Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.489
Total de mensagens
369.596
Total de tópicos
26.958
  • [outro] debate ideologico
    Iniciado por Jack Gordon
    Lido 3.897 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Vivas não sei se pos o título muito esclarecedor, mas após uma "ligeira faísca neste tópico (final da pag2 e pag 3):
https://portugalparanormal.com/index.php/topic,11162.0.html


Enviei uma PM ao Chacal a pedir-lhe desculpas por me ter exaltado (e já agora aproveito ao fórum também) e nisto de desculpas, conversa puxou conversa acabamos num debate pacífico e muito fixe que gostaria de partilhar convosco para toda a gente opinar!  ;) ;D

"Eu
Vivas, há já muitos dias que tenho vindo a reflectir naquela conversa dos porta-chaves na China, e de facto tinhas muita razão, deixaste-me muito curioso, ao fim ao cabo sinto-me que estou a ficar mais liberto, por um lado vejo um mundo novo, mas por outro estou muito a estranhar esta nova dimensão...
Respondi ás tuas questões do tópico não para debater contigo, mas só quero ver até que ponto separas o epicentrismo do renascimento, não percebi se tens uma perspectiva cega ou se realmente reflectes com brio, achei-te muito "exótico" pronto... =P  

(citação do Chacal) O Humanismo, com que presenteámos todas as Américas, em que morreram milhões de índios?
O Humanismo de Hitler que matou 6 milhões de pessoas?
O Humanismo da colonização e descolonização africanas que ainda hoje mata gente?

R: Isso não entra no meu conceito de humanismo (humanismo = Renascimento), humanismo tem que ser a busca pela descoberta da ciência e das artes, digo eu que seja a sua definição exclusiva.... =/

(citação do Chacal) Começamos o humanismo onde? Isso é muito relativo. Por exemplo o padre António Vieira era um defensor acérrimo dos índios brasileiros, já dos escravos africanos nem por isso...
R: Os escravos africanos não? Ou não conseguiu segurar as duas pontas ao mesmo tempo ou a sua época não lhe permitiu. Lembra-te de que a época em que um indivíduo nasce é muito determinante para compreendermos a sua mentalidade. Por exemplo imagina que ele os associa mesmo a macacos, que pensava que eram mesmo uns animaizinhos ou que como havia muitos mais interesses em África era mais perigoso e preferiu deixar a sua semente noutro lado.  

(citação do Chacal) O Humanismo americano que salva pessoas de ditaduras e a seguir as mata com surtos de terrorismo e de intolerância cultural, é que no Iraque já morreram mais de 100.000 pessoas.
R: os americanos para mim perderam a sua qualidade com o evoluir do tempo... Lembras-te daquelas políticas económicas de que tinham um extra no ordenado para comprarem sempre produtos da fábrica e assim contrariar falência e que só compravam produtos nacionais? No filme "Gran torino" de Clint Eastwood vês isso quando ele vê o filho com um carro Mercedes e não Ford.

(citação do Chacal) Ou o Humanismo da revolução francesa que matou outros milhares por serem aristocratas, anti-revolucionários e mais ou menos aristocaratas e anti-revolucionários?
R: nas situações de clímax de crises socioeconómicas quem não dispara com violência? Arrisco-me a dizer que se tivesses nesta época também te subiria uma grande cólera, nunca te disparou assim uma grande sede de raiva quando estás saturado?

(citação do Chacal) Aliás durante o teocentrismo medieval judeus mouros e cristãos viviam em relativa harmonia na Península Ibérica.
R: Se me dissesses que era na Terra Santa ainda lá ía, mas na "Idade das Trevas" não consigo ver nada...


O facto é que fiquei muito curioso com o facto de ires contra o Estado Moderno, para mim sempre foi o céu para U.E e o nosso estado actual com o neo-liberalismo o inferno (vivo com medo todos os dias...).
Só que quando estava a ver os teus tópicos, por exemplo tinhas algo como "no antigo Egipto já tinham helicópteros", os torques, o Sufismo (termo que não me é estranho, mas parece-me que te diz muito), etc. No meu ver passas mais atenção a coisas pouco modernas, não estou com isto a querer dizer que sejas antiquado nem pouco nem mais ou menos, aliás eu adoro o império celta e música deste género não me falta no youtube (Hevia, Omnia, Adrian Von Ziegler, etc) e outras cilizações antigas como os hindus, budistas, xintoístas, os apaches na América. Eu também já vi coisas incríveis na antiguidade como invenções com aproveitamentos de energia hidráulica e barragens em Roma, o primeiro avião da Grécia, a cirugia druidica que vi num tópico do Seth, enfim... Só que como vejo isto muito longe para os dias de hoje contento-me mais com o Estado Moderno naquela "é bom e é se quisermos".
Fiquei a matutar nisto e acho que me rendi demasiado ás evidências, mas nunca quero arriscar, pois temo sempre apanhar ideias de muita teoria e pouca prática.

Já alguma vez tiveste uma nação, religião ou etnia modelo ou ideológica?  Estava a pensar em por isto num tópico, daqueles que dá muuuito pano para mangas!    Mas não queria faze-lo sem teu consentimento, ocorreu-me que podesses não gostar e não queria que ficasses chateado, mas o que me dizes?
                     
                                                           Chacal
Como é natural, as respostas que te fui pondo eram obviamente provocatórias, para obrigar a pensar sobre o assunto, não só a ti como às restantes pessoas que estavam a participar no tópico. Tens toda a razão na dissecação que fizeste. Os exemplos que apresentei são casos extremos, porque violência e dominação sempre foram uma constante ao longo da História, em vários pontos da Terra e não é exclusiva da Europa. No entanto, o mundo ocidental não se pode arrogar do direito de impôr a democracia ao resto do mundo sob a invocação de que é socialmente desenvolvida. Hoje impõe a democracia no passado impunha o cristianismo. Como alguém disse, certezas absolutas resultam sempre em pilhas de cadáveres. A minha questão é só mesmo com a intolerância. Não sabemos nada sobre os outros, mas apesar disso achamos que o que é nosso é melhor, logo temos de o impingir a esses mesmo outros. O caso do Iraque é flagrante: os americanos achavam que como os iraquianos viviam sob uma ditadura, iam receber a ocupação ocidental de braços abertos. A realidade foi completamente diferente, resultou e ainda resulta em massacres que poderiam nunca ter existido se a ditadura permanecesse, apesar de todos os seus inconvenientes.
Em relação aos comentários que aqui apresentas, exceptuando uma ou outra coisa mínima, tens toda a razão.
Outra coisa a "Idade das Trevas" foi uma designação preconceituosa do pós-Revolução Francesa para classificar a Idade Média. Na realidade apesar de ser um período eminentemente teocêntrico, a ele se deve a preservação do saber clássico e numerosas invenções, das quais ainda hoje usufruimos. Por exemplo, o primeiro engenho de vôo foi inventado por um monge inglês, no séc. XII e não por Leonardo da Vinci, que passava a vida a copiar as ideias dos outros. A isso acresce que o referido monge experimentou mesmo o engenho que criou; voou 200m e estatelou-se no chão partindo as duas pernas. Concluiu que este engenho (parecido com uma asa delta) precisava de algo que permitisse direccioná-lo, que foi a razão pela qual ele caiu no chão. Ao que parece Leonardo da Vinci além de ser um brilhante plagiador, nunca pôs nenhuma das suas máquinas a funcionar e hoje sabe-se que algumas não serviam absolutamente para nada porque estavam mal calculadas.
Na Península Ibérica viveram cristãos, judeus e mouros pacificamente até 1496, quando foi decretada a sua expulsão ou conversão forçadas. O Renascimento chegou a Portugal em conjunto com a Inquisição...  
Em relação à tecnologia, como já havia dito, grande parte das ideias já eram conhecidas só que não havia necessidade de as pôr em prática e acabara esquecidas em livros que só recentemente estão a ser redescobertos. A máquina a vapor já era conhecida no séc. I a.C. Neste período há um "cientista" em Alexandria que consegu fazer um teatro todo mecânico movido a vapor. O mesmo instalou nalguns templos portas automáticas movidas a vapor. Entre outras curiosidades, o mesmo inventou uma máquina de vender bebidas que era accionada por moedas! O que quis dizer com isto tudo é que apesar de estarmos numa era tecnológica temos de ter em atenção que também se pensava e produzia tecnologia no passado. Se virmos bem, a descoberta do fogo foi muito mais revolucionária do que o que fica de permeio entre a descoberta da electricidade e os telemóveis de última geração. As coisas avançam muito mais rapidamente porque o caminho já está preparado para esse avanço.

Não sou saudosista do passado, todas as coisas tiveram e têm o seu tempo. Revolta-me é que se negligencie o passado. Talvez seja um vício de profissão.  

Eu concordo contigo, o Estado Moderno é bom se for um Estado Social. De outra maneira é tão mau como qualquer ditadura que, mesmo não havendo um ditador em pessoa há um ditador chamado neo-liberalismo económico.

Relativamente a alguns posts, como o do helicóptero no Antigo Egipto, foi só para desmistificar uma ideia absurda gerada pelo desconhecimento, que alguns fãs dos OVNI's continuam a ventilar (atenção, eu acredito em ovnis, mas há limites). O post dos torques foi mesmo um gozo, aquilo é uma jóia, não é um intercomunicador, nem há teoria nenhuma sobre isso. Simplesmente as pessoas têm tendência a categorizar coisas que não conhecem a partir das que conhecem. O que é que um torque parece? - um par de fones!  

Sem dúvida que o Sufismo em termos de concepção filosófico-religiosa é a corrente que me atrai mais, exactamente pela tolerância e conceitos éticos.
                  EU
(citação do Chacal) Os exemplos que apresentei são casos extremos, porque violência e dominação sempre foram uma constante ao longo da História, em vários pontos da Terra e não é exclusiva da Europa.    No entanto, o mundo ocidental não se pode arrogar do direito de impor a democracia ao resto do mundo sob a invocação de que é socialmente desenvolvida. Hoje impõe a democracia no passado impunha o cristianismo.
Como alguém disse, certezas absolutas resultam sempre em pilhas de cadáveres. A minha questão é só mesmo com a intolerância.

Eu cá não gosto do descontrolo da internet no mundo (para mim é a RAÍZ DE TODO o mal de hoje que levou àintolerância(fragmentação social e política...)


(citação do Chacal) Em relação aos comentários que aqui apresentas, exceptuando uma ou outra coisa mínima, tens toda a razão.
Quais??

(citação do Chacal) Outra coisa a "Idade das Trevas" foi uma designação preconceituosa do pós-Revolução Francesa para classificar a Idade Média. Na realidade apesar de ser um período eminentemente teocêntrico, a ele se deve a preservação do saber clássico e numerosas invenções, das quais ainda hoje usufruimos. Por exemplo, o primeiro engenho de vôo foi inventado por um monge inglês, no séc. XII e não por Leonardo da Vinci, que passava a vida a copiar as ideias dos outros.
Eles sabiam e preservavam, mas não partilhavam... (Como a cura da Pelagra de Hipocrates!) e foi Pitágoras ou antes dele que já tinham feito essas invenções, nunca foram é testadas (esses dois copiaram-no e aos egípcios foi o que foi! ;D), ás vezes digo mesmo que antiguidade devia de se manter, mas melhorada...

(citação do Chacal) Na Península Ibérica viveram cristãos, judeus e mouros pacificamente até 1496, quando foi decretada a sua expulsão ou conversão forçadas. O Renascimento chegou a Portugal em conjunto com a Inquisição...  
Então  e as cruzadas man? E ainda hoje a minha avó diz mal de judeus porque mataram Jesus... =S Já para não falar que os judeus tinham uma vida nómada desde sempre por causa da igreja, jesuss
(a inquisição não veio desde sempre? ... )

(citação do Chacal) Em relação à tecnologia, como já havia dito, grande parte das ideias já eram conhecidas só que não havia necessidade de as pôr em prática e acabara esquecidas em livros que só recentemente estão a ser redescobertos. A máquina a vapor já era conhecida no séc. I a.C. Neste período há um "cientista" em Alexandria que consegu fazer um teatro todo mecânico movido a vapor. O mesmo instalou nalguns templos portas automáticas movidas a vapor. Entre outras curiosidades, o mesmo inventou uma máquina de vender bebidas que era accionada por moedas! O que quis dizer com isto tudo é que apesar de estarmos numa era tecnológica temos de ter em atenção que também se pensava e produzia tecnologia no passado. Se virmos bem, a descoberta do fogo foi muito mais revolucionária do que o que fica de permeio entre a descoberta da electricidade e os telemóveis de última geração. As coisas avançam muito mais rapidamente porque o caminho já está preparado para esse avanço.
Eu sempre tive a ideia que não havia invenções porque as religiões, sábios, conservadores, etc. Faziam perseguição... Se fores bem a ver era só uma questão de reformular o passado... =D (ás tantas não era assim tão fácil evitar esta falta de controlo tecnológico no Estado Moderno como na antiguidade)

Não sou saudosista do passado, todas as coisas tiveram e têm o seu tempo. Revolta-me é que se negligencie o passado. Talvez seja um vício de profissão.  
                            

                                                                     Chacal

Eu cá não gosto do descontrolo da internet no mundo (para mim é a RAÍZ DE TODO o mal de hoje que levou àintolerância(fragmentação social e política...)

Não me parece que a culpa seja da internet. A internet existe para unir e não para separar. Como é natural, sendo um meio de informação à disposição de todos, aparecem os bons, os médios e os maus a fazer circular ideias. Se não existisse internet livre é possível que não estivessemos nós a falar hoje.

Quais??
Os que comentei.

Eles sabiam e preservavam, mas não partilhavam... (Como a cura da Pelagra de Hipocrates!) e foi Pitágoras ou antes dele que já tinham feito essas invenções, nunca foram é testadas (esses dois copiaram-no e aos egípcios foi o que foi! ;D), ás vezes digo mesmo que antiguidade devia de se manter, mas melhorada...

Muitas foram testadas, só não tiveram continuidade porque havia escravos para desempenhar as funções  desses inventos. Por exemplo o moinho de vento, a vela latina, a caravela, o sistema de atrelagem com coleira rígida, a pólvora, o relógio mecânico, o quadrante e o atrolábio, são invenções da Idade Média e nem por isso deixaram de ser divulgadas.

Então  e as cruzadas man? E ainda hoje a minha avó diz mal de judeus porque mataram Jesus... =S Já para não falar que os judeus tinham uma vida nómada desde sempre por causa da igreja, jesuss
(a inquisição não veio desde sempre? ... )

As cruzadas são uma invenção da nobreza da Europa central e do Norte para ocupar uma nobreza cada vez mais ociosa e descapitalizada. Na Península Ibérica, é certo que os cristãos queriam conquistar território ao Islão, mas não queriam aniquilar nem as cidades, nem a cultura nem a ecomnomia. Um exemplo disso é a 1ª conquista de Silves, em 1189, em que D. Sancho II teve de subornar os cruzados que o tinham vindo ajudar, para se irem embora sem destruir a cidade. Os cruzados nunca perceberam muito bem as relações interculturais ibéricas, uma prova disso foi o massacre do bispo e da comunidade cristã de Lisboa aquando da conquista (1147). Para eles, se estavam vestidos como árabes e se falavam árabe, eram muçulmanos. Estranharam o facto de esta gente saber orações cristãs e agarrar-se a cruzes, mas nem por isso deixaram de os matar. Esta ideia de preto/branco, claro/escuro, bem/mal está muito arreigada na mentalidade da Europa não latina. Um pouco como fazem os americanos quando chegam a um país que ocupam, matam tudo o que se mexe que tenha aparência de inimigo, sem saber se estão a matar amigos ou gente inocente.

A inquisição existe desde o séc. XIII, mas era um tribunal para condenar as heresias cristãs e não necessariamente a libertinagem social ou gente de outras religiões. Chega a Portugal em 1536 e aí é que começa a intolerância, como nunca tinha havido durante a Idade Média. Levam todos à frente: suspeitos de judaísmo, islamismo, apostasia, bruxaria, práticas sexuais não consentidas pela Igreja, heresia etc.


Eu sempre tive a ideia que não havia invenções porque as religiões, sábios, conservadores, etc. Faziam perseguição... Se fores bem a ver era só uma questão de reformular o passado... =D (ás tantas não era assim tão fácil evitar esta falta de controlo tecnológico no Estado Moderno como na antiguidade)

Completamente de acordo!"

chacalnegro
Aproveito para corrigir que a conquista de Silves se deve a D. Sancho I e não II. ;)

TinaSol
é lá... mas que grande debate! mas olha que, ao contrário dos actuais debates políticos e da bola, aqui se aprende e retira muita coisa...

chacalnegro
Citação de: TinaSol em 15 março, 2012, 16:24
é lá... mas que grande debate! mas olha que, ao contrário dos actuais debates políticos e da bola, aqui se aprende e retira muita coisa...
Epa, fico contente com o comentário   :) Obrigado

#4
Citação de: Jack Gordon em 15 março, 2012, 12:40

                                                                     Chacal

1-Eu cá não gosto do descontrolo da internet no mundo (para mim é a RAÍZ DE TODO o mal de hoje que levou àintolerância(fragmentação social e política...)

Não me parece que a culpa seja da internet. A internet existe para unir e não para separar. Como é natural, sendo um meio de informação à disposição de todos, aparecem os bons, os médios e os maus a fazer circular ideias. Se não existisse internet livre é possível que não estivessemos nós a falar hoje.

2-Eles sabiam e preservavam, mas não partilhavam... (Como a cura da Pelagra de Hipocrates!) e foi Pitágoras ou antes dele que já tinham feito essas invenções, nunca foram é testadas (esses dois copiaram-no e aos egípcios foi o que foi! ;D), ás vezes digo mesmo que antiguidade devia de se manter, mas melhorada...

Muitas foram testadas, só não tiveram continuidade porque havia escravos para desempenhar as funções  desses inventos. Por exemplo o moinho de vento, a vela latina, a caravela, o sistema de atrelagem com coleira rígida, a pólvora, o relógio mecânico, o quadrante e o atrolábio, são invenções da Idade Média e nem por isso deixaram de ser divulgadas.

3-Então  e as cruzadas man? E ainda hoje a minha avó diz mal de judeus porque mataram Jesus... =S Já para não falar que os judeus tinham uma vida nómada desde sempre por causa da igreja, jesuss
(a inquisição não veio desde sempre? ... )

As cruzadas são uma invenção da nobreza da Europa central e do Norte para ocupar uma nobreza cada vez mais ociosa e descapitalizada. Na Península Ibérica, é certo que os cristãos queriam conquistar território ao Islão, mas não queriam aniquilar nem as cidades, nem a cultura nem a ecomnomia. Um exemplo disso é a 1ª conquista de Silves, em 1189, em que D. Sancho II teve de subornar os cruzados que o tinham vindo ajudar, para se irem embora sem destruir a cidade. Os cruzados nunca perceberam muito bem as relações interculturais ibéricas, uma prova disso foi o massacre do bispo e da comunidade cristã de Lisboa aquando da conquista (1147). Para eles, se estavam vestidos como árabes e se falavam árabe, eram muçulmanos. Estranharam o facto de esta gente saber orações cristãs e agarrar-se a cruzes, mas nem por isso deixaram de os matar. Esta ideia de preto/branco, claro/escuro, bem/mal está muito arreigada na mentalidade da Europa não latina. Um pouco como fazem os americanos quando chegam a um país que ocupam, matam tudo o que se mexe que tenha aparência de inimigo, sem saber se estão a matar amigos ou gente inocente.

A inquisição existe desde o séc. XIII, mas era um tribunal para condenar as heresias cristãs e não necessariamente a libertinagem social ou gente de outras religiões. Chega a Portugal em 1536 e aí é que começa a intolerância, como nunca tinha havido durante a Idade Média. Levam todos à frente: suspeitos de judaísmo, islamismo, apostasia, bruxaria, práticas sexuais não consentidas pela Igreja, heresia etc.

1- Na minha cadeira de geopolítica do meu curso de geografia, a primeira coisa que ficou assente a toda a gente é a internet não tem fronteiras, não é por um fórum que não nos falamos (podíamos ter uma associação em vez disto não?), não é questão de bom, mau, neutro: é que é tão acelarado, tão sem fronteiras politicas que o mundo está tão psicadélico! Super-heterogeneo social e políticamente (acho que podes ver aqui alguma origem das tuas intolerâncias...) e tão neo-liberal, se é um meio tão poderoso infinitamente como podem seres finitos geri-la??
Dá que pensar heim? .....

2-As invenções eram inuteis, mas e as curas? Quantos não morreram da pesta e da pelagra?? :-[

3-um caso que eu conheço foi num espaço que deu hoje à mouraria, D.Afonso Henriques não matou comunidades de mouros especificas porque os quis usar como seus ferreiros e armeiros.
Mas olha que a inquisão já houve desde sempre, podes ver isso na submissão forçada dos celtas ao crisitianismo (ameaçaram queimar campas sagradas!), mais a caça ás bruxas, ou era só porque íam buscar ervas aos jardins, é a basílica de S.Pedro que era tudo a pagar para ir à absolvição, etc.



Eu todos os dias de manhã quando me levanto me pergunto: como iremos controlar o neoliberalismo...
Para mim isto ía bem ou com Estado Moderno ou uma reformulação à antiguidade!






chacalnegro
Boas, desculpa o atraso na resposta, mas passou-me completamente.

1- Na minha cadeira de geopolítica do meu curso de geografia, a primeira coisa que ficou assente a toda a gente é a internet não tem fronteiras, não é por um fórum que não nos falamos (podíamos ter uma associação em vez disto não?), não é questão de bom, mau, neutro: é que é tão acelarado, tão sem fronteiras politicas que o mundo está tão psicadélico! Super-heterogeneo social e políticamente (acho que podes ver aqui alguma origem das tuas intolerâncias...) e tão neo-liberal, se é um meio tão poderoso infinitamente como podem seres finitos geri-la??
Dá que pensar heim? .....


Pois, mas a internet talvez seja mais temida porque representa um contra-poder sobre quem tem intenção de controlar a informação. Arrisco-me a dizer que talvez seja a entidade mais democrática jamais criada. Aqui não há o privilégio de estampar só uma opinião. Se não gostas podes rebatê-la da mesma maneira. Como é óbvio aparece de tudo, mas é um risco que se corre pela partilha de informação seja ela qual for. No entanto temos de ter sempre consciência que é um mundo virtual. O problema real da sociedade reside, não na internet, mas em educação deficitária.

2-As invenções eram inuteis, mas e as curas? Quantos não morreram da pesta e da pelagra?? :-[

A peste nunca teve cura e ao que me parece, a pelagra também não. Havia sim, forma de mitigar os sintomas. De qualquer modo, os meios de difusão do conhecimento não eram os mesmos de hoje. As coisas demoravam algum tempo a circular e como já disse noutro tópico, com o fim do Império Romano, o conhecimento científico e a culturam eram a menor das preocupações.

3-um caso que eu conheço foi num espaço que deu hoje à mouraria, D.Afonso Henriques não matou comunidades de mouros especificas porque os quis usar como seus ferreiros e armeiros.
Mas olha que a inquisão já houve desde sempre, podes ver isso na submissão forçada dos celtas ao crisitianismo (ameaçaram queimar campas sagradas!), mais a caça ás bruxas, ou era só porque íam buscar ervas aos jardins, é a basílica de S.Pedro que era tudo a pagar para ir à absolvição, etc.


O Afonso Henriques nunca teve o interesse em liquidar ninguém só por ser mouro. Ele queria somente o domínio do território. A prova é que ele e os os reis seguintes protegeram as comunidades não cristãs (muçulmanos e judeus), com estatutos e direito próprio. Por exemplo as comunas de mouros continuaram a resolver as disputas dos seus membros segundo o direito islâmico, podiam trabalhar em dias de feriados cristãos e estavam dependentes directamente do rei. Durante a Idade Média, alguns membros destas comunidades faziam parte da corte e tinham títulos de "Dom", como qualquer nobre cristão. A Rua do Capelão, em Lisboa, tem este nome porque era onde morava o último Imam (dirigente espiritual) da comuna desta cidade. Era conhecido por "capelão dos mouros" (daí rua do capelão), e em simultâneo era tapeteiro do rei D. Manuel, com privilégio para viajar pelo sul da Europa e norte de África para obter os materiais de que precisava para o seu trabalho. Ele e a sua família foram os últimos mouros não convertidos a quem foi permitido residir em Portugal depois do édito de expulsão, de 1496.

A inquisição organizada só aprece no séc. XIII. Relativamente aos celtas ou outro povo, as coisas funcionavam assim: a partir do momento em que o rei se convertesse a uma religião, todo o seu povo estava automaticamente convertido. Assim, as perseguições aos cultos celtas acontecem em momentos em que o cristianismo já é religião dominante desses povos. Uma prova de que a cristianizção não foi assim tão brutal é que ainda hoje continuamos a admirar a arte celta e a conhecer as suas crenças, umas absorvidas pelo cristianismo, outras não.
Não te deixes iludir pela indústria cinematográfica. Ninguém era condenado por apanhar e conhecer ervas medicinais. Certa vez, numas cortes, um concelho do Norte, não me lembro qual, pediu ao rei D. Afonso V para que os curandeiros pudessem usar da sua "arte" livremente como até aí sempre acontecera, porque era do maior proveito para o povo. Isto quer dizer o quê, que em Portugal, durante a Idade Média os curandeiros eram reverenciados e de certa maneira protegidos pelas comunidades onde viviam, porque se sabia que o seu trabalho era de grande utilidade. Mais ainda, isto prova que os costumes ancestrais não foram mortos pela Igreja, foram somente absorvidos.

Sim, a construção da Basílica de S. Pedro foi uma imensa roubalheira e corrupção espiritual. A coisa foi de tal maneira debochada que o papa se viu obrigado a excomungar o colector de indulgências alemão, aquele que levou Lutero a rebelar-se contra a Igreja Católica.


Eu todos os dias de manhã quando me levanto me pergunto: como iremos controlar o neoliberalismo...
Para mim isto ía bem ou com Estado Moderno ou uma reformulação à antiguidade!


O neoliberalismo não é controlável por esse motivo vai destruir-se. É autofágico, devora-se a si próprio... Os teóricos ainda não perceberam que sem produção não há riqueza. A especulação financeira será o seu fim. Para quando, não sabemos.

Fogo, eu até me sinto mal, eu ao pé de vocês, sou mesmo burrinha, pois não entendo patavina destes assuntos, Já estou a ver que aqui neste forum, temos intelectuais. Sou cá uma burrinnha perto de vocês.  :'(

chacalnegro
Citação de: gitana em 20 março, 2012, 11:45
Fogo, eu até me sinto mal, eu ao pé de vocês, sou mesmo burrinha, pois não entendo patavina destes assuntos, Já estou a ver que aqui neste forum, temos intelectuais. Sou cá uma burrinnha perto de vocês.  :'(
Não ligues gitana, o pessoal vem para aqui amandar postas de pescada porque sabe que depois ninguém vai confirmar. Isto é só conversa fiada. lol lol lol
Fora de brincadeiras, cada um sabe do que sabe. Isto não é uma competição para ver quem sabe mais. É como na história do sábio e do pescador. O "sabio" sabia tudo menos nadar!!!

TinaSol
Gitana não diga isso, burrinho é quem não tem abertura para aprender. Os meus avós só tinham a 4ª classe e com uma experiência de vida tão rica e vasta, adquiriram conhecimentos e histórias de passar a perna a qualquer um.
É certo que pessoas com formação superior têm à partida mais conhecimentos que nós em determinada área, mas o desenvolvimento destes, parte da pessoa em si. Temos sim cá no fórum  pessoas interessadas em aprender e partilhar, tal vê-se pela forma como expõem determinados assuntos. E olhe que já aprendi umas coisas consigo, nomeadamente sobre posturas e formas de estar na vida a sua cultura, obrigado!

chacalnegro
Citação de: TinaSol em 20 março, 2012, 12:19
Gitana não diga isso, burrinho é quem não tem abertura para aprender. Os meus avós só tinham a 4ª classe e com uma experiência de vida tão rica e vasta, adquiriram conhecimentos e histórias de passar a perna a qualquer um.
É certo que pessoas com formação superior têm à partida mais conhecimentos que nós em determinada área, mas o desenvolvimento destes, parte da pessoa em si. Temos sim cá no fórum  pessoas interessadas em aprender e partilhar, tal vê-se pela forma como expõem determinados assuntos. E olhe que já aprendi umas coisas consigo, nomeadamente sobre posturas e formas de estar na vida a sua cultura, obrigado!

Nem mais!! ;)

TinaSol
Além de que a Gitana, com as suas dicas culinárias, já por duas vezes que me resolveu a questão do que fazer para o jantar... :D

#11
Citação de: gitana em 20 março, 2012, 11:45
Fogo, eu até me sinto mal, eu ao pé de vocês, sou mesmo burrinha, pois não entendo patavina destes assuntos, Já estou a ver que aqui neste forum, temos intelectuais. Sou cá uma burrinnha perto de vocês.  :'(

Ohh Gitana aqui ninguem e burrinho, isso não existe! O que existe são pessoas que demoram umas mais que as outras. E se não sabes ficas a aprender com os outros!  ;)

Todos estamos neste mundo para ganhar experiências, e é como diz a TinaSol quem não tem intelecto tem boa faculdade da vida! =)

Eu não fiz este tópico para ninguém se sentir mal, quero que aprendão e se desenvolvam e como eu disse quero que as pessoas debatam e aprendam algo com isto e não quero que ninguem fique na sombra, sombra é para os estúpidos demónios!
Quem é que tem tanto conhecimento, tanta luz e depois se indigna a não partilhar o que sabe? Agora há pessoas mais que as outras? Não! Quem sabe também ensina e que se chegue à frente!
Não é como outro


"Oh Sr.Dr, vosmecê tem "lumi"?? " ;D ;D


Partilha o que quiseres, diz o que quiseres, e se alguém te rebaixar chama-me que eu sou logo o primeiro a atirar a primeira pedra!!  :D :D

"Estava um filósofo  numa praia com os seus alunos numa praia a falar sobre suas filosofias, mundo e as infinidades do universo. O debate fervia, pois os mais cultos tinham mais habilidade para deitar por terra os alunos ainda menos sábios. E nisto o mestre solenemente pergunta:

- Porque vos julgais mais sabidos do que vossos colegas mais novos? Acaso achais vossas evidencias mais acima do que a idealização?
- Caro mestre, não somos mais nem menos cultos que outros, mas parece-nos assim que há quem ainda não domine todos os cantos e que já fale mais alto do que outros...
- Achai-vos então mais no direito de espezinhar vossos colegas, assim que já vós dominais mais coisas não é assim??
E fez-se um longo silêncio, e eis que ele volta ao assunto:
- Quem é que é capaz de me apanhar toda esta areia só com as mão??
Como claro ninguém respondeu e todos afirmaram ser impossivel. Então o mestre pega num pouco de areia e diz a todos os seus aprendizes:
- Este monte areia na minha mão é todo o meu conhecimento de uma vida e toda a areia desta praia é o saber que faltará consumir.
- Só essa mão mestre? Não mais?
- Só sei que nada sei..."


P.S: oh Sr.Chacal ainda não me respondeste ao tópico? Não me dês essa desfeita, ainda mais no meu dia de anos pá!! Não te safas lá porque isto está a ir para off-topic... ;D ;D

#12
Ainda bem, querida TinaSol, que lhe dei dicas do que fazer para o jantar. Olhe hoje á noite vou fazer pataniscas de bacalhau, com arrozinho de tomate e feijao vermelho malandrinho. E assim podemos usar o bacalhau mais fino, para fazer as pataniscas de bacalhau, ou os bolinhos de bacalhau. Aqui em casa tudo se aproveita, até o arroz branco soltinho, eu costumo fazer arroz xau xau, faço 5 ovos mechidos, fiambre desfiado, salsichas fritas, ou cozidas e cortadas ás rodelas, aquece-se o arroz branco no microondas, e mistura-se os ovos já mexidos e cortados aos bocadinhos, o fiambre, e as salsichas já cozinhadas e cortadas ás rodelas, e mexe-se tudo e serve-se com uma saladinha de alface, tomate e cenoura raspada, hummm fica uma delicia, é facil, e barato, e fica mesmo muito bom e aproveita-se o arroz que sobra. Quando sobra cozido á portuguesa, eu aproveito as carnes, as cenouras e as couves, e faço um belo rancho á portuguesa, ou uma massa á lavrador, apenas acrescento o grao de bico e a massa para o rancho, e o feijao vermelho e a massa, para a massa á lavrador. Quando sobra bacalhau, batatas, e couve, eu faço farrapo velho. Tudo se aproveita, pois com esta crise, temos mesmo de poupar em tudo. Aah jack gordon, só agora li a sua mensagem, e obrigado por dizer isso, e Muitos Parabens, e que sejam por muitos anossss. Muita paz e luz, a todos deste lindo forum, que eu amo do fundo do meu coração

TinaSol
Citação de: gitana em 20 março, 2012, 14:13
Ainda bem, querida TinaSol, que lhe dei dicas do que fazer para o jantar. Olhe hoje á noite vou fazer pataniscas de bacalhau, com arrozinho de tomate e feijao vermelho malandrinho. E assim podemos usar o bacalhau mais fino, para fazer as pataniscas de bacalhau, ou os bolinhos de bacalhau. Aqui em casa tudo se aproveita, até o arroz branco soltinho, eu costumo fazer arroz xau xau, faço 5 ovos mechidos, fiambre desfiado, salsichas fritas, ou cozidas e cortadas ás rodelas, aquece-se o arroz branco no microondas, e mistura-se os ovos já mexidos e cortados aos bocadinhos, o fiambre, e as salsichas já cozinhadas e cortadas ás rodelas, e mexe-se tudo e serve-se com uma saladinha de alface, tomate e cenoura raspada, hummm fica uma delicia, é facil, e barato, e fica mesmo muito bom e aproveita-se o arroz que sobra. Quando sobra cozido á portuguesa, eu aproveito as carnes, as cenouras e as couves, e faço um belo rancho á portuguesa, ou uma massa á lavrador, apenas acrescento o grao de bico e a massa para o rancho, e o feijao vermelho e a massa, para a massa á lavrador. Quando sobra bacalhau, batatas, e couve, eu faço farrapo velho. Tudo se aproveita, pois com esta crise, temos mesmo de poupar em tudo. Aah jack gordon, só agora li a sua mensagem, e obrigado por dizer isso, e Muitos Parabens, e que sejam por muitos anossss. Muita paz e luz, a todos deste lindo forum, que eu amo do fundo do meu coração

e eu não digo? mais uma vez obrigado pela dica Gitana! Este fim de semana tenho familia em casa, pessoal que que gosta de boa comesana, tá decidido, vou fazer rancho! (arroz malandrinho com feijão e entremeada grelhada comi ontem e estava bem bom, eu tb tenho a panca de não deitar nada fora, não se pode estragar nada!)

Jack Gordon, muitos PARABÉNS!!!!!!!!!!!!


obrigado a todos, muita paz e luz para toda a gente!



P.S: Chacal ainda estou à espera....  ::)