Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Deus, anjos e demonios
    Iniciado por LunarSol
    Lido 7.445 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Citação de: LunarSol em 09 outubro, 2009, 01:00
Deus é criador de tudo e todas as coisas.

Se tudo partiu Dele, o bem e o mal igualmente proveio da mesma origem?

Na fé Cristã podemos ver que Deus criou um Arcanjo que mais tarde se rebelou e se tornou seu opositor.
(Será Deus o responsável pelo mal existente?)

Se Deus é o criador e a origem de todas as coisas, essa será a resposta. Deus também criou o mal. Mas sem o mal, o bem não existiria.

Citação de: LunarSol em 09 outubro, 2009, 01:22
Será que o mal e o bem afinal de contas, não existem?

A partir do momento em que se tornaram conceitos frutos da moralidade, eles passaram a existir. Não é que, num sentido extremamente racional, eles existam realmente, porque afinal, eles nasceram da dicotomia antiga e necessária que o homem se viu forçado a desenvolver para conseguir viver consigo mesmo. Uma moralidade que partiu do principio da segurança e que se moldou ao longo dos tempos. Nem sempre utilizado da melhor maneira, mas foi o melhor que se conseguiu para gerar uma organização em nome da sobrevivência.

Agora a questão de ser correcto, procurar o bem, é tudo uma questão dos princípios, das perspectivas intrínsecas a cada ser, nas suas experiências e desenvolvimento.


Citação de: LunarSol em 09 outubro, 2009, 15:30
Estes atributos partiram de Deus ou são Deus?

Relativamente aos atributos. Como é que poderia não ser Deus? Se Deus é a origem, ele logicamente, teria que ser tudo o que existe. Tudo o que partiu da origem. Porque se é a origem, é como o primeiro pedaço da existência. A semente que gerou todos os frutos, estragados ou não, continuam a ser frutos. Por outro lado, também se pode dizer que os tributos partiram de Deus. Não podemos chamar à semente árvore, mas sabemos que a árvore é a semente que se desenvolveu.

Portanto, esses atributos partiram de Deus e são Deus (ou pelo menos parte dele ;D).

""Ha no homem algo de fundamental, que nao se consegue."

O Livro de Enoch, a Cabala, a escola ocultista Rosa-Cruz e a Teosofia, na minha opinião, dão as respostas ;) Santo Agostinho também ajuda, mas é uma leitura mais profunda, mais complexa.

Na realidade, Deus é o tudo que é nada. É o conceito difícil de entender, principalmente para alguém do século XXI. Deus criou o visível -o mundo material, o Universo, com as suas galáxias, planetas, etc.- e o invisível -o plano espiritual. A evolução da humanidade começou há muitos milhões de ano, no plano espiritual. A sua queda ocorre com ao longo de dezenas de milhar de ano, e é representada simbolicamente por Adão e Eva. Lúcifer, aquele que traz a luz, conhecido como Prometeu pelos gregos, ensina o homem a rebelar-se contra o Criador. Quando ocorre a queda dos Anjos que, conhecendo a essência de Deus, a recusam, Satanás, o seu chefe, inicia o plano pela destruição do Homem. Começa então a eterna batalha entre o Bem e o Mal.

Esta história é relatada ao longo de milénios, por diferentes culturas. Os nomes das entidades, e os pormenores é que variam. Nós, tal como os judeus e os islâmicos, herdámos uma versão da antiga Mesopotâmia. Diferente ascetas e ocultistas, como Helena Blavatsky, ao longo da História, confirmaram este relato e acrescentaram novos dados, obtidos através de viagens astrais e contactos com entidades.
C'est dans l'air.