Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Qual a diferença de Libertação e Exorcismo?
    Iniciado por BACHOR
    Lido 2.731 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Já ouvi falar de rituais de exorcismo, que para minha pessoa era sessão de libertação ou reza de libertação para pessoas que estavam sendo atormentadas por entidades de baixa magia, ou como alguns chamam entidades perdidas. Já exorcismo esta ligado a entidades de alta-magia de grande evolução, logo o exorcismo é muito raro. 
Estarei certo?
O que vocês acham, existe esta diferença ou não?
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

sofiagov
Caro Bachor na minha opinião muito básica o exorcismo para mim significa sempre
tirar o diabo do corpo, ou anjos do mal que se apoderam da pessoa (permitindo a sua entrada) através de "falhas" do pensamento/má conduta....no entanto o exorcismo é irremediavelmente o que vemos nos filmes e ficamos sempre a imaginar que é assim , nunca vi nenhum ao vivo e pessoalmente.

Em suma o exorcismo propriamente dito seria a libertação do corpo de entidades maléficas bem mais poderosas que simples almas perdidas e atormentadas.

Penso também que o exorcismo em si é raro e mais complexo. Não sei se estarei muito certa mas é o que acho.

bem haja para si.

Citação de: sofiagov em 29 julho, 2014, 09:13
Caro Bachor na minha opinião muito básica o exorcismo para mim significa sempre
tirar o diabo do corpo, ou anjos do mal que se apoderam da pessoa (permitindo a sua entrada) através de "falhas" do pensamento/má conduta....no entanto o exorcismo é irremediavelmente o que vemos nos filmes e ficamos sempre a imaginar que é assim , nunca vi nenhum ao vivo e pessoalmente.

Em suma o exorcismo propriamente dito seria a libertação do corpo de entidades maléficas bem mais poderosas que simples almas perdidas e atormentadas.

Penso também que o exorcismo em si é raro e mais complexo. Não sei se estarei muito certa mas é o que acho.

bem haja para si.

Concordo em parte.
A diferença que tenho na sua escrita é que as entidades maléficas não se apoderam de corpos só por má conduta ou pensamentos, as entidades superiores maléficas só se apoderam através de rituais específicos para estas entidades, e que quem realizou fez de forma banal, terá sua consequência, por não acreditar e muitas vezes afrontar estas entidades realizando o ritual certo com o propósito errado.
Má conduta e pensamentos negativos trará para a pessoa espíritos obsessores entre outras entidades menores.
O que vemos na maioria dos filmes são entidades perdidas que quando confrontadas para serem encaminhadas se passam por demônios para tentar afastar a pessoa que esta tentando libertar a pessoa que esta sendo influenciada por estas entidades.
As malévolas superiores atacam sua mente descobre a fraqueza e medos da pessoa que esta tentando exorcizar, e a ultima coisa que a entidade malévola vai fazer é se identificar como má, ela vai é tentar mostrar o seu medo e te confrontar com ele para abalar a pessoa que esta tentando o exorcismo, só após isto não dar certo, que a verdadeira entidade se mostrará.
Acredito que seja assim, espero ler sobre outras opiniões e experiências, divergentes ou não.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Saudações.

No fundo, não será tudo uma libertação?

Eu acho que sim. Seja qual for o caso estás a libertar alguem de algo ou alguma coisa.

A diferença talvez esteja no grau evolutivo desse algo ou alguma coisa.





#4
Citação de: Lancelot em 29 julho, 2014, 22:33
Saudações.

No fundo, não será tudo uma libertação?

Eu acho que sim. Seja qual for o caso estás a libertar alguem de algo ou alguma coisa.

A diferença talvez esteja no grau evolutivo desse algo ou alguma coisa.


E certas pessoas conseguem ficar presa involuntariamente, quando tem atitudes erronias ou de prepotência, e a outras  pessoas voluntariamente presa, porque procura e consegue o ritual certo mas com propósito duvidoso, ou por não acreditar nas entidades superiores e realizam o ritual para nada.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Olá BACHOR

Eu pessoalmente acho que é o mesmo. Acho que libertação, desobssessão ou exorcismo a mesma coisa.

No entanto o exorcismo acho diferente apenas nas suas origens e na maneira de actuar.

Devido a ser uma componente de uma forma mais conservadora do religião católica o exorcismo tem mais força nas partes mais impressionáveis dos católicos.  A grande parte dos casos, mesmo admitidos pela igreja, são casos de resolução médica. Juntas a isso uma boa dose de fanatismo religioso e outra dose de pessoas impressionáveis e tens um caso falso de exorcismo.

No caso dos exorcismos tem uma grande diferença na sua ideologia dos restantes, na libertação ou desobssessão existe uma clara culpa/falha da vitima para que isto aconteça, no exorcismo a vitima é considerada como inocente e a culpa cai sobre o diabo ou demonio. Isto é uma mentalidade apenas seguida por uma parte mais conservadora da igreja, numa teologia bem mais recente, o diabo e demonios não existem, e o homem é responsável pelos seus actos, por isso existe mesmo dentro da igreja várias divergências acerca da veracidade dos casos.

A própria maneira de actuar em claro confronto com uma entidade como se uma guerra fosse torna o processo bem mais complicado de resolver. No caso dos exorcismos existe o confronto direto entre o representante de Cristo e o um membro das forças do Diabo, sendo usado uma pessoa que é apenas uma vitima inocente. Este tipo de guerra ou confronto apenas tinha a sua lógica quando se pregava a existência fisica do Inferno e das suas hostes, mas actualmente a Igreja Catolica afirma que o Inferno não é fisico mas sim um estado de alma, por isso a guerra e os intervenientes não tem logica existirem. No entanto a Igreja não pode reformular os exorcismos pois tinham de dar uma volta gigantesca ao que defendem noutros campos, como a existência de espiritos e o relacionamento deles com as pessoas. Por isso continuam a usar exorcismos, como se estivessemos no seculo passado.

Assim, o exorcismo torna-se muito diferente no modo de actuar. De um lado tens uma pessoa (que devido a falhas, erros, propotência, etc) sobre a influencia de um espirito baixo, do outro tens alguém que vai entrar em claro confronto com o espirito. Ao contrario das outras maneiras de ver o problema que tentam resolver sem conflitos usando a razão, o entendimento e o perdão. É radicalmente diferente. O mesmo espirito vai ser comportar de uma maneira mais agressiva como qualquer pessoa viva o faria.

Por isso acho que é o mesmo mas a sua componente ideologica muito diferente.

"O conceito de um deus pessoal, que interfere com os acontecimentos naturais ou que é a causa independente dos acontecimentos naturais, transforma Deus num objecto natural ao lado de outros, um objecto entre outros, um ser entre seres, talvez o mais alto, mas mesmo assim, UM ser. Isto, de facto, é a destruição de qualquer ideia significativa acerca de Deus."
Paul Tillich, Teólogo Protestante

Não sou católico romano.

Mas já vi diferenças entre espirito obsessor e entidades superiores.

Mas respeito as opiniões divergentes.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19