Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • Crastoeiro - Mondim de Basto
    Iniciado por Cavaleiro_Vilão
    Lido 4.699 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Isto tudo se passou em 2006. Era eu ainda aluno de Arqueologia, e estava num Estágio de Campo no Crastroeiro em Mondim de Basto. O Crastroeiro é um povoado da Idade do Ferro, povoado desde o século V ac até I dc.
O objectivo era fazer um levantamento de gravuras rupestres para efeitos de registo e catalogação. Para se fazer isto, é durante a noite e à luz de uma gambiarra de modo a localizar as gravuras mediante as suas sombras.
Aquilo decorreu durante 2 dias. No primeiro dia por volta das 2 e pico da manhã foi quando tive a dita experiência. Antes de mais nada devo mencionar que eu já ia um tanto "apavorado" para o local. Não gosto de sítios "com passado" à noite. E normalmente quando vou para esses sítios vou na presença de amigos que eu sei que possuem algum dom de sentir entidades sobrenaturais.

Ora bem continuando. Os meus colegas e professores montavam um estaminé que consistia numas telas quadrangulares de plástico transparente na rocha. Era muita gente em volta do afloramento, e eu estava de fora a servir como "força de reserva". Empunhava uma lanterna como se empunhasse uma pistola! É um tanto ridículo eu sei, mas parecia um sentinela numa frente de combate amedrontado. Prontos, de momento para o outro ouço barulho na mata. Pareciam passos, questionei repentinamente o meu professor:

-Sr Doutor está ali algo!

-Deve de ser um raposinho ou algo do género...

Ora bem, as raposas são animais que evitam o homem, seja de dia ou de noite. De certeza que não era. Javalis? Circulam em vales, os montes não os aprazem. Cães? Não há noticias de cães vadios naquele monte. A amplitude do som era nitidamente de algo com grande porte, tipo um homem. E o som aparentava ser de algum animal bípede, ou seja, só podia ser um ser humano. Naquele momento só estávamos lá nós, e se alguém lá estivesse, com toda a certeza que se dirigia até nos e nos interpelaria com curiosidade sobre nossa actividade.
Atirei uma série de pedras para o sitio onde eu supunha que vinha o som, que era uma zona densamente povoada de eucaliptos. Parou, um minuto depois continua... Volto arremessar mais pedras. Se fosse um animal rapidamente se teria espavorido de medo. Depois ouço um som estranho, que não sei bem o que era, e por fim não mais o ouvi. Já anteriormente nessa noite tinha ido a um dos afloramentos, e não sei porquê tinha aquela sensação que estava a ser observado!

Depois de revelar as fotos, estavam pejadas de Orbs! Podiam ser provocadas pela poeira, mas reparai, o pessoal estava estático! Pouco ou nada se mexia visto estarem todos empoleirados no rochedo a levantar os desenhos.  Heis que se seguem as fotos para interpretação dos entendidos na matéria, e estão por ordem de antiguidade:







#1
PS: Convém mencionar ainda que esses locais eram locais rituais na antiguidade. O meu professor chegou e encontrar fogueiras á volta de alguns penedos. Com toda a certeza que neles se celebrariam rituais religiosos e de magia.

Observai na primeira foto aquela coisa brilhante no chão... Não estava nenhum objecto brilhante no chão para provocar esse efeito, apenas terra.

Realmente...a foto com a coisa brilhante é invulgar...eu presumo que em lugares cheio de história existam
entidades que sejam atraídas para elas... :skull:
pois os orbs são uma coisa muito díficil de identificar... :dontknow:

Nita se for a ver, aquela "coisa brilhante" parece um rasto de orbe, similar aos vistos em alguns filmes. Seria um Ectoplasma? Se era, sinceramente nem o vi, estava escuro...

VNog
#4
Bem se forem Orbs, As tuas fotos, parecem um festival de Orbes, :rocks: Uma granda Rave.  :occasion16:



Já tive a estagiar no centro de saude de celorico de basto, que não é muito longe de Modim de Basto! e cheguei a ir de passeio a Mondim de Basto.

Pena que tive ai tão perto e não fui evr isso. ='( buaaaaaaaaaahhhhhhhhhhh sinto-me tixte.

;D
Aquilo que vemos e sentimos é uma minúscula parte da realidade!

-------------
https://www.facebook.com/pages/Team-LX-Paranormal-Hunters/237979526227155

Ora bem, o local onde eu estava é designado na Arqueologia por Acrópole. É a parte cerimonial do antigo povoado. Como podem ver nas telas estão os decalques das gravuras. Uns anos depois descobriram-se ainda mais gravuras rupestres naquele local, estavam subterradas debaixo de uma camada de terra de cerca de um metro de altura.

Sendo um recinto interpretado como sagrado para o antigo povo que ali habitou é bem possível que esteja densamente povoado de espíritos.

O meu professor contou que uma vez teve "uns problemas" com umas arqueólogas galegas que fizeram o primeiro levantamento de figuras rupestres. Também foi uma noite e elas foram para lá, não muito "felizes". Disseram ao meu professor que temiam a "Procissão das Almas", parece que é uma lenda lá da Galiza, que dizem que à noite as almas dos defuntos fazem uma procissão. O meu professor lá as deixou no local, e retirou-se para tratar de uns assuntos. Algum tempo depois foi ter com elas, e estavam as duas encima de um penedo agarradas uma a outra completamente apavoradas. De acordo com elas, viram a dita procissão nas imediações.

Citação de: Cavaleiro_Vilão em 27 agosto, 2009, 14:24
Ora bem, o local onde eu estava é designado na Arqueologia por Acrópole. É a parte cerimonial do antigo povoado. Como podem ver nas telas estão os decalques das gravuras. Uns anos depois descobriram-se ainda mais gravuras rupestres naquele local, estavam subterradas debaixo de uma camada de terra de cerca de um metro de altura.

Sendo um recinto interpretado como sagrado para o antigo povo que ali habitou é bem possível que esteja densamente povoado de espíritos.

O meu professor contou que uma vez teve "uns problemas" com umas arqueólogas galegas que fizeram o primeiro levantamento de figuras rupestres. Também foi uma noite e elas foram para lá, não muito "felizes". Disseram ao meu professor que temiam a "Procissão das Almas", parece que é uma lenda lá da Galiza, que dizem que à noite as almas dos defuntos fazem uma procissão. O meu professor lá as deixou no local, e retirou-se para tratar de uns assuntos. Algum tempo depois foi ter com elas, e estavam as duas encima de um penedo agarradas uma a outra completamente apavoradas. De acordo com elas, viram a dita procissão nas imediações.



Fogo, que cenaaa :O
Eu tbm já ouvi falar da procissão das almas, onde éq eu não sei...
Vou pesquisar um pouco sobre isso, Cavaleiro_Vilão, e dps posto aqi para ficarmos todos um pouco mais informados, ok? :)
Então, até ao proximo post ;)*

Aprofundadamente o que sei sobre a Procissão das Almas, é que é um "mito" galego, em que as almas vão em fila indiana. O que se pode ver é uma fila de luzes fátuas, e à distância. Foi o que entendi da explicação do meu professor.

Olha, estive a pesquisar, e sei que as almas, durante uma das badaladas da igreja, partem em cortejo funebre, cada uma com a sua velinha na mão, pelas Ruas da Cidade.
Existem vários Poemas acerca dessa lenda, e se pesquisares mais um pouco, aprenderás que tbm ela pertence ao folclore Português ;)
Mto interessante e assustador deveras...
Imagine-se irmos no meio da rua durante a noite e depararmo-nos com estranhezas daquelas!!
Ia até à Lua de um só salto, LOL!
Beijocas*

Olá,
por acaso as fotos têm coisas "estranhas". Enquanto vivia na Bulgária, tinha aulas de Etnografia (estudo do povo e dos seus rituais e tudo mais). Aprendi que lá, há muitos anos, considerava-se que entre as 2 e as 4 da manhã era o tempo em que os espíritos andavam à vontade. Essa crença levou a muitas lendas e mitos, mas se formos a ver, na maior parte dos filmes de terror que tenham a ver com isso, os fantasmas "aparecem" sempre no espaço entre as 2 e as 4. É estranho, também, que sempre que eu os tenho "sentido" é sempre por volta dessa hora. 
Quanto às fotos, acredito que tenha a ver com Orbs até porque um deles parece-me ter cara :o
Gostei do post ;)
Se nada é impossível, vou encontrar o fim do círculo!

#11
Na verdade,existem raposas que "interagem" com os humanos.Por exemplo na Serra da Arrábida,há mais ou menos um ano,sempre que ia mais uns amigos ao topo da serra,aparecia sempre uma raposa com as suas crias que ficavam perto de nós,é claro que não se chegavam muito perto,mas também não fugiam de nós.Existem muitos animais que não temem os humanos.Mas não quer dizer que seja este o caso.

Penso que as orbs sejam apenas particulas de pó,mas fiquei curioso com a tal "Luz" na primeira foto.  :-\
Believe to see...

Actualmente acredito que a esmagadora maioria das orbs, não sejam pó, mas sim fraccionamentos da luz provocados por "fotões" segundo um amigo meu que é fotografo.

Normalmente tendem sempre a evitar, e acrescento mais uma coisa, aquela zona é extremamente marcada pela presença humana, há imensas pedreiras, camiões de baixo para cima... Duvido que haja raposas na zona. Tanto mais que se diz que nem é comum ver por lá "animais de grande porte"...

No mais, as pedreiras produzem constantemente rebentamentos de dinamite, o que assusta os animais. Mais uma razão para a sua ausência do local...  :D

javascript:void(0);

Este tópico e uma mentira como alguns dos outros... tenho de admitir que alguns possam ser verdadeiros mas este tenho a certeza que e falsos( nem se atrevam a questionar vê se logo) isso não é criatura nenhuma os pontos na foto são simplesmente chuva vê se muito vem na 2º foto. e os barulhos se existiram foi algo como uma pessoa a ver o que se passava, um desses estagiários a pregar uma partida ou então um animal, não digas que não há animais há sempre animais no mato( mesmo os movimentados)... 

#14
Citação de: ruinu em 15 setembro, 2009, 18:20
javascript:void(0);

Este tópico e uma mentira como alguns dos outros... tenho de admitir que alguns possam ser verdadeiros mas este tenho a certeza que e falsos( nem se atrevam a questionar vê se logo) isso não é criatura nenhuma os pontos na foto são simplesmente chuva vê se muito vem na 2º foto. e os barulhos se existiram foi algo como uma pessoa a ver o que se passava, um desses estagiários a pregar uma partida ou então um animal, não digas que não há animais há sempre animais no mato( mesmo os movimentados)...  

Acho que fica-te muito mal essa atitude...se fosse chuva a terra e as roupas das pessoas estavam molhadas certo?o Cavaleiro Vilão nunca disse que era uma criatura...até parece que estavas lá para ver se era uma pessoa ou um animal que foi ver o que se passava...mais uma vez equivocaste-te...ou não leste o que ele disse porque se primeiro leres com atenção ele questiona-se se os barulhos não teriam sido feitos por um animal...