Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Incenso
    Iniciado por dguimaraes
    Lido 5.502 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Boas...Qual é o incenso indicado para "limpeza" ou "purificação" de locais?

Olá!
Os incensos de sal grosso, mirra, alecrim, hortelã e arruda costumam ser indicados para isso.
Mas na realidade acredito que se te sentires confortavel e seguro que vai limpar o espaço qualquer incenso a tua escolha serve para o efeito :) talvez uns mais que outros mas mesmo assim.

http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 26 outubro, 2013, 12:50
Olá!
Os incensos de sal grosso, mirra, alecrim, hortelã e arruda costumam ser indicados para isso.
Mas na realidade acredito que se te sentires confortavel e seguro que vai limpar o espaço qualquer incenso a tua escolha serve para o efeito :) talvez uns mais que outros mas mesmo assim.


Olá LilithP,
Recentemente um vidente que procurei por razões ligadas ao meu matrimónio (tópico: Dúvidas sobre vidências com cartas), acabou por me dizer que eu não tinha nenhuma razão para a minha grande preocupação que a ele me trouxe, mas que em contrapartida, tinha uma "energia muito rium" que agia sobre mim. Vai daí e receita-me uma "lavagem ou limpeza espiritual". Deu-me (não deu nada, pois tive de pagar, como é óbvio) uma solução para colocar no banho, que deveria servir para afastar as más energias. Deu-me também uma caixinha com páus de incenso de alfazema. Na própria caixa mencionava também que era para afastar más energias.
A minha dúvida, é se isso funciona mesmo?
Ao pesquisar este site, vi esta tua resposta e fiquei verdadeiramente perplexo. Afinal isto será tudo uma questão de fé, ou será que algumas plantas/ervas podem de facto ter algum "poder" de ajudar a purificar, proteger, reforçar, etc. ?
O mesmo se aplica ao sal grosso e às suas mais variadas formas de usar para limpar e proteger. É real? É só uma questão de fé?? E se for só uma questão de fé, então porquê a necessidade da planta, do sal, do incenso ou seja do que for?
Alguém pode ajudar a desmistificar isto?

sofiagov
Citação de: organic em 21 maio, 2014, 17:02
Olá LilithP,
Recentemente um vidente que procurei por razões ligadas ao meu matrimónio (tópico: Dúvidas sobre vidências com cartas), acabou por me dizer que eu não tinha nenhuma razão para a minha grande preocupação que a ele me trouxe, mas que em contrapartida, tinha uma "energia muito rium" que agia sobre mim. Vai daí e receita-me uma "lavagem ou limpeza espiritual". Deu-me (não deu nada, pois tive de pagar, como é óbvio) uma solução para colocar no banho, que deveria servir para afastar as más energias. Deu-me também uma caixinha com páus de incenso de alfazema. Na própria caixa mencionava também que era para afastar más energias.
A minha dúvida, é se isso funciona mesmo?
Ao pesquisar este site, vi esta tua resposta e fiquei verdadeiramente perplexo. Afinal isto será tudo uma questão de fé, ou será que algumas plantas/ervas podem de facto ter algum "poder" de ajudar a purificar, proteger, reforçar, etc. ?
O mesmo se aplica ao sal grosso e às suas mais variadas formas de usar para limpar e proteger. É real? É só uma questão de fé?? E se for só uma questão de fé, então porquê a necessidade da planta, do sal, do incenso ou seja do que for?
Alguém pode ajudar a desmistificar isto?

não há nada mais forte do que ter fé...o incenso é um reforço. Tudo o que fazemos com o coração é um depósito de bem.
é preciso acreditar positivamente que tudo vai mudar a mente também coordena o que te acontece.

Citação de: sofiagov em 21 maio, 2014, 17:13
não há nada mais forte do que ter fé...o incenso é um reforço. Tudo o que fazemos com o coração é um depósito de bem.
é preciso acreditar positivamente que tudo vai mudar a mente também coordena o que te acontece.
Eu entendo, sofiagov.
Mas sim ou não, as plantas e o sal, têm algum efeito sobre energias?
O mesmo me apetece perguntar sobre velas.
Diz-me sinceramente, por favor.
Muito obrigado.

sofiagov
#5
Sal grosso é excelente para absorver energias.
Mas a fé e o amor por nós e pelo outros elevam a nossa vibração.

O incenso  harmoniza e tanto sal grosso como incenso equilibram os aspectos psíquicos e emocionais de um ambiente, e da pessoa. Em outras palavras, quando o a mente estiver em sintonia, o campo espiritual também está.
depende sempre da atitude de cada um de nós!


Olá
organic e sofiagov na realidade no caso do sal nada tem a ver com fé :)
O sal tem o mesmo comprimento de onda que a cor violeta (cor utilizada em terapias para promover cura e purificação entre outras coisas). Alem disso é um cristal como tantos outros e emite vibrações beneficas que eu pelo menos sinto quando em sintonia com eles.

Quanto ao incenso tambem não tem so a ver com fé.
As plantas tem propriedades medicinais não so associadas às suas propriedades quimicas mas, mais uma vez, às suas vibrações tambem.
O incenso liberta algumas dessas propriedades quimicas beneficas e ainda mais as vibrações.

Por tanto caros amigos não é so questão de fé embora tambem ajude.
Por exemplo no efeito placebo... com os quimicos certos dá para bloquear os beneficios que o placebo está a provocar em nome do dito medicamente que devia estar a ser utilizado. Se é o caso o que importa ser placebo?
Tudo isto dito o que importa é que resulta e a cada dia comprovo mais isso.

Quero acrescentar que essa pessoa a quem foste da mau nome aos outros que querem ajudar e são sinceros. Todos precisamos de dinheiro obviamente mas pedir dinheiro por coisas tao simples....

Podes fazer tu o teu banho de descarga e ate o teu incenso (o que ao fim e ao cabo ate é melhor porque tens a certeza do que lá está)!

Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: LilithP em 21 maio, 2014, 19:08
...
organic e sofiagov na realidade no caso do sal nada tem a ver com fé :)
O sal tem o mesmo comprimento de onda que a cor violeta (cor utilizada em terapias para promover cura e purificação entre outras coisas). Alem disso é um cristal como tantos outros e emite vibrações beneficas que eu pelo menos sinto quando em sintonia com eles.

Quanto ao incenso tambem não tem so a ver com fé.
As plantas tem propriedades medicinais não so associadas às suas propriedades quimicas mas, mais uma vez, às suas vibrações tambem.
O incenso liberta algumas dessas propriedades quimicas beneficas e ainda mais as vibrações.

Por tanto caros amigos não é so questão de fé embora tambem ajude.
.....
Tudo isto dito o que importa é que resulta e a cada dia comprovo mais isso.

Quero acrescentar que essa pessoa a quem foste, dá mau nome aos outros que querem ajudar e são sinceros. Todos precisamos de dinheiro obviamente mas pedir dinheiro por coisas tao simples....

Podes fazer tu o teu banho de descarga e ate o teu incenso (o que ao fim e ao cabo ate é melhor porque tens a certeza do que lá está)!

Blessed be

Cara LilithP, gostei muito destas tuas explicações e agradeço-te imenso por isso.
Então sempre há mais para além da fé, há vibrações e substâncias a ajudar no seu todo. ;) Vibrações são energias. ;) Portanto já fico mais elucidado e convencido sobre o "poder" de certos materiais e terei doravante um outro olhar e uma outra disposição para com essas práticas purificadoras/energizantes.

O que muitas vezes provoca dúvidas sobre a real influência de certas matérias no nosso bem estar ou mal-estar, deve-se no meu entender essencialmente a 3 factores:
1.   Falta de informação correcta e verdadeira
2.   Influência das diversas orientações religiosas
3.   Existência de "pessoas oportunistas" que façam mau uso de certas práticas sobrenaturais.

A falta de informação será talvez sempre a principal causa de mau-entendimento sobre o efeito desses materiais.
As influências religiosas tendem a baralhar muito. Por exemplo a igreja católica defende muito a fé, como único e verdadeiro "instrumento" de provocar milagres. No entanto, nunca abdica da cruz (sobre as suas mais variadíssimas formas e aspectos), da hóstia, da água benta .... e dos incensos também! ...
Quem se encostar mais ao espiritismo, vai recordar-se das palavras de Kardec mencionando que nunca nenhum objecto material tem algum poder, seja ele qual for, já que todo o poder só pode advir da energia e do magnetismo de espíritos ou pessoas. No entanto, também nunca são condenados os simbolismos (materiais) da igreja. Em suma, religiões monoteístas e politeístas, todas elas, umas vezes com mais clareza, outras com menos clareza, acabam por apontar para a importância de objectos e materiais específicos como sendo uma ajuda para resolver problemas ou para os causar. No entanto existem sempre pequenos aspectos que apontam para o contrário, defendendo que só a fé é que conta. Pelo menos é essa a sensação que tenho, podendo estar errado, claro. :-\

A existência de pessoas oportunistas é sem dúvida e como tu bem dizes, LilithP, uma praga que confere muito mau nome a quem de facto domina bem as práticas ligadas aos "benefícios" de objectos e materiais, usados em rituais particulares, para ajudar de verdade.
Compreendo também que certas pessoas, não sendo elas de má fé e querendo portanto pôr os seus dons ao benefício de quem precisa de ajuda, .. tenham de levar dinheiro. Ou porque estão a ter gastos com a ajuda que põem em prática... Ou porque a soma que reclamam para os seus serviços, sirva de "barreira natural" para manter os pedidos de ajuda num nível que consigam gerir nas suas vidas. Portanto até aí, eu ainda consigo compreender e aceitar. Mas de facto, cara LilithP, há gente que, para aquilo que me parece ser um "serviço rápido e fácil", armam um cenário complicadíssimo, para depois justificar uma cobrança choruda.  E isso também vem atrapalhar a confiança ou fé que temos nessas práticas ou rituais que usam certos objectos e materiais.  :-[

Isto deve estar muito confuso, não?? Eu quero dizer tanto, que às tantas nem digo nada de jeito!  ;D

Seja como for, eu quis aqui aproveitar as valiosas informações da LilithP, para explicar um pouco a razão das minhas dúvidas. Mas agora fiquei bem mais elucidado. 8)
Muito obrigado.

sofiagov
acrescento que ter fé não falo de orações e afins, mas acreditares e depositares a intenção quando fazes algo.

coenuno
Citação de: sofiagov em 22 maio, 2014, 10:54
acrescento que ter fé não falo de orações e afins, mas acreditares e depositares a intenção quando fazes algo.
Neste ponto penso que não estás bem correcta. Pois o verbo tem muito mais força que se imagina. Ele serve como direccionador do trabalho.


Citação de: organic em 21 maio, 2014, 17:28
Eu entendo, sofiagov.
Mas sim ou não, as plantas e o sal, têm algum efeito sobre energias?
O mesmo me apetece perguntar sobre velas.
Diz-me sinceramente, por favor.
Muito obrigado.

Têm sim, desde que se saiba o que fazer e o direccionamento a dar. O mesmo se aplica aos cristais, símbolos, minerais, água, etc

sofiagov
Citação de: coenuno em 22 maio, 2014, 10:57
Neste ponto penso que não estás bem correcta. Pois o verbo tem muito mais força que se imagina. Ele serve como direccionador do trabalho.


corrigindo melhor a frase ter fé não é só orar ...porque quando rezas interiormente tens que sentir também ...porque senão é só dizer algo e pronto...

esta é a minha opinião

Entendi perfeitamente o teu ponto de vista Organic e é mesmo essas tres coisas que confundem as pessoas :)
Nao sei quanto o homem levou mas consegues fazer banhos de descarga a menos de 5 euros :)

Quero so acrescentar que as orações não sao so de fé. Mais uma vez falo de experiencia:
Na magia sao usados encantamentos por exemplo porque essas palavras erguem/chamam/criam vibrações.
Nas orações funciona da mesma maneira.

Normalmente da-se é mais credito a fé que a outra coisa.
E por um lado é importante. Tem a ver com a parte psicologica da cena. Se te fechas a possibilidade de, por exemplo, um medicamento funcionar, é pouco provavel que funcione. Nao por falta de fé mas porque depois o teu cerebro convence o corpo de que não funciona.
O cerebro é um orgão muito poderoso.

Acho que agora fui eu que escrevi de forma confusa xP

Ainda bem que ajudei :)
Blessed be
http://esotericbjarkan.blogspot.pt/
"Men have enslaved each other... since they invented gods to forgive them for doing it."
"Compassion for animals is intimately associated with goodness of character, and it may be confidently asserted that he who is cruel to animals cannot be a good man."

Citação de: sofiagov em 22 maio, 2014, 11:07
corrigindo melhor a frase ter fé não é só orar ...porque quando rezas interiormente tens que sentir também ...porque senão é só dizer algo e pronto...

esta é a minha opinião

Claro, sofiagov, tens absolutamente razão. Eu costumo fazer uma oração pessoal diariamente e tento sempre (uns dias com mais êxito, outos com menos) interiorizar efectivamente o que digo e peço. Sentir o que queremos comunicar, nem sempre é fácil, pois obriga-nos a abstrair-nos de tudo o que está em redor de nós. Mas com o tempo aprendemos a fazer isso. Eu reconheço que ainda sou pouco dado a essa capacidade, mas estou a melhorar aos poucos.
Portanto sim, palavras sentidas sim, palavras só --> NÃO!  ;)

Citação de: coenuno em 22 maio, 2014, 10:57
Neste ponto penso que não estás bem correcta. Pois o verbo tem muito mais força que se imagina. Ele serve como direccionador do trabalho.
.....
Têm sim, desde que se saiba o que fazer e o direccionamento a dar. O mesmo se aplica aos cristais, símbolos, minerais, água, etc

Penso que estamos todos em sintonia. Fico agora com uma percepção muito mais completa da importância dos materiais no nosso dia a dia. As energias, o magnetismo e talvez até mesmo o simbolismo (como alavanca da fé) dos diversos materiais, parace-me constituirem as peças em falta de um puzzle que nunca se conseguiria montar sem isso tudo.
Como químico que sou, não me custa nada entender as energias existentes nos materiais. Faltava-me é, o testemunho de pessoas entendidas que me apontassem para a verdadeira importância do seu uso.
Sempre a aprender!  ;)  ;D

Eu estou com um na mão neste momento já que vou defumar a minha casa devido a uns episódios e é de eucalipto : força,limpeza e purificação :)
Morgaine Le Fay

Citação de: LilithP em 22 maio, 2014, 11:55
Entendi perfeitamente o teu ponto de vista Organic e é mesmo essas tres coisas que confundem as pessoas :)
Nao sei quanto o homem levou mas consegues fazer banhos de descarga a menos de 5 euros :)

Quero so acrescentar que as orações não sao so de fé. Mais uma vez falo de experiencia:
Na magia sao usados encantamentos por exemplo porque essas palavras erguem/chamam/criam vibrações.
Nas orações funciona da mesma maneira.

Normalmente da-se é mais credito a fé que a outra coisa.
E por um lado é importante. Tem a ver com a parte psicologica da cena. Se te fechas a possibilidade de, por exemplo, um medicamento funcionar, é pouco provavel que funcione. Nao por falta de fé mas porque depois o teu cerebro convence o corpo de que não funciona.
O cerebro é um orgão muito poderoso.

Acho que agora fui eu que escrevi de forma confusa xP

Ainda bem que ajudei :)
Blessed be

Cara LilithP, a tua forma de escrever não é nada, mas absolutamente nada confusa! Seguro!!
O que dizes é perfeito para ajudar a entender e isso, eu estimo muito.
Acho interessante quando referes que "encantamentos" têm muita relevância, porque trazem vibrações (energias) que ajudam. Certo? É isso que queres transmitir, correcto?
Tendencialmente as abordagens das grandes correntes religiosas, tentam sempre desprezar a necessidade de rituais específicos para resolver problemas de saúde, mentais, psíquicos ou de ordem espiritual. Isso quer dizer, que preferem deixar os seus fiéis acreditar que nada podem resolver com esses rituais, sobre tudo se baseados em práticas "do povo". Só os seus sacerdotes é que sabem exactamente o que fazer. Mas o absurdo desta abordagem, é que depois não nos dão um "manual" com as práticas para o fazer. (Reparem que estou a tentar enquadrar isto de uma forma muito generalista, sem pegar em práticas ou rituais específicos como o baptismo, comunhão, eucaristia, e outras coisas equivalentes noutras religiões)
O resultado dessa abordagem, é que depois, no povo (nos fiéis das diversas religiões), cada um busca aquele pequeno ritual que aprendeu na sua educação ou que lhe foi transmitido por alguém. Depois cá andamos uns a usar aquelas palavras, outros a usarem umas diferentes, uns com água benta, outros com defumadouros, uns com banhos, outros com cristais, etc. Pessoalmente sinto-me traído pelos "dirigentes" dessas comunidades religiosas. Sinto que cada religião, em seu tempo, com certas pessoas, em determinados acontecimentos, usa da nossa crença para moldar as coisas à medida dos seus interesses. Não estou portanto aqui a criticar ou a desvalorizar nenhuma prática, seja ela qual for, para ajudar a sentir-nos melhor. Estou no fundo a dizer, que o povo, cada um de nós, à sua maneira é que tem de buscar o que melhor acha servir a sua causa ou necessidade, porque as grandes doutrinas não conseguem ser claras e explícitas. Mas mais do que isso, não são coerentes. Têm sempre o estranho cuidado de "semear" dúvidas, de forma a poder moldar as interpretações dos seus fundamentos à circunstância da dúvida. Bolas, isso irrita-me.  >:(
Como recentemente aprendi por um colega aqui do site (Coenuno), para nos sentir-mos completamente (ok, isso será utópico) elucidados, temos de pegar em várias "religiões" e fazer o nosso mix. Bem isso até acaba por ter vantagens, porque acabamos por aprender muitas coisas que ignoramos e que afinal fazem sentido para nós próprios.
Vocês sentem o mesmo? Ou isto é só da minha cabeça que começa a ficar muito baralhada com tanta "corrente" diferente?
Seja como for, isto foi só uma reflexão pessoal.  :P

LilithP, deixa-me só colocar-te umas perguntinhas:
1. Tens assim alguma oração (encantamento) que seja mais adequado para a purificação do nosso espírito, ou seja, para afastar más energias e/ou más influenças?
2. Podemos pedir para ter melhor "visão", ou seja para obter mais "capacidade" ou mais aptidão para ver o que habitualmente não está ao alcance dos nosso olhos?
3. Podemos usar os banhos purificadores/energizantes em crianças, ou seja nos nossos filhos? Ou isso deve ficar reservado só aos adultos?
Obrigado.