Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • O Anticristo Português
    Iniciado por Mephisto
    Lido 10.815 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
chacalnegro
Citação de: Mephisto em 15 março, 2012, 14:33
Tudo bem! Até podia concordar contigo. Mas então terás de provar a falsidade de Medjugorje que até hoje ninguém conseguiu  ;) Aparições sucessivas a partir de 1981, mensagens em avalanche uma delas "quero terminar aqui o que comecei em Fátima", curas espontâneas de doenças terminais em pessoas cuja medicina não consegue explicar. Centros de reabilitação de toxicodependentes com um sucesso nunca visto, pinturas que "transpiram" o tal óleo milagroso ao dispor dos peregrinos e à vista de todos (examinados a pente fino), terços cujas correntes ficam douradas, cépticos que saem de lá mais católicos que uma ovelha e a célebre página de Bíblia onde está inscrito pela senhora o 10º segredo cujos cientistas desconhecem os compostos da mesma (dizem que não há nada neste mundo capaz de criar aquela matéria ou algo do género). Quando conseguirmos provar isto então poderemos anular Fátima como uma realidade.
Amigo eu não disse que as aparições eram falsas. O que disse é que o "milagre" do Sol é pouco credível. Volto ao que já tinha dito antes: a entidade aparece segundo uma forma reconhecível pela crença de cada um, tal como as mensagens que "dita". Ora em ambientes católicos, é natural que seja a Virgem Maria e a mesma fala de acordo com o cânone católico que é suposto replicar. Se reparares bem há uma relativa discrepância entre as mensagens de Fátima e as de Međugorje. Neste último sítio, são muito mais cristocêntricas, ou seja, a Virgem assume-se como mediadora entre Jesus e os homens. Se pensarmos bem faz algum sentido, porque sendo Jesus Deus e tendo saído deste plano de existência, não é inmcoerente que apresente um mediador (falo em termos lógicos, não de crença, porque não acredito na divindade de Jesus).
Outro dado importante comentado pela Ligeia, as mensagens de Fátima passaram todas pelo crivo da Igreja, nenhuma é uma declaração directa da vidente. Curiosamente, depois da abertura do arquivo de Fátima (talvez a Igreja tenha pensado que era inóquo uma vez que o estaminé já estava montado), é de notar a evolução das descrições e mensagens de Lúcia, que parece terem sido exscritas por personagens diferentes. Um exemplo paradigmático (apesar de parecer irrisório) é o vestido da Senhora que vai descendo do joelho até aos pés à medida que se vão sucedendo os interrogatórios. Se me permitem, sugiro a leitura de "Fátima, nos bastidores do segredo", de Fina d'Armada e Seomara da Veiga Ferreira. Este livro não desacredita as aparições, mas apresenta hipóteses bastante bizarras sobre o ocorrido.
Novamente sobre o interlocutor das aparições, independentemente do contorno teológico há sempre uma mensagem inequívoca de apaziguamento e promessa de paz. Isto é comum a todas as mensagens enviadas pelas entidades "tutelares" das mais diversas culturas e religiões.

Mephisto
Acho que já tinhas percebido a minha posição em relação a isso. Não valido nem desminto. Há excesso de informação que, neste momento, ainda não consigo definir numa posição concreta. Até porque estou a levar estas pelo campo Biblico. Nada tem a ver com o carácter divino da aparição no contexto que lhe dão. Além de ser católico não praticante e não conivente  ;). Não aceito as cenas de mão beijada.
Medjugorge das duas uma: Ou aqueles miúdos, hoje homens, foram pagos a peso de ouro pela Igreja num pais que não tinha nada de católico para criarem uma farsa, ou caíram num caldeirão de LSD. A isto, junta-se-lhes então milhões de pessoas que partilham dessa trip. Uma experiência mística não é propriamente algo tangível a ponto de ser medida pela ciência. Um acto de fé é uma experiência interior capaz de mover montanhas na alma. Não se trata de uma outra parte acreditar ou não.
Neste momento estou a ler um livro de Jean Vernette que retrata filosófica e teologicamente esta matéria. Muito bom. Talvez no final apoie um ou outro ponto de vista.
Há quem não acredite na possessão, também, não obstante, existem provas, registos (whatever) desse tipo de eventos. Nesta temática continuo sem perceber porque raio o tribunal alemão que julgou o caso da Anneliese, mantém interdito o acesso às gravações (perto de 50 fitas) por um período de quarenta anos!! Afinal a miúda era só uma maluca! Mesmo assim as pessoas continuam a não acreditar, ou recusam-se apenas.
Quanto a Jesus o Cristo, é matéria que não vale a pena discutir. Acredita na divindade dele quem quer. É um mestre como tantos outros mestres com o feito de ecoar pelo tempo há mais de 2000 anos. Se ressuscitou ou o corpo foi mudado de sitio não estava lá para ver.

Embora continue a odiar a Igreja como está, há que ser flexível, quando urge reconhecer que esta é dividida por facções. Nem eles se entendem nos mais delicados temas da espiritualidade.
O que não pode passar ao lado de ninguém é a proliferação renascente e nascente de religiões antigas e modernas respectivamente, como se está a assistir presentemente. A secularização deixou-nos um vazio onde a religião é o trabalho e dinheiro. Parece que estamos a despertar, como que chamados de volta, à essência divina da nossa existência. Cada um pelo seu caminho, convergindo todos ao mesmo Deus. Eu a titulo de exemplo, por uma tragédia pessoal, chafurdo no Catolicismo. Outros procuram no Sufismo, no Budismo, Hindu, Pentecostalismo, Espiritismo etc etc etc. Ninguém pode afirmar isto ou aquilo como certo, mas tem de definir uma base sólida para poder avançar para algo concreto, seja certo ou errado.

Ligeia, quando referi Medjugorge foi no sentido de anulação de Fátima. Enquanto o primeiro se esquivar à exactidão do racionalismo não se pode anular o segundo. Só uma ida a esse sitio me permitiria sentir essa mística do local. De Fátima tenho as minhas sensações aliadas à história. De Medjugorge tenho apenas a história alienada de qualquer sensação. Não podemos ser "arrogantes" ao ponto de, chamar pacóvios a milhões de pessoas cujo sitio mudou radicalmente as suas vidas, só porque achamos que a Igreja é o Diabo vestido de Prada.

Posto isto não vale a pena gastar mais latim pois nunca conseguiríamos convergir num ponto comum, o que é bom.
Costumo dizer que, se Deus descesse à Terra, apresentando-se, nós chamava-mo-lo de louco, convidando-o a visitar o 53 da Avenida do Brasil.

chacalnegro
#17
Citação de: Mephisto em 15 março, 2012, 20:12
Acho que já tinhas percebido a minha posição em relação a isso. Não valido nem desminto. Há excesso de informação que, neste momento, ainda não consigo definir numa posição concreta. Até porque estou a levar estas pelo campo Biblico. Nada tem a ver com o carácter divino da aparição no contexto que lhe dão. Além de ser católico não praticante e não conivente  ;). Não aceito as cenas de mão beijada.
Medjugorge das duas uma: Ou aqueles miúdos, hoje homens, foram pagos a peso de ouro pela Igreja num pais que não tinha nada de católico para criarem uma farsa, ou caíram num caldeirão de LSD. A isto, junta-se-lhes então milhões de pessoas que partilham dessa trip. Uma experiência mística não é propriamente algo tangível a ponto de ser medida pela ciência. Um acto de fé é uma experiência interior capaz de mover montanhas na alma. Não se trata de uma outra parte acreditar ou não.
Neste momento estou a ler um livro de Jean Vernette que retrata filosófica e teologicamente esta matéria. Muito bom. Talvez no final apoie um ou outro ponto de vista.
Há quem não acredite na possessão, também, não obstante, existem provas, registos (whatever) desse tipo de eventos. Nesta temática continuo sem perceber porque raio o tribunal alemão que julgou o caso da Anneliese, mantém interdito o acesso às gravações (perto de 50 fitas) por um período de quarenta anos!! Afinal a miúda era só uma maluca! Mesmo assim as pessoas continuam a não acreditar, ou recusam-se apenas.
Quanto a Jesus o Cristo, é matéria que não vale a pena discutir. Acredita na divindade dele quem quer. É um mestre como tantos outros mestres com o feito de ecoar pelo tempo há mais de 2000 anos. Se ressuscitou ou o corpo foi mudado de sitio não estava lá para ver.

Embora continue a odiar a Igreja como está, há que ser flexível, quando urge reconhecer que esta é dividida por facções. Nem eles se entendem nos mais delicados temas da espiritualidade.
O que não pode passar ao lado de ninguém é a proliferação renascente e nascente de religiões antigas e modernas respectivamente, como se está a assistir presentemente. A secularização deixou-nos um vazio onde a religião é o trabalho e dinheiro. Parece que estamos a despertar, como que chamados de volta, à essência divina da nossa existência. Cada um pelo seu caminho, convergindo todos ao mesmo Deus. Eu a titulo de exemplo, por uma tragédia pessoal, chafurdo no Catolicismo. Outros procuram no Sufismo, no Budismo, Hindu, Pentecostalismo, Espiritismo etc etc etc. Ninguém pode afirmar isto ou aquilo como certo, mas tem de definir uma base sólida para poder avançar para algo concreto, seja certo ou errado.

Ligeia, quando referi Medjugorge foi no sentido de anulação de Fátima. Enquanto o primeiro se esquivar à exactidão do racionalismo não se pode anular o segundo. Só uma ida a esse sitio me permitiria sentir essa mística do local. De Fátima tenho as minhas sensações aliadas à história. De Medjugorge tenho apenas a história alienada de qualquer sensação. Não podemos ser "arrogantes" ao ponto de, chamar pacóvios a milhões de pessoas cujo sitio mudou radicalmente as suas vidas, só porque achamos que a Igreja é o Diabo vestido de Prada.

Posto isto não vale a pena gastar mais latim pois nunca conseguiríamos convergir num ponto comum, o que é bom.
Costumo dizer que, se Deus descesse à Terra, apresentando-se, nós chamava-mo-lo de louco, convidando-o a visitar o 53 da Avenida do Brasil.


Completamente de acordo contigo ipsis verbis. Aquilo que sempre quis chamar à atenção desde que começamos a falar sobre este tema, mais do que a veracidade desta ou daquela aparição, que para todos os efeitos são experiências pessoais de fé. Não as podemos anular e transmutar para algo menos bom (é óbvio que há coisas que poderão fugir ao razoável). Daqui nasce a intolerância e esse é o grande mal instigado ou não pelo diabo.

Creio que o caso de Anneliese está interdito não por uma questão de esconder o caso mas por causa das leis de direito à privacidade que, na Alemanha devem exceder um bom número de anos após a conclusão do processo. Em Portugal os processos da Pide estão interditos à consulta, creio que 30 anos após a morte do acusado.

Mephisto
#18
Discordo se for esse o caso. A que o Padre conseguiu manter em sua posse atestam bem a natureza da "doença". Outro facto brilhante, foi a Igreja Católica se ter demarcado completamente do homem em tribunal, quando continua a proteger os pedófilos que ainda dão missas. É um caso mediático sobremaneira, que podia contribuir em larga escala para a compreensão do fenómeno religioso e psicológico inerente a este caso.

Citação de: chacalnegro em 15 março, 2012, 20:44
(é óbvio que há coisas que poderão fugir ao razoável). Daqui nasce a intolerância e esse é o grande mal instigado ou não pelo diabo.

Por isso a necessidade do dogma no sentido da disciplina ser imperativo a toda a via espiritual. Um exemplo disso, os romances de Paulo Coelho. Lamechas qb, sem lhe tirar o mérito do engenho em misturar uma série de valores espirituais, Ocidentais e Orientais, resultando na procura arbitrária do caminho a que estamos destinados percorrer. Inverte o dogma da ascensão colectiva em direcção à unidade do Cosmos, para uma cruzada individual sensitivo-cognitiva arquitectada num ascetismo quase narciso na demanda pelo divino. Resulta na prática literária, nos milhões de cópias vendidas mas, creio que, no plano individual e social, as consequências são nefastas. Um arquétipo de vazio desconexo da essência humana enquanto animal gregário.

chacalnegro
#19
Citação de: Mephisto em 15 março, 2012, 21:02
Discordo se for esse o caso. A que o Padre conseguiu manter em sua posse atestam bem a natureza da "doença". Outro facto brilhante, foi a Igreja Católica se ter demarcado completamente do homem em tribunal, quando continua a proteger os pedófilos que ainda dão missas. É um caso mediático sobremaneira, que podia contribuir em larga escala para a compreensão do fenómeno religioso e psicológico inerente a este caso.


Por isso a necessidade do dogma no sentido da disciplina ser imperativo a toda a via espiritual. Um exemplo disso, os romances de Paulo Coelho. Lamechas qb, sem lhe tirar o mérito do engenho em misturar uma série de valores espirituais, Ocidentais e Orientais, resultando na procura arbitrária do caminho a que estamos destinados percorrer. Inverte o dogma da ascensão colectiva em direcção à unidade do Cosmos, para uma cruzada individual sensitivo-cognitiva arquitectada num ascetismo quase narciso na demanda pelo divino. Resulta na prática literária, nos milhões de cópias vendidas mas, creio que, no plano individual e social, as consequências são nefastas. Um arquétipo de vazio desconexo da essência humana enquanto animal gregário.

Pois, então não sei. A Igreja demarca-se de tudo o que possa comprometê-la. Como a rapariga morreu, meteram-se logo ao fresco. Se oexorcismo tivesse corrido bem, vinha a público dizer que era um caso de fé e de força da própria Igreja.

Completamente de acordo. Como é natural, o Paulo Coelho escreve para ganhar dinheiro. Ele e tanto outros que escrevem coisinhas light de acordo com aquilo que boa parte das pessoas quer ler, que no fundo é uma desresponsabilização da própria conduta com subterfúgios que encaixam à medida dos "pecados" de cada um.

Mephisto
Típico da Igreja.

Qaunto a Paulo Coelho não há muito a fazer. A legião de fãs dele atesta o fanatismo das pessoas, pelo consumo copy-paste versão de bolso, de culturas milenares reduzidas a caprichos de naturezas pessoais vazias. Hoje, vendem-se religiões, paralelamente num supermercado. Um traço da descaracterização do individuo. É triste, mas é com aquilo que temos de viver. Depois é ouvir barbaridades atrás de barbaridades em estilo: «Ouvi um atchim, não estava ninguém por perto! Será que sou médium?» Pá, a sério, já não há paciência. «Vou seguir o meu caminho, trilhando pedras em busca da minha lenda pessoal. Vou virar budista até ao final da semana. Depois vou yogar. Será que sou um ganda Zen?» Se a culpa fosse do homem estávamos nós bem!

chacalnegro
Citação de: Mephisto em 17 março, 2012, 00:14
Típico da Igreja.

Qaunto a Paulo Coelho não há muito a fazer. A legião de fãs dele atesta o fanatismo das pessoas, pelo consumo copy-paste versão de bolso, de culturas milenares reduzidas a caprichos de naturezas pessoais vazias. Hoje, vendem-se religiões, paralelamente num supermercado. Um traço da descaracterização do individuo. É triste, mas é com aquilo que temos de viver. Depois é ouvir barbaridades atrás de barbaridades em estilo: «Ouvi um atchim, não estava ninguém por perto! Será que sou médium?» Pá, a sério, já não há paciência. «Vou seguir o meu caminho, trilhando pedras em busca da minha lenda pessoal. Vou virar budista até ao final da semana. Depois vou yogar. Será que sou um ganda Zen?» Se a culpa fosse do homem estávamos nós bem!
Bom, é tudo uma questão de mercado. Ele só o satisfaz para ganhar dinheiro. Infelizmente conheço alguns casos que começaram pelo Paulo Coelho, seguiram para outras coisas, misturaram, misturaram e lixaram-se.

#22
Eu vou opinar! :)

Eu sou católica não praticante, eu não acredito na bíblia antes de Cristo, e depois de Cristo ... depende... lol... porque foi escrito por Homens... logo... tem sempre coisas estranhas.... lolol eu nunca a li e até á quem diga que está escrito quando o Mundo acaba e tudo...   :-X
Quanto a Fátima, honestamente se por acaso é tudo mentira, eu tenho pena porque á muita gente super crente, vão a pé, vivem mesmo aquilo... se for tudo uma questão de marketing é tramado...

Uma coisa que eu não gosto lá é: a quantidade de gente que vende imagens e tralhas sem sentido nenhum... aquilo é um sitio de reza e não de vendas (tipo feira)...
mas pronto... a Igreja tem de aproveitar e o pessoal também... lol



Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.



chacalnegro
Citação de: relifasira em 21 março, 2012, 19:34
eu vou opinar! :)

eu sou católica não praticante, eu não acredito na biblia antes de Cristo, e depois de Cristo ... depende... lol... porque foi escrito por Homens... logo... tem sempre coisas estranhas.... lolol eu nunca a li e até á quem diga que está escrito quando o Mundo acaba e tudo...   :-X
Quanto a Fátima, honestamente se por acaso é tudo mentira, eu tenho pena porque á muita gente super crente, vão a pé, vivem mesmo aquilo... se for tudo uma questão de marketing é tramado...

Uma coisa que eu não gosto lá é: a quantidade de gente que vende imagens e tralhas sem sentido nenhum... aquilo é um sitio de reza e não de vendas (tipo feira)...
mas pronto... a Igreja tem de aproveitar e o pessoal tambem... lol



Olá, fazes muito bem em opinar. Mas não acreditas na Bíblia e em Fátima porquê?

Mephisto
#24
Citação de: relifasira em 21 março, 2012, 19:34
eu vou opinar! :)

eu sou católica não praticante, eu não acredito na biblia antes de Cristo, e depois de Cristo ... depende... lol... porque foi escrito por Homens... logo... tem sempre coisas estranhas.... lolol eu nunca a li e até á quem diga que está escrito quando o Mundo acaba e tudo...   :-X

Ora ai tens uma oportunidade de tentar perceber isso lendo-a  ;) Tudo o que é impresso em papel é obra do homem. Tens de perceber é os motivos e as inspirações que lhe dão cunho. Não perdes nada em ler a Bíblia, pelo contrário, pois muito da natureza humana está ali espelhado. Se foi Deus ou não quem a inspirou, pelas suas vontades, nunca saberemos. A Bíblia está através do Verbo para o homem como a Mona Lisa de Da Vinci na arte da pintura. É humanamente sobrenatural o fascínio que exerce. Podes olhar para ela uma vida inteira, podes decompô-la, desestruturá-la que nunca poderás afirmar a cem por cento a natureza do espírito que lhe deu forma.

Quanto a Fátima ainda ninguém provou o contrário. Eu ainda ando a tentar também  ;D Até lá temos de viver com isso. Não tenhas pena dos peregrinos, pois não fazes ideia do que tal acto fortalece uma pessoa interiormente. Experimenta. Eu já fiz aquilo de joelhos e acredita que quando terminas ficas parva contigo mesma. Lixei os ossos todos, pois não usei joelheiras, mas o alivio de alma por ter cumprido a promessa foi uma experiência brutalmente enriquecedora. Facto curioso: Fiquei com os joelhos colados à ganga em carne viva e não tive qualquer dor, nem no momento, nem na semana que demorou a sarar. Como sou um gajo teimoso com a mania que sou machão, também não me dei ao trabalho de desinfectar aquilo  ;) Dá que pensar!

Experimenta Relifasira  ;) nada como experimentarmos.

#25
A bíblia pode ter sido escrita por homens, mas foi inspirada pelos espírito santo, como pronunciamos no credo. na parte "ele que falou pelos profetas" essa teoria dos homens é totalmente falsa. e como se pode chamar católico a uma pessoa que não crê?



Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos.Por favor utilize o verificador ortográfico que o Fórum dispõe.Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.

#26
Citação de: relifasira em 25 agosto, 2012, 16:40
a biblia pode ter sido escrita por homens, mas foi inspirada pelos espirito santo, como pronunciamos no credo. na parte "ele que falou pelos profetas" essa teoria dos homens é totalmente falsa. e como se pode chamar catolico a uma pessoa que não crê?

Boas, relifasira

A Crença, é um estado de espírito e não uma religião.
Acredita que há muitos Católicos, Protestantes, Jeovas entre outros, que são.... sem crerem ..

A Bíblia, foi escrita por homens que não tiveram o mínimo contacto com Jesus ou Deus.
Foi escrita, centenas de anos(ou mais) após os acontecimentos que relatam, baseado noutras crenças mais antigas,
e baseados nos "diz que diz", e "contaram-me que".

O Credo assim como outras, são da autoria do Homem, e não de Deus.
Se a teoria dos homens é tão falsa, então tudo o resto também o é, pois tem a mesma conotação e origem.

É por estas e outras razões que a VERDADE, é tabu ...
É por isso que assuntos como este podem e devem ser esmiuçados, de forma a abrir novos horizontes,
e que apesar de tudo, e de todas a possíveis mentiras, não abalam a fé ...


Abraço
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

E depois querem que as pessoas acreditem nos padres... Enfim...

Zen
Sobre o Milagre do Sol na Cova da Iria, gostaria de deixar este comentário.

A ter sido o homem (a igreja), a enganar aquela gente toda, como é que o(a) mesmo(a) conseguiria fazer o que quer que fosse, com o sol ou com o céu?

Como era possível (ainda para mais naquela época), o homem conseguir tal proeza, e ainda por cima, no local, no dia e na hora, em que os pastorinhos previamente anunciaram que a Senhora iria aparecer?

Eu acredito seriamente numa coisa, é perfeitamente possível a Virgem Maria ter aparecido na Cova da Iria, e posteriormente a igreja ter-se aproveitado desse facto para outras coisas que lhes poderia ser útil, como por exemplo ganhar dinheiro á custa disso.

O facto da igreja se apoderar, em certa parte do milagre de Fátima, não anula nem invalida, a existência e aparição da Senhora de Fátima, a ser verdade que a Senhora apareceu, a sua aparição não teve como intento principal, fazer com que a igreja ganha-se dinheiro á custa disso, mas sim apenas revelar a verdade, mostrar-se ao mundo, veio trazer-nos uma mensagem de esperança, de perseverança na fé e amor.

Para nosso bem e de toda a humanidade, ela gostaria que todas as pessoas que ali estavam na Cova da Iria e não só, se convertessem, para viverem em harmonia através da compreensão e do amor, é uma mensagem de amor que ela nos deixou, tal e qual como uma mãe que se preocupa e cuida de seus filhos.

A intenção, certamente que também seria, que todas as pessoas que estavam presentes na Cova da Iria, passassem o testemunho do que viram, tal e qual como o que está escrito na bíblia, ela foi escrita porque os relatos foram passando de boca em boca, e isso não invalida que os relatos e a bíblia sejam uma mentira, essa é uma forma de a humanidade ao longo dos tempos, conseguir ter vestígios do passado, passando o testemunho para os que hão-de vir, são vestígios, que no presente e no futuro, poderão ajudar cada um de nós a despertar e a encontrar o nosso verdadeiro caminho nesta cadeia de evolução, mas infelizmente o homem gosta de complicar, distorcer, gosta de ler e compreender á letra o que está escrito, gosta de em nome de Deus causar miséria alheia, gosta de pensar e demonstrar que é o detentor da verdade e do poder.








#29
Citação de: Mephisto em 21 março, 2012, 19:53
Não tenhas pena dos peregrinos, pois não fazes ideia do que tal acto fortalece uma pessoa interiormente. Experimenta. Eu já fiz aquilo de joelhos e acredita que quando terminas ficas parva contigo mesma. Lixei os ossos todos, pois não usei joelheiras, mas o alivio de alma por ter cumprido a promessa foi uma experiência brutalmente enriquecedora. (...)
Experimenta Relifasira  ;) nada como experimentarmos.
Eu pessoalmente não experimentaria tal coisa.

O templo de Fátima é uma coisa profundamente... perturbadora. E prestarmo-nos a ajoelhar num lugar conpurscado como aquele ainda é mais perturbador.
Eu que não sou crente, consigo ver a verdade que aquilo é: uma casa de comércio e ganância, de oportunismo, não sei como é que os crentes toleram tal coisa: vai-se lá de visita e só se vê loja e mais loja e é sempre a facturar com terços disto com pedrinhas daquilo, com rezas de acolá... Francamente, aquilo é uma exploração. E ver multidões lá prostradas só revela que os crentes nem pouco mais ou menos conhecem a Palavra de Deus.

Pois está escrito em João 2:13-17:
"E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague (espécie de chicote) de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derrubou as mesas; E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus disciplos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorará."

A Bíblia diz que não se deve fazer dos locais de oração, casas de comércio e no entanto a Igreja Católica incita e os crentes aceitam ignorantemente.

Peço desculpa pelas palavras duras, mas se isto ofende-me a mim, que não acredito em Deus, como não poderá ofender aos que são crentes?
"There are three things all wise men fear: the sea in storm, a night with no moon, and the anger of a gentle man."

― Patrick Rothfuss, The Wise Man's Fear