Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.480
Total de mensagens
369.585
Total de tópicos
26.952
  • Catalepsia projetiva, pisadeira e outros nomes...
    Iniciado por SEMELY
    Lido 2.061 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
SEMELY
Há muitos anos eu sinto algo muito ruim quando estou a dormir, isto não é frequente, graças a meu bom Deus e das muitas orações que faço.A sensação é horrível,você fica paralisado,estar consciente de tudo mais não pode se mexer,olha a sua volta com os olhos fechados,tenta gritar e não consegue...E pasmem, o pior, sente uma presença muito pesada como se fosse um espírito obsessor.
Pesadelo? Talvez...Mais porque tão real?
Pesquisei muito sobre isso e descobri de que se trata de catalepsia projetiva, noturna...Achei um texto muito técnico, mais com muitos fundamentos.
A sensação de paralisia é explicada cientificamente,existe até um método para acordar mais rápido, como respirar forte e tentar piscar os olhos.
Mais gente,as coisas não funcionam bem assim não.Dizem que as alucinações fazem parte da fisiologia do corpo e da mente quando estar no estado de catalepsia.
O que dá medo não é a impotência, paralisia...O que dá medo é as tais alucinações.
Nas minhas experiências,eu não consigo associar uma mera alucinação.Primeiro,você tem real convicção que existe uma presença que começa a tentar te obcecar,é tão real que as vezes se sente o peso em cima de você,os risos,o deboche...O estranho e inexplicável é que quando eu começo a rezar e a esconjurar,eu acordo,aquilo se afasta...Pego minha bíblia, leio e volto a dormir tranquilamente.
O engraçado é que nunca vemos o rosto daquela coisa, se é que posso chamar assim.Mais sei que é uma presença não muito boa, já dizia os espíritas que quando dormimos nosso espírito sai do corpo ou é arrancado por espíritos obssessores,pois o espiritual NAO DESCANÇA, O CORPO , A MATERIA PRECISA DE REPOUSO .Mais será que estou equivocada? será somente alucinações de uma catalepsia, ou realmente existe coisa a mais nesta situação?Sinceramente eu não sei, mais uma coisa é fato, morro de medo, e a experiência é cruel, horrível...Nunca mais tive esta experiência, graças a Deus e nem quero mais tê-la.Obrigada!

Já tive um sem número de pesadelos, mas sensação de estar presa ou oprimida dessa forma, nunca me aconteceu... Não te invejo mesmo. Parece-me horrível.

Se isso não se deve a nada sobrenatural, talvez estejas passando por uma enorme carga de stress e o teu corpo se ressinta. Aconselho-te a ir ao médico para saberes mais sobre o assunto e receber umas dicas mais eficazes do que respirar com força e piscar os olhos.  :-\
"There are three things all wise men fear: the sea in storm, a night with no moon, and the anger of a gentle man."

― Patrick Rothfuss, The Wise Man's Fear

Sandrareginabr
Olá, Semely,
Tenho dificuldade em aceitar essa "catalepsia" pois sinto exatamente esses sintomas, mas com um agravante: me vejo sair do meu corpo e sair por aí..., passeio entre as pessoas, as vejo, ouço suas falas, mesmo distantes de onde meu corpo está adormecido e isso não é explicado pela "catalepsia" nem tampouco é alucinação, mas levei 38 anos para me livrar de diagnóstico de pânico/desrealização/despersonalização/alucinação.
Talvez seja prematuro eu julgar que seus sintomas indiquem uma experiência fora do corpo, mas tenta se perceber, eu demorei demais...
Abraços,

Já me aconteceu algumas vezes uma situação semelhante....sentir estar acordada, mas não conseguir movimentar qualquer músculo nem abrir os olhos e encontrar-me numa situação de pânico interior....fiz uma breve pesquisa na altura e deparei-me com o conceito de paralisia do sono onde indicavam que ajudava tentar relaxar daquela sensação de pânico. Acontece que numa dessas situações tentei fazer um relaxamento interior, mas acho que ainda demorei algum tempo (minutos, segundos talvez) a conseguir ter capacidade sobre o meu corpo. Felizmente, já há algum tempo que não passo por situações desse género, no entanto dei por mim a concluir que essas situações só aconteciam quando me encontrava deitada a dormir de barriga para cima, não sei se terá alguma coisa a ver ou não. Deixo aqui o meu testemunho