Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.461
Total de tópicos
26.917
  • Judaculla
    Iniciado por Seth
    Lido 1.774 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Nas montanhas do condado de Jackson, nos arredores de Sylva, Carolina do Norte, define-se uma pedra grande e desconcertante.
É uma pedra sabão, e é coberta com uma infinidade de desenhos estranhos que alguns arqueólogos acreditam que pode ser de 2.000 a 3.000 anos de idade. Mesmo os índios Cherokee consideram o local antigo, pré-datando a sua presença na área.
A rocha tem sido estudada por pesquisadores de todo o mundo, mas ninguém nunca decifrou os petroglifos bizarras sobre a pedra ou descobrir quem os fez.



Segundo a lenda Cherokee, as marcas na rocha foram criados por Judaculla, um gigante de olhos puxados que dominou as montanhas em longos anos passados. Ele era o "Grande Senhor da caça", um ser poderoso que pode saltar de uma montanha para outra, e até mesmo controlar o tempo.
Eles acreditavam que a rocha não só marcou o seu território, mas ainda tinha a sua mão marcada (7 dedos), já que ele a usou uma vez a pedra para se firmar de uma queda.

Por muitas gerações, os índios trataram o lugar como um local sagrado. E, mesmo nos últimos anos, ele foi usado em secretos rituais, nocturnas iniciações por grupos estudantis a partir da próxima Western Carolina University.



Entre a população estudantil, é bem conhecido que as cerimônias na rocha têm provocado muitos incidentes assustadores. Ruídos fantasmagóricos são comuns no local (especialmente considerando que é apenas algumas centenas de metros de um cemitério velho), e à até mesmo relatos de iluminações estranhas ao redor da pedra e UFOs aparecem na clareira acima dela. Tudo somado, é amplamente conhecido como um local quente paranormal.



Muitos dos símbolos na rocha podia ser Creek ancestral ou Maya Chontal desde os símbolos básicos usados ​​por ambos os grupos étnicos foram muito semelhantes.

Alguns acham que poderia ser um mapa, um tratado de paz, um plano de batalha, abstratos símbolos religiosos, ilustrações de histórias simples, graffiti antiquada, ou uma verdadeira Pedra de Roseta de algum tipo, fornecendo a chave para abrir uma nova língua. Uma das mais estranhas qualidades é que, apesar do número de marcações, nem um único aparece como uma imagem imediatamente reconhecível.

In: Judaculla.com
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Desconhecia... gostei! :)
ILYM

chacalnegro
#2
Arte rupestre... Cá também temos coisas parecidas, desde o Neolítico à Idade do Ferro.

Vejam no Google "Outeiro da Botelhinha". Aproveito para deixar o link:  http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8378.pdf

Citação de: chacalnegro em 10 fevereiro, 2012, 12:32
Arte rupestre... Cá também temos coisas parecidas, desde o Neolítico à Idade do Ferro.

Vejam no Google "Outeiro da Botelhinha". Aproveito para deixar o link:  http://ler.letras.up.pt/uploads/ficheiros/8378.pdf

Sim, foi o que pensei de inicío, e pareçe-me a teoria mais plausivel ...

Mas serão estas possiveis definições, ser consideradas rupestres ?





Fonte: archeolog-home
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

chacalnegro
#4
Sim, foi o que pensei de inicío, e pareçe-me a teoria mais plausivel ...

Mas serão estas possiveis definições, ser consideradas rupestres ?



Sim, Seth, se é uma gravação ou pintura num rochedo, é rupestre. Rupestre tem a ver com o suporte e não com a cultura. Não sei se era esta a tua interrogação, epa e espero que não aches que estou a menosprezar os teus conhecimentos. Mas pareceu-me que estavas a confundir rupestre com ambiente cultural.
Acho que a interpretação que deram nos quadros que apresentaste, são muito consistentes.

#5
E estava ... quem me manda a mim escrever a correr ??  ;D

Não creio que seja menosprezo, até porque quem sabe, diz.
Quem não sabe, aprende ... Estou certo ?   ;)

Esse tipo de susceptibilidades, em relação a comentários, são para quem acha sabe tudo e não para quem evolui de forma racional.

Em todo o caso, a nivel cultural ... Mayas na Carolina do Norte ??

Quer dizer... não tinham de atravessar um Oceano não é? Mas ainda assim é muito afastado da "zona" do Império, e achei estranho.
Claro que aquela "mão de 7 dedos" do tal Jadaculla, é um tanto rebuscado, e isto se tiver sido feito por cultura Maya.

Obrigado pelo comentário.
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )


chacalnegro
#7
Citação de: Seth em 11 fevereiro, 2012, 06:55
E estava ... quem me manda a mim escrever a correr ??  ;D

Não creio que seja menosprezo, até porque quem sabe, diz.
Quem não sabe, aprende ... Estou certo ?   ;)

Esse tipo de susceptibilidades, em relação a comentários, são para quem acha sabe tudo e não para quem evolui de forma racional.

Em todo o caso, a nivel cultural ... Mayas na Carolina do Norte ??

Quer dizer... não tinham de atravessar um Oceano não é? Mas ainda assim é muito afastado da "zona" do Império, e achei estranho.
Claro que aquela "mão de 7 dedos" do tal Jadaculla, é um tanto rebuscado, e isto se tiver sido feito por cultura Maya.

Obrigado pelo comentário.

Obrigado pela compreensão Seth, às vezes o pessoal fica ofendido com pouca coisa...  :-\
Bom, realmente fica um bocado afastado dos pontos principais da cultura maia. No entanto, sabe-se que os maias, tal como os aztecas importavam "mercadorias" de pontos muito afastados da sua área de influência, às vezes percorriam mais de 1000km para as obter. É o caso de determinadas conchas do Atlântico e do Pacífico que não era possível encontrar onde é hoje o México e a Guatemala.

Não te esqueças que as rotas da seda e das especiarias, existentem há mais de 2000 anos percorria distâncias muito superiores e, o que é facto é que a seda produzida na China e as especiarias do sudeste asiático chegavam à Roma imperial. A distância dessas rotas era 5 vezes maior que a distância do Iucatão à Carolina do Norte.

Por exemplo, aquele que é considerado como o fundador da "monarquia" maia, Yax K'uk Mo, supõe-se que seja originário de onde são hoje o Colorado ou o Arizona. Os aztecas, inicialmente uma tribo de etnia nahua, também serão originários daí, fixando-se a partir do séc. XIV no vale do México.

Não é impossível, que chegassem à Carolina do Norte por mar, mas é é mais provável que utilizassem rotas terrestres para o fazer, como era habitual.

Não acredito que os símbolos tenham sido feitos por "mercadores maias", mas antes por gente local familiarizada com a iconografia maia.

Citação de: chacalnegro em 13 fevereiro, 2012, 16:48

Não é impossível, que chegassem à Carolina do Norte por mar, mas é é mais provável que utilizassem rotas terrestres para o fazer, como era habitual.

Não acredito que os símbolos tenham sido feitos por "mercadores maias", mas antes por gente local familiarizada com a iconografia maia.

Sim, é de facto a hipótese mais viável ...
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )