Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Noite Negra da Alma, crise espiritual
    Iniciado por Fireflight
    Lido 8.080 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
The dark night of the soul- A Noite Negra da Alma/ A Crise Espiritual

"Não podes encontrar a Luz, sem antes imergires na Escuridão"- Desconhecido

A Noite negra da alma, ou crise espiritual, ou até Ascensão espiritual, são vários nomes usados para descrever uma experiência única – um profundo teste de fé, resistência, purificação interior, entrega e aceitação.

Através desta experiência é alcançado um estado superior de existência divina.
Mais cedo ou mais tarde, nesta vida ou na próxima, todos passam pela "noite".
Actualmente, muitas pessoas neste planeta andam à procura do verdadeiro significado e propósito na vida.
Lutar pela sobrevivência e felicidade no mundo material, já não parece ser o suficiente para satisfazer o potencial humano.

Cada vez mais ficamos aborrecidos e frustrados com as rotinas do dia-a-dia, quer seja na nossa carreira, na nossa vida pessoal ou até com as nossas relações com os outros.
Parece que, a consciência humana comum, está tão atolada com as pressões do quotidiano, que é preciso uma reviravolta intensa a nível emocional para acordá-la.

No fundo, começamos a nos aperceber que a nossa fome por conforto material e prazeres mundanos acabam por deixar-nos sempre incompletos e com uma sensação de vazio.
Depois começamos a suspeitar que a verdadeira paz e felicidade têm de vir do interior. Tem de haver algo mais.
Em resultado disso, muito despertam interesse pelo místico e espiritual, procurando atribuir um maior propósito, direcção e significado para a vida.
Nesse processo, damos connosco a questionar "Quem sou eu na verdade, o que estou fazendo aqui, ou qual é o propósito da vida na Terra?"

Se estivermos prontos, este tipo de questões resultam num anseio profundo que nos inspira a encontrar respostas.
Noutras ocasiões, o mesmo efeito pode ser alcançado através duma séria crise na vida, ou um profundo acontecimento espiritual.
Isto tem a finalidade de nos abrir os olhos para o matrix/ embuste que é o mundo material e das ideias erradas em que estamos aprisionados.

Ao não encontrar-mos respostas para estas questões, continuamos às voltas na roda do Karma e da reincarnação até fazê-lo.
Um dos propósitos da "noite negra da alma" é ajudar-nos a quebrar este ciclo para que não continuemos ancorados no mundo físico do planeta Terra.

Esta nossa busca pela verdade ajuda-nos a acordar espiritualmente, mais importante, ajuda-nos a lembrar de quem realmente somos.
Isto faz parte do chamamento divino que alguns já sentiram e muitos já ouviram falar.
Este novo estado de consciência pode ser a experiencia mais marcante na vida de uma pessoa, um êxtase de alegria, de iluminação e conhecimento, difícil de descrever a quem nunca o sentiu.

Após o Despertar da Consciência ou Ascensão desta, olhamos para as nossas antigas crenças e forma de vida com menos interesse.
Geralmente, ao seguir este caminho damos por nós num lugar muito desconfortável, numa terra de ninguém, onde predomina uma solidão mental (que acaba, eventualmente, por se tornar social também), mas este caminho de autoconhecimento temos de o percorrer sozinhos.
Neste lugar percebemos que ainda não "largámos" completamente o nosso antigo sistema de crenças, mas também que ainda não estamos completamente situados a nível espiritual, e andamos um pouco perdidos.

É neste estranho "espaço" na mente, entre a morte do nosso "antigo EU (Ego)" e o deixar ressurgir do nosso EU mais puro e verdadeiro, que se dá uma crise de incerteza, solidão, instabilidade, confusão, frustração e o desespero mais agonizante por estarmos perdidos em nós mesmos, e assim é que entra em cena a "noite negra da alma", e é nesta altura que esta faz sentir a sua presença.

O tempo que se leva nesta crise espiritual, depende de cada indivíduo, e do tamanho do seu Ego.

Também há outras formas de passarmos por uma crise espiritual. Por vezes pode começar com uma experiência de quase morte, doença séria, nascimento de um filho, e até os estudiosos e entusiastas do misticismo e do paranormal podem passar por isto. Em qualquer das formas, cria-se uma oportunidade para uma profunda e duradora transformação interior e mudança de percepção, que resulta numa mudança radical no sistema de crenças de uma pessoa.

A noite negra da alma faz parte da jornada no mundo do espiritual. Vai levar-nos a áreas desconhecidas da nossa natureza e nos momentos mais difíceis pode trazer á superfície muitos dos nossos instintos e comportamentos EGOístas e outras imperfeições. Mas estes comportamentos podem ser controlados e extintos ao reconstruirmos a nossa maneira de ver as coisas, isto causa alguma drenagem emocional e psicológica, ao que o funcionamento normal de um indivíduo no quotidiano é, por vezes, comprometido.

É irónico que para ascendermos espiritualmente tenhamos de "desenterrar" todas as imperfeições passar por intensos episódios de depressão, desconexão, apatia, desamparo, crises emocionais, desespero e uma solidão extraordinária que não só são inexoráveis como até podem durar alguns meses ou anos, em que sentimos que tudo nos corre mal, e que a vida está a andar para trás. É o que acontece quando nos embrenhamos nesta experiência de purificação e o Ego começa a perder a sua influência sobre nós.
Em última análise, sentimos que perdemos totalmente o controlo das nossas vidas, e que o nosso Deus, ou Deuses ou o que quer que seja que esteja na base da nossa fé, nos abandonou, desapareceu por completo, quando na verdade nós é que nos afastámos de tudo e todos num retiro espiritual interior, necessário e irrefreável.

Depois chega o tempo de espera e de humilde perseverança, quando o nosso antigo EU "morre" e perguntamo-nos constantemente quando terminará a noite negra.

S. João da Cruz, foi quem primeiro usou o termo "Noite negra da alma", nos seus poemas místicos que caracterizaram a sua crise espiritual católica. Ele descreve-a como "uma influência de Deus na alma, que a purga de todas as suas ignorâncias e imperfeições".

Fonte: Fromthestars

Bem, fiquei sabendo desta temática há já um tempinho atrás através de sites estrangeiros, resolvi por aqui no fórum porque ao pesquisar aqui vi que ainda não tinha nada sobre isto, e achei interessante... :)
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

anokidas
Engraçado que ao ler este texto eu já tinha pensado nestas coisas sem conseguir arranjar palavras para expressar, eu até acho que estou nessa fase da "Noite de escuridão",não por me ter aborrecido da vida(longe disso) mas porque apercebi-me que esta fase já permanece há demasiado tempo na minha vida sem nada fazer...
Tudo tem o seu tempo e o tempo traz sabedoria  :)


Gostei do post ;)

#2
Citação de: anokidas em 25 agosto, 2012, 01:46
Engraçado que ao ler este texto eu já tinha pensado nestas coisas sem conseguir arranjar palavras para expressar, eu até acho que estou nessa fase da "Noite de escuridão",não por me ter aborrecido da vida(longe disso) mas porque apercebi-me que esta fase já permanece há demasiado tempo na minha vida sem nada fazer...
Tudo tem o seu tempo e o tempo traz sabedoria  :)


Gostei do post ;)

Sim, é dito que uma crise espiritual também pode ter início à custa de acontecimentos
marcantes na nossa vida, e não só por aborrecimento, e penso que a maioria dos casos deve ser assim,....

Espero que as coisas se componham da melhor forma na tua vida,.. que consigas tirar proveito
dessa fase já que é essa a sua finalidade, e que a mesma passe depressa....afinal de contas,
não há mal que perdure...

Deixo te uma frase que encontrei e parece encaixar-se aqui na perfeição:
"O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã." - Bíblia

;)
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

anokidas
Obrigado  :) :)
A parte de ter que passar por depressões,apatia e desamparo é que não me agrada muito ;D

Obrigado pela frase e o teu apoio :)

chacalnegro

"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

anjo100asas

Em última análise, sentimos que perdemos totalmente o controlo das nossas vidas, e que o nosso Deus, ou Deuses ou o que quer que seja que esteja na base da nossa fé, nos abandonou, desapareceu por completo, quando na verdade nós é que nos afastámos de tudo e todos num retiro espiritual interior, necessário e irrefreável.

Depois chega o tempo de espera e de humilde perseverança, quando o nosso antigo EU "morre" e pergunta-mo-nos constantemente quando terminará a noite negra.


É isso mesmo! Já estou nessa "noite negra da alma" há algum tempo mas ainda não sai de lá. Culpa minha eu sei, pela falta de fé mas quando pedimos um sinal e nada acontece, dá um desanimo grande. Por outro lado, entendo perfeitamente que sou uma simples mortal que não deveria ambicionar pedir nada a alguém superior a mim, afinal sou eu que preciso Dele e não ele de mim. Já deu para perceber que a minha noite está bemmmm negra?  :laugh:

#8
Já andei a pensar tanto nisto... :P e vejo que o mais desesperante é mesmo o tempo de espera :laugh:, já não é tanto aquela altura, mais agonizante, em que a vida está a andar p'ra trás ( o momento alto da Noite, ou Meia Noite), depois dessa fase ela simplesmente não avança em sentido nenhum, entra em stand-by por algum tempo ( deve ser aquela altura estranha do dia antes do Amanhecer)  olha não há outro remédio senão aproveitar para descomprimir mesmo, viver e ter consciência de cada momento, por mais longo que pareça, é como quando entramos num autocarro e estamos à espera de chegar ao local destinado, até lá vamos nos entretendo como podemos, uns a fazer sudoku, outros a ouvir música, outros a apreciar a vista pela janela,... mas parece que esse espaço de tempo ainda não recebeu um nome pelo menos não encontrei nenhum nos sites que andei a ler,...ainda vou ser eu a baptizá-lo ... :P
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Citação de: Fireflight em 16 novembro, 2012, 22:03
Já andei a pensar tanto nisto... :P e vejo que o mais desesperante é mesmo o tempo de espera :laugh:, já não é tanto aquela altura, mais agonizante, em que a vida está a andar p'ra trás ( o momento alto da Noite, ou Meia Noite), depois dessa fase ela simplesmente não avança em sentido nenhum, entra em stand-by por algum tempo ( deve ser aquela altura estranha do dia antes do Amanhecer)  olha não há outro remédio senão aproveitar para descomprimir mesmo, viver e ter consciência de cada momento, por mais longo que pareça, é como quando entramos num autocarro e estamos à espera de chegar ao local destinado, até lá vamos nos entretendo como podemos, uns a fazer sudoku, outros a ouvir música, outros a apreciar a vista pela janela,... mas parece que esse espaço de tempo ainda não recebeu um nome pelo menos não encontrei nenhum nos sites que andei a ler,...ainda vou ser eu a baptizá-lo ... :P

Acho que já o baptizas-te: é o "stand-by"  :laugh:
Mas então, agora é só esperar para ver? Simples assim?  :P

Enquanto esperamos porque não ouvir uma musiquinha que se enquadra perfeitamente neste estado?

In the shadows - The Rasmus:

Don't sleep
Don't sleep until I'm done with finding the answer
Won't stop
Won't stop before I find the cure for this cancer

Sometimes I feel like going down,
I'm so disconnected

Somehow I know that I am haunted to be wanted

I've been watching, I've been waiting
In the shadows for my time
I've been searching, I've been living
For tomorrows all my life


In the shadows... In the shadows...

(...)

Lately, I've been walking, walking in circles
Watching, waiting for something
Feel me, touch me, heal me
Come take me higher


(...)

I've been watching, I've been waiting
I've been searching, I've been living
For tomorrow's

In the shadows...

In the shadows...

I've been waiting...

#10
Se formos a ver músicas que se enquadram nessa fase, tem umas quantas... :) mas a escolher uma, escolho For Those Who Wait dos Fireflight:

http://www.youtube.com/watch?v=u1QGfwd4mBI#ws
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Citação de: Fireflight em 17 novembro, 2012, 22:45
Se formos a ver músicas que se enquadram nessa fase, tem umas quantas... :) mas a escolher uma, escolho For Those Who Wait dos Fireflight:

http://www.youtube.com/watch?v=u1QGfwd4mBI#ws

Just know there is a purpose
For those who wait

Será mesmo?  :P

#12
Muito obrigada por este tópico.
Eu estava perdida e completamente deprimida tanto que criei aqui um tópico sobre a minha desilusão.
O nome crise espiritual pareceu-me familiar e resolvi abrir o tópico, adorei o que li. Identifico-me e acrescento: custa muito, é uma solidão, uma tristeza, uma sensação de estar no lugar errado, de querer ser feliz e não haver nada que seja capaz de trazer essa felicidade se não o amor ao próximo (que poucos praticam). Depressa estar numa festa deixa de ser engraçado e animado, para as mulheres ir às compras passa a ser pouco interessante, há muito medo e por muito optimista que a pessoa tenha sido, é dificil recuperar porque nesta fase não se trata de optimismo, é algo que não se sabe o quê.
Já dura há algum tempo, espero que passe pois sinto-me muito só (de pessoas físicas) e mais acompanhada por Deus (o que é contraditório ao que aqui foi dito, porém a verdade é que sinto-me mais evoluída espiritualmente e apesar de ser uma agonia, é como se me dissessem: "é para melhor!")
Custa mesmo muito, mas há de valer a pena :)

anokidas
Não desanimes LitleStar ,tudo faz parte do nosso crescimento interior,este é o teu momento,tenta absorver com sabedoria sem te descontrolares e verás que no fim sentirás mais força e fé em ti própria.
É sinal que estás a crescer interiormente e espiritualmente.Comigo tudo só faz sentido quando atravesso a tempestade,sou como o pássaro fénix ,costumo dizer que renasço das cinzas.
Quantas vezes vou ao inferno e volto completamente renovesnescida? assim sou eu,por isso não desanimes faz parte da vida e da tua essência.

Um bom Ano para ti  :-*

Citação de: anokidas em 01 janeiro, 2013, 18:44
Não desanimes LitleStar ,tudo faz parte do nosso crescimento interior,este é o teu momento,tenta absorver com sabedoria sem te descontrolares e verás que no fim sentirás mais força e fé em ti própria.
É sinal que estás a crescer interiormente e espiritualmente.Comigo tudo só faz sentido quando atravesso a tempestade,sou como o pássaro fénix ,costumo dizer que renasço das cinzas.
Quantas vezes vou ao inferno e volto completamente renovesnescida? assim sou eu,por isso não desanimes faz parte da vida e da tua essência.

Um bom Ano para ti  :-*

Obrigada pela força Anokidas :) Um bom ano para ti também! Abraço