Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • Anorexia Nervosa: Música suicida?
    Iniciado por Mephisto
    Lido 10.510 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Mephisto
Decidi abrir este tópico a propósito da seguinte noticia e não só:

"No último dia 23/9/2005, duas adolescentes fãs de black metal e gothic cometeram suicídio em um subúrbio de Paris, França (na foto, o local da tragédia). Marion e Virginie, ambas com 14 anos de idade, foram ao apartamento de um amigo chamado Benjamin, no bairro de classe média parisiense de Ivry-sur-Seine, disseram que tinham uma surpresa e pediram ao amigo para fechar os olhos e esperar do lado de fora do quarto. "Então, elas disseram para eu entrar no quarto e, quando entrei, as vi na janela, prontas pra pular. Não pude fazer nada. Elas pularam", disse Benjamin à imprensa local. No bolso de uma delas, um bilhete lacônico: "A vida não vale a pena". As adolescentes eram obcecadas pela morte, só usavam roupas góticas e uma delas tinha um blog em que só falava de sexo e morte. O último registro dela no blog era uma letra do grupo francês de black metal Anorexia Nervosa, chamada Suicide Is Sexy: "Eu odeio você, eu vomito na sua alma e na sua família/Morte aos seus pais, tortura e estupro para suas crianças." Jacky Cordonnier, autoridade francesa que nos últimos anos se especializou em acompanhar góticos aolescentes, lamentou o fato: "É triste, mas o suicídio não me surpreende mais. Há essa ligação com o satanismo, é um movimento estruturado e sem escrúpulos, que tenta manipular os jovens e acaba levando-os a esse tipo de comportamento extremo."

Fonte: Rock Brigade

Conheço a banda desde a sua formação (1997), não tendo achado piada alguma aos dois primeiros álbuns e ao último referenciado pela noticia (2005). No entanto, entre 2000 e 2004, a coisa lá se compôs. Com um brilhante New Obscurantis Order, e um estranhissimo mas fascinante Redemption Process, considerado o melhor álbum de Black Metal em 2004, pela maioria da imprensa.
Pegando na noticia, tendo em mente que se tratam de duas adolescentes com crises existenciais com certeza, o que me incita a abrir este tópico é a opinião de quem já esteve em contacto com os álbuns, mais concretamente com o Redemption Process. Sou confesso adepto deste género musical, embora não ande para ai a bater com a cabeça nas paredes feito maluquinho. Gosto de ouvir, sossegado, pois provoca-me um estado de liberdade mental. Solta-me o espírito, faz-me viajar, inspira-me.
Não a propósito da noticia, que já tinha conhecimento; o certo é, que eu, sempre senti uma aura muito obscura em torno da sonoridade desta banda, como nunca senti em qualquer outra. A música em si é subversiva. Ao invés de expandir, parece criar um género de implosão subconsciente. Sempre que oiço o Redemption Process sou imediatamente absorvido na sua atmosfera sombria de tal forma que nunca consigo parar. Tenho de ouvir do inicio ao fim. Ao acabar sucede um género de choque com a realidade. Uma espécie de reactivação dos sentidos. Não dá para explicar. Pode ser da minha cabeça, por dar demasiada importância ao detalhe sonoro que, nesta banda é massivo, caótico mas, é uma impressão tão abrupta e imediata que me faz uma certa confusão, ao ponto de evitar ouvir. A prova está em ter postado em "despique" com o Sharkuel, noutro tópico, uma música deles e já não consegui parar de ouvir, até agora.
Eu considero-me uma pessoa racional, mentalmente sã, por isso, gostava de saber se isto só se passa comigo ou, se é algo que afecte outros ouvintes também >:D Deixo aqui uma amostra para quem quiser testar. Se for só comigo vou logo ao psiquiatra, prometo  ;D >:D

Anorexia Nervosa - An Amen
Anorexia Nervosa: Stabat Mater Dolorosa

#1
Lol PIIIIIIIITAAAAAAAAS!!!

Epah mas que chavalas mais estupidas, a sério. --' Pior é culparem a banda por isso. A culpa nunca é dps educandos que não dão o devido apoio, é preferivel por as culpas em bandas, ou videojogos.

Anorexia Nervosa nem é muito depresivo comparado com o que estou acostumado a ouvir. Há bandas bem mais deprimentes, mas ya, depende do estomago de cada um para as saber apreciar. Normalmente gosto de cenas depressivas, para contrastar com o meu exagerado bom humor. E mais, normalmente a cena depressive (Black Depressivo e Funeral Doom Metal) são extremamente melodicos e ambientais, o que é algo que eu adoro simplesmente. :D  Transporta-me em altas viagens mentais e simplesmente é brutal ouvir para se pensar. Não estas maluco Mephisto, eles tem uma aura muito obscura, e é nice, se bem que eu nao acompanhe muito A.N., optando por outras bandas do genero.

Já ouviste Bethelem?! É depressivo e tem uma carga de insanidade mental tremenda. Mais logo meto um link, pois de momento encontro-me no local de trabalho, o que me barra o acesso ao youtube ;D
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

chacalnegro
#2
Epa, pois só poderá ter esse efeito em quem aprecia. Como não gosto de música "sintética", a mim soa-me igual a tudo do género (sem entrar em questões qualitativas, cada um gosta do que gosta), embora não me agradando, também não me incomoda. O efeito do Metal e até do Gótico no cérebro poderá ter a ver com a construção musical destes estilos, uma vez que usam frequentemente acordes com intervalos de quintas. Estes acordes propagam ondas alfa, que são um estímulo para o cérebro em vários sentidos. Experimentem tirar a distorção, a voz "demoníaca", usar instrumentos acústicos e acrescentar um coro. O que encontram é algo parecido com isto ;) ;) ;):

http://www.youtube.com/watch?v=_Ve4LAMx1sQ#ws

Relativamente às miúdas, deve ter sido uma psicose da adolescência motivada pela falta de chapadas  :angel: ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

A cena fixe do metal é que cada vertente tem o seu modo de apreciação.

Eu gosto de quase todos os estilos. Só não aprecio muito Power Metal com solos de guitarra de meia hora tipo Rhapsody e tal, ou algum progressivo meio hipster tipo Dream Theater, que basicamente é masturbação aos instrumentos. Muito talento, e pouca consistenca musical. A minha opinião.

Pendo mais para o Black Metal, Doom Metal e Funeral, se bem que tambem sou grande adepto do Avant-Garde, Sludge e Thrash Metal. Death Metal gosto do oldschool, do tecnico e do progressivo/epíco (Opeth e Dissilution \m/).

Tambem gosto de Industrial (gosto do toque sintetico), porque tem logo outro ambiente.

Pa e gosto de ALGUM nu-metal. Korn, Mushroom Head, Shelshock e Celldweller, entre outros (mas poucos), são bacanos.
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

TinaSol
Raparigas tontas. Volta e meia lembram-se de associar casos destes a bandas Metal. Só ouve quem quer, ora bolas. Gosto de uma boa rockalhada ou de uma boa batida metal e não é isso que faz passar as pessoas. Já tive oportunidade de ouvir trash e black metal, credo..., as músicas duram meio minuto, e quem me passou estas músicas tem uma boa disposição que até chateia, além de que, é sabido que as melhores baladas também vêm do Metal..

Citação de: TinaSol em 20 março, 2012, 11:05
Raparigas tontas. Volta e meia lembram-se de associar casos destes a bandas Metal. Só ouve quem quer, ora bolas. Gosto de uma boa rockalhada ou de uma boa batida metal e não é isso que faz passar as pessoas. Já tive oportunidade de ouvir trash e black metal, credo..., as músicas duram meio minuto, e quem me passou estas músicas tem uma boa disposição que até chateia, além de que, é sabido que as melhores baladas também vêm do Metal..
Yap,eu também oiço muito metal,algum hard rock\progressivo,para mim musica pesada,serve como um alternativo á infelicidade.

TinaSol
Citação de: pedrodead em 20 março, 2012, 11:11
Yap,eu também oiço muito metal,algum hard rock\progressivo,para mim musica pesada,serve como um alternativo á infelicidade.
tás a brincar? com uma batida destas arrumo a casa em metade do tempo  ;D

chacalnegro
Citação de: TinaSol em 20 março, 2012, 11:05
Raparigas tontas. Volta e meia lembram-se de associar casos destes a bandas Metal. Só ouve quem quer, ora bolas. Gosto de uma boa rockalhada ou de uma boa batida metal e não é isso que faz passar as pessoas. Já tive oportunidade de ouvir trash e black metal, credo..., as músicas duram meio minuto, e quem me passou estas músicas tem uma boa disposição que até chateia, além de que, é sabido que as melhores baladas também vêm do Metal..
Ó Tina, é só para dizer que aprecio de sobremaneira a tua objectividade!! ;)

Mephisto
#8
Vocês é só rir  ;). Desde já agradeço as respostas.
Sharkuel tu és a "cara chapada" de um primo meu já bem mais velho que tu no contexto musical. Pessoal da guitarrada  ;D Eu nesse aspecto demarco-me. Sou muito estranho no que respeita a música. Gosto de Black Metal, é um facto, mas não consigo ouvir um terço do que se produz para o mercado. Essas novas variantes e até o Black Metal mais "old school" me deixa com vontade de partir a aparelhagem de tão mauzinho que soa. Não dá para o meu feitio. Tem de ser algo que me agarre de imediato, algo com um ambiente global simbiótico (caos/harmonia).
Poucas bandas conseguem produzir esse efeito em mim. Cradle of Filth, Dimmu Borgir, Septic Flesh, Bishop of Hexen, Moonspell (os velhinhos e muito além deste panorama) tal como estes acima. Exemplo curto. Fora deste contexto, ou me apanham a ouvir musica clássica, ópera, ou orquestras sinfónicas na vertente épica (lol). É verdade! Não consigo digerir 95% do que passa nas rádios. Isto claro resumidamente, para dar só uma noção da disparidade.

Relativamente às miúdas, tudo bem que estivessem parvinhas mas, infelizmente, as causas são sempre bem mais complexas do que aparentam, e não basta culpar os pais.
As músicas de Anorexia têm de facto uma aura muito obscura (nada de sobrenatural). Aquilo que ainda hoje me impressiona, mexe comigo, vai de encontro ao que o Chacal disse, ainda bem, pois era precisamente isso que eu pretendia, ver se havia essa noção ou se era apenas eu a tirar essa ilação.
Acho que a estrutura, a composição da música em si (desta banda particularmente), além de massiva e subversiva,  (ataca) em força, criando uma onda de choque sucessiva no cérebro ao ponto de o conseguir "desligar", alienar totalmente do que rodeia a pessoa. É como dou por mim, muitas vezes, depois de terminar a audição. Ao invés de voltar a mim pelo lado de fora, tenho de me ir procurar dentro de mim. Resumindo, vai buscar os sentimentos mais obscuros que carregamos connosco ao nosso mais intimo interior, mergulhando-nos neles quase ao ponto de "sufocar" com eles.
Ora, isto num adolescente, porque eu também tive a minha, com as respectivas pancadas acessórias da idade (todas sem excepção) é complicado, se não souber gerir isso. Maioritariamente não sabem, os pais não se apercebem, as escolas estão nem aí para o caso etc.

Bom, para todos os efeitos a banda terminou nesse mesmo ano (2005). Há quem diga que por motivos normalíssimos à formação, embora o rumor que correu na altura, se prendesse com factores ligados ao caso. Ninguém da banda ou editora desmentiram.

Citação de: TinaSol em 20 março, 2012, 11:22
tás a brincar? com uma batida destas arrumo a casa em metade do tempo  ;D

Não queiras tu saber o efeito que tem nos vizinhos  ;D


chacalnegro
#10
Ainda em relação à musica "pesada" (os apreciadores que me desculpem, mas sou muito ignorante na matéria), se virem bem, algumas das linhas melódicas são claramente recuperadas de músicas com muitos séculos de existência. Se dissecassem muitas delas, baixando o o ritmo para compassos menos apertados, ver-se-ia por trás saltarellos e estampidas medievais. Há inclusivamente grupos que recuperaram muitas destas músicas e imprimiram-lhes uma batida mais forte, vi uma actuação de um grupo de gótico (creio que alemão), cujo repertório era sem tirar nem pôr uma colectânea de música de dança do séc. XIII. Os Dead can Dance (apesar de não serem perfeitamente enquadráveis nestes estilos) usaram declaradamente um saltarello italiano do séc. XIV. A música "Trebaruna" dos Moonspell é outra destas músicas reinterpretadas.
Isto tudo para dizer o quê, que por serem melodias extremamente simples, baseadas nos tais acordes com intervalos de quintas que intuitivamente soam bem (porque provocam as tais ondas alfa), são intemporais e tanto servem aos intérpretes de música medieval, étnica de raiz céltica ou a grupos de Metal.

http://www.youtube.com/watch?v=AcmpBCXOgVI#

http://www.youtube.com/watch?v=TIXV2NhLb_0#

http://www.youtube.com/watch?v=e8aQm3SoyI4#





Citação de: Mephisto em 20 março, 2012, 13:27
Vocês é só rir  ;). Desde já agradeço as respostas.
Sharkuel tu és a "cara chapada" de um primo meu já bem mais velho que tu no contexto musical...

Muahahahah \m/ pedal to the metal!!!

Considero o teu comentário um elogio :D mas não fico só pelo metal. Tambem gosto de Hard Rock, Alternativo, 80's, Rockabilly, Indie, Jazz (adoro jazz, Aaron Goldberg FTW), Country e Country Rock, Blues, Swing, Bossa Nova, Musica Classica (principalmente a contemporanea Russa, adoro), algumas coisas de Sertanejo, e musicas etnicas/folklores/orientais.

Adoro musica de um modo geral, mas tambem nao ligo ao que é comercializado. Lady Gaga's, Adeles ou Rihanas a mim nao me dizem nada. Tal como tu Mephisto, a musica da radio a mim é uma cena que não me assiste ;D

Jack Gordon, Alestorm é do caraças. ;D Curto bue este tipo de power metal \m/
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...


Citação de: Sharkuel em 20 março, 2012, 15:37

Jack Gordon, Alestorm é do caraças. ;D Curto bue este tipo de power metal \m/

Já vi que temos aqui pessoal de bom ouvido... Sim, Alestrom é bom, mas o Adrian von Ziegler à de sempre mecher mais comigo até à cova!  >:D >:D

Citação de: Jack Gordon em 20 março, 2012, 15:41
Já vi que temos aqui pessoal de bom ouvido... Sim, Alestrom é bom, mas o Adrian von Ziegler à de sempre mecher mais comigo até à cova!  >:D >:D

Curtes Sabaton?! :D As letras deles são baseadas em conflictos e historias da II Guerra Mundial. Para uma banda de Power Metal eles tem uma sonoridade uma beca muddy o que se enquadra perfeitamente no que eles querem transmitir \m/ as letras são inteligentes e bem estudadas
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...