Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • Adoção Por Casais Homossexuais
    Iniciado por Niklaus Grimaldi
    Lido 6.704 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
O Tribunal Europeu dos Direitos do Homem condenou  o governo austríaco por não ter reconhecido o direito a um casal homosseuxal de adotar uma criança. Portugal é citado como um dos exemplos europeus onde este direito também não é respeitado.

O tribunal entende que ao não reconhecer o direito à adoção por casais do mesmo sexo, os países possam estar a violar a Convenção Europeia dos Direitos do Homem, no que respeita à discriminação e ao respeito pela vida privada e familiar.

Contudo,

Os portugueses estão de acordo com a adopção por casais do mesmo sexo, criticando a falta de legislação e de protecção social nestes casos. Este é um dos dados conclusivos de um dos poucos estudos sobre homoparentalidade em Portugal.

Há mais ou menos três meses ou nem isso deste tema ser discutido pelo Parlamento, dois inquéritos sobre famílias homoparentais, da autoria do psicólogo Pedro Alexandre Costa e financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, vem apontar uma "atitude claramente favorável à adopção de uma criança por parte de casais do mesmo sexo - tendo sido apenas avaliado o cenário da adopção".

"Contudo, um dos temas mais presentes foi a preocupação com a possibilidade das crianças serem vitimizadas e discriminadas na escola por terem dois pais ou duas mães, o que chama a atenção para o papel da sociedade no geral, e dos agentes educativos em particular, na promoção de um clima de aceitação e de segurança nas escolas", adiantou, ao JN, o autor do estudo, cujo questionário estará disponível online até final de Março de 2012.

Segundo Pedro Alexandre Costa, não há ainda números sobres as famílias homoparentais em Portugal, mas nos dados recolhidos observa-se que "entre 8% e 10% das pessoas homossexuais e bissexuais têm filhos", o que não se pode traduzir em números reais "por não sabermos qual o tamanho da população homossexual no nosso país".

Os portugueses surgem ainda críticos em relação à falta de legislação que enquadre estas famílias - que são constituídas "por um pai ou mãe homossexual (ou bissexual) ou por um casal do mesmo sexo".

Estudos semelhantes já existem em países como o Reino Unido, Holanda ou Estados Unidos da América desde 1980.

"Quando se fala no 'superior interesse da criança' e ao mesmo tempo se diz à criança que a sua família não é igual às outras nem merece gozar dos mesmos direitos, há que questionar se de facto se está a colocar o bem-estar das crianças em primeiro lugar", salientou o investigador do Instituto Superior de Psicologia Aplicada e da Universidade da Beira Interior

Agora pergunto:
E a vossa opinião?
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Não sou contra, mas acho que ainda não é a altura indicada para aprovação da adopção porque que a sociedade não está preparada ainda para isso. Nem em termos de mentalidade nem de leis que prevejam estes casos. Acho que as coisas tem de ser feitas de maneira a não haver lacunas, porque é a vida de uma criança que poderá ou não vir a sofrer de traumas se as coisas não correrem bem..
E sim, poderão a vir sofrer na escola, pois as crianças conseguem ser bastante cruéis... E pode criar uma certa confusão na cabeça da criança, por não perceber o porquê da sua família ser diferente das outras, mas no entanto acho que a partir do momento que tenha idade para perceber isso irá ficar bem...
Acho que o importante é haver amor e carinho dos pais pela criança...


Eu sou a favor... Mas quando a humanidade se preparar e deixar o gozo de lado
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Exactamente, enquanto não houver respeito... nada feito. Mas será que algum dia vai haver?  :(

Não sei... Acho que sim... A população abrirá os olhos...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Bom tópico.

Eu pessoalmente sou a favor, e quem não está irá sempre utilizar o argumento de que a nossa sociedade não está preparada, ora a culpa é nossa, e de quem é pai ou mãe, na medida em que temos que saber educar as crianças, o que não faltam cá são maus exemplos de parentalidade. Não falo apenas na mentalidade, mas todos os aspectos possíveis. é mais facil de facto duas lesbicas terem um filho, pois ambas são mulheres e todas temos acesso a bancos de esperma, mas quantos homens hoje em dia já tiveram família, são pais de filhos e meteram o divorcio pq assumiram-se como gays ?
No entanto os filhos são educados pelos pais a respeitar pois um pai é um pai como uma mãe é mãe.
São mais os casos de crueldade infantil, exploração e maus tratos que de adopções bem sucedidas, ou mais os de miúdas adolescentes que para não serem "largadas" pelos namorados fazem filhos que não sabem nem podem educar do que casais gays que desejam dar amor a uma criança e não podem pq é mais normal uma menor abortar 4 vezes pq os pais n a deixam tomar a pílula e agr com 16 anos tem o 6º ano e é mãe de uma menina e ajudada financeiramente pela avó, quanto ao pai da criança, encontra-se em Lisboa (ela é do Algarve), é triste ver uma miuda já mãe e que nunca deu valor ou ganhou noção daquilo que fez.
supercalifragilisticexpialidocious

Xiiiiiiiiiiiiiiiiiii.... ::)
Como prometido! O Niklaus é homem de palavra.
Sendo a hora que é, e véspera de Domingo.
Vou deixar para outro dia a minha opinião!
;)
Ashesrain

Claro que é nossa, porque se não transmitissemos a ideia de que é errado às crianças, já ninguém faria troça daqui a 10 ou 20 anos por exemplo...
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

#8
Há uns tempos atrás também defendia que não era a favor no sentido em que achava que poderia ser mau para as crianças, pois iriam ter que lidar com situações constrangedoras e cruéis (especialmente no ambiente escolar como já foi referido).

No entanto, se formos a ver, os miúdos gozam uns com os outros por tudo e por nada, ou é porque é gordo, ou porque usa óculos, ou porque tem aparelho nos dentes, ou porque gosta de ouvir Ana Malhoa, ou porque vê novelas, ou porque tem uma camisola às riscas e hoje em dia usam-se quadrados, enfim, qualquer coisa é pretexto para se ser alvo de gozos e provocações. No fundo, acaba por ser uma "etapa de crescimento", quantos de nós não passaram por situações semelhantes?

Claro que, tratando-se de situações de gozo por ter uma família diferente do convencional, as proporções destes gozos são diferentes e têm outros contornos, mas aí, cabe aos próprios pais e educadores conseguirem lidar com a situação em questão. Começar "preparar a sociedade" (já que se defende que esta não está preparada para tal) cabe a nós, mudá-la e prepará-la porque, no fundo, nós somos a sociedade.

Posto isto, sim, sou a favor. :)

é um tema delicado mas.... se formos a pensar em todas as crianças que estão nas instituições à espera de uma familia que os ame e proteja de tudo o que já sofreram, o que interessa se irão ter dois pais ou duas mães ? ::)

Sim... mas e se algum deles sai dessas instituições e tem dois pais ou duas mães?

Na escola as crianças podem gozar, mas porque os pais os aconselham a deixá-lo de parte e a fazerem troça pois fazem o mesmo... Se os velhos, fossem correctos, as crianças não fariam troça e aí apoiaria totalmente a ideia. Para já estou naquela de 50% 50%
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Bom, vou deixar então a minha opinião:
O casamento de homossexuais, não me faz confusão nenhuma, uma vez que o ser humano está preparado para amar, independentemente das circunstâncias. Se casais "normais" podem, não vejo qual o problema.
Agora em relação à adopção, já existe "problemas".
O primeiro, é que por muito  que para nós seja normal, o mundo ainda não está preparado para isto. Ou por preconceito, tabu, mentes retrogradas, etc...
O problema reside envolver uma 3ª pessoa que não tem opção de escolha. Mas aqui gera duas questões: 1º Sempre é melhor serem amadas por pais sejam estes de que sexualidade forem, do que viverem toda a infância sem pais. 2º Sendo eles adoptados por casais homossexuais, deixam de ter os dois géneros como exemplo. Isto é uma criança precisa de referências para o seu crescimento. Coisa que não acontece tendo dois pais do mesmo sexo.
Seguidamente surge outro contra. Um casal de homens adoptar uma criança do sexo feminino. Existem coisas que têm de ser explicadas à criança, que faz muito mais sentido ser uma mãe a explicar.
Acho que o resto já foi dito aqui.
Depois reformulo melhor a minha opinião, agora estou sem tempo. Foi um pouco à pressa.
Portanto, para já, acho que ainda há um longo caminho a percorrer para que a adopção em casais homossexuais resulte em pleno, sem correr mal para alguma das partes. Daí achar neste momento, que seria preferível a adopção num casal homossexual feminino. Apesar dos problemas existirem à mesma.
Bom, depois explico melhor a minha opinião. IUsto foi um pouco em cima do joelho. Espero ainda assim, ter conseguido fazer-me entender.
;)

Ashesrain

Citação de: lauviah em 08 abril, 2013, 20:19
Bom, vou deixar então a minha opinião:
O casamento de homossexuais, não me faz confusão nenhuma, uma vez que o ser humano está preparado para amar, independentemente das circunstâncias. Se casais "normais" podem, não vejo qual o problema.
Agora em relação à adopção, já existe "problemas".
O primeiro, é que por muito  que para nós seja normal, o mundo ainda não está preparado para isto. Ou por preconceito, tabu, mentes retrogradas, etc...
O problema reside envolver uma 3ª pessoa que não tem opção de escolha. Mas aqui gera duas questões: 1º Sempre é melhor serem amadas por pais sejam estes de que sexualidade forem, do que viverem toda a infância sem pais. 2º Sendo eles adoptados por casais homossexuais, deixam de ter os dois géneros como exemplo. Isto é uma criança precisa de referências para o seu crescimento. Coisa que não acontece tendo dois pais do mesmo sexo. Seguidamente surge outro contra. Um casal de homens adoptar uma criança do sexo feminino. Existem coisas que têm de ser explicadas à criança, que faz muito mais sentido ser uma mãe a explicar. Acho que o resto já foi dito aqui.
Depois reformulo melhor a minha opinião, agora estou sem tempo. Foi um pouco à pressa.
Portanto, para já, acho que ainda há um longo caminho a percorrer para que a adopção em casais homossexuais resulte em pleno, sem correr mal para alguma das partes. Daí achar neste momento, que seria preferível a adopção num casal homossexual feminino. Apesar dos problemas existirem à mesma.
Bom, depois explico melhor a minha opinião. IUsto foi um pouco em cima do joelho. Espero ainda assim, ter conseguido fazer-me entender.
;)



Quantas crianças são criadas e muito bem educadas por apenas uma pessoa? seja a mãe, a tia, a avó, etc...?

E como é que vivem aquelas crianças que por qualquer razão ficaram sem mãe e sem qualquer presença feminina que as substitua?

Enquanto todos formos da opinião que a sociedade ainda não está preparada e é um tema tabu... esta nunca vai estar. Como todos os assuntos complicados em Portugal, passam-se décadas até que estes começam a ser resolvidos ou a tentar ser resolvidos... até lá e neste caso concreto das adopções, as crianças continuam nas instituições que fazem o que podem por elas, continuam a crescer, continuam a desenvolver a sua personalidade tendo por base todos os estímulos e referencias que lhes são possíveis e depois de um determinado período, terão que ir para outras instituições onde aceitam jovens porque, o tempo destas serem adoptadas já passou...  :-\
E no meio deste processo todo, continuamos, o pais, a pensar que é um tema complicado e que os portugueses não estão preparados...  >:(

Os ideais de um casal homossexual é diferente.
Numa fase de crescimento, e numa fase em que a criança tende a imitar os pais em tudo, pode influenciar a sua sexualidade.
Parece estúpido, mas é verdade.
Ashesrain

Citação de: lauviah em 09 abril, 2013, 13:13
Os ideais de um casal homossexual é diferente.
Numa fase de crescimento, e numa fase em que a criança tende a imitar os pais em tudo, pode influenciar a sua sexualidade.
Parece estúpido, mas é verdade.

Isto é do mais sei lá o quê que me poderias ter respondido.  :-\
Está mais que provado que a orientação sexual de uma pessoa não está ligada aos exemplos, nem formas de educação diferentes do comum.
Mas, se assim fosse, como explicas os homossexuais vindos de famílias conservadores por exemplo...
Respeito a opinião de todos, só não aceito dizer-se que ahhh e tal, ainda não estamos preparados, a sociedade, para isso.. pois mas volto a dizer, enquanto se "tapa o Sol com a peneira" HÁ crianças (e casais) que desesperam por uma família a sério.  >:(