Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.480
Total de mensagens
369.585
Total de tópicos
26.952
  • James Randi e o desafio de um milhão de dólares
    Iniciado por Salomé
    Lido 5.868 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Randall James Hamilton Zwinge (Toronto, Canadá, 7 de Agosto de 1928), mais conhecido como James Randi ou, posteriormente, The Amazing Randi (O Incrível Randi), é um mágico ilusionista e cético, conhecido por ser um combatente da pseudociência.

Ele é talvez mais conhecido pelo One Million Dollar Paranormal Challenge (Desafio Paranormal de Um Milhão de Dólares), no qual a James Randi Educational Foundation pagará um milhão de dólares a qualquer um que demonstrar evidência de evento paranormal, sobrenatural ou de poderes ocultos, as condições para os testes precisam ser aceitas por ambas as partes. Seu interesse em desbancar o paranormal vem de sua época de adolescente.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Ora aqui está um excelente negócio para quem é medium! Será que alguém já ganhu o tal milhão? :angel:  Ou estão com medo de ser desmascarados?  >:D Se alguém ganhou eu gostaria de saber: prova provada da existencia da mediunidade 8)
"Somos seres espirituais com corpo físico, e não seres humanos que buscam a condição espiritual." (Sara Marriott).

#1
WIKIPEDIA

James Randi

http://www.youtube.com/watch?v=4Ja6ronAWsY

CitaçãoJames Randi (nome de nascimento Randall James Hamilton Zwinge; Toronto, Canadá, 7 de agosto de 1928) é um mágico canadense, naturalizado americano, que vive nos Estados Unidos e cético2 3 mais conhecido pelo seu desafio as alegações de sobrenaturalidade e pseudociência.4 Randi é o fundador da James Randi Educational Foundation (JREF). Randi começou a sua carreira como mágico chamado The Amazing Randi, mas depois de se aposentar até a idade de 60, ele conseguiu dedicar a maior parte de seu tempo para investigar o sobrenatural, o oculto e as alegações de sobrenaturalidade, que coletivamente ele chamava de "woo-woo".5

Muito embora ele fosse chamado de "desenganador" (ou debunker), Randi não gostava do termo e das conotações e preferia ser chamado de "investigador".6 Ele escreveu sobre a paranormalidade, o ceticismo e a história da mágica. Ele era frequentemente convidado para o The Tonight Show Starring Johnny Carson e ocasionalmente aparecia no programa de TV Penn & Teller: ~bulls**t~!. A Fundação Educacional James Randi (JREF na sigla em inglês) patrocina o Desafio Sobrenatural de Um Milhão de Dólares oferecendo um prêmio de US$ 1 milhão aos candidatos elegíveis 7 Quem pode demonstrar evidência de qualquer evidência do paranormal, sobrenatural, ou poderes ocultos ou evento em condições de testes em acordo de ambas as partes.8

Afinal, estamos aqui num fórum sobre paranormalidade. Talvez já soubessem do deste desafio... Mas queria lançar o debate.
Aqui...nós todos... acreditamos em algum tipo de paranormalidade, nas suas muitas vertentes. Por todo o mundo, existe também igual número de pessoas que acreditam, muitas que alegam ter dons...existe um crescente número de centros de pesquisa, já existiam (e existem) milhares de casas espírita.
Afinal porque é que este desafio nunca foi superado? Será que quem acredita é "tolinho"? :P

Digam de vossa justiça!

o senhor James Randi é o meu herói...  :)

e por um motivo simples... ele simplesmente tem desmascarado todos os "falsos profetas" que andam nestes tempos do fim a enganar a humanidade...  ;)

esse desafio começou nos anos 80 com 10 mil dólares e foi aumentando até 1 milhão de dólares. O sr tem esse dinheiro numa conta exclusiva para o assunto e anda com um cheque pronto na carteira para onde quer que vá... já correu meio mundo e até agora NINGUÉM ganhou o prémio...

...as regras são simples... a pessoa só tem que fazer o que alega que consegue fazer sob condições controladas...

por exemplo... se você alega que consegue voar, ele escolhe a janela por onde você deva sair...  ::)

http://www.youtube.com/watch?v=OTVWMY8EZCA
a minha religião é a verdade...

Precisamente. :P Bem espero não ter incomodado muita gente com este tópico... Estava a esperar uma discussão mais acesa :P

A questão é: porque razão ninguém ainda conseguiu provar nada paranormal?


Acho muito bem!
Quantas pessoas gabam-se de ter dons só para ganhar dinheiro à custa das pessoas?

Ora aqui está um tema de grande debate.

Já ouvi falar disto há imenso tempo e tenho inclusivamente um amigo meu que está sempre a falar deste desafio. Porque será que as pessoas não o abraçam?

Eis aqui algumas reflexões:

- Não o fazem para não serem desmascarados.

- Não o fazem porque sei (que já li) que o James Randi ridiculariza as situações e encontra explicações associadas à magia para todos os fenómenos, ou seja as pessoas não se querem expor a situações de vexame social.

- Porque acreditam no seu dom e não no dinheiro que está em jogo.

- Porque não têm conhecimento do desafio.

- E mais???
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

#8
Citação de: apocalypto em 13 junho, 2015, 21:24
A questão é: porque razão ninguém ainda conseguiu provar nada paranormal?

Citação de: anascorpion em 13 junho, 2015, 21:28
Acho muito bem!
Quantas pessoas gabam-se de ter dons só para ganhar dinheiro à custa das pessoas?

Citação- Porque acreditam no seu dom e não no dinheiro que está em jogo.

::)
a minha religião é a verdade...

Para quem acredita piamente em algum tipo de "paranormalidade"... a explicação só pode ser ou:
- falta de conhecimento do desafio
- a pessoa até sabe mas nao quer ser ridicularizada
De qualquer maneira, tendo em conta a quantidade de pessoas neste planeta...nao haja duvida que isto nao abona nada para os ditos "crentes". Mas vá....As universidades ja tem departamentos dedicados a isto (e cada vez mais...coimbra ja fez algumas experiencias tambem na mediunidade). O que e um primeiro passo...

Bom, uma coisa é certa também... todos sabemos que grandes instituições como FBI e afins recorrem a serviços de médiuns para diversas coisas também. Se, efetivamente todos os médiuns fossem "falsos" certamente que não se utilizariam os seus serviços para coisas com maior "seriedade".

O que me parece que possa estar por detrás deste desafio e o facto de o mesmo ainda não ter sido superado, é a sua premissa de base que pode estar errada (neste caso não acreditar) que logo, à partida, abre portas para que tudo possa ser rapidamente refutado... na verdade, tudo pode ser refutado de alguma forma. Hajam argumentos válidos!
..."no woman no cry... cause when one door is closed, many more is open"...
Membro nr. 34334

CitaçãoHajam argumentos válidos!

e depois ainda há aqueles que refutam sem argumentos nenhuns...  ::)
a minha religião é a verdade...

Puca
O que eu penso é que o Paranormal (para lá do normal), é para ser sentido, interiorizado. E quem realmente possa ter alguma capacidade supra sensorial, normalmente esta não se manifesta com dia e hora marcada, logo não se iria submeter ao ridículo de nada acontecer naquele momento. Além disso são pessoas com uma consciência "para lá do normal" não alinham em provas e jogos para provar coisa nenhuma, pois simplesmente não sentem essa necessidade de se expor, de ter protagonismo, pelo contrário gostam de se resguardar da curiosidade alheia.

Quem alinha nisto, normalmente contraria esta visão, então os "vendedores de banha da cobra" serão os mais prováveis participantes e perdedores do desafio.

"O Sábio cala" esta é para mim uma da máximas que separa a verdade da ilusão. :)

Citação"O Sábio cala" esta é para mim uma da máximas que separa a verdade da ilusão. Smiley

"escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silencio." - Pitágoras

a minha religião é a verdade...

#14
Não colocaria melhor a questão. @puca