Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.480
Total de mensagens
369.585
Total de tópicos
26.952
  • Uma noite diferente
    Iniciado por arp
    Lido 2.490 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
arp
Olá pessoal sou nova por aqui, e queria por aos entendidos uma duvida sou mãe de duas crianças, um de 3 anos e uma de 2 aninhos.. E o que se passa é o seguinte, tenho andado a sonhar que existe espiritos no quarto deles. Sonho que me levanto da cama e que vou ate ao quarto e encontro tudo remexido as camas fora do sitio, e os meus filhos falam com uma voz que não a deles..

É sempre igual o mesmo sonho.. aconteçe sempre o mesmo.. Isto está realmente a afectar-me, não sei se é so a imaginação a flutuar ou se se passa algo.

Já agora aproveito para dizer que já por duas vezes que sonho, mas tenho a certeza que estou acordada, que sinto algo em cima de mim, nao consigo me explicar muito bem, mas já foram duas as vezes em que isto aconteçeu! sinto que sou puxada da cama mas, eu quase que juro que estou acordada. E por mais que tente gritar nao consigo.. E por norma aconteçe-me quando durmo de barriga para cima e levo muito tempo a adormecer, se bem que na minha opinião eu nao estou a dormir quando isto acontece...

Coisas relacionadas com isto, so mesmo quando era pequena e vivia ainda com a minha mae, havia de vez em quando umas sombras que apareciam no hall de entrada, iam e desapareciam.
Caso seja do vosso interesse, perdi uma pessoa de familia à cinco anos e sempre que sonho com ele ( meu avô) não consigo falar com ele.. ele olha para mim e so chora!
Alguem me pode dar umas luzes se é melhor ir a um psicologo, é que estes sonhos dao cabo de mim, para quem se deita á meia noite e se levanta as 5 da madrugada e com dois filhos é um bocado complicado pois dou por mim muitas das vezes a pensar nisto.. Para ser sincera já dei com o pirata mais velho ( forma carinhosa que chamo o meu casalinho) a falar sozinho na cama quando esta a dormir, e acabo por ter receio do ir ver porque me vem á cabela todos os sonhos que tenho tido.. Helllpppp....
*ARP*

Para o espiritismo, os sonhos se originam no espírito que, fora do corpo durante o sono, actua no mundo espiritual e ao acordar, imprime suas imagens e sensações no córtex cerebral, dando margem à lembrança em forma de sonho. O sonhador, estando desencarnado ou encarnado, sonhará, pois o sonhar é um ato psíquico que transcende o funcionamento cerebral. No desencarnado, as impressões serão gravadas em sua estrutura perispiritual após despertar. O senhor do sonho é o espírito, cuja única destinação é a ascensão espiritual. Não temos a preocupação em provar que os sonhos são de origem espiritual ou que alguns deles apresentam aspectos inerentes a essa concepção.

Allan Kardec divide os sonhos em três categorias: Sonhos provocados pelo organismo e que demoram em ser esquecidos; Sonhos mistos, causados pelo organismo e por uma acção espiritual, que são logo esquecidos e sonhos etéreos ou espirituais, que não são lembrados. Para a psique não há tempo ou espaço, as coisas ocorrem num mesmo instante. Assim vemos os sonhos proféticos, que parecem mostrar algo que vai ocorrer algum tempo depois ou já aconteceu. O sonho premonitório se caracteriza pelo conhecimento prévio de fatos, que depois de vistos ou vivenciados, durante o sono, se confirmam, num período, mais ou menos longo, durante a vigília.

Embora que, por vezes, quando no nosso dia-a-dia estamos sempre a presenciar o mesmo e a assistir a relatos do mesmo e tememos que aconteça a nós mesmos ou quem mais amamos no mundo, criámos uma ilusão na nossa cabeça e quando sonhamos (quando estamos a relaxar) tudo "vem ao de cima" e nos dá a parecer que tudo aquilo que receámos que aconteça, está mesmo a acontecer.
"Eu não preciso dos padres do mundo, porque não preciso do Deus do céu. Isto quer dizer, que tenho meu Deus dentro de mim" - Eça de Queirós

Boas arp,

Bem, na minha maneira de ver um sonho repetitivo não é indicador de paranormalidade.
Por vezes, certos medos estão no subconsciente, acabando por manifestar-se nos sonhos, por vezes ...

Ainda assim, pelo que descreveu não considero que seja motivo para alarme, embora entenda que a deixe desconfortável.
Existe um leque de explicações possíveis, dentro da ciência para o que descreve,
assim como seria fácil ceder a tentação de qualificar como algo paranormal.

Questionar faz bem, e aconselho !!

A linha que separa estas duas áreas é muito ténue, e não se pode sem uma total compreensão e constatação de factos,
dizer em verdade, que é uma ou outra.

Não é fácil definir em qual se enquadra, apenas pelo que mencionou, e sinceramente creio, que não se deve deixar levar,
por qualificações e divagações, que poderiam complicar o que pode ser comum.

Se tiver mais detalhes ou situações, seria mais fácil analisar e chegar a conclusões.

Quanto a situação, do menino mais velho ...
Bem ... se por um lado, falar durante os sonhos é normal, isso não chega para assumir nada.

Convém, na verdade estar atenta e fazer exactamente o inverso.
Numa próxima vez, vá ver o que ele diz e assim poderá ter mais elementos que ajudem a chegar a conclusões.

No caso de algo do foro sobrenatural, o medo é o seu pior inimigo ... mesmo !!

Qualquer novidade, aqui estaremos ...

Abraço
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

arp
Citação de: Seth em 10 janeiro, 2013, 07:38
Boas arp,

Bem, na minha maneira de ver um sonho repetitivo não é indicador de paranormalidade.
Por vezes, certos medos estão no subconsciente, acabando por manifestar-se nos sonhos, por vezes ...

Ainda assim, pelo que descreveu não considero que seja motivo para alarme, embora entenda que a deixe desconfortável.
Existe um leque de explicações possíveis, dentro da ciência para o que descreve,
assim como seria fácil ceder a tentação de qualificar como algo paranormal.

Questionar faz bem, e aconselho !!

A linha que separa estas duas áreas é muito ténue, e não se pode sem uma total compreensão e constatação de factos,
dizer em verdade, que é uma ou outra.

Não é fácil definir em qual se enquadra, apenas pelo que mencionou, e sinceramente creio, que não se deve deixar levar,
por qualificações e divagações, que poderiam complicar o que pode ser comum.

Se tiver mais detalhes ou situações, seria mais fácil analisar e chegar a conclusões.

Quanto a situação, do menino mais velho ...
Bem ... se por um lado, falar durante os sonhos é normal, isso não chega para assumir nada.

Convém, na verdade estar atenta e fazer exactamente o inverso.
Numa próxima vez, vá ver o que ele diz e assim poderá ter mais elementos que ajudem a chegar a conclusões.

No caso de algo do foro sobrenatural, o medo é o seu pior inimigo ... mesmo !!

Qualquer novidade, aqui estaremos ...

Abraço



Agradeço desde já a sua resposta! Muito simples e directa! Obrigada, realmente para quem não entende muito disto, assim fica mais fáçil! E já agora e quanto a dois sonhos que já tive em que tenho a sensação que eu estou (pode parecer parvo) sinto que estou no "ar" a olhar para mim deitada na cama e vejo me muito bem a tentar fugir de uma "força" que se poe por cima de mim, e vejo-me a tentar gritar, mas não consigo! Tenho a sensação de que eu, estava fora do meu corpo.. É que lembro-me disto tão bem, que parece que nem estava a dormir! Quanto a isto, será que me pode ajudar? Desde já os meus sinceros agradecimentos...

*ARP*

Ola arp,

Bem, esses sonhos que fala, essa "sensação de estar no ar", é idêntica a uma viagem astral.

Há quem as faça por opção, outras por casualidade.

Procure entender esta parte :

Antes de passarmos ao lado sobrenatural, teremos de descartar o lado cientifico.
É mais frequente do que parece ...

Ou seja, o mais comum seria através da Medicina, descobrir se sofre de problemas  como :

Paralisia do sono


E porquê esta em concreto ?[/i]

Porque a arp, descreveu um sintoma que diz respeito a este problema.

Dormir de barriga para cima

Há mais sintomas, e estes só a arp poderá dizer se é idêntico, tais como :


Agenda de sono irregular; cochilos; privação de sono

Stress elevado

Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém

Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio.

Sono induzido através de medicamentos, como anti-histaminicos


Lembre-se, primeiro devemos excluir o que sabemos (Medicina),
para então procurarmos noutros lugares (sobrenatural).

Abraço
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

arp
Citação de: Seth em 10 janeiro, 2013, 13:51
Ola arp,

Bem, esses sonhos que fala, essa "sensação de estar no ar", é idêntica a uma viagem astral.

Há quem as faça por opção, outras por casualidade.

Procure entender esta parte :

Antes de passarmos ao lado sobrenatural, teremos de descartar o lado cientifico.
É mais frequente do que parece ...

Ou seja, o mais comum seria através da Medicina, descobrir se sofre de problemas  como :

Paralisia do sono


E porquê esta em concreto ?[/i]

Porque a arp, descreveu um sintoma que diz respeito a este problema.

Dormir de barriga para cima

Há mais sintomas, e estes só a arp poderá dizer se é idêntico, tais como :


Agenda de sono irregular; cochilos; privação de sono

Stress elevado

Mudanças súbitas no ambiente ou na vida de alguém

Um sonho lúcido que imediatamente precede o episódio.

Sono induzido através de medicamentos, como anti-histaminicos


Lembre-se, primeiro devemos excluir o que sabemos (Medicina),
para então procurarmos noutros lugares (sobrenatural).

Abraço


Mais uma vez lhe agradeço as respostas... Entendo-as na perfeição! Obrigada! :)
Quanto ao que pôs e que pudesse ser o caso, vejo ai algumas coisas que se encaixam: stress ( levo os dias a correr) e ainda as horas para dormir não são sempre certas...
Mas tirando isso, quando adormeço, ou melhor, quando estou a tentar dormir de barriga para cima, já por duas vezes que me aconteçe isto. Tenho mesmo a sensação que tou quase no tecto a olhar para mim deitada na cama... É estranho porque não me lembro de isto ter acontecido. Agradeço a ajuda. E a paciencia :)
*ARP*

Ola arp,

O cérebro tem de facto recantos insondáveis.
E por mais que queiramos, não nos é fácil assimilar a forma como se comporta.

Passemos então á parte mais complexa do tema, se exclui a Medicina.

De uma forma geral, isto é visto de duas formas.

Por um lado, é visto pelos céticos como alucinação apoiados por estados (EQM), por medicações anestésicas.

A hipótese de alucinação segue o principio da  Navalha de Occam, o princípio da parcimónia,
pois não há nenhum estudo que sustente a existência de um plano não-físico,
não-mensurável aonde há interacção de substância não-físicas com substâncias físicas (causalidade), devido
pontualmente, ao carácter não-mensurável e estritamente subjectivo, onírico e possivelmente alucinógeno das experiências.

Se um fenómeno não pode ser detectado por aparatos físicos, ou seja, por aparatos científicos, então muitos fenómenos podem existir de maneira aleatória e nenhum tem relevância maior porque não podem ser detectados.

Segundo os espirítas, o desdobramento trata-se de um processo de exteriorização do perispírito do corpo físico.

Os portadores desta faculdade têm sonhos vívidos, coerentes e nítidos em que assistem a cenas que, mais tarde, descobrem terem sido fatos reais ocorridos em outros lugares. Podem também ter visões de cenas fantásticas, com muito realismo, ouvir sons e até sentir contacto dos lugares onde forem.
Essa faculdade pode ser desenvolvida através de exercícios metódicos.
Também é chamado de desdobramento astral, exteriorização ou emancipação da alma.

A meu ver, e sem grandes hipóteses de aprofundar, creio que a arp tem,
Projecção Semiconsciente, que ocorre quando o grau de consciência é intermediário,
e a pessoa ficaria sonhando acordada fora do corpo, totalmente iludido por suas ideias oníricas.
Conhecido também como sonho lúcido.

No que diz respeito à sensação de que algo a segura ou prende o corpo, estou em crer que será,
Catalepsia projectiva, um estado em que a consciência ou experiência subjectiva se encontra no corpo,
mas sem domínio sobre este, e é comum no começo e principalmente no fim da experiência extra-corpórea,
normalmente durando poucos instantes.
O estado de paralisia astral é passível de ocorrer durante a projecção.

Assim sem mais pormenores, pelo menos para mim é difícil ajuizar de uma forma mais concreta.
Se houver algo mais, ajudaria a tentar entender ...

Abraço
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

gosto deste debate, parece interessante
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem