Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • 60 perguntas que farão de si um ateu.
    Iniciado por Zühl
    Lido 12.272 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Se Deus nos ama tanto e quer que estejamos com ele, por que ele poria nossas almas em risco ao deixar a difusão de sua palavra a cargo de seres humanos falíveis, mentirosos e pecadores? Será que um professor deixaria um dos alunos assumir seu lugar se isto pusesse em risco o futuro da classe?


Se Satanás é o Pai da Mentira, como podemos ter certeza de que ele não enganou os cristãos e fez com que eles o adorassem como deus e rejeitassem o verdadeiro deus?


Se Deus lançou o Diabo no inferno e o inferno é um lugar de castigo eterno, sem perdão, por que nos ensinam que o Diabo anda por aí nos tentando e nos possuindo? Um carcerário que deixa seus prisioneiros saírem para matar e roubar seria demitido por incompetência.


Se Satanás consegue entrar até nas igrejas e fazer com que as pessoas tenham pensamentos impuros durante os cultos, como os cristãos podem ter tanta certeza de que ele não influenciou a redação e a composição da Bíblia segundo seus interesses?


Deus pensa? Por que um ser que já sabe de tudo precisaria pensar?


Se o Universo está em todo lugar por definição, por que é que tem gente que vive perguntando "de onde veio o Universo"? Ele não pode vir dele mesmo... ou pode?


Se Deus é onisciente, como ele poderia ter se arrependido de sua criação?


Se a alma é imaterial e o corpo é material, como é que a alma fica ligada ao nosso corpo?


Por que Deus mandou o dilúvio para eliminar o mal da Terra? Não funcionou! O mal voltou logo em seguida. Deus já deveria saber que isto iria acontecer, então por que ele se deu ao trabalho?


Se Deus é imutável, porque ele precisou "mudar as regras" enviando-se Jesus na Terra?


Por que um deus todo-poderoso teve que se tornar carne para poder se sacrificar em seu próprio nome, de modo a livrar sua criação de sua própria ira? Será que Deus, em sua sabedoria infinita, não teria uma solução menos primitiva?


Se tudo é "parte do plano de Deus", como dizem os crentes, então Deus planejou todas as desgraças, todas as catástrofes e todos os nossos pecados e não precisamos sentir culpa por nada nem fazer nada para corrigir as coisas.


Porque os teístas dizem que eu preciso vasculhar todos os lugares do universo e não achá-lo para dizer que Deus não existe, se eu só precisaria não encontrá-lo em apenas um lugar, visto que é onipresente?


Se Deus não é a causa da confusão, o que dizer da Torre de Babel?


Cristãos dizem que se um bebê morrer, ele vai para o céu. Por quê então são tão contrários ao aborto, se isso privaria todas as crianças de irem para o Inferno?


Como Deus pode ter emoções (ciúme, raiva, tristeza, amor...) se ele é onipotente, onisciente e onipresente? Emoções são uma reação, mas como Deus pode reagir a algo que ele já sabia que iria acontecer e até planejou?


Deus nunca me deu os brinquedos que pedi quando criança, mas, se eu pedir para ir para o inferno, será que ele vai me atender?


O verdadeiro islamita não deve fazer nada que Maomé não tenha feito. Houve até uma discussão sobre se islamitas poderiam comer mangas. O que, então, estavam aqueles fundamentalistas fazendo naqueles aviões?


Por que Deus permite que uma criança nasça se ele já sabe que ela vai para o inferno? Onde está seu amor infinito?


Como podemos ser felizes no céu sabendo que pessoas que amamos estão sofrendo no inferno? Um crente me disse que as memórias que temos dos entes queridos são apagadas para não sofrermos no céu. Mas se perdemos nossa memória, não deixamos de ser nós mesmo?


Muitas pessoas acreditam em fantasmas. Então porque as pessoas só vêem fantasmas de pessoas ou bichos de estimação mortos? Porque não Neanderthais ou dinossauros? Não haveria um baita fantasma de um brontossauro para quem pudesse ver?


Por que Deus abriu o Mar Vermelho para que Moisés tirasse os judeus do Egito mas não abriu os portões dos campos de concentração?


Por que dizem que temos livre arbítrio se só há duas opções: seguir a Deus e ir para o céu ou desobedecer e ir para o inferno?


Em Isaías 40:28 diz "Não sabes, não ouviste que o eterno Deus, o SENHOR, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga?". Então como é que os católicos dizem que Deus descansou no sétimo dia no Gênesis?


Adão e Eva tinham umbigos?


Judeus tradicionais dizem que o nome de Deus é impronunciável e por isso o chamam de Javé ou JHVH. Como é que então alguém pode ser acusado de falar seu nome em vão se ninguém sabe qual é?


Por que Deus é do sexo masculino?


Se você nasce retardado, sua alma também é retardada? E se você fica retardado depois de velho?


Se o homem é feito à imagem de Deus, então Deus tem pênis?


Por que precisamos rezar se Deus já sabe de tudo o que vamos dizer e do que precisamos? Será que ele gosta que nos humilhemos diante dele?


Por que danos ao cérebro podem mudar nossa personalidade se nossa essência está na alma?


Cristãos adoram dizer o quanto Jesus se sacrificou por nós. Mas se ele era Deus, então como ele não sabia que em 3 dias estaria no céu para nos governar? Se ele está lá e vivo, o que exatamente ele sacrificou?


Se o design de Deus é tão inteligente, porque os homens possuem mamilos?


Como Adão e Eva podiam saber que era errado comer da Fruta do Conhecimento se só ao comê-la saberiam o que era bom e mal, certo e errado?


Se Deus detesta tanto o prepúcio que manda que os homens sejam circuncidados, por que ele os criou assim?


Como podemos ofender a Deus se não é possível surpreendê-lo?


Se a reencarnação é real, porque é que a população mundial continua crescendo? De onde vem todas essas almas novas?


Em 1 Coríntios 15:50 diz "Isto afirmo, irmãos, que a carne e o sangue não podem herdar o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção". Como Jesus pôde então ascender ao reino de Deus se ele mesmo é carne e sangue?


Por que Deus criou o Mal (Isaías 45:6-7) se ele não quer que o pratiquemos? Por ele cria as pessoas que já sabem vão para o inferno?


Se algum dia houver transplantes de cérebro, a alma irá junto com ele?


Por nós já não nascemos sabendo tudo sobre Deus, por que temos que descobrir qual é a religião certa e ainda decifrar seus enigmas?


Por que a genealogia de Jesus passa por José se ele não era seu pai? E por que há duas genealogias diferentes, já a partir do pai de José?


Por que quase todas as descrições de Deus equivalem à não-existência (incorpóreo, imaterial, incompreensível, invisível, imperceptível etc.) ?


Por que Deus não aparece a todo mundo e nos convence de sua existência? Por que ele só se revela de maneira tão duvidosa e tão obscura?


De acordo com Mateus 5:17, Jesus não veio abolir a Lei e os profetas, apenas completá-los, e que nem uma vírgula deverá ser alterada enquanto existirem céu e terra. Como Jesus ainda não voltou, a Lei ainda está valendo, portanto, por que não saímos por aí queimando bruxas, apedrejando adúlteras e crianças desobedientes, matando homossexuais, excluindo gente que trabalha aos sábados (enfermeiras, médicos etc.), aspergindo sangue nos altares, arrancando a cabeça de passarinhos e sacrificando pessoas a Deus (Levítico 27:28) ?


Se os crentes aceitam que Deus sempre existiu, por que eles não aceitam que o universo sempre existiu?


Que deus de infinito amor aceitaria sacrifícios humanos, inclusive de seu próprio filho e dos filhos de suas criaturas?


Se Jesus era Deus em forma humana, ele morreu para nos salvar dele mesmo?


Se os cristãos dizem que não podemos afirmar que as ações de Deus são más porque ele tem um plano divino e, sendo Deus, está fora de nossa compreensão, então também não podemos afirmar que Deus é bom. Deus seria amoral? Se a moral é algo subjetivo, que varia conforme a época e a cultura, como podemos definir se Deus é bom ou mau?


Por que Deus criaria gente que não acredita nele e depois os puniria por ser aquilo que ele os fez?


O que é o "plano de Deus"? Um deus onipotente e onisciente não precisa planejar nada. Isto é coisa de criaturas limitadas, que não conhecem o futuro. Se Deus tem um plano, então ele é limitado como nós.


Por que precisamos de um corpo se nossas almas podem fazer tudo o que fazemos e até melhor?


Se Jesus não era filho de José, porque sua árvore genealógica nos evangelhos é traçada até ele?


Como pode um deus de infinito amor e misericórdia assistir a bilhões de seus filhos queimar por toda a eternidade?


Como Deus julga os que viveram antes de a Bíblia ser escrita?


Como é possível que uma alma queime? Elas não são entidades espirituais? Seria um "fogo espiritual"? Para que Deus se daria todo este trabalho para torturar seus filhos queridos? Como é possível acreditar em que Deus seja tão bárbaro que só se acalma com a morte e a tortura dos que o contrariaram?


Se tudo faz parte do plano de Deus, que diferença faz rezar ou não?


Por que Deus permite que crianças nasçam só para morrer logo em seguida?


Por que Deus não proibiu Adão e Eva de comer da outra árvore mágica?


Porque Deus possui quase todas as características de algo que não existe? Por exemplo: imaterial, incorpóreo, incompreensível, invisível, inexplendorável, etc...
Believe to see...

#1
Bem, eu não sou religioso, nem crente, no entanto, segundo o meu conhecimento da bíblia, há aqui algumas questões que denotam falta de conhecimento da mesma.

Assim de repente saltam-me algumas à vista...

Se Deus lançou o Diabo no inferno e o inferno é um lugar de castigo eterno, sem perdão, por que nos ensinam que o Diabo anda por aí nos tentando e nos possuindo? Um carcerário que deixa seus prisioneiros saírem para matar e roubar seria demitido por incompetência.
Deus não lançou o Diabo no Inferno, porque o Inferno não existe, ou pelo menos, não com a interpretação que a igreja Católica lhe dá. A bíblia diz que Satanás está à solta na terra, tentando desviar as pessoas de Deus. De facto, é ainda referido que quem governa a Terra é Satanás, não Deus.

Se Jesus era Deus em forma humana, ele morreu para nos salvar dele mesmo?
Jesus é o filho do Deus Jeová, ou Javé.

Se Deus não é a causa da confusão, o que dizer da Torre de Babel?
A Torre de Babel foi um castigo aplicado por Deus, porque o povo não seguiu os seus ensinamentos. A confusão aqui é algo específico, não a confusão aplicada num termo generalizado.

Cristãos dizem que se um bebê morrer, ele vai para o céu. Por quê então são tão contrários ao aborto, se isso privaria todas as crianças de irem para o Inferno?
A bíblia não diz que os bebés vão para o céu, assim como não diz que existe um céu com esse conceito. Fala sim de um paraíso, um futuro paraíso que terá lugar na Terra depois do armagedom.


Muitas pessoas acreditam em fantasmas. Então porque as pessoas só vêem fantasmas de pessoas ou bichos de estimação mortos? Porque não Neanderthais ou dinossauros? Não haveria um baita fantasma de um brontossauro para quem pudesse ver?
Bem, esta penso que nem vale a pena comentar... De facto esta pergunta está um pouco desalinhada do tema base. Deve ter sido a que faltava para perfazer as 60 ;D Já agora, alguém me sabe dizer o que é um "baita"??

Por que precisamos de um corpo se nossas almas podem fazer tudo o que fazemos e até melhor?
Segundo a bíblia, a alma está ligada ao corpo. Quando o corpo morre, a alma morre com ele. A diferença entre os seguidores de Deus e os não seguidores é que os seguidores serão ressuscitados e os não seguidores não.

Como pode um deus de infinito amor e misericórdia assistir a bilhões de seus filhos queimar por toda a eternidade?
Isso é, na minha opinião pessoal, algo que a Cristandade incute (ou tenta incutir) nas pessoas para que as pessoas tenham medo de não seguir a religião. Na bíblia não há nada que diga isso. O que a bíblia diz é que os infiéis serão queimados num fogo aqui na Terra, mas não sem antes serem julgados por Deus. E morrerão normalmente, não ficam vivos a arder eternamente.


Mais um vez, isto são apenas respostas dadas pelo conhecimento que tenho da bíblia, não significa de todo a minha aceitação da religião nem as minhas crenças.

Sinceramente não vos posso indicar capítulos nem versículos que confirmem as minhas respostas na bíblia porque não conheci tão bem a bíblia ao ponto de decorar tais coisas, nem é algo com que tenha contacto actualmente.

Muito bem comentado Iceburn  ;)
Também não faço a minima do que seja "baita" lol  :D
Believe to see...

Muito bem Iceburn,ninguém responderia melhor! ;)
:angel:

Raedon
Peço desculpa pelo desenterro, mas há aqui perguntas que nos fazem pensar, lá isso é verdade!

"Por que Deus abriu o Mar Vermelho para que Moisés tirasse os judeus do Egito mas não abriu os portões dos campos de concentração?"

Esta é uma delas..  :-\

tvneves
tambem te dava respostas a muitas delas... algumas denotam sim falta de conhecimento como disse o iceburn.
sou catolica, nao concordo com tudo o que se passa na igreja mas mesmo assim nenhuma destas questoes me fez duvidar daquilo em que acredito. as respostas a essas questoes estao dentro de nos mesmos e se procuramos bem saberemos em que acreditar.

Respondendo o que significa baita ou a expressão "um baita dinossauro" é a mesma coisa que dizer "um enorme dinossauro". Baita = grande, enorme, etc...
"Alis Volat Propriis"

alguem ja viu o Zeitgeist? (fico me por aqui, podem fechar)

Não sendo eu religioso ou praticante de qualquer fé...
Tenho fé numa força que existe, porque já a senti e já vi e ouvi. Quem medita saberá do que falo, quando te conectas contigo próprio, tudo se conjuga no mais perfeito dos aspectos.

Recuso-me a chamar Deus a essa força, que é para mim o Universo ou o Cosmos ou a Mãe Natureza... Qualquer desses nomes servirá no meu ver.

Ok, a maioria das perguntas acima é respondida com a simples expressão: Livre Arbitrío.
Algumas perguntas acho-as um pouco ridículas, mas são válidas para expôr a questão principal.

Atenção não defendo a existência dum Deus castigador, observador, legislador, muito pelo contrário, apenas acho que se fazem as perguntas erradas... É a minha opinião!
"Nada é absoluto, tenho um relógio avariado que está certo duas vezes por dia"

"Sejas uma pedra ou um grão de areia, na água ambas se afundam"

#9
Citação de: Moutinho32 em 25 dezembro, 2010, 03:06
alguem ja viu o Zeitgeist? (fico me por aqui, podem fechar)
Sim já o vi eles tem uma explicação que na minha opinião tem lógica , mas os crentes metem a bíblia para provar o seu lado . Primeiro faz a tua própria investigação sobre o assunto e so ai e que tu podes saber se o que dizem na primeira parte do  Zeitgeist e verdade .

Citação de: AlexSynchro em 25 dezembro, 2010, 03:52


Atenção não defendo a existência dum Deus castigador, observador, legislador, muito pelo contrário, apenas acho que se fazem as perguntas erradas... É a minha opinião!

O Deus castigador e muitas historias da Bíblia são contadas dessa forma para assustar as pessoas e para elas não questionarem essas historias , criar o medo e controlar o "rebanho" sempre foi uma maneira da Igreja católica de estar por cima de tudo e todos .

Já que falei na Bíblia fica aqui um documentário http://marcoponce.com/2010/01/a-lamp-in-the-dark-the-untold-history-of-the-bible/
Quem tiver interessado/a que faça a sua própria investigação . 

Zeitgeist tem a sua ponta de verdade... Já vi, revi, analisei, voltei a ver e concluí que... Onde há fumo há fogo!

Eu já li a Biblia e é um conjunto de livros extremamente interessante que recomendo a todos independentemente da religião que practicam. Por vezes é necessária uma interpretação literal, mas é preciso ler com atenção e dedicação!

Concordo contigo Blackswan, o Deus castigador foi/é uma ferramenta para manipulação de massas... Extremamente eficaz devo acrescentar.
"Nada é absoluto, tenho um relógio avariado que está certo duas vezes por dia"

"Sejas uma pedra ou um grão de areia, na água ambas se afundam"

Citação de: AlexSynchro em 25 dezembro, 2010, 03:52
Não sendo eu religioso ou praticante de qualquer fé...
Tenho fé numa força que existe, porque já a senti e já vi e ouvi. Quem medita saberá do que falo, quando te conectas contigo próprio, tudo se conjuga no mais perfeito dos aspectos.

Recuso-me a chamar Deus a essa força, que é para mim o Universo ou o Cosmos ou a Mãe Natureza... Qualquer desses nomes servirá no meu ver.

Ok, a maioria das perguntas acima é respondida com a simples expressão: Livre Arbitrío.
Algumas perguntas acho-as um pouco ridículas, mas são válidas para expôr a questão principal.

Atenção não defendo a existência dum Deus castigador, observador, legislador, muito pelo contrário, apenas acho que se fazem as perguntas erradas... É a minha opinião!

Subscrevo.

Acrescento que as respostas nem sempre estão no judaico-cristianismo. Há que ir buscá-las a outras religiões.

Quanto à Bíblia, já os romanos sabiam que era um colecção de mitos. Há que interpretar sem ser de forma literal, um pouco como sucede com a mitologia grega. Pessoalmente, acho mais bela esta linguagem simbólica -e mais eficaz.
C'est dans l'air.

A bíblia tem muito a ver com simbolismo, e a maioria das perguntas leva a bíblia a letra...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Eu pensava que os bebés que morriam iam para o limbo e não para o céu

Sou católica, apenas porque os meus pais decidiram baptizar-me. No entanto não sou praticante.

Por vezes, quero muito acreditar que existe um Deus que me pode ajudar quando eu preciso.

Mas há uma situação na minha vida que me faz questionar a bondade de Deus. Sou mãe de uma criança que nasceu com deficiência.

Pergunto: Porque nascem pessoas assim? Há pessoas que me dizem para ter fé em Deus que Ele irá ajudar-me a mim e ao meu filho. Mas porque Ele não me ajudou durante a gestação? Porque não fez que o meu filho nascesse sem qualquer problema?