Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.489
Total de mensagens
369.595
Total de tópicos
26.958
  • [Outro] Bonsai
    Iniciado por Gawen
    Lido 2.145 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Decidi abrir este tópico para saber se, por acaso, haverá por aqui mais alguém com o "vício" destas pequenas árvores, eu desde pequeno que sempre tive bonsais e é algo que me fascina!

Ora aqui fica um bocadinho de história:
Com origens chinesas, foram os japoneses que aperfeiçoaram a arte do bonsai que significa, literalmente, "árvore num vaso". O objectivo é criar e manter num vaso, com recurso a métodos e técnicas muito específicas, uma árvore miniatura. Considerada uma actividade muito zen, aprenda os primeiros passos para tornar o bonsai no seu passatempo preferido!



O que é mais fascinante nos bonsais é o facto destas miniaturas, que exibem uma altura entre os 15 e os 60 cm, terem as mesmas proporções e linhas que uma árvore de tamanho normal, mas numa escala bastante menor. Por isso, o primeiro desafio é escolher o tipo de bonsai que quer cultivar. Existem várias árvores e arbustos apropriados, por isso, antes de decidir considere as seguintes características: um tronco interessante com ramos bem organizados; uma casca de cor atractiva; uma folhagem compacta e fina, com folhas, flores ou frutos pequenos. A compra do seu bonsai deve ser feita em lojas de jardinagem ou directamente nos viveiros. Pode ainda optar pelo cultivo de sementes, por estacas ou enxertos, mas, para além de demorar algum tempo até ter o bonsai propriamente dito, implica um trabalho de preparação adicional, daí não ser o método mais aconselhado para principiantes. Na altura da compra, certifique-se se o bonsai é de interior ou exterior.

Fonte: O Meu Bonsai

#1
Por norma as plantas dão-se bem em minha casa, crescem e multiplicam-se (estou sempre a fazer novos vasos).
Mas as minhas duas tentativas com bonsais correram mal, e segui sempre as instruções do vendedor, começaram por perder todas as folhas, depois de meses só com o triste tronco, morreram raquíticos.  >:(

#2
Ui isso é chato, possivelmente tinhas espécies mais de exterior, daí isso acontecer... :-\ ou então, consoante o local onde compraste, poderiam já vir com problemas ou o vendedor não dar as indicações devidas.
Regra geral, se o bonsai apanhar Sol e se a rega for feita devidamente não tens problemas, ou seja, sempre que o solo estiver seco, é preciso regar. Para ver isso basta encostar os dedos ao solo ou então ter um palito espetado e retirá-lo para ver se a terra está húmida ou não. No Verão é preciso ter muita atenção pois pode ser preciso regar todos ou dias, no Inverno é o oposto, não regar em demasia e, se for possível, a água da chuva pode tratar da rega!
Como em praticamente todas as plantas, a rega deve ser feita pela manhã ou ao final da tarde.
Depois, há que ter em atenção se é necessário podar, transplantar, adubar, etc, e as alturas certas para o fazer. :)

Eu já tive várias espécies, por agora, tenho um bosque de coníferas, mas quero alargar a família! Ahah :)

eu adoro, mas ainda não adquiri nenhum... :/
geralmente as plantas aqui em casa não se aguentam muito bem...

Muito interessante mas muito trabalhoso. Já tive um à uns bons anos, mas não percebia nada, era agua a mais e muito adubo, acabou por secar.
Aqui a uns meses andava a procura de informação sobre enxertia, e por acaso encontrei num site enxertia feita em bonsai, muito fixe, macieiras, pereiras e por ai, em tamanho mini, nem sabia que o bonsai dava para enxertar.

Citação de: ShellyTantrum em 26 março, 2013, 22:09
eu adoro, mas ainda não adquiri nenhum... :/
geralmente as plantas aqui em casa não se aguentam muito bem...

Hmm, pois sendo assim é complicado, um bonsai, como qualquer planta, precisa de boas condições :)

Citação de: santus_angel em 26 março, 2013, 22:12
Muito interessante mas muito trabalhoso. Já tive um à uns bons anos, mas não percebia nada, era agua a mais e muito adubo, acabou por secar.
Aqui a uns meses andava a procura de informação sobre enxertia, e por acaso encontrei num site enxertia feita em bonsai, muito fixe, macieiras, pereiras e por ai, em tamanho mini, nem sabia que o bonsai dava para enxertar.

Eu geralmente uso adubo em cubos, para não correr o risco de adubar em demasia, conforme o tamanho do vaso, colocam-se os cubos necessários e vão-se dissolvendo com as regas. :)
É verdade, muito do que se aplica às árvores no seu tamanho real é possível em bonsai. Já há muitos bonsais de árvores autóctones.

Quem for da zona de Sintra vá até ao Museu do Bonsai que está tudo (literalmente tudo) com 50% de desconto, é de aproveitar! :)

Na altura usava era em liquido, era meio escuro, não me recordo bem o que era, mas devia ser mistura com algas marinhas. Os cubos são bons, não dão muitas preocupações ;)

Citação de: santus_angel em 27 março, 2013, 23:00
Na altura usava era em liquido, era meio escuro, não me recordo bem o que era, mas devia ser mistura com algas marinhas. Os cubos são bons, não dão muitas preocupações ;)

Exacto, adubo líquido não é difícil de errar a dose e depois ele não se aguenta nas canetas ;D