Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • Cepticismo em defeito
    Iniciado por celegorm
    Lido 6.793 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Mephisto
#15
Citação de: akasha867 em 12 julho, 2012, 17:09
E é a minha perspetiva individual, aqui ninguém pode falar por todos...
Não. Isso é efectivamente uma verdade absoluta. Ninguém pode ou deve falar por todos, aqui. Da mesma forma o cepticismo, aqui, não deveria entrar em certos casos pois maioritariamente ignora a metáfora que coloquei acima.   ;)
Isto contextualizado no tema do tópico, obviamente.

TinaSol
#16
Citação de: Mephisto em 12 julho, 2012, 17:18
Não. Isso é efectivamente uma verdade absoluta. Ninguém pode ou deve falar por todos, aqui. Da mesma forma o cepticismo, aqui, não deveria entrar em certos casos pois maioritáriamente ignora a metáfora que coloquei acima.   ;)
Isto contextualizado no tema do tópico, óbviamente.

Estou a acompanhar este tópico, muito se fala em ser ou não cético, parece-me importante acrescentar racional.

chacalnegro
#17
A razão é o meio termo, é a pedra de toque de toda a questão. A capacidade de pensar sobres as coisas. A razão é a independência face a estes dois extremos: o cepticismo completo e a credulidade absoluta. Bem visto Tina.

Mephisto
#18
Citação de: TinaSol em 12 julho, 2012, 17:33
Estou a acompanhar este tópico, muito se fala em ser ou não cético, parece-me importante acrescentar racional.


Bem metida Tinasol  ;) embora o racionalismo também se perca quando a razão deixa de fazer sentido perante o que se vê. Mas muito bem acrescentado de facto, para todos os efeitos. ;)
O ''problema'' deste fórum (passe a expressão) é juntar uma série de relatos paranormais de centenas de pessoas. Dá ideia que anda tudo maluco, quando na realidade existe uma linha de tempo bastante  distante entre a vivência e o testemunho. Depois existe a vergonha, o tabu, o receio. Falamos de casos sérios e não de casos fantasiados.
Deixo o meu exemplo. O que me mantém aqui é a esperança de não encontrar um caso como aquele que fui obrigado a viver. Parece um paradoxo sem sentido -sei disso- mas é o que me dá alento para ler um sem fim de barbaridades que prefiro, a saber de alguém na mesma situação em que me encontrei.
Se houve alguém céptico neste mundo esse alguém fui eu. Considerava-me das pessoas mais racionais e anti-dogmáticas que conhecia embora vindo de uma familia... digamos... estranha para um céptico.  :laugh:

Desafiei tudo e todos para que me provassem o motivo das suas crenças, desdenhava. Essas pessoas sorriam pacientemente, avisavam-me, pediam-me calma. Fiz coisas das quais não me orgulho em busca de uma prova.

Um dia, quando já a mim tinha esquecido, alguém se lembrou da minha pobre existência., as provas que procurei encontravam-se ali à frente dos meus olhos e mais umas quantas testemunhas. O racionalismo falhou, a medicina falhou, o cepticismo fugiu. Foram quase três anos de puro inferno e, meu Deus, se ele tem subtileza a queimar.  ;)
Venceu a fé, não a minha à altura dos factos. Presentemente, entrego-me reconhecidamente a ela e tenho pena daqueles que continuam a achar que tudo não passa de uma fantochada.
Não posso impôr isto a ninguém e ninguém pode apagar isto de mim. Desafiei muitas mentes brilhantes e cépticas a curarem o mal que via tal qual algumas testemunharam. Nenhuma conseguiu. O medo venceu-as. Engraçado!

chacalnegro
#19
Mephisto, acho que estás a confundir cepticismo com razão. É a razão que permite ao céptico pôr travão quando é vencido pela falta de provas e permite aceitar que tal fenómeno não tem explicação. É a mesma ferramenta que permite ao crente ter noção que há explicação natural para outro fenómenos. Tanto o cepticismo como a credulidade são estados, a razão não é um estado é uma ferramenta. Se voltarmos a Kant, é a razão que permite conceber a existência de Deus e uma metafísica.
Resumindo é a falta de pensamento racional que leva ao cepticismo e à credulidade extremos.

Mas percebi o teu pensamento e foi muito importante que o deixasses neste tópico em específico.

Inominado
Uma coisa que me esqueci de referenciar na minha primeira mensagem é o Xat.

Enquanto aqui no fórum, os tópicos são públicos e quem participa neles pode ter um grande conjunto de opiniões e em função delas conseguir ter um leque mais abrangente de informação, no Xat isso não acontece.

No Xat, os membros em privado, pois em público não é permitido falar do paranormal, trocam um vasto conjunto de informação paranormal. Como sou um utilizador do xat, sei de algumas conversas que ocorrem e algumas pessoas dão informações baseadas em crendice e sem qualquer respaldo racional. Se fosse no fórum tenho a certeza que essas informações seriam esmiuçadas pelos utilizadores e a sua validade teria de ser demonstrada... Mas como essas conversas e essa transmissão de conhecimento decorre no Xat, em privado, não há forma de existir esse "controlo".

Com esta minha passagem eu não pretendo dizer que o Xat é mau, muito pelo contrário, eu frequento o espaço e aprecio bastante os momentos de conversa descontraída que o Xat proporciona.

Mephisto
#21
Citação de: chacalnegro em 12 julho, 2012, 19:00
Mephisto, acho que estás a confundir cepticismo com razão. É a razão que permite ao céptico pôr travão quando é vencido pela falta de provas e permite aceitar que tal fenómeno não tem explicação. É a mesma ferramenta que permite ao crente ter noção que há explicação natural para outro fenómenos. Tanto o cepticismo como a credulidade são estados, a razão não é um estado é uma ferramenta. Se voltarmos a Kant, é a razão que permite conceber a existência de Deus e uma metafísica.
Resumindo é a falta de pensamento racional que leva ao cepticismo e à credulidade extremos.

Mas percebi o teu pensamento e foi muito importante que o deixasses neste tópico em específico.
Possivelmente... se me conseguires dar uma noção exacta do que é a razão  ;) fora dessa mente filosófica que determinou uma escola de pensamento. Iriamos começar a divagar. Confusos andamos todos a partir do momento que a única verdade absoluta comum é a morte.
Possivelmente...

Citação de: Mephisto em 12 julho, 2012, 17:18
Não. Isso é efectivamente uma verdade absoluta. Ninguém pode ou deve falar por todos, aqui. Da mesma forma o cepticismo, aqui, não deveria entrar em certos casos pois maioritáriamente ignora a metáfora que coloquei acima.   ;)
Isto contextualizado no tema do tópico, óbviamente.

Não digo que não possa existir digo que até hoje não vi nada que o comprove. Mas pode existir e quem pode estar errada sou eu, na boa, mas até hoje não vi...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

chacalnegro
Citação de: Mephisto em 12 julho, 2012, 19:13
Possivelmente... se me conseguires dar uma noção exacta do que é a razão  ;) fora dessa mente filosófica que determinou uma escola de pensamento. Iriamos começar a divagar. Confusos andamos todos a partir do momento que a única verdade absoluta comum é a morte.
Possivelmente...

Razão é algo tão simples como pensar segundo um princípio de causa-efeito. Não é um fim em si mesmo é uma ferramenta. Não é a razão que determina se algo é correcto ou errado, qual é a verdade. Isso é determinado por nós próprios. Pelo menos creio que é assim...

TinaSol
Citação de: Mephisto em 12 julho, 2012, 18:34
Bem metida Tinasol  ;) embora o racionalismo também se perca quando a razão deixa de fazer sentido perante o que se vê. Mas muito bem acrescentado de facto, para todos os efeitos. ;)
O ''problema'' deste fórum (passe a expressão) é juntar uma série de relatos paranormais de centenas de pessoas. Dá ideia que anda tudo maluco, quando na realidade existe uma linha de tempo bastante  distante entre a vivência e o testemunho. Depois existe a vergonha, o tabu, o receio. Falamos de casos sérios e não de casos fantasiados.
Deixo o meu exemplo. O que me mantém aqui é a esperança de não encontrar um caso como aquele que fui obrigado a viver. Parece um paradoxo sem sentido -sei disso- mas é o que me dá alento de ler um sem fim de barbaridades que prefiro, a saber de alguém na mesma situação em que me encontrei.
Se houve alguém céptico neste mundo esse alguém fui eu. Considerava-me das pessoas mais racionais e anti-dogmáticas que conhecia embora vindo de uma familia... digamos... estranha para um céptico.  :laugh:

Desafiei tudo e todos para que me provassem o motivo das suas crenças, desdenhava. Essas pessoas sorriam pacientemente, avisavam-me, pediam-me calma. Fiz coisas das quais não me orgulho em busca de uma prova.

Um dia, quando já a mim tinha esquecido, alguém se lembrou da minha pobre existência., as provas que procurei encontravam-se ali à frente dos meus olhos e mais umas quantas testemunhas. O racionalismo falhou, a medicina falhou, o cepticismo fugiu. Foram quase três anos de puro inferno e, meu Deus, se ele tem subtileza a queimar.  ;)
Venceu a fé, não a minha à altura dos factos. Presentemente, entrego-me reconhecidamente a ela e tenho pena daqueles que continuam a achar que tudo não passa de uma fantochada.
Não posso impôr isto a ninguém e ninguém pode apagar isto de mim. Desafiei muitas mentes brilhantes e cépticas a curarem o mal que via tal qual algumas testemunharam. Nenhuma conseguiu. O medo venceu-as. Engraçado!


Mephisto, quando mencionei racional, foi uma forma de referir um meio termo, de apelar também ao bom senso. No que quis dizer, o Chacal, faz bem essa alusão.
Como disse na minha primeira intervenção, há uma série de factores que contribuem para a decisão passar de cepticismo, a descrença, a fé ou manteres a dúvida. A fundamentação dos factos, e num caso mais subjectivo, como se passaram as situações, da pessoa e do que a move.
Falaste no teu exemplo, falando no meu: nunca vi nada ou assisti a nada mas conheço quem tenha visto, são pessoas cuja palavra e forma de ser me fazem questionar e levam a acreditar nelas; outras pessoas há, ou por terem determinada postura ou falta de empatia, em que duvido e ignoro. O mundo do "que não se vê" a que te referes (acho que entendi), até ver (espero que nunca aconteça), é um mundo a que prefiro não apelar, não por descrença, mas por consideração a relatos/pessoas classificáveis como fiável, portanto tenho as minhas reservas, é para onde a racionalidade me transporta.
Falaste em Fé e muito bem, é algo que não se vê também mas, que nos fala, podemos tb adicionar o sexto sentido.
Cepticismo pode significar incredulidade, para mim localizo na linha do hipotético, e é aqui que interage o racionalismo, como "ferramenta" principal para decidir, equilibradamente, caso a caso, para que lado pendemos.

Citação de: akasha867 em 12 julho, 2012, 21:23
Não digo que não possa existir digo que até hoje não vi nada que o comprove. Mas pode existir e quem pode estar errada sou eu, na boa, mas até hoje não vi...

Mas deves ansiar desesperandamente por provas em contrario, senão não estarias por aqui. O que faz de ti uma crente. :D

Brincando.
:::Verinha Mágica:::

Citação de: Verinha Mágica em 13 julho, 2012, 11:51
Mas deves ansiar desesperandamente por provas em contrario, senão não estarias por aqui. O que faz de ti uma crente. :D

Brincando.

Acho que há outra coisa importante a definir que são conceitos, o que se define como paranormal. o que é e o que não é, há muito o problema de conceitos tanto aqui como noutras comunidade...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

panito
esse problemas de conceitos sempre irão existir...e também senão existissem não havia "discussões" logo a vida não tinha piada

Boas,

Em qualquer crente, deveria existir um céptico !!

E porquê ?

Porque a nossa formação científica e personalidade questionadora obriga-nos a não acreditar em um fenómeno não comprovado apenas porque dizem que existe. (Somos ensinados, de pequenos a seguir essa forma de pensar). É normal ...  ;)

Ser um crente/céptico não significa acreditar ou duvidar de tudo. Ser um crente/céptico não é ser alguém sem imaginação que se recusa a sonhar com civilizações extraterrestres e fenómenos Paranormais, ou as aceita incondicionalmente.
Os crentes/cépticos, simplesmente querem uma quantidade maior de provas do que outra pessoas.
Normalmente querem uma explicação mais palpável sobre o tema, e por norma não acham que a Ciência anda longe do Paranormal.

Na realidade, anda afastada, o que não significa que não possam andar juntas, o que era o ideal.
Juntando esses dois conhecimentos, passa-se para outro fundamental que é o raciocinio, a lógica e a razão, a causa e o efeito.

A racionalidade juntamente com conceito de crença com ciência, e procura o que ainda não se conseguiu inteiramente, que é a prova final.

Estamos longe, mas estamos a caminho ...
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Citação de: Seth em 13 julho, 2012, 13:58
Boas,

Em qualquer crente, deveria existir um céptico !!

E porquê ?

Porque a nossa formação científica e personalidade questionadora obriga-nos a não acreditar em um fenómeno não comprovado apenas porque dizem que existe. (Somos ensinados, de pequenos a seguir essa forma de pensar). É normal ...  ;)

Ser um crente/céptico não significa acreditar ou duvidar de tudo. Ser um crente/céptico não é ser alguém sem imaginação que se recusa a sonhar com civilizações extraterrestres e fenómenos Paranormais, ou as aceita incondicionalmente.
Os crentes/cépticos, simplesmente querem uma quantidade maior de provas do que outra pessoas.
Normalmente querem uma explicação mais palpável sobre o tema, e por norma não acham que a Ciência anda longe do Paranormal.

Na realidade, anda afastada, o que não significa que não possam andar juntas, o que era o ideal.
Juntando esses dois conhecimentos, passa-se para outro fundamental que é o raciocinio, a lógica e a razão, a causa e o efeito.

A racionalidade juntamente com conceito de crença com ciência, e procura o que ainda não se conseguiu inteiramente, que é a prova final.

Estamos longe, mas estamos a caminho ...


Uma coisa é haver, como o chacalnegro já o disse, RACIONALIDADE. Outra coisa é haver pseudo cépticos, e crentes absolutos. Quem acredita em tudo o que vê e ouve corre o risco de ser interpretado como ignorante e ingénuo. Quem é céptico (não acredita em NADA), assume-se como tal e ainda assim frequenta sites dedicados à paranormalidade, ou é falso ou é descompensado.

A razão é pertinente em tudo, e não se deve confundir com cepticismo ou corre-se o risco de parecer idiota ou injusto.
:::Verinha Mágica:::