatório. O último piso tem divisões muito pequenas que não fazem muito sentido terem sido quartos. Talvez um andar administrativo, com gabinetes? O andar imediatamente abaixo desse também é diferente de todos os outros, tendo divisões maiores, e há várias características que sugerem que tenha sido um andar maioritariamente com salas de cirurgia. Já os outros andares poderão ter sido destinados a enfermarias.

Isto são tudo suposições, claro. Como já não sobra mesmo nada do edifício para além das paredes, pouco se pode afirmar, a menos que entretanto surja algum documento que nos elucide acerca deste assunto.

E claro, há também o mapa do complexo deixado pelo Ghost.Hunter!

Citação de: Ghost.Hunter em 24 abril, 2010, 21:27
Arranjamos um "Mapa" e assinalamos os pontos com o nome de cada lugar.  8)

O local para a Morgue fica no ponto (C), por trás de umas casinhas onde diziam ser o dormitório dos empregados do sanatório, na altura que aquilo estava em funcionamento.

Espero ter ajudado! De facto, há muito poucas informações. Já tentei contactar a Câmara Municipal de Valongo (e até a de Gondomar...) para ver se conseguia obter mais informações, mas nenhuma respondeu. Talvez o Arquivo Municipal de Valongo tenha alguma coisa. :-\

Cumprimentos

Não entendo porque é que no final do video colocaram uma fotografia de uma pessoa com um fato do grupo "kus kus klan" grupo racista que perseguia os negros!

Citação de: Alec em 17 junho, 2010, 22:05
Não entendo porque é que no final do video colocaram uma fotografia de uma pessoa com um fato do grupo "kus kus klan" grupo racista que perseguia os negros!
Lol porque supostamente o vídeo foi feito para "assustar"..
Para ninguém lá meter os pés  ;D
Ghost Hunter PT
www.ghost-hunters.webnode.com.pt

tem um ar bastante assustar  :o

Ghost Hunter foste mais alguma vez ao sanatório?

Cumps

Eu moro à beira do sanatorio, e uma vez fui la ao fim da tarde com a minha familia. Entramos lá dentro e subimos ate ao ultimo piso, quando chegamos lá tinha no chao duas cabeças de leitão, velas e garrafas de agua com gas espalhadas no chao.
Aquilo e um bocado assustador, as vezes tem roupas na capela brancas. E ao sabado a noite custuma tar la carros a ouvir musica.

Um dia quando ia a um passeio da dança, sai de casa de madrugada eram pa ai 5:30, e vinha du sanatorio barulhos estranhos muito assustadores.

Já mataram lá pessoas... :-X
VeRiNhA SiLvA

nao percebo uma coisa porque que as pessoas vao para estes locais fazer essas praticas de velas e cabeças de leitão e coisas assim ? é por ser abandonado e nao ir la ninguém ou aquilo tem mesmo algum significado especial para aquelas praticas?

Aquilo é muito assustador e se calhar acham que aquele lugar e perfeito para fazer isso. E todos os dias ta sempre lá alguém.

Também já apareceu lá ossos de javali no monte.
VeRiNhA SiLvA

Citação de: Alec em 17 junho, 2010, 22:05
ku klux klan... não é kus kus :laugh:
;)

Boas a todos.
Como já disseram aqui que o sanatório é muito assustador, sim é verdade, mas neste momento já estou no meio termo.
Ou seja mete medo quando vais de encontro ao desconhecido, não sabemos o que esta lá dentro, o que podemos encontrar etc... mil e uma coisas nos passam pela cabeça. Eu quando fui pela primeira vez, ainda ia a subir a serra e já ia a tremer!!
Não tenho vergonha em admitir, sim tive medo a primeira vez q lá fui. O que já não acontece agora! E digo as vista de lá são fabulosas.
Mas o que dizem é normal nestes sítios encontrarem-se objectos estranhos para fazerem magia negra, mas não é só no sanatório, também na igreja da Santa Justa acontece o mesmo.
Mas mais assustador que o sanatório é a entrada trazeira do Sanatório, quase ninguém passa lá devido as más condições da rua.
Esse sitio é mesmo assustado, têm uma igreja onde não aconselho ninguém a visitar à noite porque se dia mete medo então à noite ainda pior!
Parece  que estamos noutro lugar, tudo deserto cheio de feitiçaria no chão etc.. Mas para mim o pior de tudo foi quando vi o café, esta abandonado, mas mantem-se tudo lá dentro, cheio de pó, parece ter sido abandonado à pressa, e o mais assustador num café que de aparência parece que ninguém entra lá à anos existe anúncios de pessoas desaparecidas no ano passado por exemplo :S MUITO ESTRANHO NÃO ACHAM? Desculpem o testamento

Cumps

Citação de: Matrix em 30 junho, 2010, 01:14
Boas a todos.
Como já disseram aqui que o sanatório é muito assustador, sim é verdade, mas neste momento já estou no meio termo.
Ou seja mete medo quando vais de encontro ao desconhecido, não sabemos o que esta lá dentro, o que podemos encontrar etc... mil e uma coisas nos passam pela cabeça. Eu quando fui pela primeira vez, ainda ia a subir a serra e já ia a tremer!!
Não tenho vergonha em admitir, sim tive medo a primeira vez q lá fui. O que já não acontece agora! E digo as vista de lá são fabulosas.
Mas o que dizem é normal nestes sítios encontrarem-se objectos estranhos para fazerem magia negra, mas não é só no sanatório, também na igreja da Santa Justa acontece o mesmo.
Mas mais assustador que o sanatório é a entrada trazeira do Sanatório, quase ninguém passa lá devido as más condições da rua.
Esse sitio é mesmo assustado, têm uma igreja onde não aconselho ninguém a visitar à noite porque se dia mete medo então à noite ainda pior!
Parece  que estamos noutro lugar, tudo deserto cheio de feitiçaria no chão etc.. Mas para mim o pior de tudo foi quando vi o café, esta abandonado, mas mantem-se tudo lá dentro, cheio de pó, parece ter sido abandonado à pressa, e o mais assustador num café que de aparência parece que ninguém entra lá à anos existe anúncios de pessoas desaparecidas no ano passado por exemplo :S MUITO ESTRANHO NÃO ACHAM? Desculpem o testamento

Cumps

Bem, será que vive lá algum vagabundo? Isso de pessoas desaparecidas no ano passado é realmente estranh...poderá também ser para afastar curiosos, quem sabe...já lá entraste ou alguem entrou?