Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.459
Total de tópicos
26.917
  • A polémica do décimo terceiro Signo
    Iniciado por Zühl
    Lido 8.047 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


Nos últimos tempos, temos visto alguma polémica e alguns mal-entendidos no que diz respeito aos signos do zodíaco e às constelações que o mesmo contém. Na verdade, não devemos fazer confusão entre signo e constelação zodiacal. Os signos, em número de doze, correspondem cada um à divisão de 30 graus do círculo zodiacal ( 360 /12 = 30), os quais recebem o nome da constelação mais significativa daquela região do céu conforme os povos antigos que criaram tal concepção de organização estelar, e que a Astrologia adotou e ajudou a popularizar.

As constelações sempre tiveram, desde a época das civilizações mais antigas, a importante função de dar uma organização ao céu, facilitando sua leitura e ajudando na identificação dos astros. Sempre representaram uma verdadeira cartografia do céu. Acontece, contudo, que até o início deste século, a delimitação das constelações não respeitava um critério padrão, existindo cartas celestes com limites irregulares, além de arbitrários e ainda com algumas linhas curvas. Havia também mapas e globos celestes com configurações artisticamente elaboradas, sem a precisão do rigor científico, como ainda constelações que eram identificadas por linhas arbitrárias que interligavam suas estrelas.

Foi a partir de 1922, quando da criação da União Astronômica Internacional (UAI), que o conceito de constelação começou a mudar e surgiu Ofiúco (Ophiucus) como uma 13a constelação zodiacal. Durante a assembléia geral da UAI em 1925, em Cambridge, foi criado um grupo de trabalho para estudar a questão das delimitações das constelações, surgindo daí a proposta de criação de regiões na esfera celeste, tal como um país dividido em estados. Assim, a esfera celeste foi dividida em 88 regiões, também chamadas constelações, com tamanhos variados e delimitações bem definidas e retilíneas. Cada região recebeu o nome da principal constelação nela predominante e todas aquelas cortadas pela linha da eclíptica (linha que no céu, vista da Terra, representa o caminho percorrido pelo Sol durante o ano) passaram a ser consideradas zodiacais.

Convém explicar que o zodíaco é um círculo ou faixa de 17 graus no céu, que abrange toda a esfera celeste e que tem no centro a linha da eclíptica. Foi desta forma, então, que o zodíaco acabou por ser premiado com 13 regiões ou constelações, que são: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Ofiúco, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. Convém salientar novamente que para ser considerada zodiacal a constelação deve ser atravessada pela linha da eclíptica, ou seja, o sol deve cruzá-la ao longo do ano. Acontece que depois de passar por Libra e Escorpião, o sol cruza Ofiúco de 30 de novembro a 17 de dezembro, antes de entrar em Sagitário. Porém, esta passagem do sol por Ofiúco não é considerada pela astrologia.

Do modo como foi organizado o céu pela UAI, todas as treze constelações ocupam espaços diferentes ao longo da linha da eclíptica, o que significa dizer que a divisão do zodíaco em doze signos de trinta graus cada um é puramente arbitrária e segue apenas a tradição dos povos antigos. Ofiúco é uma constelação um tanto extensa, sendo conhecida também por Serpentário. Na mitologia grega, este agrupamento de estrelas estava associado a Esculápio, deus da medicina. Segundo a lenda, Esculápio passou a dedicar-se à arte da cura após ver uma serpente ressuscitar outra com algumas ervas que trazia em sua boca.

Esta é, inclusive, a origem do símbolo das ciências médicas: duas serpentes enroladas num bastão. Ainda sobre esta constelação, diz-nos o saudoso professor Amaro Seixas Netto:

"Em realidade, o Zodíaco atual tem treze constelações. Desde 1952, temos adotado esta Constelação Zodiacal em nossos estudos, criando assim o Zodíaco perfeito e exato sobre a Eclíptica. Esta descoberta decorreu duma análise profunda do curso do Sol zodiacal, e deste modo propusemos a sua notação na Faixa Zodiacal bem como criamos o seu signo, publicado na Imprensa para registro. Pode observar-se que o Sol, no Zodíaco, percorre pequena parte do Escorpião e logo entra no Ofiuco, para depois ingressar em Sagitário." SEIXAS NETTO, A. O zodíaco. São Paulo : Editora do Escritor, p[agina 60.

Para alguns astrólogos, a polêmica a respeito da existência de um 13° signo não faz sentido, haja vista que não são as constelações lá no céu que influenciam os seres aqui na Terra e sim energias cósmicas que tomam como referência os signos tradicionais. Há também opiniões que procuram justificar que tanto a cobra (Ofiúco) como o escorpião são animais que trocam de pele, indicando uma personalidade sujeita a grandes flutuações, e que, neste caso, Ofiúco vem a ter o mesmo significado astrológico de Escorpião.Portanto, apesar de termos 13 constelações zodiacais, com a inclusão de Ofiúco, a divisão do zodíaco em doze signos, para efeito da astrologia, segue a antiga tradição e não precisa levar em consideração as mudanças estabelecidas pela UAI, o que muitos astrônomos consideram uma imperfeição. E como a divisão do zodíaco em signos não apresenta nenhum interesse prático maior para a astronomia, o surgimento de Ofiúco como região zodiacal em nada deverá abalar as crenças e os estudos astrológicos, pois os astrólogos sabem que suas concepções não partem das constelações e sim dos signos, que são meras convenções.
Believe to see...

muito legal, mas uma coisa me passa, por que não foi asceito esse signo(serpentario) isso não?

Citação de: amon293 em 24 setembro, 2011, 20:41
porque se aceitassem, estavam a assumir que a astrologia não é uma ciência como afirmam mas sim uma pseudo-ciência como afirmam os cientistas e outras pessoas que não acreditam na astrologia.



Nenhum astrólogo sério te diz que a astrologia é uma ciência, nenhum.
O serpenteario é  demasiado pequeno e quebra o equilibro dos outros doze, não é importante na astrologia. Alias há muitas mais constelações no seu que as tais 13...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: amon293 em 26 setembro, 2011, 14:59
um astrólogo "sério" que me diria que é a astrologia então?

Pode dizer que é um método para melhorar a vida, um método de adivinhação um hobbie, uma arte divinatória, etc ciência não...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

#4
Eu adopto o 13º signo, Serpentário! Felizmente, eu mantive o meu signo!

Mais informações:



Hiperligação removida. Consultar por favor as Regras Gerais do Fórum, alíneas 2 e 3. Obrigado.



Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

Citação de: amon293 em 26 setembro, 2011, 22:31
ok.
então o que garante um astrólogo "sério" a quem o consulta? porque razão uma pessoa deve consultar um astrólogo "sério"?

Primeiro tens de acreditar em astrologia caso contrario serio ou não, não te adianta, parece-me óbvio, depois um sério será uma pessoa que tenha um curso por exemplo, não invente só coisas boas, não peça astronomias de dinheiro etc etc... A astrologia é um método de orientação na vida...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: amon293 em 27 setembro, 2011, 13:46
como assim? quando dizes que tenho de acreditar em astrologia, em quê exactamente tenho de acreditar?
porquê que dizes que astrologia é um método de orientação da vida?

Tens de acreditar que a astrologia funciona ora, que há energias que influenciam a pessoa apartir do nascimento.  quem vai a um astrologo pede conselhos orientaçoes, acho eu... logo sera um metodo de orientaçao, há uma frase na astrologia que diz que os astros nao determinam influenciam...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: amon293 em 27 setembro, 2011, 17:25
mas porque razão eu hei-de acreditar nisso?
o que de bom me acontece em acreditar que existem energias que influenciam a minha vida a partir do nascimento?
e o que é que os planetas, as estrelas têm a ver com isso?
que condições/autoridade tem um astrólogo para aconselhar alguém que não conhece sobre assuntos delicados da vida pessoal?
e porquê esta conversa da influencia dos astros?
como é que eles podem influenciar?

não consigo entender isto de acreditar na astrologia... muito menos hoje em dia com a informação e o conhecimento que temos que desmontam completamente todos os pontos da astrologia...

Quem te disse que tens de acreditar?

a verdade é que existem energias, ou circunstancias que influenciam, atravessar a estrada mais a cima é diferente de atravessar mais abaixo. mais acima podes morrer mais abaixo podes ir ao quiosque e ganhar o euromilhoes...
Depois tem tanta autoridade condiçoes como outras pessoas ou como muito psiquiatras psicologos que são calhaus.
A conversa surgiu pk tu a puxaste...

se nao entendes passa a frente...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: amon293 em 27 setembro, 2011, 17:53
a minha pergunta vinha no sentido de tentar perceber, para uma pessoa que não sabe o que é a astrologia, porque razão haveria de começar a acreditar daí estar a perguntar da forma como perguntei.

mas como é que os astros influenciam a minha decisão em escolher atravessar a estrada mais acima ou mais abaixo?

nao era com essa intençao que dei o exemplo.

O que se diz é que influenciam como influencia tudo o que esta a nossa volta, como a lua por exemplo,,,
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: amon293 em 27 setembro, 2011, 18:06
sim, mas influenciam as nossas decisões? como?

Possivelmente dá mesma forma que a lua tem influencia directa nas marés...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: amon293 em 27 setembro, 2011, 19:26
não percebi... o que é que tem a ver a influência da lua nas marés com a uma hipotética influencia nas nossas decisões? as marés decidem se vão ser marés vivas ou não?

Nós somos agua... logo somos influenciados pela lua por exemplo, e atençao eu não sou expert em astrologia ou astrologa...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: amon293 em 29 setembro, 2011, 16:29
mas estás a falar da gravidade? é a única influência que se sabe que a lua tem nas marés...
http://www.hidrografico.pt/glossario-cientifico-mares.php

como é que a gravidade influencia a minha decisão em fazer uma coisa ou não?

olha pergunta a um astrolog looool
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Olá!

A astrologia tal como a conhecemos actualmente é herança ainda que indirecta do mundo Grego e da escolastica medieval.

Acreditava-se que todas as almas antes de "caírem" num corpo apartir do Céu,o mundo das estrelas fixas, onde habitavam,passavam por diversas esferas celestes governadas pelas sete esferas na épocas conhecias.
As sete esferas eram os planetas Saturno,Júpiter,Marte Vénus lua mercúrio sol.

Da queda nos sucessivos mundos recebiamos as respectivas influencias.
Nasciamos sob o signo correspondente á constelação do mesmo nome em que o sol nascia.
Mas tudo isto é crença,portanto vale enquanto tal,é subjectividade.
O mapa astral mostra as doze casas astologicas e a posição dos planetas no momento do nascimento
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

DiogoM
Citação de: amon293 em 30 setembro, 2011, 00:06
alguém por aqui que me queira ajudar e elucidar-me sobre este tema?

Quanto pagas? :D

#14
A astrologia que herdámos da Antiguidade está adaptada àqueles que nascem no Sul da Europa, Próximo Oriente, Europa Ocidental... é um sistema adaptado aos povos da bacia do Mediterrâneo e que não faz sentido extrapolar para outros povos. Qualquer astrólogo sério sabe isso.

Depois, a astrologia é uma grande metáfora. Os povos antigos utilizavam uma linguagem simbólica, carregada de alegorias e metáforas, totalmente diferente da nossa.

Acrescento que o verdadeiro astrólogo não cobra pelos serviços. A astrologia é um conhecimento sagrado e portanto deve ser divulgado sem nada pedir em troca. Os deuses quando nos ajudam, também não cobram pelos serviços que nos prestam.

Maias e afins valem zero.
C'est dans l'air.