Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.464
Total de tópicos
26.917
  • Os diversos géneros de Possessão
    Iniciado por Xteila
    Lido 15.422 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Xteila
Estava a percorrer alguns dos meus apontamentos relativamente a exorcismos e possessões para os organizar e dei de caras com uns resumos sobre os diversos géneros de possessão, pelo que resolvi postar aqui.



Possessões

Possessão é o estado ou condição em que o corpo e (ou) a mente de um indivíduo são supostamente possuídos ou dominados por uma entidade (um ser, força, ou divindade) que lhes é externa, ou que não se manifesta habitualmente nas atividades da vida diária.

A possessão, considerada como experiência de natureza psicológica e social, pode ser verificada individual ou coletivamente, e ter carácter inesperado, ou estar submetida a algum tipo de controlo ritual; em diversas sociedades e culturas, figura como episódio ou experiência central da vida religiosa. Podemos dividir, genericamente, as formas de possessão em quatro categorias.


Encosto

O espírito fica próximo à pessoa, mas a influência é pequena. Neste caso, banhos de água e sal ou orações como o Pai-Nosso ou o Credo, afastam este espírito inferior. Geralmente estes espíritos são de pessoas que desencarnaram e pertencem à família do possuído.


Espírito opressivo

O espírito tem a capacidade de "vampirizar" a energia do indivíduo. Os efeitos são sentidos como um cansaço ou vontade de chorar que podem cessar de um momento para outro. Indica-se neste caso, que se utilize um saquinho de cor vermelha, sempre junto ao corpo para neutralizar a presença deste espírito. Também os banho de água com sal, são benéficos neste caso. A leitura do salmo 23 é o mais indicado contra o espírito opressivo.


Obsessão

O espírito consegue ficar de maneira tão dominante no corpo astral do indivíduo que pode até mesmo mudar o modo de falar e fazer coisas que normalmente não faria no dia-a-dia. Chega até mesmo a não reconhecer parentes e pessoas próximas do seu convívio.


Possessão demoníaca

Neste caso, o espírito apodera-se do corpo da pessoa, fazendo com que ocorram até fenómenos de "poltergeist" (conjunto de fenômenos violentos produzidos espontaneamente, que consistem em ruídos e deslocamento de objetos, podendo ter duração indeterminada).




muito interessante!Bom post,Xteila!! ;D

#2
Muito bom post  ;)
Não sabia o que era um "enconsto". Agora já sei ihihi.
Obrigado :D

;)
Believe to see...

Excelente post ;)

Pensava que o encosto fosse mais influente sobre a pessoa, comigo até dores de costas tinha.

Lunática
Citação de: santus_angel em 21 outubro, 2009, 22:02
Excelente post ;)

Pensava que o encosto fosse mais influente sobre a pessoa, comigo até dores de costas tinha.


E tem-se! O que é normalíssimo.

Bom post informativo, no entanto pessoalmente prefiro distinguir os encostos das possessões, não os definindo como uma variante.
Outra coisa, há outras formas de exorcismo e de afastamento de encostos que não usar rezas católicas e passagens bíblicas, quase todas as religiões lidam com estas situações e têm as suas formas de as resolver.
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Xteila
Eu sei que este Post está deveras resumido, tenho mais material sobre cada um dos tipos de possessão mas estou a organizá-lo para postar posteriormente ;)
É o que dá ter milhentos cadernos e capas com recortes com informação e nada estar por uma ordem distinta  :-[

Parece que tens por aí uma espécie de diário de John Winchester  ;)
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Xteila
Ainda não, é o que estou a tentar fazer ao agrupar o material todo que tenho lol  :laugh:

É que à muitos anos que recolho material (sem exagero para aí desde os meus 15 anos, por isso, á sensivelmente 10 anos) e apesar de em certas alturas ter tentado organizar o que tinha (desde recortes a apontamentos, a partes copiadas de livros que me emprestaram, a livros que copiei por inteiro, etc) a esta altura já nada está organizado. E resolvi agora começar a organizar uma vez que consegui encomendar uns cadernos de 600 paginas, réplicas dos antiquissimos livros de capa dura medievais, encadernados e ornamentados á boa maneira dos seculos XI ao XVI, para colocar toda a informação que tenho  :D :D


Já vi que tens muito trabalho pela frente  :P
Mas parece que o resultado final vai valer o esforço  ;)
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Lunática
Citação de: Xteila em 21 outubro, 2009, 22:47
uns cadernos de 600 paginas, réplicas dos antiquissimos livros de capa dura medievais, encadernados e ornamentados á boa maneira dos seculos XI ao XVI


Uiii que doce para os meus olhos!!! QUERO QUERO QUERO!!!

Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.

AndreiaLi
É bem, é sempre bom sabermos com o que estamos a lidar.

É uma pena é que a Xteila nunca mais apareceu no fórum, era um membro bastante participativo e que enriquecia muito o conteúdo do fórum...esperemos que esteja tudo bem com ela e que regresse brevemente.  :-[
O possível faz-se, o impossível demora mais um bocado.

Não esperes por uma crise para definir os teus objetivos