Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.509
Total de mensagens
369.625
Total de tópicos
26.967
  • 7 ideias filosóficas que toda a gente deveria conhecer
    Iniciado por Ligeia
    Lido 2.631 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Ligeia
Deixo aqui a indicação de um livrinho simpático e bastante útil para todos os que se interessam pelo pensamento humano: Sete ideias filosóficas que toda a gente deveria conhecer, de Desidério Murcho para a Editorial Bizâncio (Outubro/2011), colecção Filosoficamente. Recomendo vivamente esta obra, aconselhando-a mesmo como essencial em todas as bibliotecas pessoais  ;)
Para quem está a estudar no Ensino Secundário certamente já se deparou com este autor em inúmeros textos e manuais da disciplina de Filosofia, aquela outra que muitos encaram como árida, inútil e vaga (por culpa de quem ensina, do Ministério ou das mentes não habituadas a pensar? Isso já são outros 500...)

A capa:


Sobre a colecção:
"Filosoficamente é uma aposta da Bizâncio para apresentar, quer ao grande público, quer aos estudantes e professores, obras de Filosofia de natureza diversa, criteriosamente seleccionadas e imprescindíveis."

Sobre o autor:
"Desidério Murcho (n. 1965) é professor de Filosofia na Universidade Federal de Ouro Preto (Brasil) e autor de Essencialismo Naturalizado (2002), O Lugar da Lógica na Filosofia (2003), Pensar Outra Vez (2006), Viver Para Quê? (2009) e Filosofia em Directo (2011), entre outros livros. Estudou na Universidade de Lisboa e no King's College da Universidade de Londres."

Sobre o livro (142 páginas, em formato A5):
"Penso, logo existo, Só sei que nada sei: estas são algumas das ideias filosóficas de que todos ouvimos falar, mas cujo significado e importância muitas vezes desconhecemos. Numa linguagem clara e directa, este livro esclarece o significado destas e de outras ideias filosóficas que mudaram a história do pensamento europeu. Integrando informação histórica e explicações pormenorizadas, eis um livro de filosofia que se lê como um romance e nos ajuda a refelctir em algumas das mais importantes ideias da Filosofia."

Preço: 7,50€ (na Bertrand; quando o adquiri em Novembro tive direito a um vale de 5€, pelo que foi praticamente uma oferta por parte da livraria... E tal como os maiores tesouros, nem todos custam fortunas!)

Índice e páginas:
Prefácio - 9
1. Penso, logo existo - 13
2. Só sei que nada sei - 27
3. No meio é que está a virtude - 39
4. A guerra de todos contra todos - 57
5. O despertar do sono dogmático - 75
6. Uma rosa com outro nome - 95
7. Maior do que o qual nada pode ser pensado - 113
Conclusão  - Para que serve a filosofia? - 135
Sugestões de leitura - 139





Morri e é o meu fantasma que está gerir esta conta.

Ligeia
Lilisoft, obrigada! É mesmo um livrinho a considerar e que prova que não são precisas obras extensas e de linguagem elaborada para se ficar a saber o fundamental do pensamento humano  ;)

Aííí , já não consigo ler nem estudar mais nada relacionado com o racionalismo de Descartes ou com a ignorância sábia de Sócrates  :laugh:
Apesar de serem temas bastante interessantes  ;)
" (...)Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam."
-Jack Kerouac

Citação de: kitkat em 19 abril, 2012, 20:27
Aííí , já não consigo ler nem estudar mais nada relacionado com o racionalismo de Descartes ou com a ignorância sábia de Sócrates  :laugh:
Apesar de serem temas bastante interessantes  ;)


E eu muito menos com As Críticas da Razão Pura de Kant

Templa - Membro nº 708

TinaSol
Filosofia, árida inútil e vaga?... ultimamente ando como com preguicite para a leitura, opto por leitura descontraída, mas tive filosofia no secundário e era uma das minhas disciplinas favoritas (belos tempos), podia soltar a minha tendência para a contradição e por em causa os filósofos à vontade, não é uma disciplina certinha, mas é trabalhoso e normalmente tem que se ter opinião própria e debater... grande parte dos miúdos hoje em dia não está para isso...
a ver se dou uma olhadela no livro.

Ligeia
Este livro até que encaixa na categoria de leitura "descontraída", aliando o rigor científico a uma linguagem directa e de boa assimilação. Filosofia de bolso, mas que de algibeira nada tem  ;)

Filosofia é uma das minhas disciplinas favoritas, apesar de às tantas se tornar um pouco cansativa, bem, dependendo do filósofo e do tema. Sempre há quem faça da filosofia um bicho de sete cabeças, mas até não é muito difícil, já pude contar com um 18 e um 17 este ano veremos agora no que vai dar  ;)
" (...)Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam."
-Jack Kerouac

Ligeia
Excelentes notas Kitkat!  ;) Além do filósofo e tema creio que se torna ainda mais importante a forma como é ensinada. Um professor motivado e capaz de "descomplicar" pode muito bem ser o maior facilitador da filosofia. Já agora, em que ano estás?  :)

Sim realmente um bom professor faz toda a diferença e posso dizer que a minha professora é muito boa no que faz, estou no 11º  :)
" (...)Porque as pessoas loucas o bastante para acreditar que podem mudar o mundo, são as que o mudam."
-Jack Kerouac