Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Penso, logo existo
    Iniciado por jayson
    Lido 2.857 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
 "Penso, logo existo", uma síntese de René Descartes a quem dão muito pouca importância no que diz respeito à filosofia empregada. Todo o estudo de René Descartes a chegar à tal conclusão define a essência do ser humano e proclama até mesmo que somos criados para um sentido e fomos criados por Deus. Todo o Universo necessita de uma consciência para proclamar a sua existência, um Universo sem seres humanos seria como se não existisse,pois quem iria proclamar que ele existe com todos os seus astros e esplendores? Daí a necessidade de haver o pensamento no Universo, e dele existir vida inteligente e consciente para que haja testemunha de sua existência. "Achava que nada existia", dizia René Descartes, mas tudo muda quando há o pensamento, pois assim não só proclamo a minha existência, mas a existência do mundo em que estamos, dos animais e de todos os seres . Assim o Universo nos condicionou para sermos testemunhas do seu esplendor, devemos levar isso não como um Universo criador, mas como Deus Criador de todas as coisas que certamente possuem um sentido.
"Há aqueles que amam o poder, há aqueles que tem o poder de amar".

Boas,

Mas essa afirmação está ultrapassada ...
Não significa, que a ideia de Descartes, esteja errada ..apenas a definição, foi complementada por outra mais ...abrangente !!

A afirmação de que falo é : "EU SOU"

Abraço
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

#2
Citação de: Seth em 03 agosto, 2012, 14:56

A afirmação de que falo é : "EU SOU"

Abraço

concordo contigo seth, essa afirmção é mais válida e muito mais antiga que descartes... aparece várias vezes na bíblia.
"out with the bad, in with the good"

Citação de: tikimiky em 03 agosto, 2012, 16:47
concordo contigo seth, essa afirmção é mais válida e muito mais antiga que descartes... aparece várias vezes na bíblia.


É de facto,  um bom exemplo ...   ;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Mephisto
Citação de: Seth em 03 agosto, 2012, 14:56
Boas,

Mas essa afirmação está ultrapassada ...
Não significa, que a ideia de Descartes, esteja errada ..apenas a definição, foi complementada por outra mais ...abrangente !!

A afirmação de que falo é : "EU SOU"

Abraço

E essas duas vão por terra com um nome: António Damásio  ;D
Nós existimos independentemente de o pensarmos e somos aquilo que o cognisciente permitir.
O nome é do neurocientista, a frase é minha  :laugh: :laugh:

É caso para dizer ...

Quando eu me pergunto quem sou eu, sou o que pergunta ou o que não sabe a resposta?

Geraldo Eustáquio

;)
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Mephisto
Citação de: Seth em 04 agosto, 2012, 01:21
É caso para dizer ...

Quando eu me pergunto quem sou eu, sou o que pergunta ou o que não sabe a resposta?

Geraldo Eustáquio

;)

Por aí  ;)