Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • Adoção Por Casais Homossexuais
    Iniciado por Niklaus Grimaldi
    Lido 6.703 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Eu sei disso. Alias, que fique aqui bem claro que eu não sou contra!
Simplesmente acho que as coisas não podem ser assim tão lineares.
Eu sei perfeitamente bem que nascer homossexual é como nascer com olhos azuis ou com outra característica qualquer.
Não tenho qualquer espécie de preconceito em relação à homossexualidade. Não mistures assuntos, nem deturpes o que disse.
Mas há casos e casos. E uma coisa é certa, uma criança que nasce num casal de homossexuais, por um lado é bom, porque cresce com uma educação mais aberta, e não será mais um a pensar que a homossexualidade é um vírus que se apanha.
Mas por outro pode influenciar sim. E  existe uma fase no crescimento e na procura de identidade e equilíbrio psico-social, que normalmente por regra são os país que transmitem isso.
Nem sequer se compara uma família monoparental com família homossexual.
Se bem que há vários estudos que comprovam que não existe grande diferença entre os filhos de ambas.
Mas existe como é óbvio contras, que ainda não foram colmatados infelizmente.
Eu apesar de não ser contra, para já e dada  as circunstâncias da sociedade hoje, ainda não me convenceram a ser totalmente a favor.
Espero realmente que se preocupem mais com este assunto, afim de para bem breve, os casais homossexuais possam adoptar sem problemas e sem riscos psico-sociais para as crianças.
Não te esqueças que por muito que as crianças tenham uma família, não que dizer que esta se comporte como uma família a sério.
E aqui falo de todo o tipo de famílias: Famílias reconstituídas, famílias monoparentais, famílias homossexuais, famílias adoptivas, ou famílias comunitárias...
Para terminar, existem ainda muitas coisas a batalhar no sentido da adopção homossexual funcione em pleno. E aqui já falo de coisas exteriores à família: O facto de só existir dia do Pai ou da mãe, é um de tantos exemplos. Parece estúpido mas é verdade. há muita coisa a ser mudada urgentemente neste sentido para que tudo corra bem para ambas as partes.
Outra das coisas a ser mudadas e que existe em casais não-homossexuais, são todas as burocracias que um casal têm de passar para poder adoptar. Se já existe esta dificuldade pela parte de casais não-homossexuais, imagina em casais homossexuais.
Claro, que para mim terá de ser um percurso muito mais cuidado em relação à adopção por casais homossexuais.
Para terminar deixo-vos um caso bastante conhecido e de sucesso, que apesar de ser uma criança com trissomia 21, é um caso de sucesso e uma prova, que não será assim tão difícil legalizar a adopção neste tipo de casais.

Citação

Eduardo Beauté e Luís Borges iniciaram o processo de adoção de Bernardo, um menino de 15 meses portador de trissomia 21.
"É um menino que amamos muito e que já faz parte da nossa vida" afirmou Luís Borges à revista "Nova Gente" sem querer confirmar o processo de adoção.
A confirmação vem da parte de um amigo do casal homossexual, que casou em Maio deste ano: "A presença do Bernardo na vida deles já existe antes do casamento, e o que eles querem é a adoção plena da criança."
Beauté e Borges "sempre tiveram um carinho muito especial pelo miúdo, uma vez que este costumava ir ao salão de cabeleireiro com a tia-avó", adianta a mesma fonte.
Bernardo é ainda "um menino muito especial, pois além de ser filho de alguém com algumas dificuldades, e que é ajudado pela tia, é portador de trissomia 21".
A confirmar-se a adoção, o cabeleireiro das estrelas realiza mais um sonho aos 44 anos. Beauté perdeu um filho quando ainda era muito novo e nunca escondeu o desejo de voltar a ser pai.
Também Luís Borges tem uma história que o une ao pequeno Eduardo. O manequim foi criado pelos tios, após a mãe o ter deixado ao cuidado de uma instituição.
. in Sapo.pt
Ashesrain

Chegaste exactamente onde eu queria chegar e para isso, nada melhor que um exemplo mediático.  :)
É sempre necessário um pioneiro ou vários de preferência.
Um tabu não se desmistifica sozinho nem com o tempo, para isso é preciso criarem condições para tal e, se necessário, forçá-las a acontecer para "abrir mentalidades".

Neste exemplo, a própria mãe da criança entregou-a porque reconheceu que o seu filho seria muito mais feliz e protegido por este casal (homossexual) do que na sua própria família (pais heterosexuais) onde o próprio pai ignorava o menino por este ser "anormal"  :-\  :( ... lembro-me perfeitamente desta reportagem.

Concordo quando dizes que é preciso analisar bem a situação e, tal como tu, também condeno todo o processo lento para se adoptar uma criança. Bem sei que esse não é um assunto que seja passível de arrependimentos, mas, mesmo com o tempo todo de reflexão, passam-se anos ate a criança poder ir para a sua nova casa e família. É demais.

(não deturpei nada do que disseste  :P )

Eu achei todas as opiniões dadas muito válidas e com sentido!
Antigamente também eu tinha uma opinião sobre a a adopção de crianças a casais homossexuais delicada... Essa opinião era pensando no que consequentemente iriam sofrer na escola, pois o bullying ou traumas ganhos na escola são coisas que me preocupam muitíssimo...
Mas, entretanto concluí que  para que um dia esse preconceito desapareça é necessário que as adopções comecem a acontecer (neste caso em países cuja lei ainda está a ser atribuída), afinal, sabemos que a mentalidade mesquinha demora muito a desaparecer, e em muitos casos nem desaparece... Por exemplo, o racismo ainda hoje existe, e ainda muitas pessoas sofrem, vítimas desse sentimento mau, mas felizmente cada vez menos...
Foi necessário que a primeira pessoa negra bebesse água dum chafariz que antes lhe era proibido e a outra primeira a sentar-se à frente num autocarro... Não lhes dever ter sido fácil devido à repressão que anteriormente sofriam...
Se pensarmos que a sociedade ainda não está preparada, vamos esperar em vão, pois nunca irá estar realmente preparada, não enquanto não sucederem exemplos, e infelizmente as primeiras crianças poderão ser vítimas de gozo, mas quanto a isso, deveriam sim haver aulas de educação social nas escolas e palestras para não só alunos mas pais também... Mas mesmo isso não poderia mudar mentalidades mais vincadas...


Concordo com o que têm dito, para termos a sociedade preparada é preciso que as coisas aconteçam, no fundo, isso acaba por ser uma "desculpa" utilizada para que continue a ser proibida a adopção a casais homossexuais, e é uma hipocrisia quando defendem que a criança precisa de um pai e uma mãe, mas depois, uma pessoa singular pode adoptar uma criança, então nesse caso, a criança também vai estar numa família onde não tem um pai e uma mãe, no dia da mãe/dia do pai também não vai ter um pai/mãe, na escola, também vai ser a criança que tem apenas um pai ou uma mãe, vai também faltar-lhe um modelo feminino ou masculino.

E agora dizem-me "ah e tal mas hoje em dia isso já nem é assim tão relevante para que lhes seja apontado o dedo"...e isto porque tornou-se uma coisa que deixou de ser um "bicho papão", onde se trata do assunto sem tabus de antigamente e as pessoas encaram isso como algo normal. Ou seja, prepararam a sociedade para essa realidade.

A meu ver, com a adopção por casais homossexuais é a mesma coisa, sejam homossexuais homens ou mulheres isso em nada muda a educação da criança, muito menos influencia a sua sexualidade pois, sendo assim, não existiam homossexuais pois, regra geral, estes provêm de familias heterossexuais. :)

Eu fui um dos que quase disse que a sociedade não estava preparada... Ou até disse, depende da vossa interpretação... Agora sabem uma coisa?
Eu estudei com um rapaz que ele tinha tido um acidente em criança e tinha parcialmente ficado sem uma orelha... Por causa disso a maior parte das crianças na escola gozavam e gozavam e gozavam... Já andava no secundário, e muitos continuavam a gozar... Sabem o que aconteceu ao rapaz? Acabou por cometer o suicídio...
Porque as crianças não sendo educadas pelos pais "a ver"... Conseguem ser bastante cruéis e trazer problemas inimagináveis... E atenção, era uma escola privada cheia de putos ricos e de famílias conservadoras e direitas...
Agora pensem, se por um rapaz ter um acidente e ficar sem uma orelha foi gozado até morrer, o que fariam as pessoas se soubessem que era filho de um casal homossexual? Eu não sou contra a dopção, eu sou é a favor da proteção das crianças em questão...
Eu vejo o meu exemplo, no dia 19 de Fevereiro deste anos fui atropelado quando estava parado num stop de bicicleta... No acidente fiquei sem 4 dentes e ainda ando com a seguradora da carrinha que me atropelou em tribunal porque não quer assumir a culpa porque a carrinha pertencia à Junta de Freguesia e o Sr.Presidente fez questão de comprar uma ou duas testemunhas... O que ganhava ele com o facto de ele não ser culpado? Não faço ideia... Talvez para não juntar ao currículo de político mas assim tinha que juntar eu uma conta de quase 7000€ para reenstituir osso, colocar protese, dentes etc etc...
E mesmo a minha terrinha sabendo toda porque é que eu fiquei sem dentes, muitos, quando falam comigo mandam-me piadas sobre eu não ter quatro dentes ainda... Por isso vejam bem como é a sociedade... Por acaso, eu tenho uma mente forte... Não sou persuadido com gozos facilmente... Mas e se fosse com uma pessoa mais sensível? Até que ponto a sociedade levaria alguém ao limite?
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Entendo bem o que dizes e essas situações nunca vão deixar de haver, tal como alguém referiu o racismo... é coisa do século passado mas ele ainda existe, se bem que mais camuflado mas é real porque mentes mesquinhas há em todos os lados e de todas as idades, infelizmente.
Com o tempo e tal como aconteceu com o racismo, que não desapareceu mas diminui largamente, a homossexualidade, casamento gay e adopção de casais homossexuais vai passar a ser um tema tão actual que deixará de ter aquela pitada de "assunto spicy" mas para isso é necessário haver os primeiros, as "dollys" para desmistificar cabecinhas tacanhas.
Assim espero que aconteça, pelo bem das nossas crianças.  :)

Quando deixar de ser um tabu aí serei a favor, para já... Acho que nem por isso... Fico a 50-50 como já disse
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Citação de: Niklaus Grimaldi em 09 abril, 2013, 22:07
Quando deixar de ser um tabu aí serei a favor, para já... Acho que nem por isso... Fico a 50-50 como já disse

Tal como eu.
Estou ainda dívidido.
embora não seja contra na teoria. Mas na prática para já... ::)
(ou vice-versa)
Ashesrain

Na minha opinião, quando as famílias são demasiado conservadoras e direitas é quando existe mais opressão...
Por isso não estranho que tenham sido precisamente essas a gozar com esse menino que se suicidou! :(

Pelo amor de deus... Por isso é que amos os animais... E acho que existem casos que se tivesse que escolher entre salvar um cão ou uma pessoa, eu escolheria o cão...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

boas, atenção  vou começar por dar a minha profissional (educadora de infância)  :angel: a criança deve ter um modelo feminino e masculino. quer quero dizer é que como estão os valores, alias estamos a viver uma grande crise de valores acho que a sociedade ainda não está preparada para tal!! daí acho que a criança deve ainda ter um modelo familiar masculino e feminino!! casal de heterosexual. contudo, pessoalmente não sou contra a adoção de casais homossexuais, mas como ainda é uma "novidade" não muito bem aceite. fico um pouco na dúvida.

Seria sempre o mais certo e correcto!
Ashesrain

O mais certo e correcto Lauviah?

o mais correcto é a criança criar vínculos familiares para um bom desenvolvimento inclusive cognitivo, portanto acho que é preferível uma criança ter o conforto que precisa daquilo que vai parecer um lar, com um família que lhes da n só amor e carinho (é mais importante que ser gozado por isso durante a infância até ao 3º ciclo, no minha óptica) quantas crianças não estão a espera em centros de acolhimentos, que passam uns meses em famílias que até são bem estruturadas para depois serem devolvidas aos pais biológicos que os mal tratam ?
o pai e a mãe nem sempre são o melhor exemplo, ainda hj se ouve que chegam crianças doentes com fome ao sta maria, pois bem, os pais dessas crianças não têm tanta fome, e melhor, eu faço voluntariado numa junta e posso dizer-vos, os pais dessas crianças andam melhor vestidos em relação a fome dos filhos, não se trata só de um caso aleatório, são todas as crianças que nos chegam sem terem tomado o pequeno almoço. Na cabeça de uma criança não ter mãe mas ter dois pais, é como não ter uma orelha, ou não ter um computador, ou não ter os tenis da moda, mas secalhar ter dois pais dá isso tudo.
supercalifragilisticexpialidocious

Aahahah! Já estava meio a dormir.
:P
Ashesrain