Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.489
Total de mensagens
369.596
Total de tópicos
26.958
  • Torques e comunicação com civilizações perdidas
    Iniciado por chacalnegro
    Lido 5.141 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Mephisto
Com 2 milhões???? Não havia vulcão que me cheira-se as unhas  >:D

chacalnegro

estes objectos tem um preço inestimável, eu acho que todas as peças de arte deviam estar em museus, mas a maior parte está em colecções privadas, pessoas com dinheiro que as adquirem e depois ninguém as vê.  :(

pelo menos objectos que pertencem a nossa história.

além disso são lindos.....

Don´t be afraid

Ligeia
Citação de: chacalnegro em 01 março, 2012, 19:42
Sim o de Sintra pesa só uns 1,3kg. Esse é o de Vila Flor?

É o do Castro de Lanhoso, que está no Museu Arqueológico de Braga.
O de Sintra ficava tão, mas tão bem no meu pescocinho de donzela... ;D

chacalnegro
Citação de: Ligeia em 08 março, 2012, 18:30
É o do Castro de Lanhoso, que está no Museu Arqueológico de Braga.
O de Sintra ficava tão, mas tão bem no meu pescocinho de donzela... ;D
E até no meu que não é de donzela, esse e mais uns quantos ;D ;D ;D ;D

#20
também já ouvi dizer que os torques eram para proteger o pescoço dos golpes de espada dos inimigos quando os guerreiros lutavam.... e como o ouro e a prata são metais muito maleáveis eles metiam ferro no interior ....  mas não sei se existe algum fundo de verdade nisto.
Don´t be afraid

chacalnegro
Citação de: sandrapechorro em 09 março, 2012, 14:39
também já ouvi dizer que os torques eram para proteger o pescoço dos golpes de espada dos inimigos quando os guerreiros lutavam.... e como o ouro e a prata são metais muito maleáveis eles metiam ferro no interior ....  mas não sei se existe algum fundo de verdade nisto.
Poderia ser, mas não conheço nenhum que tenha ferro no interior. Acho que são só jóias de estatuto. De qualquer modo, o costume de usar os torques pode ter começado por aí. É uma teoria tão válida como outra qualquer.

  Essa teoria parece-me no mínimo muito esquisita. Os primeiros torques remontam já desde da Idade do Bronze, e funcionavam como objecto de prestígio e de distinção social, não essencialmente como elemento de exaltação guerreira, já que foi atestado arqueologicamente em todo o território peninsular em túmulos infantis, já para não falar que no território dito português pelo menos na Idade do Bronze não estão atestados cultos de sociedades guerreiras, mas sim de chefados incipientes onde uma pequena elite regula e controla a produção de bens de prestígio. O problema da maior parte dos "tesouros" portugueses que provêm a maior parte de depósitos fluviais, que apesar da sua possibilidade votiva, encontram-se na sua maioria desprovida de contexto arqueológico.


chacalnegro
Citação de: Hammurabi em 11 março, 2012, 23:16
  Essa teoria parece-me no mínimo muito esquisita. Os primeiros torques remontam já desde da Idade do Bronze, e funcionavam como objecto de prestígio e de distinção social, não essencialmente como elemento de exaltação guerreira, já que foi atestado arqueologicamente em todo o território peninsular em túmulos infantis, já para não falar que no território dito português pelo menos na Idade do Bronze não estão atestados cultos de sociedades guerreiras, mas sim de chefados incipientes onde uma pequena elite regula e controla a produção de bens de prestígio. O problema da maior parte dos "tesouros" portugueses que provêm a maior parte de depósitos fluviais, que apesar da sua possibilidade votiva, encontram-se na sua maioria desprovida de contexto arqueológico.


Sim, concordo. Depósitos fluviais?

Citação de: chacalnegro em 11 março, 2012, 23:54
Sim, concordo. Depósitos fluviais?

Yep, são depósitos em rios tipo no esatuário do Tejo ao pé de Cacilhas, na Margem Sul do Tejo, ou em Huelva, Espanha, depositam-se um conjunto enorme de objectos em metal, espadas, fíbulas, torques, espetos, por aí foram, que em teoria eram ofertados ás águas.

Se quiseres saber mais:

http://www.igespar.pt/media/uploads/revistaportuguesadearqueologia/3_1/3.pdf

Esse texto é um pouco chato, a introdução e o resumo dá uma ideia geral. O que é interessante é uqe as produções de metal eram em muito baixa escala, e depois encontram estes surtos que é despojado, quando ao mesmo tempo eram tao valiosos.

chacalnegro
Citação de: Hammurabi em 12 março, 2012, 00:31
Yep, são depósitos em rios tipo no esatuário do Tejo ao pé de Cacilhas, na Margem Sul do Tejo, ou em Huelva, Espanha, depositam-se um conjunto enorme de objectos em metal, espadas, fíbulas, torques, espetos, por aí foram, que em teoria eram ofertados ás águas.

Se quiseres saber mais:

http://www.igespar.pt/media/uploads/revistaportuguesadearqueologia/3_1/3.pdf

Esse texto é um pouco chato, a introdução e o resumo dá uma ideia geral. O que é interessante é uqe as produções de metal eram em muito baixa escala, e depois encontram estes surtos que é despojado, quando ao mesmo tempo eram tao valiosos.

Obrigado. Só conhecia uma espada de Cacilhas, encontrada nestas circunstâncias.
Cumprimentos