Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Cartomancia: Baralho comum
    Iniciado por NOvo
    Lido 18.735 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Confesso que antes eu não acreditava nada na " adivinhação através de cartas " , tal como a astrologia, tem vários tipos de interpretações, então sempre se adapta praticamente a qualquer resposta, com um pouco de inteligência, e numa experiente observação do cliente, intuindo assim muitas das suas caracteristicas psicológicas.....eu pensava ser apenas isso, portanto simplesmente não acreditava em nada disso, além do mais para mim o destino nem fazia sentido, nos escolhemos o que plantamos.

Mas....agora, vem o mas.
Decidi " brincar " um pouco de tarot, e comecei a tirar, as poucas vezes que tirei, as pessoas disseram que eu tinha acertado, mas confesso que achava apenas coincidências ou apenas poder de observação atenta sobre essas pessoas, fiz a pessoas amigas, quase na brincadeira.. mas mesmo assim, e sendo eu espiritualista, na hora de lançar as cartas sempre fazia com aquela fé, que sempre me acompanha, e a pedir com respeito e humildade que me pudesse ajudar a tirar as cartas e a fazer a interpretação correcta, no caso dessas coisas serem mesmo verdade.
A prova derradeira, é que para uma pergunta minha, saiu por 3 vezes a mesma carta, sempre a mesma carta, por mais que baralhe, e dias até bem distantes uns dos outros, a carta foi sempre a mesma, à segunda vez pensei ser coincidência, mas à 3º vez também sair , qual a chance de probabilidade de algo assim acontecer ? é muito reduzida, então mesmo não sabendo como, hoje sim acredito que há algo nas cartas , que não conseguimos entender, mas com fé, respeito e humildade perante as entidades que nos protegem, as cartas realmente podem dar respostas.
A psicologia é um grão de areia. A espiritualidade a praia inteira.

Se alguém tiver um "guia completo" de como utilizar e interpretar o baralho comum seria interessante colocar aqui :)

Citação de: trismegistus em 13 janeiro, 2020, 11:20
Se alguém tiver um "guia completo" de como utilizar e interpretar o baralho comum seria interessante colocar aqui :)
Não existe isso... Um guia completo.  Nem pode existir... Porque a mesma carta tem significados diferentes lida por diferentes cartomantes...
Por exemplo,  ao dois de copas eu aprendi e dou-lhe um determinado significado, outro cartomante darà um significado completamente diferente. E ambos estaremos certos se formos coerentes nas nossas leituras...
Por isso muito dificilmente poderá ser homogêneo o padrão de interpretação...
Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

Citação de: Mestre Juremeiro em 13 janeiro, 2020, 13:14

Não existe isso... Um guia completo.  Nem pode existir... Porque a mesma carta tem significados diferentes lida por diferentes cartomantes...
Por exemplo,  ao dois de copas eu aprendi e dou-lhe um determinado significado, outro cartomante darà um significado completamente diferente. E ambos estaremos certos se formos coerentes nas nossas leituras...
Por isso muito dificilmente poderá ser homogêneo o padrão de interpretação...


Compreendo aquilo que dizes, por acaso pensei que existissem um conjunto de significados comuns a todos os cartomantes e não que cada um atribui o significado "que quiser" às cartas... Obrigado pela elucidação :)

Citação de: trismegistus em 14 janeiro, 2020, 13:11
Compreendo aquilo que dizes, por acaso pensei que existissem um conjunto de significados comuns a todos os cartomantes e não que cada um atribui o significado "que quiser" às cartas... Obrigado pela elucidação :)

No tarot o significado das cartas é mais ou menos consensual. Isto ao nível dos Arcanjos Maiores... Ao nível dos Arcanjos Menores, os significados começam a variar conforme o modelo de Tarot e conforme a "escola" do cartomante.
Quando passamos para o baralho tradicional, as figuras são lidas mais ou menos da mesma forma por todos, os ases já variam, os sete também... e depois as cartas mais "baixas" mudam muito de cartomante para cartomante, porque as pessoas aprendem de maneira diferente. E isso não é em si uma coisa má. Não é como tu dizes "dão-lhe o significado que quiserem"... mas há de facto muita variância entre os significados. A questão a este nível está na coerência... o que para mim é um Ás de Ouros será sempre um Às de Ouros...
Alargando um bocadinho mais a discussão, o que está aqui em causa, não é tanto os significados mas a forma como são interpretados. Imagina o Tarot como um conjunto aleatório de palavras. E tal como as palavras que podem significar coisas diferentes, por exemplo cadeira -- pode ser um móvel para nos sentarmos tal como pode ser uma disciplina da faculdade, ou caminho que pode significar uma solução ou pode significar o acto de caminhar; também na cartomancia, as cartas podem ter significados diferentes. O que determina uma boa prática cartomante, não é tanto a capacidade de memorizar os significados (que é fundamental) mas sobretudo a capacidade de interpretar e de ir ao encontro das necessidades da pessoa que está à sua frente... e para isso não há manual...

Existem as coisas que podemos mudar.
Existem as coisas que não podemos mudar.
Sabedoria é mudar o que pudermos mudar e adaptar-nos ao que tivermos que nos adaptar.

Obrigado Mestre Juremeiro pela explicação!