Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • Tudo sobre o Tabuleiro Ouija
    Iniciado por sandrapechorro
    Lido 2.687 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.


O Tabuleiro Ouija ou Tábua Ouija, criada para ser usada como método da necromancia, é qualquer superfície plana com letras, números ou outros símbolos em que se coloca um indicador móvel, utilizada supostamente para comunicação com espíritos.

Os participantes colocam os dedos sobre o indicador que então se move pelo tabuleiro para responder perguntas e enviar mensagens. Na verdade, há um jogo de tabuleiro registrado no Departamento de Comércio estadounidense com o nome de Ouija, mas a designação passou a servir a qualquer tabuleiro que se utiliza da mesma idéia.

No Brasil, há uma variante conhecida como a brincadeira do copo ou o jogo do copo, em que um copo faz as vezes do indicador para as respostas. Existem também apoios para a utilização de lápis durante as sessões.


ORIGEM

O princípio em que se baseia o tabuleiro Ouija ficou conhecido depois de 1848, ano em que duas irmãs norte-americanas, Kate e Margaret Fox, supostamente contactaram um vendedor que havia morrido anos antes e espalharam uma febre espiritualista pelos Estados Unidos e Europa. Há também indícios de que o princípio teria sido aperfeiçoado por um espiritualista por volta de 1853, chamado M. Planchette, que teria inventado o indicador de madeira que é utilizado até hoje.



Explicação Cientifica

Explicação científicaCientistas e céticos em geral atribuem o funcionamento do tabuleiro Ouija ao efeito ideomotor. Segundo eles, as pessoas participantes da sessão involuntariamente exercem uma força imperceptível sobre o indicador utilizado, e a conjunção da força exercida por várias pessoas faz o objeto se mover. O físico inglês Michael Faraday realizou experimentos que provaram que movimentos inexplicáveis (nesse caso, das mesas girantes) atribuídos a fontes ocultas eram na verdade realizados pelos participantes dos experimentos.

O mágico ilusionista e cético americano James Randi cita em seu livro An Encyclopedia of Claims, Frauds, and Hoaxes of the Occult and Supernatural que, quando vendados, os participantes do tabuleiro Ouija não conseguem produzir mensagens inteligíveis.


Explicação espiritualista

Alguns espiritualistas que acreditam que é possível fazer contato real com o mundo dos mortos argumentam que vendar os olhos dos participantes da mesa prejudica suas supostas capacidades mediúnicas. A idéia que fundamenta o argumento é que o espírito utilizaria os sentidos do participante durante as sessões. A maioria dos adeptos dessa teoria acredita que o tabuleiro não tem poder em si mesmo, servindo apenas como ferramenta para o médium se comunicar com o mundo dos espíritos.

Além das tradicionais críticas dos céticos, o tabuleiro Ouija também é criticado entre os espiritualistas. O famoso Edgar Cayce declarou-os perigoso. Críticos avisam que maus espíritos poderiam enganar os participantes e possuí-los espiritualmente.

No meio especializado, há diversos avisos contra o uso do tabuleiro por pessoas desavisadas. Há também notícias de tablóides relatando casos de suposta possessão demoníaca em decorrência de sessões envolvendo espíritos malignos.

A Igreja Católica é crítica com o tabuleiro e a brincadeira do copo, assim como as experiências de seus fiéis na busca pelo contato com os mortos, em geral. A recomendação dos padres é que os fiéis se mantenham distantes de participações nesse tipo de evento .

Da mesma forma, Igrejas Evangélicas costumam acusar essas práticas como "brincadeiras com demônios" .

A doutrina espírita orienta n'O Livro dos Médiuns que estas práticas devem ser evitadas uma vez que, normalmente, são utilizadas para curiosidades em geral e perguntas vãs apenas, longe da seriedade exigida no intercâmbio com a espiritualidade benfeitora, e, dessa forma, é mais provável a presença de espíritos levianos e zombeteiros, sem nenhum interesse com a verdade e com a dignidade, do que espírito bons e esclarecidos comprometidos com a divulgação das propostas morais e éticas da Vida.

O tabuleiro não necessita propriamente de ter um formato retangular, muitos tabuleiros de Ouija são em formato circular. Em vez do ponteiro, pode utilizar uma moeda ou um copo de vidro, sendo este último não aconselhável devido ao facto do espírito poder vingar-se utilizando o copo, precisamente por este ser de vidro.




Aparições famosas

Apareceu logo no início do livro 4 da série Diários do Vampiro de L.J Smith, onde a personagem Bonnie, uma suposta médium, tenta se comunicar com a amiga Elena após sua morte.

Apareceu no clipe Memórias da cantora Pitty, onde ela e sua banda entram em uma casa abandonada e fazem o jogo do copo, até que aparecem espíritos.

Na série Televisiva "Charmed", o aparecimento é constante desde o epísódio piloto.

O escritor G. K. Chesterton utilizou um tabuleiro Ouija durante um período de depressão e ceticismo e depois disso passou a ser fascinado pelo ocultismo.

Brandon Flowers, vocalista da banda The Killers, utilizou o tabuleiro e passou a ter medo do número 621. A data também se relaciona com o dia de seu aniversário, 21 de junho.

No filme O Exorcista de 1973, Regan Macneil é possuída depois de utilizar um tabuleiro Ouija.

Na serie televisiva Sobrenatural, Sam usa um tabuleiro Ouija para se comunicar com seu irmão Dean quando este se encontrava em coma.

Tambem na serie televisiva Assombrações do Discovery Channel, uma medium usa o tabuleiro para falar com um espirito demoniaco chamado Aloysius

Na série de TV O Mundo Perdido o tabuleiro Ouija é usado por todos os personagens para se comunicar com Ned

Malone no mundo espiritual até quando chega um deus de uma das tribos que habitavam o platô ameaça-os com facas sem que nenhum perceba até Ned indicar as letras da palavra CUIDADO

No Clipe Memórias (canção) da Pitty,usam o tabuleiro num cemitério

O guitarrista da banda estadunidense Metallica, Kirk Hammet, possui uma guitarra com o fundo caracterizado como um tabuleiro de Ouija.

No filme Atividade Paranormal de 2008, as personagens tentam contato com um suposto fantasma ou demônio utilizando este tabuleiro.

Na série de TV Kyle XY, Kyle tenta descobrir coisas sobre o seu passado utilizando um tabuleiro ouija.

Na série YuGiOh!, o personagem Bakura utiliza uma carta com o tabuleiro, fazendo o monstro Necrófaga das

Trevas escrever a palavra FINAL. Se a palavra tivesse sido completada, Yugi teria perdido o duelo automaticamente.

Na série Friends, no episódio 14 da 3ª temporada, as personagens Phoebe Buffay e Mônica Geller aparecem jogando logo no início do episódio, mas o assunto não é explorado pela série.

No filme Amityville 3 de 1983, com as personagens Lisa Meg Ryan, Susan Baxter Lori Loughlin e Melanie Candy Clark.

No cd The Drug in Me Is You da banda Falling In Reverse existe uma faixa chamada "Don't Mess With Ouija Boards"

O guitarrista da banda Black Veil Brides tem uma guitarra em que aparece o tabuleiro de ouija, no video clip Perfect Weapon

No jogo Castlevania Symphony of the Night, em Marble Gallery, e possível encontrar um inimigo chamado "Ouija Table", que é uma mesa flutuante

Em Supernatural Sam usa para se comunicar com Dean, que estava em coma pelo acidente de carro que foi sofrido pela dupla e seu pai.

Na música "Ouija board, Ouija board" faixa do disco Bona Drag, o cantor Morrissey, explora o assunto de uma forma doce. Na letra da musica, a utilização do tabuleiro tem a finalidade de matar a saudade de uma pessoa querida que se foi.

Wikipédia, a enciclopédia livre
Don´t be afraid