Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.461
Total de tópicos
26.917
  • Símbolos desconhecidos em Aguiar de Sousa
    Iniciado por karoxa
    Lido 10.286 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Este fim de semana, em Aguiar do Sousa encontrei uns símbolos numa pedra, pedra essa que está numa casa como parte integrante da sua construção.

Em conversa, chegamos à conclusão que esta pedra deve ter vindo de outro sitio para ali, porque a sua constituição é diferente das demais.

Deixo aqui fotos da dita pedra, para ver se alguém saberá o que são ou representam os símbolos.









Beijokitas
Karoxa
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

#2
olá Karoxa, tudo bem?

Pelo que consegui ver são cruzes e pentagrama e tem um simbolo no meio que nao consegui decifrar, parece um tridende de cabeça para baixo, não sei ao certo.

As são diferentes representações da Cruz de Cristo ou Cruz da Ordem de Cristo

- Cruz de Cristo

- A Cruz da Ordem de Cristo é o emblema da histórica Ordem de Cristo, (também chamada Ordem dos Cavaleiros de Cristo) de Portugal. Desde então tornou-se um símbolo intrínseco a Portugal, usado, por exemplo, nas velas das naus do tempo dos Descobrimentos, pela Força Aérea Portuguesa e na bandeira da Região Autónoma da Madeira. É usada também no brasão de Tomar, juntamente com a Cruz Templária, cidade que foi sede da Ordem dos Templários no Reino de Portugal e da Ordem de Cristo, sucessora da anterior.

Já no século XIX, passou a representar a Ordem Militar de Cristo, em Portugal, e a Imperial Ordem de Cristo, no Brasil.

Foi também o símbolo do Movimento Nacional-Sindicalista, um grupo nacionalista e tradicionalista, associada ao Integralismo Lusitano, do início dos anos de 1930, em Portugal.

- Pentagrama

- Como tem muitos significados não vou explicar cada um deles, deixo a vocês que encontre o este simbolo significa adequando a sua doutrina, religão etc....


Espero que tenha lhe ajudado.

Fique com Deus e Axé!

Citação de: Salomé em 03 outubro, 2012, 17:38
são cruzes

Lol, até ai já eu tinha chegado, cruzes e pentagramas.

Mas obrigada na mesma!  ;D ;D

Citação de: mazzonif em 03 outubro, 2012, 18:03
olá Karoxa, tudo bem?

Pelo que consegui ver são cruzes e pentagrama e tem um simbolo no meio que nao consegui decifrar, parece um tridende de cabeça para baixo, não sei ao certo.

As são diferentes representações da Cruz de Cristo ou Cruz da Ordem de Cristo

- Cruz de Cristo

- A Cruz da Ordem de Cristo é o emblema da histórica Ordem de Cristo, (também chamada Ordem dos Cavaleiros de Cristo) de Portugal. Desde então tornou-se um símbolo intrínseco a Portugal, usado, por exemplo, nas velas das naus do tempo dos Descobrimentos, pela Força Aérea Portuguesa e na bandeira da Região Autónoma da Madeira. É usada também no brasão de Tomar, juntamente com a Cruz Templária, cidade que foi sede da Ordem dos Templários no Reino de Portugal e da Ordem de Cristo, sucessora da anterior.

Já no século XIX, passou a representar a Ordem Militar de Cristo, em Portugal, e a Imperial Ordem de Cristo, no Brasil.

Foi também o símbolo do Movimento Nacional-Sindicalista, um grupo nacionalista e tradicionalista, associada ao Integralismo Lusitano, do início dos anos de 1930, em Portugal.

- Pentagrama

- Como tem muitos significados não vou explicar cada um deles, deixo a vocês que encontre o este simbolo significa adequando a sua doutrina, religão etc....


Espero que tenha lhe ajudado.

Fique com Deus e Axé!


Obrigada mazzonif, por acaso não sabia que a cruz era a da ordem de cristo.

Agora intriga-me o significado daquele símbolo no meio, e o que quer dizer o conjunto de todos os simbolos .
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

#4
karoxa, verdade agora também estou intrigado com que possa ser este símbolo do meio.

Me parece que ele foi apagado, tem varias marcas que parece isso.

vou ver se acho algo e posto aqui!

cumps





Estava pesquisando agora e veja o que encontrei, simbolos maçonicos, que se julgam ser os sucessores dos templarios.

veja se consegue localizar, minha vista esta um pouco cansada ja que acabei de chegar da faculdade. Caso ache alguma parecida me fale.


Olá mazzonif

Efectivamente as cruzes e os pentagramas estão presentes, agora o outro símbolo não encontro, existe um que parece um E com 4 pernas, mas apenas isso.

Mas a ser algo relacionado com Templários / Maçonaria, o que fará numa aldeia e numa casa aparentemente normal?

Obrigada pela colaboração, pelo menos já descobrimos algumas coisas.
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

#6
Hummm... se não estou em erro a Torre de Aguiar de Sousa fez parte do itinerário da reconquista cristã... querem ver que alguém levou a pedra de lá, era talvez comparar a tipologia da pedra...  >:(
Como já já referido, as cruzes são cristãs, a do meio não é explícita (e ando meio vesga) mas parece estar assente, se forem escadas, pode ser a cruz dos arcanjos, ou pode ser uma associação ao significado como Árvore da vida (o centro para onde tudo converge) :P

Citação de: TinaSol em 04 outubro, 2012, 11:26
Hummm... se não estou em erro a Torre de Aguiar de Sousa fez parte do itinerário da reconquista cristã... querem ver que alguém levou a pedra de lá, era talvez comparar a tipologia da pedra...  >:(
Como já já referido, as cruzes são cristãs, a do meio não é explícita (e ando meio vesga) mas parece estar assente, se forem escadas, pode ser a cruz dos arcanjos, ou pode ser uma associação ao significado como Árvore da vida (o centro para onde tudo converge) :P


É muito possível que a pedra provenha de lá sim, porque se vê perfeitamente que é diferente das demais.

Assim sendo, qual a interpretação que darias ao conjunto dos símbolos?
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

Citação de: karoxa em 04 outubro, 2012, 15:07
É muito possível que a pedra provenha de lá sim, porque se vê perfeitamente que é diferente das demais.

Assim sendo, qual a interpretação que darias ao conjunto dos símbolos?

Assim de repente, associaria mesmo tudo à reconquista Cristã, a religião como ponto fulcral, a cruz da Ordem dos cavaleiros, o pentagrama como símbolo de orgulho da religião.

Citação de: TinaSol em 04 outubro, 2012, 15:59
Assim de repente, associaria mesmo tudo à reconquista Cristã, a religião como ponto fulcral, a cruz da Ordem dos cavaleiros, o pentagrama como símbolo de orgulho da religião.

Muito interessante!

Vou tentar saber mais sobre a casa em questão.
Soube que alem do castelo, existia também um cemitério, possivelmente medieval.
Passo a explicar:

A Torre do Castelo pertencia à família do meu fofo, e eles há uns anos construíram uma casa à parte de baixo da Torre, aquando dessa construção foram encontradas muitas ossadas humanas, pelo que deduziram ter sido ali um cemitério, na altura ninguém tinha conhecimento do cemitério, chegaram então à conclusão que teria sido um cemitério muito antigo, e que quando a vila aumentou, transferiram o cemitério para outro sitio.

Tendo falado com algumas pessoas que conhecem bem a zona, não obtive resposta acerca da pedra, também me disseram que a casa onde está nada tem a haver com a família dona da Torre. Disseram ainda que a dita pedra nada tem a ver com o resto da casa.

Tendo sido Aguiar de Sousa um dos maiores e mais poderosos Julgados do sec. XIII , será possível que os símbolos signifiquem que ali seria a casa do Senhor do Julgado?

Estou completamente fascinada por esta história, e vou continuar a investigar.

Obrigada pela ajuda :laugh:
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

#10
Assim sendo, como mencionas um cemitério e as ossadas, gostaria de acrescentar:
a cruz no canto inferior direito poderá referir-se à cruz potençada:"seus quatro braços retos representam os quatro cantos do mundo, os quatro elementos. Utilizada pelos cruzados em suas campanhas".
Depois a tal cruz sobre degraus que mencionei, pode ser a Cruz do Calvário: "Firmada sobre três degraus que representam a subida de Jesus ao calvário, essa cruz exalta a fé, a esperança e o amor em sua simbologia"

Colocaria a hipótese de ser uma lápide, de um membro da Ordem, que lutou nas cruzadas...
De facto, muito curioso e interessante... boa investigação.;)

Citação de: karoxa em 04 outubro, 2012, 16:53
A Torre do Castelo pertencia à família do meu fofo, e eles há uns anos construíram uma casa à parte de baixo da Torre...

Se me permites apenas um breve à parte, mas associei a ideia de que encontras-te o teu cavaleiro andante...  Felicidades :)

#11
Citação de: TinaSol em 04 outubro, 2012, 17:37
Assim sendo, como mencionas um cemitério e as ossadas, gostaria de acrescentar:
a cruz no canto inferior direito poderá referir-se à cruz potençada:"seus quatro braços retos representam os quatro cantos do mundo, os quatro elementos. Utilizada pelos cruzados em suas campanhas".
Depois a tal cruz sobre degraus que mencionei, pode ser a Cruz do Calvário: "Firmada sobre três degraus que representam a subida de Jesus ao calvário, essa cruz exalta a fé, a esperança e o amor em sua simbologia"

Colocaria a hipótese de ser uma lápide, de um membro da Ordem, que lutou nas cruzadas...
De facto, muito curioso e interessante... boa investigação.;)


Neste momento estou em recuperação, mas assim que puder vou a Aguiar de Sousa à torre, quero ver se encontro mais alguma pedra do género.
E vou prestar muita atenção às casas antigas para ver ser encontro mais pedras mesteriosas. Pode ter-se dado o caso de os locais terem aproveitado as lápides na construção das casas.
Embora não tenha mencionado, a casa onde se encontra a pedra é muito antiga, e acho que a lápide foi usada aquando da sua construção, não me parece que tenha sido ali colocada posteriormente!

Citação de: TinaSol em 04 outubro, 2012, 17:37

Se me permites apenas um breve à parte, mas associei a ideia de que encontras-te o teu cavaleiro andante...  Felicidades :)

Estas totalmente certa! Obrigada querida!

Estou-te mesmo grata pela ajuda, como estou confinada tenho-me dedicado a este assunto com afinco, e tens sido uma boa ajuda.
Entusiasma-me ter descoberto uma coisa tão maravilhosa.

Obrigada e beijinhos
Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.

uau,amiga que grande descoberta,era interessante ter um entendido na matéria e verificá-la ,era bom se conseguisses falar com um arqueólogo,não era? ;D

Citação de: Nita em 04 outubro, 2012, 20:00
uau,amiga que grande descoberta,era interessante ter um entendido na matéria e verificá-la ,era bom se conseguisses falar com um arqueólogo,não era? ;D

Amiga não temos um membro aqui no PP que é arqueólogo??
Não me lembro quem é, vou tentar descobrir... podem dar uma ajudinha??


Quando sou boa, sou boa, mas quando sou má, sou melhor ainda.


Citação de: karoxa em 04 outubro, 2012, 22:46
Amiga não temos um membro aqui no PP que é arqueólogo??
Não me lembro quem é, vou tentar descobrir... podem dar uma ajudinha??


Acho que o chacalnegro é arqueólogo.