Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.464
Total de tópicos
26.917
  • Palácio da Fonte da Pipa - Loulé
    Iniciado por KiaraS
    Lido 27.066 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
#15
Sempre que passo por ali fico intrigada com esse palacete, foi fácil ir visitá-lo ?
(isto é se ninguém por lá apareceu ? )
gostava de lá ir vê-lo, conheço pessoas em Loulé que me disseram que já pertenceu à família Farrajota e quando alguém da família o comprou uma senhora importante da mesmo faleceu, enfim histórias...
supercalifragilisticexpialidocious

Gostei muito! è ao estilo e da época do Beau Séjour-Benfica-Romântico! na verdade é um desastre que esteja todo vandalizado!
Em Portugal é assim! Logo que vá para Odemira passar uns dias irei visitar este palacete! mas acho que há muita matéria para ver ainda...se é ou não assombrado, será coisa para especialistas... Blumah

#17
Boas a todos os membros, inscrevi-me no Blog neste exacto momento para responder a certas perguntas que achei curiosas acerca da mansão Fonte da Pipa. Estava por mera curiosidade em busca de fotos da herdade Fonte da Pipa e apareceram-me várias fotos resultantes deste blog magnifico. Sendo descendente directo da família Guerreiro, meu avó João Guerreiro Pereira, irmão do Dr. Manuel Guerreiro Pereira , minha família nascida e criada em Loulé, tendo meu pai sido criado na mansão até à morte de seu pai e desmoronamento da família, isto pela divisão de bens da propriedade.
Muitas fotos pessoais da dita casa estão em posse da família, como por exemplo o casamento de meu pai e muitas histórias incrivelmente alegres e obviamente sombrias em seu redor.
Minha avó também já falecida, com muita pena sempre me dizia que "aquela casa é a maldição para qualquer família que a tenha em sua posse,ela não quer ninguém no seu interior", e falava-me  meu pai de brincar com seus primos em túneis subterrâneos escondidos por baixo de escadarias que atravessavam metade da propriedade mas que nunca se atreveram a atravessar devido às histórias que se contavam já na altura, este túneis construídos há centenas de anos, para abrigar inocentes do tempo da inquisição e anteriormente doentes condenados a pestes (Palácio serviu muitos anos como centro de acolhimento hospitalar) daí também histórias  de almas penadas que por ali deambulam sem descanso desde essa altura .Meu pai ainda hoje afirma que coisas estranhas ali se passavam e confirma que a casa seria assombrada. Contava minha avó que eram muitas as noites, naquelas escadas que ligavam o 1º piso ao átrio, se ouviam "pessoas a subir e descer escadas, "inúmeros passos se ouviam, ao qual me familiarizei durante anos..", São pequenas frases que me lembro de serem citadas pela minha avó quando eu era pequeno quando via o álbum de fotos referentes à Fonte da Pipa.Há cerca de dois anos a minha irmã através de uma agência de visitas guiadas pôde observar o interior da mansão e sendo identificada com descendente dos anteriores proprietários, foi lhe concedida a entrada em diversas divisões das quais estão encerradas ao público, uma das divisões foi os aposentos de nossos avós, ao qual me contou que incríveis frescos ainda residem naquelas paredes mas igualmente muita destruição, vandalismo e degradação assombra aquela ruína, que, por pena nossa e pena de quem olha do lado de fora dos muros e vê tal abandono que faz parte de uma história do nosso Algarve e no qual tantas famílias louletanas abraçou.
Esperemos que a propriedade Fonte da Pipa resista a esta erosão de vários factores por muitos mais anos, acreditando que algum dia as suas janelas se voltem a abrir para todos nós conhecermos "aquela" obra de arte,uma obra da história Louletana.
Obrigado a todos pela atenção e espero que continuem a postar história e fotos sobre o tema.
Ricardo Pereira.

Caro Ricardo, sê bem vindo ao fórum.
Realmente é pena que o nosso património se vai perdendo sem que as autoridades competentes intervenham para por cobro a essa situação.
Quando vi as fotos desta magnífica mansão lembrei-me logo dos contos de princesas, tem uma arquitectura pouco usual no nosso País, gostei particularmente dos frescos.
Uma vez que a mansão esteve na tua família, contamos contigo para contar histórias sobre ela e se tiveres fotografias dos seus tempos áureos todos nós gostaríamos de vê-las.

^ Isto!!!

Moro relativamente perto de Loulé e por vezes passo perto do palacete, infelizmente nunca tive oportunidade de ir lá espreitar...

Conte-nos lá mais factos acerca da herdade Fonte da Pipa, com uma fotos da época à mistura...  ;)
"Prefiro o doce silêncio da minha mente barulhenta, ao barulho de bocas cheias mas de mentes vazias.‎"

#20
Devia-se aproveitar estes edifícios para fazer pequenos hotéis ou pousadas.
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Ricardo, muito obrigada pelo testemunho muito interessante que veio acrescentar a este tópico. Se entretanto souber de mais histórias e tiver fotografias que possa partilhar, seria muito bom. Também já tinha ouvido falar dos túneis que existem por baixo do palacete e das histórias de almas sem descanso que por lá deambulam.

#22
Estou a viver em Loulé à três anos, passo ai frequentemente e nunca tinha reparado no palácio! Para a próxima vou ter mais atenção. ;) Eu gostava de ter um grupo de investigação paranormal, porque sou apaixonada pelo paranormal. mas sou muito nova para isso (ainda tenho 14 anos). Acham que sou muito nova? :-\

Para a semana estarei lá no Palacio sou de Faro quem quiser ir é so combinar! ;)...gostava de saber mais sobre ele... este monumento está tao esquecido do mundo! propriamente as pessoas que lá passam julgam que é apenas uma casa.. :-\
Eu julgava á un anos que era uma casa grande antiga no entanto não é apenas uma casa...!
A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos.

Boa Tarde.
Eu ja fui com 2 amigos ainda esta ano ao Palácio Fonte da Pipa.
Quando entramos estacionamos mesmo ao pé . Assim que saímos o Palácio nos atingiu com um ar muito assustador especialmente com porta de entrada aberta.
O palácio em si e muito bonita especialmente a arte que se encontra nas paredes do resto chão.
Fiquei com pena de ver o palácio no estado em que estava pois por mim poderia ser um sitio em que se poderia ter uma visita guiada com alguém contar a sua historia. Mas em vez de tal ela encontra se bastante degradada De cima abaixo tal como Chão com buracos que se vê o piso de baixo . Mantas de sem abrigos que ja passaram la uma noite ou duas.
Em termos de assombração não ouvimos nem sentimos nem vimos nada estava uma noite calma e o palácio silenciosa.
Mas sempre acompanha o seu ar de mistério que torna uma visita bastante interessante. Mais interessante foi encontrar papelada no chão que se tratava de documentos dos anos 50 ate os anos 80 .
Depois de ler o que foi dito aqui fiquei bastante curioso com a parte de haver túneis que vai ate metade da propriedade . Pois eu pensava que tinha explorado tudo de cima abaixo .
Se alguém aqui me pudesse indicar onde se encontram esses túneis gostava de voltar la . Pois também me faltava visitar o jardim.

Como vim passar esta semana ao Algarve (fiquei curiosa ao saber que a porta de entrada estava aberta) e por acaso passei por lá para ver como estava.
Deparei com a entrada cortada com uns grandes pedregulhos. Quando se vem na avenida e se vira à direita para entrar no caminho que vai dar ao palácio, pois colocaram aí três pedregulhos e assim ja não dá para entrar e ir até ao pé do palácio de carro. :( Que pena.
Por acaso quando lá passei estava um carro estacionado à entrada. Pensei: será algum curioso/a daqui do fórum que lá anda a investigar? :laugh: Quem sabe...
"Everybody Lies." House M.D.
There's no such thing as too late! That's why they invented death!


é bonito, é pena estar abandonado :-\
Iei Or (faça-se luz)
Shalom Aleichem

Ainda estou para la Voltar encontrar os tais tuneis.

BlackMiau
#28
Estive lá ontem. É um palacete simplesmente lindo. Infelizmente, está bastante mal tratado, mas não deixa de ser impressionante.

Enquanto lá estivemos cruzámo-nos umas três vezes com um casal que também estava a visitar e à saída, estavam dois rapazes a tirar fotos do lado de fora.

Achei uma atmosfera calma, óptima para relaxar.

A coisa que me fez mais confusão foi a forma como as escadas foram construídas, com a curva a começar a meio do lanço. A divisão que me fez mais pena, foi a das arcadas.

Ah, encontrei uma assombração de um dinossauro num espelho e umas aparições nos espelhos ;)

#29
Ui uma aparição? Eu já lá fui cinco vezes de noite e de dia. Nas últimas que fui estavam pedras na entrada para não entrarem carros e a Câmera de Loulé jã começou a renovar o palacete.




Mensagem alterada devido à reincidência de erros ortográficos. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 24. Obrigado.