Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.489
Total de mensagens
369.596
Total de tópicos
26.958
  • O que as escolas não ensinam...
    Iniciado por sandrapechorro
    Lido 2.881 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


o que acham?
Don´t be afraid

Eu gostei muito e é bem assim...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Don´t be afraid

Agora é que eu dou valor aos tempos de escola...

Don´t be afraid

há um problema é que as escolas não ensinam para a vida real...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 26 janeiro, 2012, 16:07
há um problema é que as escolas não ensinam para a vida real...

e verdade as escolas ensinam nos muita coisa a seguir os sonhos e a sonhar alto... mas muitas vezes quanto mais alto se sonha maior é a queda..... :-\
Don´t be afraid

Ligeia
Á exceção da regra 7 cilindro os meus jovens aprendizes muito do que aí está (e mais umas quantas coisinhas). A reação inicial não é boa, mas gradualmente vão ficando mais atentos ao mundo adulto e constatam que é mesmo assim... No entanto incito-os também a lutarem por um mundo diferente, pois nem sempre em todos os empregos é o mérito que os vai salvar (acreditem ou não mas a mairoria dos miúdos recrimina a habilitação "cunha" e os que não o fazem, depois de bem explicado e demonstrado o quão errado é, ganham toda uma nova perspetiva sobre o assunto...).
Contrariamente aos arautos do "esta geração está perdida" acredito que esta geração, se bem guiada, pode ser exemplar e fazer realmente a diferença.

Citação de: Ligeia em 26 janeiro, 2012, 18:18
Á exceção da regra 7 cilindro os meus jovens aprendizes muito do que aí está (e mais umas quantas coisinhas). A reação inicial não é boa, mas gradualmente vão ficando mais atentos ao mundo adulto e constatam que é mesmo assim... No entanto incito-os também a lutarem por um mundo diferente, pois nem sempre em todos os empregos é o mérito que os vai salvar (acreditem ou não mas a mairoria dos miúdos recrimina a habilitação "cunha" e os que não o fazem, depois de bem explicado e demonstrado o quão errado é, ganham toda uma nova perspetiva sobre o assunto...).
Contrariamente aos arautos do "esta geração está perdida" acredito que esta geração, se bem guiada, pode ser exemplar e fazer realmente a diferença.

Se fazes diferente da maioria, fazes bem, pena é que não seja regra, em vez de excepção.
Creio que não se trata de "arautos da geração perdida", mas sim de pessoas que observam, uma alteração sócio-cultural, muito divergente, com os princípios básicos da vida em sociedade.
Qualquer geração, que seja bem orientada e apoiada, fará sempre a diferença.
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Ligeia
Creio, Seth, que há já um grande número de docentes que se preocupa em preparar os mais jovens para a realidade. Os que não o fazem é pela instabilidade e incerteza do próprio sistema de ensino, que não lhes permite uma verdadeira integração no meio escolar (as malfadadas contratações que nos fazem correr um sem número de escolas, sem projectos de continuidade), pela burocracia e pela velha guarda defensora de pedagogias soufflés... Já para não mencionar no absurdo dos programas que têm de ser cumpridos cada vez mais em menor tempo (se já mal há tempo para o programa obrigatório, que fará para outras questões). Felizmente a minha disciplina implica obrigatoriamente a reflexão e análise do mundo e da sua realidade, da implicação de cada um de nós com os outros... Quanto aos que observam a crise valorativa, se em vez de se focarem na divergência em si porque não tentam compreendê-la para, assim, a poderem alterar? Fico furiosa quando oiço os meus colegas a apontarem todos os defeitos possíveis mas jamais apresentam soluções viáveis e exequíveis... Como se os pais ou o sistema é que tivessem toda a culpa pela falta de orientação ética e moral dos jovens. Na realidade está na nossa mão fazer melhor, contornando o que de absurdo há no sistema e "remando" num sentido comum (que me adianta glorificar a participação democrática e depois não a permitir na minha sala de aula, por exemplo?). Enfim, há tanto que um professor pode fazer, basta que não esteja assoberbado pelos afazeres sem sentido impostos pelo Ministério (hoje em dia parece que interessa tudo menos a sala de aula) e que tenha vocação para tal.

É aí, no facto de "o que de absurdo há no sistema e "remando" num sentido comum", que está o ponto.

Um Professor, a meu ver é o que mais se aproxima (com excepção dos pais), do modelo a seguir e até a melhorar, como seres humanos.
É preciso não esquecer, que onde as crianças e jovens passam uma grande parte do dia.

"Fico furiosa quando oiço os meus colegas a apontarem todos os defeitos possíveis mas jamais apresentam soluções viáveis e exequíveis"

E é aqui também, que reside um dos grandes problemas sociais.
Tudo reclama, critica, mas na hora de se fazer alguma coisa, quem pode não faz, e quem faz, muitas vezes não pode.
Creio que necessitamos de uma maior consciencialização ...
Causa Debet Praecedere Effectum -  ( Não há efeito sem causa )

De Nihilo Nihil - ( Nada vem do nada )

Citação de: Seth em 27 janeiro, 2012, 12:58
É aí, no facto de "o que de absurdo há no sistema e "remando" num sentido comum", que está o ponto.

Um Professor, a meu ver é o que mais se aproxima (com excepção dos pais), do modelo a seguir e até a melhorar, como seres humanos.
É preciso não esquecer, que onde as crianças e jovens passam uma grande parte do dia.

"Fico furiosa quando oiço os meus colegas a apontarem todos os defeitos possíveis mas jamais apresentam soluções viáveis e exequíveis"

E é aqui também, que reside um dos grandes problemas sociais.
Tudo reclama, critica, mas na hora de se fazer alguma coisa, quem pode não faz, e quem faz, muitas vezes não pode.
Creio que necessitamos de uma maior consciencialização ...

muitos professores ensinam e quem aprendeu, aprendeu quem não aprendeu, aprendesse, é assim, os miúdos muitas vezes têm dificuldades e não são ajudados...
Don´t be afraid