Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Desenhos na areia e as imagens do planalto de Nazca
    Iniciado por chacalnegro
    Lido 6.145 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
chacalnegro
Na semana passada estava a ver um documentário e, por casualidade, apareceu uma breve entrevista com o artista americano Jim Denevan. Até aqui nada de especial não fosse a actividade artística deste senhor: desenhar figuras gigantescas em areia/terra, que só podem ser compreendidas do ar ou de um ponto elevado. Jim só utiliza um pau, com o qual vai rabiscando no chão a sua arte, sem qualquer acompanhamento aéreo da evolução do desenho. Em 2009 fez no deserto do Nevada  maior composição artística circular de que há memória.

Isto fez-me saltar à memória de imediato as figuras  do planalto de Nazca que, apesar de terem sido desmistificadas nos anos 90 e interpretadas como circuitos processionais pré-incas (visíveis de uma elevação próxima, curiosamente omitida sempre há um documentário "alien" sobre o assunto), continuam a resistir teimosamente como uma prova da vinda de extraterrestres ao nosso planeta.

Fica claro que com meios rudimentares e sem uma planificação aérea é prefeitamente possível fazer desenhos na paisagem com uma escala bastante grande. Isto explica não só a relativa facilidade com que terão sido feitas as imagens de Nazca e é uma boa hipótese de compreensão dos famosos crop circles.

Mais uma vez, volto a dizer que acredito em vida inteligente extraterrestre, nas suas visitas ao nosso planeta, mas não podemos, por desconhecimento do engenho humano, avançar sem "saber ler nem escrever", para uma interpretação extraterrena. Como já disse noutro tópico, na maior parte das vezes quando nos deparamos algo genial relacionado como uma cultura antiga, julgamos facilmente que era impossível fazerem durante aquela época isto ou aquilo. Este tipo de interpretação é um fenómeno de mentalidade urbana, em que gerações se desligaram do trabalho manual e dificilmente compreendem que é possível fazer grandes "obras" com meios rudimentares (o que não significa necessariamente pouco pragmáticos e isentos de cálculo). Volto ao exemplo que já aqui deixei certa vez: já vi um velhote, mestre canteiro, partir ao meio um penedo de granito do tamanho de uma casa apenas com meia dúzia de cunhas em ferro e uma marreta.http://www.youtube.com/watch?v=wKBeQzmcQYk#
http://www.youtube.com/watch?v=dxjU93JTcao#

Já conhecia o trabalho deste artista faz um   tempo! Há ainda uma possibilidade que em Nazca tenham usado balões.

Daria certo com figura em uma escala maior e que não fosse circular? E em terrenos irregulares?
Em Nazca podem ser vistos uma aranha de 46 metros, um réptil de 188 metros e 18 pássaros, cujos tamanhos variam de 8 a 130 metros. Também se destacam o cão, a iguana, o macaco, a flor ou estrela, figura de peixes (o mar fica a 50 km do deserto) e um pássaro estilizado de mais ou menos 280 metros de extensão, com um pescoço de cobra e um bico que, além de ser mais comprido do que o rabo, corpo e pescoço juntos, aponta para o sol nascente no dia do solstício de inverno. Além de figuras de animais, foram encontradas figuras de homens de aproximadamente 30 metros de altura.


Sei que há empresas que fazem desenhos em plantações mas que demanda muitos cálculos para sua realização !

Outro mistério de Nazca é a terraplanagem de montanhas inteiras sem qualquer vestígio dos resíduos.

As imagens falam por si :



"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta."
Carl Jung

chacalnegro
#3
Citação de: Etcetra em 04 julho, 2012, 17:12
Já conhecia o trabalho deste artista faz um   tempo! Há ainda uma possibilidade que em Nazca tenham usado balões.

Daria certo com figura em uma escala maior e que não fosse circular? E em terrenos irregulares?
Em Nazca podem ser vistos uma aranha de 46 metros, um réptil de 188 metros e 18 pássaros, cujos tamanhos variam de 8 a 130 metros. Também se destacam o cão, a iguana, o macaco, a flor ou estrela, figura de peixes (o mar fica a 50 km do deserto) e um pássaro estilizado de mais ou menos 280 metros de extensão, com um pescoço de cobra e um bico que, além de ser mais comprido do que o rabo, corpo e pescoço juntos, aponta para o sol nascente no dia do solstício de inverno. Além de figuras de animais, foram encontradas figuras de homens de aproximadamente 30 metros de altura.


Sei que há empresas que fazem desenhos em plantações mas que demanda muitos cálculos para sua realização !


Caro amigo, em terrenos irregulares não há imagens. Os terrenos irregulares a que te referes só o são a uma macroescala, portanto isso é irrelevante para a execução dos desenhos. Por isso não os há em terrenos completamente ravinados. Os desenhos de animais funcionam tão bem ou melhor que os círculos em termos de concepção porque têm muitas rectas. Sabes como faziam traçados rectos na Antiguidade? - Pegavam em 2 estacas e espetavam-nas à distância pretendida, depois era só esticar um fio. Os círculos eram concebidos da mesma maneira: espetavam uma estaca que servia de centro e a outra à distância que servia de raio. Amarravam as duas com uma corda e faziam girar a segunta estaca à volta da primeira e, eis um círculo tão grande quanto o tamanho da corda que as unia, que podia ter 1 m ou 100m. Qual é o espanto de desenharem peixes estando a 50km do mar? Isso é uma distância irrisória e os peixes não vivem só no mar, vivem também nos rios e nos lagos. Por exemplo, o leão é um dos animais mais importantes da heráldica medieval, no entanto, não havia leões na Europa.
Entretanto, quer os alinhamentos, quer as figuras de animais foram recentemente interpretados como caminhos cerimoniais que, quando cheios de gente em movimento, pareciam linhas vivas.
O facto de terem uma orientação de acordo com o solstício de Inverno, não é exclusivo desta cultura, existe por todo o mundo. A observação dos ciclos naturais tinha particular importância para os povos antigos porque marcavam as estações, as épocas de sementeiras e de colheitas.



Citação de: amcsilva em 04 julho, 2012, 21:16
Outro mistério de Nazca é a terraplanagem de montanhas inteiras sem qualquer vestígio dos resíduos.



Amigo, houve terraplanagem, sem dúvida, mas para limpar o espaço onde estão os desenhos, no entanto o sítio já era naturalmente plano ou não se chamaría "Planalto de Nazca". Quanto aos resíduos, foram usados para fazer os alinhamentos e o restante deve estar ao lado, lá em baixo no vale, à esquerda da foto que postou. Aliás, são ainda bastante visíveis canais erosivos que cortam o sedimento que está nesse mesmo vale


http://www.youtube.com/watch?v=wt4Nb3f7pjU#
Aqui fica um pequeno documentário sobre a importância das decorações zoomórficas na cultura Nazca.


Citação de: chacalnegro em 04 julho, 2012, 22:23

Amigo, houve terraplanagem, sem dúvida, mas para limpar o espaço onde estão os desenhos, no entanto o sítio já era naturalmente plano ou não se chamaría "Planalto de Nazca". Quanto aos resíduos, foram usados para fazer os alinhamentos e o restante deve estar ao lado, lá em baixo no vale, à esquerda da foto que postou. Aliás, são ainda bastante visíveis canais erosivos que cortam o sedimento que está nesse mesmo vale


Montanhas não são planalto ! E não são naturalmente planas como diz.   Pode-se ver claramente nas imagens que postei que se trata de montanhas cortadas a meio. 

Lembro-me de ver um documentário aqui há uns anos em se que focavam especificamente na questão das montanhas terraplanadas e de estranhamente em torno destas não existirem os esperados detritos dessa empreitada.
"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta."
Carl Jung

chacalnegro
#5
Citação de: amcsilva em 04 julho, 2012, 23:00
Montanhas não são planalto ! E não são naturalmente planas como diz.   Pode-se ver claramente nas imagens que postei que se trata de montanhas cortadas a meio.  

Lembro-me de ver um documentário aqui há uns anos em se que focavam especificamente na questão das montanhas terraplanadas e de estranhamente em torno destas não existirem os esperados detritos dessa empreitada.

Peço desculpa então. O conceito de planalto fui eu que o inventei agora. E sim, os detritos fora aspirados por extraterrestres.


Citação de: chacalnegro em 04 julho, 2012, 23:11
Peço desculpa então. O conceito de planalto fui eu que o inventei agora. E sim, os detritos fora aspirados por extraterrestres.

;D ;D
;)   
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

é impressionante a capacidade de desenho que esses indivíduos possuem...

Citação de: chacalnegro em 04 julho, 2012, 23:11
Peço desculpa então. O conceito de planalto fui eu que o inventei agora. E sim, os detritos fora aspirados por extraterrestres.

Olha a piada foleira ...
O deserto de Nazca tem montanhas e tem planaltos.   Para quê criar esta confusão ?   

Pelo que já tenho visto das tuas intervenções tens um problema grave em aceitar opiniões diferentes das tuas porque achas que são sempre as melhores.  Não te cansas de ser o sabichão dono da verdade ?   Haja paciência ...
"Quem olha para fora, sonha. Quem olha para dentro, desperta."
Carl Jung

chacalnegro
Citação de: amcsilva em 05 julho, 2012, 15:47
Olha a piada foleira ...
O deserto de Nazca tem montanhas e tem planaltos.   Para quê criar esta confusão ?   

Pelo que já tenho visto das tuas intervenções tens um problema grave em aceitar opiniões diferentes das tuas porque achas que são sempre as melhores.  Não te cansas de ser o sabichão dono da verdade ?   Haja paciência ...

Não caro amcsilva, está enganado, só estou um bocadinho melhor informado sobre este assunto. É isso que o ofende? Tem razão, tenho muita dificuldades em aceitar opiniões diferentes das minhas. Mas só quando estas não são fundamentadas, só isso.
Repare numa coisa, se aquilo não é um planalto, se foi terraplanado e se os detritos resultantes desapareceram misteriosamente, que hipótese propõe?

Peço-lhe, já agora que não proponha epítetos para a minha pessoa, que foi coisa que não fiz para a sua.

Abraço

TinaSol
Andei a pesquisar acerca do tema... Existe um artigo interessante qb acerca deste tema em http://www.dominiosfantasticos.xpg.com.br/id579.htm
Depois de ler acerca dos planaltos de Nazca, vou ver sobre Cahuachi e depois ver se consigo saber da civilização da época, estes craneos fazem lembrar de um outro tópico... é mesmo artigo à Chacal ;D ::)

chacalnegro
#11
Pois, Tina, em relação aos crânios, não me parece que haja alguma relação com as representações do Antigo Egipto. Não foi encontrado nenhum crânio alongado no Egipto e, ao contrário do que diz o site as únicas representações egípcias de cabeças anormalmente alongadas só acontece durante o reinado de Amenofis IV (Akhenaton). No entanto esqueceram-se convenientemente que estas imagens são acompanhadas de ventres anormalmente distendidos. ;) Por outro lado, boa parte dos crânios com furos, estes são provocados por trepanações, ou não haveria formação de osso novo à volta dos orifícios. Uma pancada que provocasse um buraco daqueles no crânio, dificilmente deixaria vivo o seu portador. Além do mais, pancadas dessas não provocam só buracos, provocam também o estalamento do crânio, coisa que não é visível nas imagens. Em alguns vêem-se claramente as marcas de corte e os pequenos orifícios do uso do trépano (broca). Mais uma vez, ao contrário do que é dito no site, a trepanação não é uma operação delicada e tecnologicamente avançada. É uma das cirurgias mais primitivas que existem e deviam fazer os pacientes sofrer de sobremaneira. Já agora é curioso a sua incidência em crânios alongados... Pudera, faziam crescer a cabeça num espaço reduzido, é natural que a certa altura necessitassem de trepanações para aliviar a pressão...

TinaSol
Sim Chacal, em relação aos craneos vou comparar o artigo com outro tópico que abri aqui à uns tempos acerca de um craneo descoberto na Sibéria, mas também foram descobertos na América do sul e noutras culturas.
Relativamente a este tópico, que é para isso que cá estamos, sabes alguma coisa acerca da civilização de Nazca ou cultura pre-incaica que referem no artigo e que dizem ser eles os responsáveis pelos geoglifos?

chacalnegro
Citação de: TinaSol em 05 julho, 2012, 21:24
Sim Chacal, em relação aos craneos vou comparar o artigo com outro tópico que abri aqui à uns tempos acerca de um craneo descoberto na Sibéria, mas também foram descobertos na América do sul e noutras culturas.
Relativamente a este tópico, que é para isso que cá estamos, sabes alguma coisa acerca da civilização de Nazca ou cultura pre-incaica que referem no artigo e que dizem ser eles os responsáveis pelos geoglifos?


Epa sobre culturas pré-incas, sei muito pouco, não é mesmo a minha praia, li umas coisitas quando era puto e o resto só dos documentários. Eram vários os povos, alguns muito mais organizados e avançados que os Incas. Não sei se a cultura de Sipán é a mesma que a de Nazca, porque parecem muito idênticas em termos de simbologia, arquitectura e geometria do espaço. Creio que os chimus também serão aparentados. De qualquer modo os Incas liquidaram o que restava destas civilizações. Isto para dizer que não sei quase nada.

TinaSol
Citação de: chacalnegro em 05 julho, 2012, 21:51
Eram vários os povos, alguns muito mais organizados e avançados que os Incas. 

Daí a minha curiosidade  ;)
Obrigado pela informação e franqueza  :)
( :P ...havia uns livros na feira do livro acerca de civilizações a 5€/un. eu sabia que me arrependeria de não ter seleccionado alguns destes... :()

chacalnegro
Tina, não sei se isto ajuda, não são grande espingarda, mas vão com boa intenção. e fizeres alguma pesquisa no site da national geographic encontras alguma coisa de certeza, porque foi lá que vi o documentário sobre os geóglifos de nazca.

http://www.youtube.com/watch?v=OzMBgEYj3G8#

http://www.youtube.com/watch?v=h4aKbOUOVGU#

http://www.youtube.com/watch?v=3tTo0qwP2rg#

http://www.youtube.com/watch?v=IePy7S_Jvik#

#16
 "Planalto ou plateau é a classificação dada a uma forma de relevo constituída por uma superfície elevada, com cume mais ou menos nivelado, geralmente devido à erosão eólica ou pelas águas. São como topos retos, superfícies topográficas, que podem ser regulares ou não.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Planalto"
Em suma planalto e uma elevação com uma planice em cima! : )
Iria mencionar justamente a terraplenagem amcsilva!

"chacalnegro
Caro amigo, em terrenos irregulares não há imagens. Os terrenos irregulares a que te referes só o são a uma macroescala, portanto isso é irrelevante para a execução dos desenhos."

Desculpe discordar!  Há desenhos em encostas e claro que estas encostas não são lisas (mesmo no planalto  o chão é muito pedregoso) e são cortadas por fendas (justamente por ser as fotos em macroescala não são percebidas as irregularidades menores)




chacalnegro
Amigo Etcetera, se calhar não me expliquei bem. Quando eu falo em macro-escala, significa que os acidentes não podem estar demasiado próximos, ou qualquer desenho seria impossível de executar. Para exemplificar coloco aqui a imagem de um terreno desses. No caso de se tratar de uma encosta, não significa que o terreno não seja liso e propício à feitura dos geóglifos, como bem mostram as imagens que postaste. No entanto chamo à atenção para uma foto que colocaste e ainda bem que o fizeste porque explica muita coisa. Há grande abundância de seixos rolados. Isso é indício de uma coisa: erosão e depósito em "terraço" elevado. Para quem não está familiarizado com este termo, um terraço é uma deposição de sedimentos arrastados pela água (geralmente de um rio ou glaciar). Por vezes encontram-se a grande altitude, quer por transporte directo da água, quer pela elevação tectónica do depósito ou ainda por canais erosivos posteriores (Grand Canyon). As margens do vale do Tejo também são um excelente exemplo.
Isto para dizer que o planalto onde estão maior parte tos geóglifos já tinha sido previamente desmontado por erosão e levou com um terraço em cima, que voltou, mais uma vez a ser erodido.




#18
Agora sim eu entendi o que você quis dizer! Imperfeições no solo existem mas não são demasiados próximos ou acentuadas o que afetaria a realização e a qualidade do trabalho.
De qualquer forma foi um trabalho muito grande pois para formar as linhas muitas pedras tiveram que ser movidas e isto somada ao ar rarefeito do local  deve ter demandado um grande esforço.
Quanto às plataformas restos de terra  poderiam ser usadas em construções ou simplesmente jogadas montanha abaixo mas o que me parece é que a terra e as pedras foram juntadas ao centro e depois a terra foi socada para formas as supostas pistas.
Algo deste tipo


Aproveitando:

Japoneses Encontram Novas  Imagens nas Linhas de Nazca no Peru
janeiro de 2011




Dois cientistas da Universidade de Yamagata no Japão relataram ter encontrado dois novos desenhos formados por imensas linhas, os chamados geóglifos, na misteriosa província de Nazca ao Sul do Peru. Os novos geóglifos retratam uma cabeça humana e uma figura animal que os pesquisadores ainda estando tentando identificar, conforme informou a Agência de notícias Estado Andina.
Conforme explicou o pesquisador Yoichi Watanabe, diretor do curso de arqueologia da Universidade de Yamagata, no Japão, o desenho encontrado que representa uma cabeça humana e tem 4,2 metros de comprimento por 3. 1 m de largura. Esse geóglifos por serem considerados muito pequenos não foram identificados anteriormente em pesquisas aéreas sobre a região, afirmou Watanabe. Os cientistas prosseguem trabalhando e pretendem apresentar um relatório com suas conclusões finais ao Ministério de Cultura do Peru.
Próximo ao mesmo local a equipe de investigação, liderada por Masato Sakai, também encontrou cerca de cem outros geóglifos em 2006. As novas figuras foram encontradas bastante próximas das já conhecidas linhas de Nazca, uma das principais atrações turísticas do Peru . A região atrai milhares de turistas que sobrevoam figuras gigantescas formadas por linhas no deserto. As linhas de Nazca representam figuras de animais como macacos, flores, beija-flores e aranhas. Consideradas patrimônio mundial da UNESCO, elas foram possivelmente criadas entre os anos 500 a.c. e 500 d.c. e estão listadas entre os maiores enigmas arqueológicos do mundo.
Entre as figuras mais misteriosas encontradas em Nazca está o desenho de uma aranha que mede cerca de 150 metros de comprimento formado por uma linha contínua. O que impressiona neste desenho é que a aranha representada é da espécie Ricinulei, encontrada apenas em lugares fora do alcance da luz solar na floresta amazônica.
A equipe de pesquisadores japoneses utiliza em suas pesquisas imagens fornecidas pelo satélite para observação terrestre "Daichi,". Lançado em órbita pela Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, este satellite envia constantemente imagens da terra vista do espaço.
Crédito das imagens: Universidade de Yamagata / Japão
Via: livinginperu.com/

Uma pequena referencia ao site Domínio Fantástico
Onde questiona que armas poderiam perfurar os crânios  eu acredito que poderia ser  lanças com este tipo de  ponta!