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  • A Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria
    Iniciado por César Pedrosa
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O quero aqui trazer é a explicação do que é um dogma de fé, como está instituído e porquê
    Uma dos dogmas da Igreja mais mal compreendidos hoje em dia é o da Imaculada Conceição da Santíssima Virgem Maria.
    Um dogma é uma verdade de fé que deve ser crida por todo cristão (como a Trindade de Deus, a inerrância da Escritura, etc.). Assim, todo cristão deve crer na Imaculada Conceição.
    Mas o que significa "Imaculada Conceição"? Ao contrário do que muitos pensam, não é o fato de Jesus ter nascido sem que Nossa Senhora perdesse a virgindade; isso é a Virgindade Perpétua de Nossa Senhora, não sua Imaculada Conceição.
    A Imaculada Conceição é o fato de nossa Senhora ter sido concebida sem Pecado Original, não tendo jamais pecado nem tido vontade de pecar.
    O Pecado Original é aquilo que herdamos de nossos pais, e eles de seus pais, etc., até Adão. Desde que Adão e Eva escolheram dizer "não" a Deus, seus descendentes carregam esta "doença genética", transmitida de pai para filho. Os efeitos do Pecado Original são: na alma a tendência a fazer o mal e a inimizade para com Deus; no corpo a doença, velhice, e finalmente a morte. Claro que isto pode sofrer as mais variadas interpretações...mas não estamos a falar disto agora.
    Nossa Senhora foi salva no instante mesmo de sua concepção, no instante em que a alma criada por Deus era infusa no embrião gerado naquele instante de maneira totalmente normal por S. Joaquim e Sant'ana, os pais da Santíssima Virgem. Ela foi preservada do Pecado Original, sendo salva não da maneira comum (pelo Baptismo), mas de maneira tal que a preservou de cometer pecados ou sequer desejar cometê-los, ficar jamais doente, etc.
    Podemos comparar esta diferença a uma outra situação: se uma pessoa cai em um poço e alguém vai e a tira de lá, esta pessoa foi "salva" pela que a tirou. Se, porém, esta pessoa está caindo no poço, está à beira do poço pronta para cair e alguém a segura com força e a puxa para fora, impedindo que caia, podemos também dizer que ela foi "salva" por quem a puxou. Nossa Senhora foi salva como quem é "salvo" de cair no poço, ao invés de ser salva como quem já caiu dentro dele, sujou-se todo e se machucou (o que é o nosso caso).
    Isto era necessário, por uma razão muito simples: Deus a preparou, a "planejou", por assim dizer, desde a queda de Adão para carregar a Deus em seu ventre (Gn 3,15). Seu Filho não era um menino qualquer que depois "virou Deus"; Ele era, Ele é Deus desde sempre. A partir de Sua concepção na Virgem Maria pelo Espírito Santo (Lc 1,31), Ele tomou a nossa natureza humana, sem perder a Sua natureza divina, e a segunda Pessoa da Santíssima Trindade fez-se homem; "O Verbo se fez Carne, e habitou entre nós" (Jo 1,14).
    Como já vimos, o Pecado Original é transmitido de pai para filho (ou de mãe para filho...). Jesus, sendo Deus, não poderia jamais ser ao mesmo tempo Seu próprio inimigo, ser ao mesmo tempo alguém que, como nos explica São Paulo, é escravo do demónio (Hb 2,14-15), por tender ao pecado em virtude das consequências do Pecado Original. "Ora", poderia dizer alguém que nega a Imaculada Conceição, "mas Jesus poderia transformar o Seu próprio corpo e Sua própria alma para arrancar destes o Pecado Original, ou simplesmente impedir que ele fosse transmitido".
    Isso, porém, não faria sentido: Em Ex 25,10-22, nós vemos o cuidado de Deus nas instruções para a preparação da Arca da Aliança, destinada a portar as Tábuas onde Deus escreveu a Lei dada a Moisés (Dt 10,1-2). Para portar a Palavra de Deus, Ele manda que os homens façam uma arca de maneira muitíssimo cuidadosa e detalhada, de ouro e madeira de acácia, materiais nobres e puros. Esta Arca não pode sequer ser tocada por mãos impuras! Em 2Sm 6,6-7, vemos como Oza, filho de Abinadab, percebe que os bois que carregavam o carro da Arca tropeçaram e a apara com as mãos; ele cai morto, fulminado no acto!
    O que Deus não faria então para preparar aquela que portaria não uma criatura de Deus (Sua Palavra), mas o próprio Senhor em seu ventre, aquela cujo sangue alimentaria o Verbo feito Carne, cujo leite nutriria a Deus feito homem? Se tocar a Arca que continha a Palavra bastava para matar uma pessoa bem-intencionada, que queria apenas impedir que ela caísse ao chão e se sujasse, será que Cristo poderia ser concebido e Se desenvolver em um útero impuro e escravizado ao demónio pelo Pecado Original?!
    Vemos como A Santíssima Virgem foi preservada do Pecado Original também em Lc 1,28, quando o Anjo Gabriel chega a Nossa Senhora e a saúda com as palavras "Ave, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres". Como alguém que fosse um escravo do demónio, alguém que peca e tornará a pecar, poderia ser "cheia de graça"? Além disso, a reacção de Nossa Senhora também é muito diferente da reacção, que pode ser vista no mesmo capítulo, de Zacarias à chegada de um anjo: enquanto Nossa Senhora não se assusta nem um pouquinho, e medita sobre as palavras que o anjo disse, Zacarias fica perturbado e com medo antes mesmo do anjo falar. O que Zacarias faz não é estranho; é essa a reacção de todos os que, carregando em seu corpo e em sua alma o Pecado Original, vêem-se face-a-face com um anjo; podemos ver, por exemplo, que esta é a mesmíssima reacção que têm os pastores a quem o anjo anuncia o nascimento de Cristo (Lc 2,9).
    Alguns, para negar este dogma, dizem que Nossa Senhora não teria cumprido (Lc 2,22) os rituais de purificação, que incluem uma oferenda pelo pecado (Lv 12,2-8), caso fosse mesmo preservada do Pecado original por Deus. Ora, o Evangelista nos diz que "foram concluídos os dias da purificação de Maria segundo a Lei de Moisés"(Lc 2,22), não que ela tivesse realmente ficado impura ou pecado (o pecado que precisava de um sacrifício para purificação é a promessa inconsciente que toda mulher faz em meio às dores do parto: nunca mais ter outro filho. Ora, a dor do parto é, como vemos em Gn 3,16, outra consequência do Pecado Original). Nossa Senhora fez o sacrifício para submeter-se à Lei, como Cristo o fez (Gl 4,4), apesar de não precisar (Cf. Mt 17,23-26): para não ser causa de escândalo (Mt 17,26) e dar exemplo de obediência, para que saibamos que devemos obedecer à Lei de Cristo como Ele obedeceu à de Moisés.
    Outros dizem que a frase de São Paulo em Rm 3,23 ("todos pecaram") seria também aplicável à Santíssima Virgem, que teria assim pecado. Ora, se assim fosse, Nosso Senhor Jesus Cristo também teria pecado... Além disso o mesmo Apóstolo, na mesma Epístola, refere-se aos que não pecaram, em Rm 5,14. Muitos outros exemplos podemos encontrar de uso desta expressão generalizante ("todos pecaram") sem que seja realmente todos, sem excepção: em Mt 4,24, diz-se que "trouxeram-Lhe todos os que tinham algum mal", mas dificilmente todos os doentes da Síria teriam ido à Galileia, passando por montanhas e desertos; em Jo 12,19, diz-se que "todo o mundo vai após" Jesus; será que realmente todas as pessoas, sem excepção, O seguem? Quem dera! Do mesmo modo, em Mt 3,5-6, vemos que a gente de "toda a Judeia e toda a terra dos arredores do Jordão" ia ser baptizada por São João Batista; será que todos, inclusive Herodes, Rei da Judeia, que depois o mandou matar, todos os fariseus e saduceus, todos, sem excepção, foram ser baptizados por São João? Será que "todo o povo" (Mt 27,25), sem excepção, assumiu a responsabilidade da morte de Cristo? Será que "todo o povo" que morava perto do mar (Mc 2,13) ou que vivia na Cesaréia de Filipe (Mc 9,14) foi ouvir a Cristo, e não ficou ninguém em casa?
    Dificilmente. Assim, além da excepção já evidente de Cristo na expressão generalizante usada por São Paulo em Rm 3,23 ("todos pecaram"), vemos que o uso desta palavra para significar "a maioria", ou "quase todos", não é restrito de modo algum a esta frase.
    O que podemos dizer então, senão o que disse o Anjo a Nossa Senhora?  
    Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres...
Autor: Carlos Ramalhete







Predita e Figurada no AT   


    "Pois por isso o mesmo Senhor vos dará este sinal: uma virgem conceberá e dará a luz um filho, e seu nome será Emanuel." (Is. 7,14)
    "E tu, Belém, chamada Efrata, tu és pequenina entre os milhares de Judá; mas de ti é que me há de sair o Messias, aquele que há de reinar em Israel, e cuja geração é desde o princípio, desde os dias da eternidade. Por isso Deus os abandonará até ao tempo em que der à luz aquela Virgem que há de dar à luz o Dominador, e então as relíquias de seus irmãos se juntarão aos filhos de Israel." (Mq 5,2-3)
    "Porei inimizades entre ti e a mulher, e entre a tua posteridade e a posteridade dela. Ela te pisará a cabeça, e tu armarás traições ao seu calcanhar." (Gn 3,15)
    "E o Senhor disse-me: Esta porta estará fechada; não se abrirá, e ninguém passará por ela; porque o Senhor Deus de Israel entrou por esta porta, e ela estará fechada mesmo para o príncipe." (Ez 44,2)
    "E o Senhor apareceu-lhe numa chama de fogo que saía do meio de uma sarça, e Moisés via que a sarça ardia, sem se consumir." (Ex. 3,2)
Ave Maria:
    "E entrando o anjo onde ela estava, disse-lhe: Ave, Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco; bendita sois vós entre as mulheres." (Lc 1,28)
    "E exclamou (Isabel) em alta voz, e disse: Bendita sois vós entre as mulheres, e bendito é o fruto do vosso ventre." (Lc 1,42)
Maria é humilde:
    "Então Maria disse: a minha alma glorifica o Senhor e meu espírito exulta em Deus, meu Salvador. Porque olhou para a humildade de sua serva, doravante as gerações me chamarão de bendita. O Senhor fez em mim maravilhas, e Santo é o Seu Nome.". (Lc 1,46-49)
    "Então disse Maria: Eis aqui a escrava do Senhor; faça-se em mim segundo a Vossa palavra." (Lc 1,38)
Jesus era-lhe obediente:
    "E desceu com eles, e foi a Nazaré, e era-lhes submisso. E Sua Mãe conservava todas estas coisas em seu coração." (Lc 2,51)
A seu pedido, Jesus fez o Seu primeiro milagre:
    "E, faltando o vinho, a Mãe de Jesus disse-Lhe: Não têm vinho." (Jo 2,3)
Maria nos orienta para Jesus:
    "Disse Sua Mãe aos que serviam: Fazei tudo que Ele vos disser." (Jo 2,5)
Maria sofreu com seu Filho:
    "E uma espada trespassará a tua alma, a fim de se descobrirem os pensamentos escondidos nos corações de muitos." (Lc 2, 35)
    "Entretanto, estavam de pé junto à Cruz de Jesus Sua Mãe,..." (Jo 19,25)
Dada a nós como nossa Mãe:
    "Jesus, pois, tendo visto sua Mãe e o discípulo que Ele amava, o qual estava presente, disse a Sua Mãe: Mulher, eis aí o teu filho. Depois disse ao discípulo: Eis aí a tua Mãe. E, desta hora por diante, a levou o discípulo para sua casa." (Jo 19, 26-27)
Autor: Carlos Ramalhete
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Que a LUZ que nos une prevaleça sobre as trevas que nos afastam.
Bem Hajam