Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.466
Total de tópicos
26.917
  • A lavadeira de Alverca
    Iniciado por danypa
    Lido 3.592 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
A Lavadeira de Alverca


    Em tempos passados, uma mulher, que ganhava a vida a lavar roupa das gentes do Fundão, era pouco temente a Deus e descuidada com as regras da igreja. Para ela, ser dia santo ou não, era quase a mesma coisa. Muitas vezes lhe chamaram à atenção para esse defeito. Mas ela fazia orelhas moucas. No dia de Quinta-Feira de Ascensão, ninguém podia fazer trabalho normal, porque isso era pecado grave. Muitas pessoas faziam até a comida na véspera, para respeitarem totalmente o dia, sem qualquer trabalho.
     Certo ano, era dia de Quinta-Feira de Ascensão, dia santificado e muito respeitado pelos crentes, como ensinavam os Mandamentos da Lei de Deus, a mulher, que tinha uma trouxa de roupa para lavar, não quis saber que era dia santo de guarda. Pegou na roupa e foi para a ribeira de Alverca,  que fica cerca de um quilómetro a Nascente do Fundão, para a lavar logo pela manhã. Passou pela ribeira uma mulher que a avisou para não trabalhar, porque era Quinta-Feira de Ascensão. A lavadeira riu-se e continuou a esfregar a roupa. Chega a uma hora da tarde, pela hora nova, e a lavadeira continuava a bater com a roupa no lavadouro, para lhe tirar a sujidade.
     O tempo, entre a uma hora e as duas horas da tarde, era chamado a hora da reza, porque foi nessa hora que Nosso Senhor subiu ao Céu para sempre. Era uma hora em que os sinos avisavam as pessoas para rezarem, em grupos ou sozinhas, onde quer que estivessem. Nessa hora, os passarinhos batiam as asas e cantavam e as folhas das árvores punham-se em cruz, em louvor de Nosso Senhor.
     Pouco depois de uma hora, ouviu-se um grande grito de aflição, pela ribeira da Alverca e a lavadeira desapareceu com a roupa. Tudo se sumiu, como castigo, por não ser respeitado um dia sagrado.
     Durante muitos anos, em Quinta-Feira de Ascensão, durante a hora da reza, quando os ares estavam serenos, ouvia-se, na ribeira da Alverca, sem que ninguém lá estivesse, o bater da roupa nas pedras e os choros da lavadeira pecadora. Era a alma dela que ficou a penar pela terra, como castigo eterno.


Digam o que acham desta historia porque penso investigar tal sitio dando ser próximo da minha área de residência...


Olá Danypa!
Já conhecia essa lenda mas passada em outro sítio (na zona da ribeira de Grândola). Penso que não passa disso mesmo, uma lenda como tantas outras que servem para justificar certas atitudes religiosas. Mas é um bom conto...

OI

Eu tenho familia em grandola tb mas nao tinha conhecimento desta lenda por la...
Vou levar o meu gravar de audio e trabalhar no nuendo para ver o que encontro nunca se sabe...e sei que em alverca se lavava-se a roupa na ribeira pois ja fiz um trabalho sobre tal..

chacalnegro
Citação de: danypa em 09 janeiro, 2012, 13:23
OI

Eu tenho familia em grandola tb mas nao tinha conhecimento desta lenda por la...
Vou levar o meu gravar de audio e trabalhar no nuendo para ver o que encontro nunca se sabe...e sei que em alverca se lavava-se a roupa na ribeira pois ja fiz um trabalho sobre tal..
Olá, os "castigos" para quem trabalha durante Quinta-Feira da Ascenção são sempre proverbiais e lendários. Como é natural, tratava-se de uma imposição religiosa que nem sequer é extensível a todo o Catolicismo. Portanto, esta lenda é só uma tipificação de um evento que pode não ter acontecido nunca e se destinava somente a atemorizar quem trabalhasse nesse dia. Há milhares de variantes desta lenda em todo o Ribatejo, mas com outras personagens e com outros trabalhos. A celebração da Quinta-Feira da Ascensão, é muito anterior ao Cristianismo e terá a ver com os rituais de fertilidade ligados ao florescimento, sendo outra versão dos "postes de Maio" e das festas das flores.
Não sei se perceberam, mas a lenda não se reporta a Alverca, distrito de Lisboa, mas a Alverca da Beira, próximo do Fundão.

eu vi esta lenda no lendarium na net e la fala de alverca do ribatejo mas tb penso que seja em alverca da beira so a uma maneira de saber e ir procurar ao local e falar com pessoas que tenham vivido nesta altura ou que conheçam a historia

fabiana
oi para mim são historias que os religiosos enventam para ganhar lucro nessas historias envetam para que as pessoas fiquem com medo e passão a ser religiossos como eles, eles falam  que o mundo vai acabar em 2012 falam que a humanidade que não for como eles são vão todos queima por toda eternidade no fogo do inferno e etc... cinseramente eu naõ credito que deus e tão mal assim aponto de chogar a humanidade toda no fogo a queima para sempre eles mostra um deus ruim que castiga que mata ,mais ele não e amor bondade  >:(

chacalnegro
Citação de: fabiana em 10 janeiro, 2012, 15:12
oi para mim são historias que os religiosos enventam para ganhar lucro nessas historias envetam para que as pessoas fiquem com medo e passão a ser religiossos como eles, eles falam  que o mundo vai acabar em 2012 falam que a humanidade que não for como eles são vão todos queima por toda eternidade no fogo do inferno e etc... cinseramente eu naõ credito que deus e tão mal assim aponto de chogar a humanidade toda no fogo a queima para sempre eles mostra um deus ruim que castiga que mata ,mais ele não e amor bondade  >:(
Tem cuidado com os erros ortográficos

fabiana
me descupe por escrever errado não sou perfeita  :'(