Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • Cepticismo em defeito
    Iniciado por celegorm
    Lido 6.796 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que, com este tópico, não pretendo ofender nem descredibilizar quem quer que seja. Posto isto, segue a minha opinião:

Em fóruns como o "Portugal Paranormal", por vezes verifica-se um excesso de cepticismo por parte de alguns utilizadores; parece que há gente que se regista apenas para dizer que tudo o que se vê é ilusão de óptica e tudo o que se relata é imaginação ou crendice.
No entanto, verifico que aqui existem também muitos utilizadores com cepticismo a menos.
O tema do paranormal é algo que é comummente mal-aceite ou desvalorizado pela sociedade, pelo que, a meu ver, os "apreciadores" do tema, se devem esforçar por ser o mais credíveis e credibilizáveis possível, para bem de uma evolução geral das mentalidades a nosso favor. Mas isso torna-se difícil quando se vê gente a afirmar, por exemplo, perante uma fotografia tirada à noite e com fraca qualidade de imagem, que vê meia dúzia de rostos, demónios e sombras, sem referir qualquer alternativa natural para o que vê, ou apresentar provas para não ser de todo normal.
Eu próprio tenho as minhas crenças e estou disposto a valorizar a presença de algo paranormal num relato ou numa fotografia, sem qualquer problema. No entanto, na medida dos meus raros conhecimentos, dou-me ao trabalho de tentar realmente excluir todas as causas "não-paranormais" antes de dizer que vejo isto ou que se passou aquilo.

O "defeito" que descrevo está de tal forma generalizado no fórum, que por vezes me abstenho de comentar, temendo ofender, sem intenção, a inteligência dos colegas participantes.

O que pensam vocês deste assunto? Será apenas excesso de cepticismo meu?
Caso não seja, será que há alguma forma de evitarmos este tipo de situações que só tira valor à comunidade?

chacalnegro
#1
Concordo em absoluto com tudo o que disseste!
Não creio que haja forma de fazer um controlo do material que é postado, no sentido de eliminar alguns posts, nomeadamente os que apresentam fotografias fruto de uma aparente imaginação. Porque se o fizessemos estaríamos a a sobrepôr a nossa interpretação à interpretação da pessoa que fez o tópico. Não estou a falar de coisas que são comprovadamente gozo ou fraude. Nesse caso, creio que a melhor solução será apagar imediatamente.
Creio que o bom senso e a fundamentação dos comentários que se lhe seguirem é suficiente para desmistificar este ou aquele tópico (caso haja uma explicação natural, claro).


Bom, mas o problema a que te referes, é bem mais profundo do que parece, tem a ver essencialmente com o desaparecimento de massa crítica. E não é só na área da paranormalidade...


Citação de: celegorm em 11 julho, 2012, 17:09
Em primeiro lugar, quero deixar bem claro que, com este tópico, não pretendo ofender nem descredibilizar quem quer que seja. Posto isto, segue a minha opinião:

Em fóruns como o "Portugal Paranormal", por vezes verifica-se um excesso de cepticismo por parte de alguns utilizadores; parece que há gente que se regista apenas para dizer que tudo o que se vê é ilusão de óptica e tudo o que se relata é imaginação ou crendice.
No entanto, verifico que aqui existem também muitos utilizadores com cepticismo a menos.
O tema do paranormal é algo que é comummente mal-aceite ou desvalorizado pela sociedade, pelo que, a meu ver, os "apreciadores" do tema, se devem esforçar por ser o mais credíveis e credibilizáveis possível, para bem de uma evolução geral das mentalidades a nosso favor. Mas isso torna-se difícil quando se vê gente a afirmar, por exemplo, perante uma fotografia tirada à noite e com fraca qualidade de imagem, que vê meia dúzia de rostos, demónios e sombras, sem referir qualquer alternativa natural para o que vê, ou apresentar provas para não ser de todo normal.
Eu próprio tenho as minhas crenças e estou disposto a valorizar a presença de algo paranormal num relato ou numa fotografia, sem qualquer problema. No entanto, na medida dos meus raros conhecimentos, dou-me ao trabalho de tentar realmente excluir todas as causas "não-paranormais" antes de dizer que vejo isto ou que se passou aquilo.

O "defeito" que descrevo está de tal forma generalizado no fórum, que por vezes me abstenho de comentar, temendo ofender, sem intenção, a inteligência dos colegas participantes.

O que pensam vocês deste assunto? Será apenas excesso de cepticismo meu?
Caso não seja, será que há alguma forma de evitarmos este tipo de situações que só tira valor à comunidade?


Tens toda a razão. Há tópicos que fazem uma tangente ao ridículo...
Fantasia, ânsia por algo oriundo de outro mundo, etc.
O paranormal e os fenómenos sobrenaturais caíram no ridículo por contam da mistificação que lhes foi imposta. Encontro na minha área muitos incrédulos sobre a minha idoneidade por conta das fraudes e mistificações absurdas. este meio é extremamente sensível e convém separar as águas.
"Há uma linha que separa a imaginação, do sobrenatural", e convém deixá-la lá.
:::Verinha Mágica:::

panito
Em fóruns como o "Portugal Paranormal", por vezes verifica-se um excesso de cepticismo por parte de alguns utilizadores; parece que há gente que se regista apenas para dizer que tudo o que se vê é ilusão de óptica e tudo o que se relata é imaginação ou crendice.


Caro celegorm

Não deixando de concordar com o que disseste, acho que a parte em cima copiada do teu post, reflete o posição de quem tenta desmistificar , ou seja , eliminar hipoteses e chegar a conclusão de que ou se trata de alteração de fotos ou de simples sujidades de lentes ou o que for, não se trata portanto de excesso de cepticismo.

Mephisto
Panito, certamente, de forma inadvertida, interpretaste mal o texto inicial. Convido-te a reler e peço-te, sempre que citares um autor ou membro utilizes as aspas.  ;)
Abraço

Citação de: panito em 11 julho, 2012, 17:47
Em fóruns como o "Portugal Paranormal", por vezes verifica-se um excesso de cepticismo por parte de alguns utilizadores; parece que há gente que se regista apenas para dizer que tudo o que se vê é ilusão de óptica e tudo o que se relata é imaginação ou crendice.


Caro celegorm

Não deixando de concordar com o que disseste, acho que a parte em cima copiada do teu post, reflete o posição de quem tenta desmistificar , ou seja , eliminar hipoteses e chegar a conclusão de que ou se trata de alteração de fotos ou de simples sujidades de lentes ou o que for, não se trata portanto de excesso de cepticismo.

Eu não estou a falar de pessoas que param para pensar antes de afirmar o que quer que seja, estou a referir-me, naquilo que citaste, a gente que apenas quer deixar quem acredita no ridículo.

Citação de: celegorm em 11 julho, 2012, 19:07
Eu não estou a falar de pessoas que param para pensar antes de afirmar o que quer que seja, estou a referir-me, naquilo que citaste, a gente que apenas quer deixar quem acredita no ridículo.

Completamente de acordo. Encontrei o fórum aquando buscava a explicação para determinadas situações e, na altura era "meio" céptica. Antes de me registar "virei cética" a 100% e pensei: que cambada de gente doida! Depois com mais calma, veriquei que por aqui também anda "gente normal". Agora estou na mesma onda do chacalnegro e da Verinha Mágica.
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

Inominado
Os orbs estão explicados e dizer que acreditar nos mesmos não faz sentido e que estes nada têm de paranormal é de certa forma educar as pessoas que trazem fotos de orbs a pensar que conseguiram uma raridade paranormal.

Eu assumo que nas fotos dos orbs sempre mostrei uma atitude completamente céptica, porque perante os mesmos não há outra posição possível tendo em conta os conhecimentos atuais...
Agora quem nos chega aqui com uma foto de orbs não tem obrigação de saber que aquilo é um efeito óptico. Nós que estamos aqui e que já lemos umas coisas é que temos a obrigação de esclarecer quem chega.

Há um excesso de crendice e de imaginação e isso não se pode negar, mas muitas vezes essa crendice prende-se com uma fascinação pelo mundo novo da paranormalidade. Cabe a quem é mais céptico colocar alguma água na fervura e alertar quem está mais empolgado que uma atitude menos crente, mais racional, seria mais apropriada.

Dito isto, penso que tu Celegorn caso detectes algum caso de excesso de crendice, deves falar e expôr a tua visão, mesmo correndo o risco de ser mal interpretado.

Citação de: Inominado em 11 julho, 2012, 23:02
Os orbs estão explicados e dizer que acreditar nos mesmos não faz sentido e que estes nada têm de paranormal é de certa forma educar as pessoas que trazem fotos de orbs a pensar que conseguiram uma raridade paranormal.

Eu assumo que nas fotos dos orbs sempre mostrei uma atitude completamente céptica, porque perante os mesmos não há outra posição possível tendo em conta os conhecimentos atuais...
Agora quem nos chega aqui com uma foto de orbs não tem obrigação de saber que aquilo é um efeito óptico. Nós que estamos aqui e que já lemos umas coisas é que temos a obrigação de esclarecer quem chega.

Há um excesso de crendice e de imaginação e isso não se pode negar, mas muitas vezes essa crendice prende-se com uma fascinação pelo mundo novo da paranormalidade. Cabe a quem é mais céptico colocar alguma água na fervura e alertar quem está mais empolgado que uma atitude menos crente, mais racional, seria mais apropriada.

Dito isto, penso que tu Celegorn caso detectes algum caso de excesso de crendice, deves falar e expôr a tua visão, mesmo correndo o risco de ser mal interpretado.

Concordo plenamente contigo, e de facto, muitas vezes, o que tento fazer é explicar o que vejo ou leio da melhor forma que consigo.

As pessoas, de facto, não são obrigadas a ter conhecimentos que lhes permitam normalizar o "paranormal" - não é isso que estou a criticar.
A minha critica é em relação a pessoas que, perante uma situação de orbs, por exemplo, informam logo quem postou que aquilo são espíritos ou coisas parecidas. Não são raros os posts em que se lê unicamente e sem qualquer explicação "de facto vejo ali uma cara".

TinaSol
Considero-me com algum cepticismo sim, se calhar em demasia. Há fenómenos que tenho muitas reservas.
Já li sim por aqui temas, que no meu entender, são completamente quiméricos, opinei e como mais pessoas estavam naquela onda "comi por tabela", optei entretanto por não perder muito tempo com estes, mas de toda a maneira acabam por ser tópicos/intervenções que servem para confirmarmos a nós mesmos determinada descrença. Em contrapartida há outros temas que desacreditava, e agora fico em dúvida, e alguns tento saber mais algum coisa.
Por vezes as pessoas precisam de acreditar em alguma coisa e distraírem-se com certas situações, em vez de acreditarem nelas próprias e enfrentarem as existentes (provavelmente é uma expressão demasidado dura e realista, fruto do cepticismo, desculpem lá)  :P
Tal como existem pessoas que apregoam verbalmente, aqui posta-se, a credibilidade e fundamentação da pessoa que parte, faz a diferença.


Mephisto
#10
O problema da crença dá-se quando a falta de investigação, leitura e sentido critico abre portas ao misticismo, ao fantástico e sobretudo, à manipulação inconsciente da ''realidade''.  Isto é crendice.
O defeito do cepticismo  é fruto -sem qualquer margem de manobra que permita a dúvida- da falta de contacto/vivência com outras realidades. Toda a pessoa que se afirma céptica é-o até experenciar algo que contradiga os argumentos do seu cepticismo. Conheço alguns casos que as pessoas se recusam acreditar em algo experimentado. Isto não é cepticismo, é negação de uma realidade.

A realidade são variantes da percepção individual, quanto a isto não há dúvidas. Por esta razão é extraordináriamente dificil chegar a um consenso nos temas mais sobrenaturais. Isto, claro está, no que respeita ao mundo ''imaterial'' da mente, pois no mundo fisico que esta de forma cognisciente assimila, pode ser comparada.

Crente vs céptico é uma antiga e longa batalha com baixas de parte a parte.
Há o ridiculo infantil, a crendice cega, o intelecto paradoxal, as intransigências da negação... E o mundo continua girando no meio termo da realidade...

Sim, Crentes versus cépticos será sempre uma batalha impossível de vencer. Não creio que seja esse o grande problema, ou pelo menos não era falar sobre essa luta quando iniciei este tópico.

A questão é a falta de "perda de tempo" sobre os relatos e imagens que são postados. Não me incomoda uma opinião completamente contrária à minha desde que o autor da mesma diga porque é que vê ali um rosto ou porque é que aquilo é um episódio de possessão demoníaca. Aliás, uma opinião contrária à minha tem muito mais valor quando é devidamente fundamentada. Assim posso ou aceitar, ou ter pontos a que responder se a quiser refutar.
Mas o que é que eu respondo a alguém que olha para um céu nocturno e diz "estão ali dois olhos a olhar para mim"? Posso colocar-me com dissertações, mas nada mais será do que ir atirando coisas ao ar na esperança que a pessoa se dê ao trabalho de tentar ver outra coisa além daquilo que já vê.

Eu sou ceptica, e vou continuar a ser até algo mudar. É simples. Até hoje não vi nada que me fizesse mudar de ideias, sobre poucas coisas tenho dúvidas mas nada que diga 100% isto é verídico.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Mephisto
#13
Citação de: celegorm em 12 julho, 2012, 13:40
Sim, Crentes versus cépticos será sempre uma batalha impossível de vencer. Não creio que seja esse o grande problema, ou pelo menos não era falar sobre essa luta quando iniciei este tópico.

A questão é a falta de "perda de tempo" sobre os relatos e imagens que são postados. Não me incomoda uma opinião completamente contrária à minha desde que o autor da mesma diga porque é que vê ali um rosto ou porque é que aquilo é um episódio de possessão demoníaca. Aliás, uma opinião contrária à minha tem muito mais valor quando é devidamente fundamentada. Assim posso ou aceitar, ou ter pontos a que responder se a quiser refutar.
Mas o que é que eu respondo a alguém que olha para um céu nocturno e diz "estão ali dois olhos a olhar para mim"? Posso colocar-me com dissertações, mas nada mais será do que ir atirando coisas ao ar na esperança que a pessoa se dê ao trabalho de tentar ver outra coisa além daquilo que já vê.

Compreendo onde queres chegar Celegrom, desde que iniciaste o tópico, porém, tens de atender ao facto do fórum ser generalista no que respeita à temática assim como é pouco restritivo em termos de debate (ainda bem). É fácil distinguir a faixa etária em que se inserem determinado tipo de visões e opiniões. Temos de ser pacientes e manter a esperança na evolução construtiva das intervenções.   ;)

Citação de: akasha867 em 12 julho, 2012, 14:22
Eu sou ceptica, e vou continuar a ser até algo mudar. É simples. Até hoje não vi nada que me fizesse mudar de ideias, sobre poucas coisas tenho dúvidas mas nada que diga 100% isto é verídico.

Precisamente Akasha mas quanto a isso respondo como noutro tópico: o facto de um cego não ver, não anula a existência do mundo tal como o vemos.   ;) Ser céptico é um direito de afirmação  individual e não uma verdade absoluta.

Citação de: Mephisto em 12 julho, 2012, 14:34
Compreendo onde queres chegar Celegrom, desde que iniciaste o tópico, porém, tens de atender ao facto do fórum ser generalista no que respeita à temática assim como é pouco restritivo em termos de debate (ainda bem). É fácil distinguir a faixa etária em que se inserem determinado tipo de visões e opiniões. Temos de ser pacientes e manter a esperança na evolução construtiva das intervenções.   ;)

Precisamente Akasha mas quanto a isso respondo como noutro tópico: o facto de um cego não ver, não anula a existência do mundo tal como o vemos.   ;) Ser céptico é um direito de afirmação  individual e não uma verdade absoluta.

E é a minha perspetiva individual, aqui ninguém pode falar por todos...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld