Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • Hospital Psiquiátrico de Paredes de Coura
    Iniciado por anjinha
    Lido 33.067 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Uma pessoa esta a olhar para a janela e parece me ter uma varinha ou assim na mao
Vivemos num mundo obscuro

#16
A pouca distância da Vila, região ubérrima e encantadora em que casa admiravelmente a beleza idílica da paisagem com a diafaneidade e rutilâncias dum céu de esmeraldas, eleva-se majestoso o monte da Pena, sobre que assenta, no espaldar suave da encosta a uma altitude aproximadamente de 400 a 500 metros, repassado de uma unção de carinho e benemerências o Sanatório para ferroviários do Estado.
Se as montanhas não tivessem já aquela força mágica, atractiva que nos encanta e seduz, a Pena, com o seu aspecto risonho e o seu Sanatório majestoso, longe do tumultar das paixões humanas, no silêncio profundo, que só a música da Natureza interrompe, dar-nos-ia a impressão que deixámos a Terra a Caminho do Céu.
Alcandorada garbosamente no vasto planalto de Coura, assentada no seu pedestal de glória, rodeada de casais agrícolas, brancos, muito brancos, a contrastar com o verde escuro da relva, matizada aqui e além pela meiguice de uma flor e perfumada pela suavidade deslumbrante do rosmaninho, a Pena apresenta-se cheia de sugestiva e omnímoda elegância, emoldurada num fundo de maravilhas que é todo o concelho de Paredes de Coura.
Mais altos motivos porém impõe à consideração de todo este local abençoado. Porquanto, apenas surge nas noites escuras da vida das encruzilhadas dos revezes, como fantasma aterrador, a tuberculose pavorosa logo o Sanatório, recentemente inaugurado no monte da Pena, freguesia de Mozelos, se levanta como aurora bendita a derramar nos corações amargurados dos humildes e beneméritos ferroviários torrentes de paz e sorrisos.

Depois de abandonado, depois de esquecido pela tutela, mesmo sabendo que há interessados na sua compra e recuperação, o antigo hospital de Mozelos sofre agora novo revés. Pessoalmente, nem queria acreditar quando vi a notícia na última edição do Notícias de Coura, que dava conta da transformação, ainda que temporária, do antigo sanatório numa... pocilga!!!

Pelo que se pode ler no artigo em questão, a colocação dos animais naquela espaço surgiu como contrapartida pela limpeza da zona envolvente. Ora, o que não se compreende, por um lado, é se se está a limpar por um lado, porque se há-de sujar, com os detritos dos animais, por outro lado. Acresce que, a meu ver, a ocupação daquele imóvel pelos animais vai deteriorar ainda mais o antigo hospital. Mas, mais importante, o que não se compreende é porque é que este processo não ata nem desata, pois da maneira que as coisas se arrastam não seria de admirar que, qualquer dia, o grupo empresarial que estava interessado em recuperar aquele imóvel e ali construir um hotel e campo de golfe, simplesmente perca o interesse.

Enquanto isso, aqui ao lado multiplicam-se os projectos do mesmo género. Inclusivamente projectos hoteleiros promovidos pelo município, como é o caso do novo hotel que a Câmara de Ponte de Lima quer abrir em Arcozelo. Deste modo aproveita-se uma casa antiga comprada recentemente e requalifica-se toda a zona envolvente. E, curiosamente, não houve necessidade de transformar o espaço numa pocilga.  Apesar do Estado ainda não ter definido o verdadeiro proprietário daquele espaço, isto é, a que Ministério pertence, se ao da Saúde ou ao das Finanças, a obra idealizada para o local poderia avançar mesmo sem se resolver essa questão. O facto de não haver um proprietário impede unicamente a compra do sanatório, sendo um dos principais interessados a Câmara Municipal de Paredes de Coura.
A crise veio, entretanto, atrasar, ainda mais, qualquer investimento. A autarquia não tem dinheiro e os investidores também não. O mega empreendimento turístico que previa a construção de um campo de golfe e as respectivas infra-estruturas ficará assim adiado por tempo indeterminado. Os investidores criaram espectativas aos proprietários dos terrenos da área prevista para o empreendimento, realizando contratos com a promessa da respectiva compra, tudo ficando, entretanto, em banho-maria.
A pouca distância da Vila, região ubérrima e encantadora em que casa admiravelmente a beleza idílica da paisagem com a diafaneidade e rutilâncias dum céu de esmeraldas, eleva-se majestoso o monte da Pena, sobre que assenta, no espaldar suave da encosta a uma altitude aproximadamente de 400 a 500 metros, repassado de uma unção de carinho e benemerências o Sanatório para ferroviários do Estado.
Se as montanhas não tivessem já aquela força mágica, atractiva que nos encanta e seduz, a Pena, com o seu aspecto risonho e o seu Sanatório majestoso, longe do tumultar das paixões humanas, no silêncio profundo, que só a música da Natureza interrompe, dar-nos-ia a impressão que deixámos a Terra a Caminho do Céu.
Alcandorada garbosamente no vasto planalto de Coura, assentada no seu pedestal de glória, rodeada de casais agrícolas, brancos, muito brancos, a contrastar com o verde escuro da relva, matizada aqui e além pela meiguice de uma flor e perfumada pela suavidade deslumbrante do rosmaninho, a Pena apresenta-se cheia de sugestiva e omnímoda elegância, emoldurada num fundo de maravilhas que é todo o concelho de Paredes de Coura.
Mais altos motivos porém impõe à consideração de todo este local abençoado. Porquanto, apenas surge nas noites escuras da vida das encruzilhadas dos revezes, como fantasma aterrador, a tuberculose pavorosa logo o Sanatório, recentemente inaugurado no monte da Pena, freguesia de Mozelos, se levanta como aurora bendita a derramar nos corações amargurados dos humildes e beneméritos ferroviários torrentes de paz e sorrisos.

O velho edifício que recebeu pessoas de todo o país, que procuravam as altaneiras terras de Coura para se tratarem das várias maleitas respiratórias, e que mais tarde viria a ser hospital psiquiátrico de referência no distrito, está hoje em completo estado de degradação, à mercê do tempo que não perdoa o desmazelo e a despreocupação. O edifício não tardará em começar a cair e os courenses, particularmente, os mozelenses assistirão ao esboroar de uma das mais importantes referências na história recente da freguesia e do concelho.
A população está indignada por nada ser feito. "Não dá para compreender. Não é possível que um edifício como este esteja abandonado. Está o portão fechado a cadeado e pronto. Está a cair aos bocados", lamentaram alguns mozelenses aquando da nossa visita ao local.
Pereira Júnior ainda não perdeu a esperança de vir a ser construído naquele local o empreendimento de que tanto se falou há cerca de três anos. Por outro lado, a população crê que este foi mais um projecto que passou ao lado de Paredes de Coura e que ninguém o verá crescer.
Entretanto, enquanto se decide a sua propriedade e se espera que a crise passe, o antigo sanatório vai-se tornando num espaço fantasma.

http://www.google.pt/imgres?hl=pt-PT&sa=X&biw=1280&bih=681&tbm=isch&prmd=imvns&tbnid=Q_U5aWxmVhVB7M:&imgrefurl=http://maispelominho.blogspot.com/2010_04_01_archive.html&docid=sMKv4oY9dhjuBM&imgurl=http://lh6.ggpht.com/_oIasDzMVDDY/S8guiraPwwI/AAAAAAAAA2c/0-jMmYThkmE/sanat%2525C3%2525B3rio%2525202%25255B3%25255D.jpg&w=370&h=300&ei=sPHXT4HaNofV0QXNgumTBA&zoom=1




É contra as regras do fórum a postagem de 2 ou mais mensagens seguidas. Obrigada pela atenção.
: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida... Tudo isso porque te amo!

O facto de grande parte das fotografias terem saído "desfocadas" deve-se ao facto de as máquinas digitais não reagirem muito bem em ambientes com pouca luz quando não se usa flash. De uma forma simplista, a máquina ao tentar absorver o máximo de luz torna a imagem tremida. Acontece em qualquer local com luz ténue.

As fotografias estão com arrastamento - tempo de exposição a mais.
Abandon hope all ye who enter here

pessoal quem alinha ir ao sanatório de paredes de coura?
: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida... Tudo isso porque te amo!

Olá anjinha.

É contra as regras do fórum postar duas ou mais mensagens seguidas. Se quiseres acrescentar algo, basta modificares a tua mensagem anterior.

Podes colocar a fonte do teu texto?

Obrigada pela atenção.

ola boa tarde a todos, alguem me sabe dizer a localizao exacta??obrigado

Ligeia
Olá iolfaria, o sanatório fica em Mozelos (Paredes de Coura), na Rua Dr. Albano Barreiros (Antigo Centro de Saúde), está encerrado desde 2002 e é um local muito frequentado por geocachers.

Anjinha, quando postares tópicos semelhantes por favor reúne os requisitos mínimos conforme estipulado pelas regras deste quadro.
Aconselha-se a obtenção de informação usando o tópico Discussão e Angariação de Informação Sobre Possíveis Locais Assombrados.

Obrigada pela compreensão  ;)


: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida... Tudo isso porque te amo!

não da para ver a segunda foto ja , podes voltar a fazer upload por favor?

: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida... Tudo isso porque te amo!

Ligeia
Post inicial do tópico modificado: novas fotos e localização exacta do sanatório.
Obrigada, Anjinha pelas informações dadas  ;)

#27
obrigado Ligeia pela ajuda  :laugh:

bem pessoal tive lá hoje, e desta vez ouvimos pessoas a falar e entrei num local parecia, uma capela e senti algo frio a  tomar em mim . Tive a falar com uma senhora que guardava lá , gado e ela disse que lá depois de ter , fechado tinha lá morrido varias pessoas ate crianças pequenas . vou tentar ir lá com, gravador e outra camara para tentar gravar algo bjs



: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida... Tudo isso porque te amo!


#29


obrigada NickusVerdelli
: Vejo nos seus olhos seu jeito de amar, vejo no seu jeito o prazer de te amar!!!
Esquecer você seria: perder a minha identidade, mudar a minha personalidade, apagar a melhor parte da minha vida... Tudo isso porque te amo!