Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Sonhos lúcidos, ondas cerebrais energéticas e possibilidade de manifestação imediata
    Iniciado por Fireflight
    Lido 7.233 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Os sonhadores lúcidos produzem a frequência de onda cerebral mais rápida alguma vez registada ... levantando possibilidade de manifestação imediata.






      O sonho lúcido é uma categoria de sonhos que muitas pessoas experimentam. Ocorre quando estamos sonhando e durante esse sonho temos completa consciência de que estamos sonhando. Algumas pessoas relatam um estado de lucidez de baixo nível, em que se está consciente de que é apenas um sonho, mas não somos capazes de o controlar. Outras pessoas alcançam um alto nível lucidez, onde estamos cientes que estamos sonhando, mas também somos capazes de alterar o sonho, e ter a liberdade de fazer tudo o que desejamos dentro do sonho.



      Os sonhos são um fenómeno fascinante pois nos fornecem insights sobre um mundo cheio de experiências impossíveis de conceber ou criar em um estado completamente consciente,....... ou será possível?
O sonho lúcido é um fenómeno documentado; pesquisadores continuam a explorá-lo, pois é um estado mental que revela alguns padrões cerebrais muito importantes e acontecimentos biológicos no corpo. Um exemplo bastante recente é um estudo realizado em 2009 no Laboratório de Neurologia, em Frankfurt. Esse estudo mostra como sonhadores lúcidos produzem as frequências de ondas cerebrais mais rápidas já registradas, as ondas cerebrais Gama que operam a +40 Hz (1).



      Geralmente, os sonhadores lúcidos são mais auto-conscientes na "vida acordada" que os sonhadores normais, e assim conseguem mais facilmente alcançar um nível ainda mais elevado de auto-consciência no estado onírico do que em relação a um estado normal de vigília. O funcionamento do nosso cérebro nem sequer chega perto da fasquia desta frequência de ondas cerebrais quando estamos acordados, muito menos nos outros estados do sono, cujas frequências de ondas são mais baixas do que no estado de vigília. A pesquisa sugere que a existência de ondas cerebrais gama indica uma experiência totalmente consciente (4), de modo que os sonhos lúcidos são um fenómeno muito real.



      Isso levanta a questão, que estado é realmente real? Poderia o que percebemos como sendo plenamente consciente e desperto, ser na verdade o sonho? Ou serão apenas dois diferentes aspectos da realidade e saltamos de um para outro? Será a nossa capacidade de moldar a nossa realidade mais fácil no estado de sonho lúcido, apenas porque o nosso cérebro está funcionando numa frequência mais alta? O que seriamos capazes de fazer se conseguíssemos pôr o nosso cérebro a operar a essas frequências durante o estado de vigília? Será que conseguiríamos obter a capacidade para manifestações instantâneas, como acontece nos sonhos lúcidos?

      As ondas cerebrais Gama estão envolvidas em maior atividade mental e consolidação da informação. Quando o cérebro opera a partir desta frequência permite a ligação e processamento de informações de múltiplas partes do cérebro (2). É usar o nosso cérebro a quase 100%. Usamos mais do nosso cérebro durante um sonho lúcido do que em qualquer outra altura.



Abaixo está uma lista de ondas cerebrais e as diferentes frequências em que atuam:

Ondas cerebrais Delta: Estas são as ondas cerebrais mais acentuadas em bebês prematuros. São de uma frequência muito baixa e varia de 0,5 a 3 Hz.

Ondas cerebrais Theta: Estas estão numa frequência mais alta, normalmente em torno de 4 a 8 Hz. Essas ondas cerebrais são as registadas durante o sono leve, sono com movimento rápido dos olhos (REM), durante os sonhos normais e alucinações.

Ondas cerebrais Alfa: Sua faixa de frequência é de cerca de 9-13 Hz. Estas ondas cerebrais são mais proeminentes durante o relaxamento, a contemplação e a falta de estímulos visuais. Então, quando você não está focado no mundo exterior nem no que se passa à sua volta, mas sim em sua própria zona de contemplação, relaxamento e consciência, o seu cérebro vibra dentro desta faixa de frequência.

Ondas cerebrais Beta: a sua frequência vai de 13 a 40 Hz. E são predominantes durante o estado de vigília, alerta, normal.

Ondas cerebrais Gama: as ondas cerebrais gama são as frequências mais altas. Variam de 40 a 100 Hz, são as frequências de ondas cerebrais mais altas já registadas e conhecidas pelo Homem.



        Tem sido documentado que as dimensões das nossas electroencefalografias (EEG) humanas aumentam com a idade e tempo, e também ao longo da evolução humana. EEG é o registro da atividade elétrica ao longo do couro cabeludo. Ele mede as flutuações de voltagem resultante de fluxos de corrente iônica dentro dos neurônios no cérebro. Isto é como eles são capazes de medir as diferentes ondas cerebrais e as diferentes frequências que emitem (5).


         Não há muito tempo atrás, pesquisadores liderados por Richard Davidson, neurocientista da WM Keck Laboratory uniram-se com um número de monges e voluntários. Dalai Lama até enviou oito de seus praticantes com maior reputação para o laboratório de Davidson para tê-los ligado a testes de EEG e mapeamento cerebral. Estes monges vêm de tradições de meditação para um número estimado de 10.000 a 50.000 horas, ao longo de períodos de 15 a 40 anos.
Os monges foram equipados com uma rede de 256 sensores elétricos e foi-lhes pedido para meditarem por períodos curtos, e Davidson estava particularmente interessado em medir as ondas gama, a frequência mais alta. Os resultados mostraram que os elétrodos detetaram uma maior ativação de movimento rápido e ondas gama alta nos monges (3). O movimento das ondas através do cérebro era muito melhor organizado e coordenado.


         Pesquisadores sugerem que a própria existência destas ondas gama sincronizadas, indica que uma experiência de elevado grau de consciência está ocorrendo. O estado de ondas gama é o mais sensível do que qualquer outro estado de consciência mensurável. Ondas cerebrais gama estão associadas a sentimentos de alegria natural, inteligência, compaixão, e auto-controle, tal como o que é descrito pelas pessoas que dizem ter atingido o "Nirvana" durante a meditação e, curiosamente, tal como uma pessoa se sente durante um sonho lúcido.
           Então o que podemos tirar destas descobertas? O facto de que a atividade cerebral durante um sonho lúcido irradiar uma frequência de ondas gama é extremamente significativo. Isto mostra-nos que o nosso cérebro está vibrando em uma frequência mais elevada que o normal, e funciona num estado mais claro, coerente e mais elevado de consciência do que é quando estamos acordados.


           Embora o tamanho do cérebro humano tenha-se mantido inalterado nos últimos 200 mil anos, a frequência das ondas cerebrais e estados de consciência têm mudado ao longo do tempo (6). Os seres humanos parecem estar a aumentar a frequência das ondas cerebrais, e operam em diferentes estados de ondas cerebrais à medida que continuamos nossa jornada para a frente. Imagine uma nova raça vibrando na mesma frequência que se obtém durante os sonhos lúcidos, ilustrando constantemente as ondas cerebrais gama.
A presença de ondas cerebrais gama mostra que as pessoas que demonstram sonhos com lucidez de alto nível estão tendo uma experiência totalmente consciente, dentro do "mundo dos sonhos".


           Quem sabe se quando temos sonhos lúcidos não estamos enfrentando uma realidade alternativa que opera a uma frequência energética mais alta? Talvez estados de maior frequência energética nos permitam aceder a outras linhas de tempo alternativas, outras dimensões ou aspectos da realidade. Os sonhos e mais especificamente, os sonhos lúcidos levantam muitas perguntas. Muito pouco se sabe sobre o fenómeno, mas o que se entende é que, a uma frequência específica, os nossos sonhos nos permitem criar a nossa realidade onírica. A física quântica continua a ponderar sobre a existência de outras dimensões e sobre como estas funcionam a nível energético, e também sobre como a consciência molda diretamente o nosso mundo físico/ material, imagine que possibilidades existem em uma realidade cuja ressonância seja na faixa das ondas gama ou outras superiores. O potencial da raça humana é ainda desconhecido.



(1) ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19750924
(2) nro.sagepub.com/content/9/6/475.abstract
(3)washingtonpost.com/wp-dyn/articles/A43006-2005Jan2.html
(4)O'Nuallain, Sean. "Zero Power and Selflessness: What Meditation and Conscious Perception Have in Common". Retrieved 2009-05-30. Journal: Cognitive Sciences 4(2).
(5)plosbiology.org
(6)J Gebser, The Ever Present Origin. Ohio University Press, Athens, Ohio. (1985) pg 120-121
Fontes: themindunleashed.org
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

LoL vi isto hoje..

Para quem nunca teve um sonho lúcido e não sabe como é, aqui está um vislumbre :

http://www.youtube.com/watch?v=DifVAWeftzQ#ws
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

Eu , desde que me lembro tenho sonhos lúcidos. E como se tivesse 2 vidas. Uma a dormir e outra acordado. Quando adormeço , normalmente acordo no meu mundo. Posso fazer tudo o que quiser, seja comer , viajar , ir ao espaço, ter poderes , tocar instrumentos, dançar , cantar , tudo o que possa querer. Já nem sei o que fazer mais...
As vezes ate tenho experiências com o meu subconsciente (penso eu) , consigo ver todas as minhas memorias e viajar como pelo um álbum.

Citação de: Sleaping Bastard em 13 julho, 2017, 21:47
Eu , desde que me lembro tenho sonhos lúcidos. E como se tivesse 2 vidas. Uma a dormir e outra acordado. Quando adormeço , normalmente acordo no meu mundo. Posso fazer tudo o que quiser, seja comer , viajar , ir ao espaço, ter poderes , tocar instrumentos, dançar , cantar , tudo o que possa querer. Já nem sei o que fazer mais...
As vezes ate tenho experiências com o meu subconsciente (penso eu) , consigo ver todas as minhas memorias e viajar como pelo um álbum.


     Quer dizer que nem quando dorme a consciência se ausenta do controle e embora o subconsciente sonhe  é a consciência que decide do enredo.

     Você pelo menos não diz que parte todas as noites em viagem astral, o que só mostra que sabe observar-se e observar o que de verdade lhe acontece.     

FLeite, permita-me discordar da sua primeira frase.
Para já, o que separa o inconsciente do consciente é muito dificil de determinar, mas à parte disso, uma vez que a pessoa está adormecida, será mais a parte que categorizamos como inconsciente/subconsciente que está no comando das operações. As decisões tomadas nos sonhos não são as mesmas que tomamos na realidade porque adormecidos temos o lobo frontal a trabalhar com os serviços mínimos. (se bem que eu tenho uma opinião pessoal sobre isso, um pouco mais complexa, que concorda parcialmente consigo, uma vez que acredito que as amarras do consciente estão sempre lá, com rédea mais curta ou mais solta, mas sempre a garantir que o nosso Eu social não é corrompido)

Achei interessante colocar aqui este excerto:

"O que determina o enredo de nossos sonhos? É possível manipular o conteúdo dos sonhos?
Teles: O enredo do sonho é fruto de um emaranhado de memórias com intenso componente emocional e fantasioso. Grande parte do que sonhamos a noite refere a coisas que vivenciamos no dia anterior ou nos dias anteriores. O sonho é uma colcha de retalhos com personagens, símbolos, alegorias, ambientes que afloram do nosso arsenal de vivências, mas dispostos de forma meio errática. Podemos misturar pessoas que nunca se encontraram, ambientes distantes em muitos quilômetros, vale pessoas mortas, eventos sobrenaturais, etc. Essa confusão é fruto da falta de filtro frontal (local da crítica, lógica e razão) e da falta do feed back ambiental (uma vez que estamos pouco reativos aos estímulos do meio). Quanto a segunda pergunta, sobre a possibilidade de manipular sonhos, isso é possível sim! Como é fruto de força consciente e inconsciente algumas pessoas consegue estabelecer alguma intervenção no enredo e desenrolar da história. Para tal, é preciso uma certa predisposição genética, treinamento e muita concentração. (mentalizar processos, identificar sinal de sonho, técnicas de recordação, etc..)

É possível resolver um problema real dentro de um sonho? Ter uma ideia genial, por exemplo.
Teles: É possível. O sonho é uma amostra mental totalmente livre e improvável. Esse é um ambiente ótimo para o raciocínio criativo. No meio de muita coisa estranha pode surgir um pensamento que foge ao senso comum, uma solução inédita e absolutamente brilhante. Sonhamos com o que vivemos. Se estivermos imersos em um determinado problema, esse problema será abordado seguramente durante nossas noites, podemos vivenciar a resposta no meio de um sonho ou acordar com a idéia pronta na cabeça. Nosso cérebro trabalhou para isso. Reza a lenda que Paul McCartney ouviu a melodia completa de Yesterday em um sonho, despertou e tirou no piano; Kekulé, um famoso químico Alemão, sonhou como uma cobra mordendo o próprio rabo, no dia seguinte descreveu a estrutura anelar peculiar do benzeno (ganhou o prémio nobel de química). Existem inúmeros outros exemplos de insigths possivelmente apresentados em sonhos"

(Retirado de um artigo "Especialista explica funções dos sonhos". - Dr Teles, Neurologista da Academia Brasileira de Neurologia)

Quanto à sua segunda frase, penso que não a entendi bem. Acha tolice alguém dizer que parte em viagem astral? Se sim, porquê?
"A ciência não só é compatível com a espiritualidade; é uma profunda fonte de espiritualidade" - Carl Sagan

Filipa84, eu não respondi em relação à atividade normal de sonhar em que o sonho decorre qual episódio de novela. A resposta é em relação aos sonhos do Sleaping Bastard que, segundo ele, têem o enredo que ele deseja sonhar.

     No texto que citou está escrito o que eu disse, ora leia: "...sobre a possibilidade de manipular sonhos, isso é possível sim! Como é fruto de força consciente e inconsciente algumas pessoas conseguem estabelecer alguma intervenção no enredo e desenrolar da história."  Como vê, consciente e inconsciente estão lá, os dois a construir um sonho.

     O que você relata sobre o normal dos sonhos, é o que eu entendo que acontece nas situações normais de sonhar. No caso em apreço, é uma situação excecional com características e intervenientes que não costumam "dormir" juntos.

     Sonhar é o motor da nossa evolução física, mental e cientifica, mas quanto a mim, a consciência só participa nos sonhos quando nos lembramos do que sonhamos, como se o subconsciente entendesse que esse pequeno trecho do sonho tem algo que nos é importante conhecer e "liga" a consciência para o efeito.

     Eu não acho tolice que alguém diga que  faz viagens astrais, mas também não acho que alguém as faça. Fazer uma viagem, subentende sair do local onde está e deslocar-se até outro local. Quem faz a dita viagem que provas tem de que se deslocou a outro local? Viu o que outra ou outras pessoas estavam a fazer e comprovou o que viu? Consegue relatar acontecimentos que aconteceram noutro local a que se deslocou que sejam passiveis de serem confirmados?

     Só quando alguém o conseguir fazer é que eu me acredito que tal seja possível. Dizer que foram visitar mundos noutras dimensões do espaço ou do tempo, portanto só locais onde é impossível de confirmar a presença da alma, não serve para dar veracidade ao acontecimento, tanto mais que pode ser explicado como uma atividade cerebral fruto de uma concentração orientada.

     Eu penso assim, ou há provas ou é somente uma teoria a carecer de provas válidas que a confirmem.

     

F. Leite, ou arranjas maquinaria para ler os conteúdos da consciência ou confias no testemunho de quem tem essas experiências! O que é que considerarias provas válidas?
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Citação de: marcvs em 15 julho, 2017, 20:48
F. Leite, ou arranjas maquinaria para ler os conteúdos da consciência ou confias no testemunho de quem tem essas experiências! O que é que considerarias provas válidas?


     Se lesse com calma e sem pressa de retrucar veria que a resposta às suas perguntas estão no texto que escrevi.

     Quanto a acreditar só porque me dizem que fizeram coisas que escapam às leis da natureza, desculpe mas isso não faço.

Porque é que consideras à partida que "são coisas que escapam às leis da natureza" à partida? Quanto à pressa no retrucar vem da inconsistência desta ideia...
Citação de: F.Leite em 14 julho, 2017, 23:08Eu não acho tolice que alguém diga que  faz viagens astrais, mas também não acho que alguém as faça.
Se não achas que alguém faça viagens astrais, não achas que é tolice que digam fazê-las? Eu acho que é!
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

 
Citação de: marcvs em 15 julho, 2017, 22:34
Porque é que consideras à partida que "são coisas que escapam às leis da natureza" à partida? Quanto à pressa no retrucar vem da inconsistência desta ideia... Se não achas que alguém faça viagens astrais, não achas que é tolice que digam fazê-las? Eu acho que é!

   Se alguém me diz que faz viagens astrais, eu não tenho que fazer juízos sobre o estado mental da pessoa. Achar alguém tolo é deprecia-lo ao nível mental e eu não tenho o direito de o fazer, tenho é que tentar compreender o motivo porque a pessoa diz que faz essas viagens.

    Acontece que existem muitas condições mentais que podem fazer com que uma pessoa se sinta a fazer a dita viagem, não deixando de estar quietinha no seu lugar sem ir a sitio nenhum. Pode também estar a confundir telepatia com viagem astral e muitas outras situações.

    Eu acho que o mal é a pessoa achar que o faz e não estudar bem o que se passou para descartar outras hipóteses.

    Quanto a ser contra as leis da natureza, eu digo-o porque para se fazer a dita viagem astral será necessário que a alma, a consciência ou seja lá o que for, abandone o corpo e se ponha a caminho de algum lugar especifico. Sem isso não há viagem nenhuma.

    Sabe por acaso o que sentem aqueles que sentiram a alma a sair do corpo quando acontece uma EQM? Pois eu digo-lhe porque já o vivenciei. Sentimos que somos como que electricidade a sair do corpo e a dar choques a todo o momento e em todos os órgãos do corpo. É uma sensação que doí e que ao mesmo tempo liberta.

    Quem diz que faz a dita viagem astral nunca relata esse abandono dessa forma. Parece mais um vou ali e já venho com corpo e tudo às costas. Dizem que o cordão de prata fica a ligar a alma ao corpo?, pois que o seja, mas não impede que a alma tenha que sair do corpo na mesma.

    Eu em trabalhos de apoio em auto-sugestão já levei pessoas a caminhar junto à praia e a sentirem a agua do mar a tocar-lhe os pés. As pessoas disseram que estiveram lá, tal a vivacidade com que o subconsciente e o consciente a vibrarem na mesma frequência captaram o momento, mas não passou disso mesmo. Auto-sugestão.

    Sabe como se dá inicio à viagem astral? Preparando o cérebro através de meditação ou concentração, exactamente como se começam os trabalhos de auto-sugestão.

    Se tiver elementos que comprovem as suas ideias que são contrárias às minhas, seria louvável que os explicasse, pois se calhar é por eu não conhecer pormenores que me escapam que tenho esta ideia diferente da sua.

    Acredite porém que dizendo somente que eu estou errado sem justificar o porquê de o dizer, nunca me irá fazer mudar de ideias. Uma coisa só acontece quando é possível explicá-la sem recorrer à imaginação como fundamento.

Não vejo como confundir telepatia e viagem astral mas aceito a possibilidade de uma pessoa se confundir ou, em geral, ter algum tipo de fantasia que lhe dê esse tipo de "experiência". Quanto às pessoas "sentirem a alma sair do corpo", também podemos ver a situação pelo mesmo prisma e entender isso como uma manifestação do contexto cultural em que a ideia dessa tal "alma" de que falou poder "sair do corpo" está tão difundida que a pessoa assume a ideia como realidade e, à semelhança de quem vai molhar os pés à água num transe hipnótico, tem a experiência dessa forma. Assim, a experiência "enreligiosada" de quase morte, pode provocar uma boa quantidade de ansiedade, o que explicaria essa electrocussão de que todos falam.

Todos temos ideias diferente, todos nos "auto-sugestionamos" de que a experiência dos nossos sentidos é real. Porquê haveríamos de descartar a ideia de que a mente tem capacidade sensorial por si mesma? E assim como podemos perturbar a nossa percepção da nossa situação nos sentidos ou no significado, ideias como "alma", "fio de prata" e tudo o resto perturbam a capacidade sensorial da mente e são nocivas. Eu não discordo das suas ideias, eu discordo da abordagem - mas é a sua maneira de construir o seu modelo da realidade mas, não querendo desrespeita-lo, se procura honestamente a verdade considere bem os pressupostos em que se baseia.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

     Marcvs, eu devo ser o que aqui no forum, mais põe em causa tudo o que se relaciona com capacidades extraordinárias. Já me acreditei em muita coisa que depois confirmei não ser verdade.

    É por isso que agora em lugar de me deixar levar pelo extraordinário e viver da fascinação, procuro as origens e os motivos das coisas serem e acontecerem. Tenho a sorte de ter quem me dá pistas e de por vezes até ter quem me dita o que escrever, mas mesmo nesses casos, escrevo e só publico aqui depois de ter comprovado que é passível de ser verdade o que foi escrito.

    O que eu vejo, é que pode haver quem não concorde e que tenha outras teorias diferentes daquelas que eu apresento, mas não conseguem é provar que é impossível o que eu digo. Pena é que por aqui cada um diga somente o que pensa, que é na generalidade o que os livros ensinam, e que não debatam as ideias que se apresentam diferentes. Dessa forma o que é errado vai continuar a ser errado e a mentira vai continuar a ser mentira, seja eu ou qualquer outro o autor do erro ou da mentira.

    Eu até posso ser induzido no erro ou na mentira, mas se na verdade sou inteligente tenho a obrigação de observar o mundo e a forma como nós humanos somos feitos, para não prejudicar os outros com o que digo.

    Viver é aprender.

Marcvs uma curiosidade...

Consegues, mediante uma viagem astral, fazer mover um objecto no local visitado deixar alguma marca da tua passagem por esse local? Poderias por exemplo, fazer mover a água num copo?

Obrigado

Citação de: Santa Muerte em 16 julho, 2017, 00:11
Marcvs uma curiosidade...

Consegues, mediante uma viagem astral, fazer mover um objecto no local visitado deixar alguma marca da tua passagem por esse local? Poderias por exemplo, fazer mover a água num copo?

Obrigado
Não faço a menor ideia! Em princípio não, se a ideia de que é uma experiência sensorial for verdade, não. Isso é o mesmo que esperar um registo qualquer produzido com a visão ou a audição - isso parece-te fazer sentido?
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)