Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Top 5 Jogos mais deprimentes da actualidade.
    Iniciado por Sharkuel
    Lido 2.574 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nos dias de hoje, os videojogos por norma têm uma história para contar, seja ela uma historia de fantasia, baseada em factos, ou algo criado para simplesmente nos incutir sentimentos. Este tópico ira debruçar-se sobre esse aspecto, no que toca a transmitir sentimentos, mas sentimentos mais negativos no jogador, pelo que aqui vai, o Top 5 dos jogos mais deprimentes da actualidade.

SPOILER ALERT
[/b]

5 - Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots


Ora quem não conhece o franchise Metal Gear Solid?! Quem não conhece o Solid Snake?! Este senhor está em 5º lugar pois neste jogo, o Guns of the Patriots, para além de ser a sua ultima missão na sua carreira, este luta com ele mesmo para se manter vivo para a conseguir terminar. Ora quem jogou os varios jogos da saga, sabe o que este senhor passou, desde a testes geneticos, a experiências com nano-máquinas. Neste particular episódio começa-se a ver reflexos do que essas experiencias lhe fizeram, para alem da velhice, que lhe delibitaram e muito o fisico. Mas isso não o impede. Ora para piorar a situação, ele tambem se torna num agente da morte para terceiros, pelo que o afasta de tudo e todos enquanto este luta para manter o folego, e salvar o mundo de uma rede terrorista. Sinceramente dá muita pena aos jogadores ver aquele Solid Snake debilitado, que mal consegue andar, que mal consegue respirar, e mesmo assim não ter tempo para descanço ou paz. Até aos seus ultimos dias, sempre com o dedo no gatilho. A unica vida que este homem conheceu, no fundo.

4 - Heavy Rain


Este jogo em particular é interessante no sentido que roda a volta de uma das pessoas mais miseraveis do mundo. Ethan Mars num acidente perde um dos filhos, e fica em coma. Quando acorda, descobre que a mulher o quer deixar, que o peso da resposabilidade da morte do filho é toda dele, e que para melhorar ainda, um serial killer rapta-lhe o outro filho e o faz passar por um enorme sofrimento, obrigando-o a fazer coisas que poem em causa a sua própria dignidade e humanidade a fim de salvaguardar a vida do seu filho. Quem joga este jogo facilmente se envolve emocionalmente com Ethan, e coma  sua míseria. Inclusive já foi aconselhado a pessoas com Depressão diagnosticada afastar-se deste jogo, visto que pode levar a que os seus jogadores acabem por ter acções semelhantes por muito menos. ::)

3 - Mass Effect


Esta é uma triologia que têm varios finais, nos três jogos, mas o final da triologia em si é tão deprimente que chegou a ser polemica. Basicamente, imaginem o jogador que passou cerca de 145 horas de jogo, a tomar decisões que influenciam o decorrer do jogo, a ver como o Shepard salva o universo de uma raça de Aliens que leva a cabo um genocídio a escala espacial, somente para veres que a unica solução... É abdicar de tudo o que lutaste para destruir... Tudo. E começar de novo?! Não. Jogem o jogo, completem-no, pois este é mt complicado de explicar por se tratar de uma trilogia. Mas sempre tens a impressão que estás a lutar uma guerra perdida a muito, mas a maneira como são aplicados raios de esperança ao decorrer do jogo é o que torna esta muito cativante de jogar. Cativa-te até ao fim, somente para veres que as acções que tiveste contribuíram muito pouco para inverter o que tanto querias evitar, apesar de ao inicio parecer que fazes toda a diferença.

2 - Dragon's Dogma


Este jogo é Japones. ::) Porque começo logo com esta frase?! Pois os japoneses têm uma maneira muito particular de incutir valores e filosofias na cabeça das pessoas que acompanham os seus contos, tal como acontece aqui em Dragon's Dogma. Resumidamente, a historia "inicial" passa por um Dragão que ataca uma vila costeira de pescadores, e curiosamente uma pessoa (o personagem principal) decide enfrentar o Dragão, apesar deste ser do tamanho de um castelo e ter uma sabedoria acima da media. O Dragão ganha interesse nele e decide celar um pacto com ele, por o personagem a prova. Esse acordo é estabelecido com o Dragão retirar o coração ao heroi, e condena-lo a uma mortal batalha que irá decidir o futuro de Grand Sorem, transformando-o no que a lenda local chama de Arisen. Mas o Dragão não é o principal factor nesta historia, mas sim o ser humano em si, e o que este realmente quer. Curioso que pareça, o Dragão é derrotado, mas algo acontece a Grand Sorem, algo mau, e o herói cai em ruína pelo que outrora amado pelo povo, passa a ser o vilão de um momento para o outro, tudo fruto da ignorância e ganancia humana. Esta acaba por atingir o personagem também, que acaba por tentar ocupar o lugar de "Deus" (se bem que não é propriamente esse o nome atribuído no jogo) para tentar emendar as coisas. Mas a que custo?! Quem tudo quer, tudo perde, e quanto mais alto se sobe, maior é a queda. ::)

1 - Shadow of the Colossus


E mais um jogo Niponico. ::) Quem já amou?! Quem já amou ao ponto de sacrificar tudo e todos pela sua amada/o?! Quem já amou ao ponto de viajar para um local que não vê com bons olhos a presença humana, e ser posto a prova contra cenários onde a vitoria é mais fina e imprevisível que a areia que nos escorre entre os dedos?! Exactamente, Shadow of the Colossus roda sobre o amor que Wander sente pela sua amada que faleceu. Este não aceita a sua morte, e descobre que se derrotar os 16 Colossos lhe é concedido um desejo. Este com a promessa de mudar a realidade, parte numa aventura para enfrentar esses mesmos Colossos. Wander tem uma postura muito "não tenho nada a perder", pelo que se coloca em situações de enorme risco pela sua amada. Mas mais tarde se vem a saber que este não passa de um peão para algo mais profundo, usado para fins maléficos, e traído por aqueles que o apoiaram. Muitos conflitos de interesses nascem nesta historia, que são completamente alheios ao Wander até ao momento em que este vê que realmente as acções que teve não o levaram a cumprir os seus objectivos, mas sim os de terceiros que simplesmente não querem saber o que ele deseja. Não há sentido de recompensa, e um final muito triste em que as realidades se desencontram de uma maneira que leva ao ponto de deixar o jogador frustrado e deprimido com os personagens da historia.


Bem esta lista é com base nas minhas opiniões, mas sei que muita gente acha que esta lista é geral entre muitos outros gamers. :) Espero que tenham gostado, pois eu apesar de ter ficado deprimido ao jogar estes jogos, estes tem historias excelentes e bem construídas. Muito complicado um videojogo afectar desta maneira o jogador.
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

Mephisto
#1
Guns Of The Patriots, tal como todos os da série, só deprime cada vez que o acabamos.  :'( Especialmente o Guns Of The Patriots.  :'( :'( :'(  Épico, brilhante, inesquecível, viciante... Uma história capaz de fazer inveja aos melhores argumentos de cinema do mundo. De longe, o melhor jogo que me passou pelas mãos. Não choro o dinheiro que dei por ele.  ;)
Percebo onde queres chegar, de facto o jogo suga-nos literalmente, deixando-nos atordoados cada vez que temos de dar o Off na PS.  :)

Podias ter feito um Top 15  ;D. O meu Top 5 sem ordem de preferência:

F.E.A.R   -todos
F.E.A.R. 3 Trailer HD (F3AR)

Siren Blood Curse -Todos
Siren Blood Curse - Trailer - PS3

Bioshock
BioShock E3'06 Trailer

Fallout 3
E3 2008 - Fallout 3 Trailer

Silent Hill
Silent Hill 1 Trailer E3 1998

#2
Bem Mephisto, poderei referir mais jogos com historias que nos fazem deixar suspirar de melancolia. Gostei das tuas sugestões, mas deixarei mais 4 jogos com boas historias de cortar a respiração:

Gears of War (I, II e III)

Gears of War 2 Intro (HD)

Um dos franchises mais aclamados da Microsoft, GOW destaca-se pelas personagens profundas e pela maneira como esta é transmitida ao jogador. Situado no planeta Sera, o Homem após colonizar o planeta entra numa crise industrial devido a uma fonte de energia chamada "Imulsion", que leva a que as varias "Cidades-Estado" entrem em conflito entre si. A brutalidade dos confrontos fazem ascender algo mais grandioso, que são os residentes dos planeta, os Locust.  Desde então, os Locust embarcam numa campanha genocida contra a Humanidade de modo a recuperar o que lhes é por direito. A história da trilogia roda a volta do Esquadrão Delta, em que no qual Marcus Fenix integra, e mais tarde por razões obvias, torna-se o seu líder. Este procura desesperadamente pelo seu pai, que inicialmente pensava estar morto, dispondo sempre os seus serviços para que, em troca, receba informações do paradeiro do mesmo. Dominic Santiago, apelidado por Dom, acompanha Marcus e este também procura a sua família, neste caso a esposa, que no meio do conflito descobre que esta está viva e se encontra numa "caravana" de refugiados, que procuram um sitio para estar seguros. Temos tambem Baird, o genio resmungão que simplesmente procura estudar mais a sociedade dos Locust, e o Cole que quer vingar a Humanidade pelo que os Locust fizeram a mesma. Este quatro são constantemente postos a prova e apercebem-se que o conflito transcende imenso os seus objectivos pessoais, pelo que muitas vezes são forçados a abandonar os seus ideais para proteger terceiros, se bem que estes terceiros não vêm com bons olhos a maquina de guerra do governo Humano.

Halo 4

Halo 4: A Hero Awakens

Halo Waypoint: Hero's Never Die Series

Para quem não conhece o franchise (que seriamente duvido), Halo é a jóia da coroa da Microsoft. Em 2001 com o lancamento da XBOX, o jogo Halo Combat Evolved surgiu, e com ele um fantastico universo de fantasia/ficcção cientifica surgiu. O emblemático soldado com a armadura verde, o Masterchief, tornou-se um icone no mundo dos videojogos. Desde então, este universo foi enriquecento, com BD's, Anime's, uma webseries que serviu como rampa de lançamento para o Halo 4, e os anuncios mais espectaculares e expressivos alguma vez vistos. Devido a complexidade da historia, deixarei os 2 videos falar por mim, pois são a descrição mais fiel do ambiente da saga Halo que se pode arranjar. E sim, sou um fanboy de Halo ::)

GTA IV

Grand Theft Auto IV Trailer 1 "Things Will Be Different"

Nico Belic chega a Liberty City a procura de uma vida pacifica. Vindo da Europa de Leste após um trabalho para a Máfia Russa que correu mal, Nico vem para os E.U.A. a procura do "sonho americano", sonho esse que segundo o seu primo, Roman Belic, é bem real. Mas este quando chega a Liberty City apercebe-se de que afinal não é assim tão diferente da sua terra natal. Existe crime, e Roman está bastante dentro do assunto, pelo que acaba por envolver ambos em situações complicadas. Nico acaba por conhecer novas caras, pessoas "boas" e pessoas mais malevolas em Liberty City, todas elas com os seus objectivos pessoais, todas elas procurando sobreviver ao louco universo de Liberty City.

Half-Life 2

New HL2: Episode 2 trailer

Numa cidade a imagem de Praga, numa sociedade dominada por Aliens que previnem os Seres Humanos de procriarem, Half-Life 2 conta a historia de Gordon Freeman, e a sua viagem para resolver o que ocorreu no primeiro jogo. Este tambem é daquelesjogos que tem uma historia muito complexa que me leva a conter no texto, senão nunca mais saia daqui... ;D
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...