Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.488
Total de mensagens
369.594
Total de tópicos
26.957
  • Ilusão Óptica e Sugestionabilidade
    Iniciado por CRI(P)TICO
    Lido 2.140 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
CRI(P)TICO
Comece por fixar o olhar no ponto preto da imagem e aguarde a barra encher:





Até que ponto é real aquilo que vemos e qual o grau de domínio que temos sobre a nossa mente?




Considera-se uma pessoa sugestionável?

•••Teste de Sugestionabilidade•••





Sugestionabilidade é uma qualidade psicológica que define a disposição de alguém para receber uma ideia e ser por ela influenciado, de forma a agir e/ou pensar conforme a ideia recebida.
A pessoa que experimenta emoções intensas tende a ser mais receptiva às ideias e consequentemente mais sugestionável. As crianças mais novas são geralmente mais sugestionáveis que crianças mais velhas, e estas mais sugestionáveis que os adultos. Os psicólogos descobriram que os níveis individuais de auto-estima, de assertividade, e de outras qualidades psicológicas podem tornar algumas pessoas mais sugestionáveis que outras. Esta descoberta resultou na ideia preliminar de que existe um espectro de sugestionabilidade onde os indivíduos poderiam ser enquadrados quanto ao seu grau de sugestionabilidade.




Fontes:
Foto - Facts.fm
Vídeo - Canal do Valentim (YouTube)
Wikipédia

Ninfa
#1
Vou fazer os testes, no meu caso algumas coisas estranhas que já vi na vida acho que não encaixam nestes teste, por várias razões:
1º Vi com espaços de anos.
2º Não tenho grande auto-estima.
3º Não tenho alguma doença ( esquizofrenia) a que estes testes não se devem referir.
4º As coisas estranhas que vi fizeram mensagens lentamente: moveram-se.
5º Tenho noção da realidade, apesar de ter dois primos em segundo grau, com autismo profundo. Estou habituada a lidar com deficiências mentais, portanto tenho noção de outras realidades.
6º apesar de não ser autista consigo ver o que eles vêm.
7º Conheço as ilusões de optica visto que desde criança fazia alguns jogos.
8º Acredito que existe qualquer coisa de extraterrestre para as tais ilusões.
9º Passei alguns anos que não vi coisas estranhas que muitas vezes gozava com os videntes.
10º Quando vi arrependi-me de ter gozado.
11º Acho bem que haja céticos, será para acalmar as loucuras de certas visiões ( realistas)
12º Há muita gente que não entende o que eu escrevo ;)


Fiz agora esses dois testes e não fez-me enfeito. Uma pergunta: Como é que uma pessoa como eu em que alguns testes não fazem enfeito e até é difícil hipnotizarem-me, como é que já vi coisas muito estranhas de outro mundo? Afirmo que foram só meia dúzia e com espaços de anos! Podias responder em que tipo de pessoa eu encaixo-me?




Ninfa
#2
Qual é o grupo  típico de pessoas onde eu encaixo?  Lê com atenção tudo o que eu escrevi! Eu pergunto-te se sou normal?
O que é a normalidade? Não haverá pessoas com um mínimo de inteligência que notem quando são ilusões de óptica ou problemas de visão?


Sem serem ilusões de óptica, há uma experiência que toda a gente já fez, que é olhar o Sol e depois nas paredes vê a mancha  que é causada pelo dano que a luz fez na retina, o paranormal também pode causar este dano e basta estar em contacto com luzes estranhas ao nosso ambiente. Neste ultimo caso é raro acontecer, só que já houve pessoas que se queixaram e têm a haver com os ovnis.

CRI(P)TICO, com estas afirmações estou a brincar contigo e ao mesmo tempo trocando ideias, não fiques com a ideia que estou a atacar. :)

Abraço

Citação de: Ninfa em 07 março, 2014, 21:21
Fiz agora esses dois testes e não fez-me enfeito.

Ninfa, desculpa lá mas a menos que tenhas alguns problemas neurológicos é que a 1ª imagem "não lhe fez efeito"... É que não é uma questão de hipnose nem ilusão, mas sim uma distorção perceptiva que o nosso cérebro, natural e selectivamente, faz...  Por acaso em criança teve meningite?

CRI(P)TICO
Bem, vamos lá por partes. Em primeiro lugar estes dois exemplos que apresentei e que não são da minha autoria, visam meramente exemplificar que há pessoas mais sugestionáveis que outras. É natural que os resultados variem de uma pessoa para outra.

Citação de: Ninfa em 07 março, 2014, 21:21
Vou fazer os testes, no meu caso algumas coisas estranhas que já vi na vida acho que não encaixam nestes teste, por várias razões:
1º Vi com espaços de anos.
2º Não tenho grande auto-estima.
3º Não tenho alguma doença ( esquizofrenia) a que estes testes não se devem referir.
4º As coisas estranhas que vi fizeram mensagens lentamente: moveram-se.

- O que viste com espaço de anos? Situações que consideras inexplicáveis ou estranhas?
- A auto-estima pode ser 'trabalhada'. Não consideres isso como definitivo ou irreparável.
- Estes testes foram preparados propositadamente para demonstrar que nem sempre aquilo que parece, o é de facto. Não visam identificar doenças...
- As mensagens foram transmitidas por movimentos, é isso? Terias de ser mais explícita relativamente ao que viste e que tipo de mensagens foram.

Citação de: Ninfa em 07 março, 2014, 21:21
5º Tenho noção da realidade, apesar de ter dois primos em segundo grau, com autismo profundo. Estou habituada a lidar com deficiências mentais, portanto tenho noção de outras realidades.
6º apesar de não ser autista consigo ver o que eles vêm.
7º Conheço as ilusões de optica visto que desde criança fazia alguns jogos.
8º Acredito que existe qualquer coisa de extraterrestre para as tais ilusões.

- Lidar com qualquer tipo de deficiência contribui definitivamente para o conhecimento das dificuldades e diferenças sociais inerentes a elas. Considero esse contacto como uma mais valia, até para nos conhecermos melhor, para termos noção da nossa capacidade adaptativa e para valorizar o relacionamento interpessoal.
- Vês o que eles vêem mas consegues fazer a diferenciação entre mundos? Podias dar exemplos?
- Há alguns tipos de ilusões ópticas preparadas especificamente para incidir sobre um determinado sentido, sendo estes o resultado de estudos efectuados por profissionais ou profundos conhecedores das 'lacunas' da mente.
- Não concordo que a haja algo de extraterrestre nisso. A verdade é que ainda sabemos muito pouco sobre nós mesmos e sobre o nosso mundo, no qual estão na maioria das vezes as respostas. Talvez ainda não estejamos suficientemente evoluídos para as encontrar ou decifrar correctamente.

Citação de: Ninfa em 07 março, 2014, 21:21
9º Passei alguns anos que não vi coisas estranhas que muitas vezes gozava com os videntes.
10º Quando vi arrependi-me de ter gozado.
11º Acho bem que haja céticos, será para acalmar as loucuras de certas visiões ( realistas)
12º Há muita gente que não entende o que eu escrevo ;)

- Definir estranho num plano global é extremamente complicado. O que é estranho para uns, pode ser totalmente normal para outros...
- Se calhar o comportamento mais certo é não fazer troça de nada nem ninguém. As opiniões e atitudes podem variar, mas no fundo não somos dignos de fazer avaliações ou julgamentos, quando muito defender os nossos pontos de vista, etc.
- Talvez o melhor seja mesmo ver o copo meio-cheio e o meio-vazio. Não defendo fundamentalismos nem verdades absolutas!
- Tenta ser mais explícita e dar exemplos nas afirmações, com vista a ser facilmente assimilado mesmo por aqueles com menos conhecimento sobre o assunto que abordares.

Citação de: Ninfa em 07 março, 2014, 21:21
Fiz agora esses dois testes e não fez-me enfeito. Uma pergunta: Como é que uma pessoa como eu em que alguns testes não fazem enfeito e até é difícil hipnotizarem-me, como é que já vi coisas muito estranhas de outro mundo? Afirmo que foram só meia dúzia e com espaços de anos! Podias responder em que tipo de pessoa eu encaixo-me?

Não é objectivo dos testes ter qualquer efeito mas sim verificar até que ponto somos influenciáveis ou a que tipo de ilusões estamos vulneráveis. Cada caso é um caso, por isso não há um resultado único mas sim um que é obtido estatisticamente pelas respostas de quem faz os exercícios ou passa pelas situações. O objectivos de alguns testes é a avaliação do grau de sugestionabilidade das pessoas à hipnose, mas como tu própria afirmas, é difícil hipnotizarem-te.
A minha opinião é que tens uma barreira mental criada por ti, com base nas tuas experiências pessoais. Isso fecha-te e impede o total relaxamento indispensável à indução (por exemplo) do estado hipnótico. Ou seja, penso que abordas os exercícios com uma ideia pré-estabelecida e isso influencia o resultado final, pois não dedicas a total atenção necessária aos mesmos.
Mas na foto da ilusão óptica seguindo a indicação não vês os edifícios coloridos? Aí acho um pouco estranho!




Ninfa
#5
CRI(P)TICO, as tuas opiniões são muito importantes e vou pensar bastante sobre elas. A respeito de uma das perguntas que chamou-me à atenção: Eu vejo e sinto o que alguns Autistas vêem... é só quando estou no meu mundo, no meu dia a dia na sociedade e no trabalho tenho que fazer um papel para entrar no mundo das pessoas é um mundo chato, às vezes reduzem ao trabalho, dinheiro e o diz que disse...sem interesse nenhum.

A respeito do primeiro teste vi a preto e branco depois mudar de cor para os tons de azul, o pontinho não fez-me diferença nenhuma. Também tenho dificuldade de concentração. A respeito do segundo teste escolhi a carta do rei, não liguei para as outras. Como não gosto de jogos cartas pode ter alguma influência. Desculpem se enganei-me com o nome das cartas, mas é que não ligo mesmo.


Pluviae, não tive nenhuma doença em criança, mas fui vidente desde pequena. A única coisa que tenho é uma grande falta de concentração por isso é estranho ter visto coisas. Algumas coisas contei aqui no forum, não consigo contar agora porque é muito duro. Já houve pessoas que me disseram para ir com calma e guardar para um dia. Não se sabe o que é.

Estou a gostar deste tópico, é mesmo importante para muita gente como eu.

CRI(P)TICO
Citação de: Ninfa em 08 março, 2014, 21:31
(...) é só quando estou no meu mundo, no meu dia a dia na sociedade e no trabalho tenho que fazer um papel para entrar no mundo das pessoas é um mundo chato, às vezes reduzem ao trabalho, dinheiro e o diz que disse...sem interesse nenhum.

O mundo consegue ser um lugar muito chato ninfa. Creio que grande parte de nós também tem o seu próprio mundo escapatório, onde nos alheamos momentaneamente da dureza, das atrocidades e das dificuldades do mundo real. Se sabemos diferenciar estes mundos... não há nada de errado!

Citação de: Ninfa em 08 março, 2014, 21:31
A respeito do primeiro teste vi a preto e branco depois mudar de cor para os tons de azul, o pontinho não fez-me diferença nenhuma. Também tenho dificuldade de concentração. A respeito do segundo teste escolhi a carta do rei, não liguei para as outras. Como não gosto de jogos cartas pode ter alguma influência. Desculpem se enganei-me com o nome das cartas, mas é que não ligo mesmo.

A forma indicada para a primeira foto é começar a olhar para ela quando está nos tons azuis, fixar o olhar no ponto preto e esperar que a barra encha! Depois diz-me o que vês seguindo essa ordem.
No vídeo, provavelmente devido à tua falta de concentração não terás observado tudo o que é apresentado e descrito. Não é grave!
A partilha de experiências e opiniões faz-nos evoluir de alguma forma, espero ajudar no que for possível.

Ninfa
Já repeti os teste como disseste e o primeiro deixei encher enquanto estava na cor azul, olhei sempre o ponto, no final vi cor no prédio no lado direito e cor nas janelas no lado esquerdo, passou muito rápido.

No segundo teste olhei o preto das manchas e depois a carta que escolhi é de cor, neste teste continuo a não ser normal e a explicação que dou é a minha rebeldia.
O  mais estranho e  não tem a haver com o teste...  quando eu era criança preferia as cartas pretas, principalmente as de paus. Agora virei-me para as cores...

Gostei dos testes, está engraçado :)

Perseus
No vídeo olhei para o 8 de Paus...  ;D

Ninfa
#9
CRI(P)TICO, hoje lembrei-me a respeito destas duas perguntas tuas: O que viste com espaço de anos? Situações que consideras inexplicáveis ou estranhas?

Lembrei-me que tive em duas visões ou acontecimentos estranhos a testemunha da minha avó que tomava conta de mim. Não quero contar agora aqui, mas o que me chama a atenção é que a minha avó ficou em pânico, o problema é que ela era uma pessoa muito estranha, falava pouco e tinha um feitio terrível, passava o tempo todo a gritar. Quando eu toquei no assunto foi na hora do acontecimento...gritou e ficou muda. Ainda passei um mau bocado com ela e não ajudou nada.

Custa-me escrever sobre isto....também não quero fugir do tópico.

No outro tópico conto por alto a primeira visão:

https://portugalparanormal.com/index.php/topic,28857.msg264005.html#msg264005


sofiagov
#10
no video escolhi o ás de copas.... ::)

mas o teste da 1ª imagem já vi num programa que passa no National Geografic "teste o seu cérebro" pelo que já conhecia o resultado... :P :P

gostei  :D :D :D

CRI(P)TICO
Citação de: sofiagov em 10 março, 2014, 11:14
(...) o teste da 1ª imagem já vi num programa que passa no National Geografic "teste o seu cérebro" pelo que já conhecia o resultado... :P :P (...)

A imagem de ilusão óptica que aqui apresentei é uma das minhas preferidas dentro das existentes, pelo resultado que tem sobre a percepção da realidade visual da mesma. O objectivo é demonstrar que o sentido da visão pode ser influenciado por certas condicionantes.

Quanto ao vídeo, creio que o facto de na miniatura do player apresentada estar a alusão ás cartas do baralho (deveria ser um fundo negro para não influenciar), induz a que inconscientemente se foque a atenção na espera destas e isso pode adulterar o resultado em si, pois existem factores inclusos nos pequenos pormenores.

O que posso ''supor'' é que quem não escolhe a carta ''X'' é uma pessoa pouco sugestionável, mas é um pouco inconclusivo pois não é um teste feito em condições controladas. De qualquer modo pode ser indicativo!
Eu nem apresentei no post a justificação para quem escolhe a carta ''X'' pois acho que deve haver uma auto-avaliação de quem faz esse pequeno teste. No caso de pelas condições especificas alguém ter sido identificado como sugestionável, se quiser pode perguntar as razões prováveis para o facto! Vou tentar encontrar mais exercícios/testes do género...