Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Pedra Alumbre - Propiedades/Usos
    Iniciado por santus_angel
    Lido 19.510 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
anokidas
Citação de: chacalnegro em 13 fevereiro, 2013, 00:25

Bom, mas podes procurar na net o De Proprietatibus Rerum, de Bartholomaeus Anglicus. De certeza que há alguma versão traduzida. Este senhor copiou e acrescentou o Physiologus.

Já vi a versão original não traduzida e de certeza que este livro deve dizer muita coisa sobre este assunto,consegui enviar a versão traduzida para o meu mail. ;)

Citação de: chacalnegro em 13 fevereiro, 2013, 00:16
De duas obras medievais: uma é o Physiologus, o outro é atribuído a um rei da Arábia que terá vivido no séc. I. Este livro é muito raro, do qual só conheço duas cópias: uma está na biblioteca real de Edimburgo e a outra está na Biblioteca pública de Évora. Se bem me lembro, tenho uma cópia em microfilme do exemplar de Évora. Ofereço-a a quem souber latim e paleografia medieval ;).

O latim ainda vai que não vai, a paleografia medieval...  ::) Nem por isso ;D
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

chacalnegro
Citação de: Niklaus Grimaldi em 13 fevereiro, 2013, 18:31
O latim ainda vai que não vai, a paleografia medieval...  ::) Nem por isso ;D
Ora bolas, pronto foste eliminado enquanto candidado a uma oferta de microfilmes :laugh:

Agora fora de bricadeiras, se te interessa este tema procura o de Proprietatibus rerum, que tens lá muita informação acerca de como o homem medieval via o mundo. Vai dentro da linha do pensamento aristotélico, segmentando os vários reinos naturais/elementos: a terra, o ar, o fogo e água. Descreve as propriedades (muitas vezes mitológicas) dos animais, minerais, etc. Como é óbvio algumas das coisas lá descritas nem sequer existem, como o unicórnio ou o basilisco, mas teve uma forte influência no pensamento científico medieval e, sobretudo, na elaboração de vários tratados de magia, a partir do Renascimento.

#18
Não é algo pelo que me interessei por aí fora, mas também encontra-se muito pouco sobre isso por aí.

Seria algo novo a descobrir, pesquisar, duvidar, reflectir... Para uma pessoa que como eu gosto de descobrir e conhecer coisas novas, é fantástico...

Encontrei o livro na internet. Para interpretar aquilo tudo, não vai ser fácil ;D
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós