Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.508
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Feng Shui
    Iniciado por DIANA
    Lido 1.752 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Para os orientais, tudo o que nos rodeia tem energia, também chamada de Chi. O Feng Shui se preocupa em harmonizar esta energia nos espaços em que vivemos para que ela consiga fluir de maneira livre e sem ficar estancada por qualquer motivo.

Como o lugar que vivemos pode influenciar nosso estado de espírito ou nossa sorte? É a esta pergunta que o Feng Shui se dedica a explicar há três mil anos. Sem saber por que, existem casas ou locais de trabalho que nos causam estresse ou irritação e outros que, ao contrário, conseguem nos acalmar mesmo nas situações de maior tensão.

Para os chineses estas questões não são nenhum mistério. Há três mil anos, eles inventaram o Feng Shui, disciplina que estuda os campos de energia nas construções. Atualmente, este sistema é usado não somente no Oriente, como também tem conquistado seguidores em diversos países do Ocidente.

O Feng Shui pode parecer superstição para alguns. Seus seguidores, no entanto, se defendem afirmando que, muito antes do descobrimento dos campos magnéticos da Terra e das linhas de força da Física, os livros clássicos do Feng Shui já falavam de correntes de energia invisíveis chamadas de "Chi".

Através do Feng Shui, que significa "vento e água", pode-se determinar a organização e decoração mais favoráveis de um espaço, de forma a garantir que a energia vital ou "Chi" seja ótima e relaxante para seus habitantes.

Os fundamentos do Feng Shui são os conceitos do "Chi", a energia vital; o Yin e Yang, os opostos complementares; os Cinco Elementos ou as cinco fases da energia; o I Ching, o livro principal de toda a sabedoria chinesa e o Ba Guá, o octógono com os oito trigramas onde se sintetizam e relacionam todos estes conceitos.
(Fonte: Portal Terra)

As energias do Feng Shui

Também conhecido como o vigor do Dragão, é a energia que existe e flui por nosso corpo e por todos os lugares que nos rodeiam, incluindo nossos lares. O Chi flui por nosso corpo através dos meridianos da acupuntura. A medicina chinesa nos diz que a enfermidade surge quando o Chi se estanca ou se acelera em alguma região. Práticas como o Tai Chi e o Chi Kunk cultivam a energia vital para manter nosso corpo com saúde e harmonia.

Tudo o que nos rodeia, plantas, minerais, animais e outros seres humanos, tem Chi. Também cada casa tem um Chi que a caracteriza. Nós podemos "perceber" ou "sentir" o Chi de um lugar inconscientemente, quando nos sentimos bem ou mal em um determinado ambiente sem saber exatamente o motivo.

O Feng Shui estuda como o Chi se espalha por nossa casa através dos quartos e corredores, entrando e saindo por portas e janelas. Quando o Chi flui livremente, as pessoas serão mais positivas e desfrutarão de uma existência harmônica. Se o Chi é detido por algum motivo, surgirão problemas na vida cotidiana ou nas metas e projetos de quem vive no local.

Existem duas formas de Chi: o Sheng Chi, o que alimenta, e o Sha Chi, o que debilita e destrói. O Sheng se move em forma ondular e deve ser estimulado. O Sha se move em linha reta ou se estanca e deve ser corrigido.

Fluxo ou bloqueio do Chi
Na área externa:
* Grandes edifícios construídos muito perto uns dos outros, sem espaço para a luz solar e o vento, o Chi se bloqueia, convertendo-se em Sha.
* Uma árvore ou poste de iluminação bloqueando a porta de entrada de sua casa também produz Sha.
* Uma rua sem saída produzirá Chi na casa que fica ao final.

No interior da casa:
* Um espaço muito carregado de móveis e objetos pesados interrompe o fluxo harmonioso do Chi
* A bagunça e a sujeira configuram Chi estancado em qualquer lugar da casa.
* A porta de entrada alinhada com a porta de saída acelera a velocidade do Chi e impede que ele alimente o resto da casa.
* Um hall muito escuro ou deprimente impede a entrada do Chi. A entrada deve estar iluminada e com objetos bonitos, que dêem uma recepção calorosa e acolhedora.

Para perceber o Chi em um ambiente
Não é necessário ter um sexto sentido para descobrir como é o Chi de um lugar: basta perceber o ambiente com os cinco sentidos. Confira, abaixo, algumas dicas de como escolher o local ideal para sua casa.

Quando a terra é fértil e vemos árvores frondosas, grama verde e um jardim que floresce, pode-se ter certeza de que o lugar tem um bom Chi. Já a terra gasta pela erosão, árvores debilitadas ou terrenos áridos são avisos de que o local tem um péssimo Feng Shui. Água limpa e com vida, em movimento, traz bons augúrios. A água estancada ou em corrente muito rápida traz justamente o contrário.

Animais domésticos saudáveis mostram bom Chi, já ratos ou cães fracos e de aspecto feio são indicações de mau augúrio. Também devem ser considerados os fatores humanos. O Feng Shui não recomendaria uma casa que esteja ao lado de um lugar cheio de conflitos ou associado à violência, morte ou dor, como um cemitério, um matadouro, um bordel, uma delegacia de polícia ou uma prisão.

Lugares com bom Chi ficam próximos a parques, praças, jardins de infância, espaços culturais como bibliotecas, casas de cultura ou lugares de medicina alternativa e crescimento pessoal.

Glossário de Feng Shui

Uma das maiores dificuldades que as pessoas encontram na hora de estudar ou ler sobre o Feng Shui, é entender os vários termos desta Técnica de Harmonização de Ambientes. Para facilitar e "falar a mesma língua", elaboramos um Glossário com os principais termos do Feng Shui, no qual cada termo será explicado de uma forma objetiva e prática.

AMBIENTE: todo e qualquer local, onde circula a Energia Chi e se pode aplicar o Feng Shui.

BA GUÁ: uma das técnicas do Feng Shui de se estudar e mapear as Energias dos Ambientes. O Bagua tem a forma octogonal, no qual cada lado ou "guá" representa os principais aspectos ou Energias de nossa vida - trabalho, sabedoria, familia, prosperidade, fama, relacionamento afetivo, criatividade e amigos. Cada "guá" está associado aos oito trigramas do I Ching. Quando se aplica o Bagua, por exemplo, sobre planta de uma casa, mapea-se as Energias desta, procurando harmonizá-las.

BAGUA DE PROTEÇÃO: um dos principais instrumentos do Feng Shui. É um talismã usado para proteger os ambientes das Energias negativas. Tem a forma octogonal e é vendido nas lojas esotéricas.

CHEN: um dos oitos trigramas do I Ching. Significa o Trovão

CHI: representa Energia Vital. Esta Energia está em tudo e todos. É um dos principais pontos do Feng Shui e harmoniza a circulação da Energia Chi nos ambientes.

CHIEN: um dos oito trigramas. Significa o Céu.

CURAS: cura no Feng Shui. Representa a solução dada a um problema encontrado em um Ambiente, por exemplo, durante uma Consultoria de Feng Shui.

DRAGÃO: um dos Quatro Animais Sagrados do Feng Shui.

ELEMENTOS: são os cinco elementos do Feng Shui - Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água.

FENG SHUI: técnica chinesa que estuda, equilibra e harmoniza a Circulação da Energia Chi nos ambientes, bem como os energiza. Feng significa "Vento" e Shui, "Água", que são formas de Energia em constante movimento.

FÊNIX: um dos Quatro Animais Sagrados do Feng Shui.

FLECHA ENVENENADA: em geral, são "cantos vivos" de construções, dos quais se emana uma energia negativa - SHA, para as estruturas vizinhas.

GUÁ: os lados do Bagua, num total de oito. Cada lado representa uma das Energias de nossa Vida - trabalho, fama, etc.

HEXAGRAMA: figura de seis lados, das quais surgem 64 no I Ching.

I CHING: muito mais que um oráculo, o I Ching é fonte de conhecimento para quem o estuda e o pratica

KAN: um dos oito trigramas do I Ching. Significa Àgua.

KEN: um dos oito trigramas do I Ching. Significa a Montanha.

KUN: um dos oito trigramas do I Ching. Significa a Terra.

LI: um dos oito trigramas do I Ching. Significa o Fogo.

PA KUA: outra designação para o Bagua.

SHA (SHAR CHI): é a Energia negativa dentro do Feng Shui.

SERPENTE: um dos Quatro Animais Sagrados do Feng Shui.

TAI CHI: é o centro do Bagua e representa o equilíbrio das forças. Está ligado à saúde.

TAO: filosofia ou modo de vida oriental. É representado por um círculo dividido por uma linha sinuosa que delimita duas parte - o YIN e o YANG, que são duas forças complementares dentro do Feng Shui.

YANG: é a força positiva/masculina dentro do TAO. Na Vida, representa a luz, calor, movimento, etc.

YIN: é a força negativa/feminina dentro do TAO. Na Vida, representa a escuridão, o frio, o estatico, etc.

Aprenda a usar um Ba Guá

O Ba Guá é um instrumento usado para colocar o Feng Shui em prática. Ele é uma "bússula" octogonal. Cada lado representa uma subdivisão dos quatro pontos cardeais, que são identificados por uma aspiração da vida. As aspirações representadas no Ba Guá são educação e espiritualidade, relações e saúde na família, relacionamentos e perspectivas de casamento, criatividade e sorte aos filhos, trabalho, prosperidade e reconhecimentos profissional e amigos. Cada aspiração é simbolizada por um trigrama (triângulo)

O Ba Guá



O Ba Guá é utilizado sobre a planta da casa onde se quer praticar o Feng Shui. O norte do Ba Guá deve coincidir com o norte da residência. Cada aspiração fica apontada para um lado/cômodo da casa. Cada lado (ou Kua) do Ba Guá possui um complemento, que é seu lado oposto. O trabalho, por exemplo, complementa o sucesso, assim como o casamento e relacionamento, complementam a educação e a espiritualidade. A relação entre os Kuas e seus ciclos produtivos e destrutivos se projetam nas plantas, móveis e cores da casa.

Usando o Ba Guá

1. Coloque o Ba Guá sobre o centro de um rascunho ou planta de sua casa. O norte geográfico da casa deve coincidir com o norte do Ba Guá.

2. Cada cômodo da casa deverá representar uma aspiração que está no Ba Guá.

3. Depois de identificados os lados correspondentes a cada lugar da casa, observe quais as características que o cômodo deve apresentar para a aspirações da vida funcionarem positivamente.

4. Caso a aspiração que você queira ativar coincidir com o banheiro, deixe de usá-lo, pois é mau sinal. A cozinha também diminui a potencialidade da aspiração desejada.

5. Se a sua casa não tiver formato quadrado, ou seja, se estiver faltando algum ângulo para conferir com o Ba Guá, pode-se colocar um espelho no local mais próximo e construir o ângulo. Pode-se também ampliar a casa.

6. Se sua casa tiver mais que um andar, é preciso que se siga os passos acima em cada andar.

Fonte: http://www.portalangels.com/feng_shui.htm
Tento ser o que sou, sempre a descobrir o que poderei vir a ser.

Oh Diana que post tão porreiro!!! ;) adorei!!!! ;D

Muito bom mesmo.  :)
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19