Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Maçonaria
    Iniciado por parsifal
    Lido 4.485 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Caros,

A Maçonaria tem sido referida ao longo de vários tópicos.
Abri este tópico para ser possível perceber e distinguir alguns conceitos importantes sobre esta temática.

Para começar, será importante começar por clarificar o que é uma Obediência Maçonica e a diferença entre um Grande Oriente e uma Grande Loja:

"Obediências (sejam Grande Oriente, Grande Loja ou Ordem) são entidades autónomas, regulares e soberanas que congregam as "Lojas Simbólicas", que são as células ou organizações base em que trabalham os maçons reunidos. Há Obediências que congregam os Altos Graus. É certo, porém, que as Lojas que funcionam nos chamados Altos Graus na sua quase totalidade são congregadas por entidades autónomas e independentes das Obediências Maçónicas.
O nome Obediência Maçónica deriva do pressuposto que um conjunto de Irmãos e Irmãs (quando admitida a sua participação por alguma Obediência) em Loja está sob jurisdição consentida de uma entidade que detém poder de coordenação sobre estes e a sua Loja.
Mas que fique ciente que a mesma jurisdição é consentida e que os Maçons (nomeadamente os Mestres Maçons) são pedreiros-livres e como se costuma dizer "Maçons livres em Loja Livre".
Por isso quando deixa de haver uma identificação de princípios e valores entre os Mestres Maçons ou a Loja (como conjunto de irmãos e irmãs) e uma "Obediência" estes e a Loja são livres de se mudar para outra Obediência ou até formarem projectos de novas Obediências.

Distinção Nominal

Normalmente utiliza-se a expressão de Obediência Maçónica por razões de conforto mas existem diferenças substanciais entre os conceitos já referidos.
A distinção nominal entre Obediências (e/ou Grande Oriente), Grandes Lojas ou Ordens é pacífica:
As Obediências normalmente designadas de Grande Oriente são Federações de Lojas ou de Ritos não havendo a imposição de um Rito ou de órgão dominante de reconhecimento e condução.
Apesar de não haver a imposição de um Rito específico, há necessidade de que o Rito seja reconhecido pelo Grande Oriente. Assim, a Loja Simbólica federada ao Grande Oriente escolhe, livremente, o Rito que pretende praticar, de entre os que a sua Obediência haja reconhecido. Outra peculiaridade de alguns Grande Orientes, é a existência de uma estrutura de poder parecida com aquela existente no "mundo profano".
Por exemplo, o Grande Oriente do Brasil constitui-se em três Poderes: Executivo (Grão Mestre), Legislativo (Assembleia Federal, reunida em Grande Loja), e Judiciário (juízes eleitorais e "júris de família").
Nas Grandes Lojas existe normalmente uma unicidade nos Ritos (ou seja só detém um Rito) e quando isso não acontece (por exemplo nas Grandes Lojas do Continente Americano) existe um órgão dominante que reconhece as Lojas e que as autoriza a funcionar. Os Altos Graus dos respectivos Ritos também são parte integrante dos Órgãos centrais da Grande Loja (ao contrário dos Grandes Orientes em que são apenas entidades associadas, gerindo os Grandes Orientes apenas as Lojas Simbólicas).
Note-se que, nas Grandes Lojas dos Estados Unidos da América e do Brasil, tal como generalisticamente em todas as Grandes Lojas, a autoridade destas estende-se apenas aos três primeiros graus, de modo que os Altos Graus são administrados por Supremos Conselhos que fazem parte da sua estrutura interna.
Podemos referir que numa Grande Loja não há lugar a Lojas ou Ritos sem a autorização devida enquanto nos Grandes Orientes isso pode ocorrer embora se ponha mais ênfase na decisão centralizada das decisões.
As Ordens são um misto das duas, normalmente auto designam-se assim pois não têm nem um pendor de Obediência nem de Grande Loja. Raramente uma organização Maçónica Multinacional (que tem sob a sua égide Lojas em vários países) será designada por outro designativo que não Ordem, será essa seguramente a característica mais distintiva de uma Ordem a sua Multinacionalidade ou Internacionalidade, embora haja excepções.

Bibliografia

BOUCHER, Jules. La Symbolique maçonnique, Editeur Dervy, 1990, ISBN 2850765104;
PIGEARD, Alain e outros. Os Franco-Mações, 2003 (1.ª Ed.), Editora Pregaminho, ISBN 972-711-429-6 (Traduzido da edição original: Les Francs-Maçons, Éditions Tallandier, Paris, 1998);
ARNAUT, António. Introdução à Maçonaria, 2000, Coimbra Editora, ISBN 9789723214161."

Fonte: Wikipédia

Será importante também clarificar sobre a distinção entre as Obediências Maçónicas Regulares e Irregulares:

"SOBRE A REGULARIDADE MAÇÓNICA

"Os maçons regulares, também ditos tradicionais ou de via sagrada, são aqueles que trabalham nas suas Lojas sob invocação de Deus, Grande Arquitecto do Universo, sobre o livro sagrado, o esquadro e o compasso.
Quanto aos outros, ditos maçons irregulares, ou liberais, ou de via substituída, que se reúnem segundo a aparência dos mesmos ritos, decorações e ideais, já dispensam a via espiritual, e trabalham sobre a Constituição de Andersen, a do País da sua nacionalidade, enfim sobre a própria declaração Universal dos Direitos do Homem, e sem necessariamente invocarem Deus, o Grande Arquitecto do Universo.

Isto é: uns, os regulares, partem de um pressuposto que é o da crença no Criador, os outros partem do postulado da liberdade de crença ou não no Criador, uns e outros, sem se remeterem a uma posição contemplativa, buscam o seu próprio aperfeiçoamento, "não faças aos outros aquilo que não gostavas que te fizessem", mas com efeitos diversos ao nível de intervenção na sociedade.

De facto, enquanto os regulares se situam no plano do sagrado, os outros colocam-se no campo do laicicismo, e consequentemente envolvem-se mais directamente na vida profana que procuram aperfeiçoar, senão mesmo transformar.

Para um maçon "regular" a sociedade só será mais perfeita se isso decorrer do processo de aperfeiçoamento individual, de cada um, enquanto para um maçon "irregular", o essencial é ser ele o agente da transformação da sociedade. Isto é, passa o maçon em vez de ser o destinatário das suas reflexões e consciência, para procurar o auto aperfeiçoamento, a considerar-se o agente de transformação e da perfeição da sociedade.

Bem se compreende que esta atitude possa gerar desde logo, a quebra de harmonia entre os maçons. Ultrapassada a intimidade de cada um, em que só cada qual é juiz de si próprio, e de acordo com os parâmetros da sua autodefinição, sendo portanto responsável pela sua própria consciência, os maçons irregulares confrontam-se exteriormente sobre as várias actividades que poderão contribuir para transformação e aperfeiçoamento da sociedade...e estas serão tantas quantas as percepções do que é a perfeição da sociedade.

Uma outra questão que pode lançar alguma confusão quanto ao termo maçon, para além da referida distinção entre maçons regulares e irregulares, na terminologia mais amplamente consagrada, é a possibilidade de existirem maçons que trabalham regularmente mas em situação institucional de irregularidade, e a de maçons institucionalmente irregulares, mas que trabalhem regularmente nos seus templos e Lojas.

De facto, para se ser maçon não basta uma auto proclamação. É necessário que "os seus irmãos o reconheçam como tal", isto é, é essencial que se tenha sido iniciado, por outros maçons, cumprido com as suas obrigações de maçon, esotéricas, simbólicas e incluindo as materiais, e que se integre numa Loja, integrada regulamentarmente numa Grande Loja ou num Grande Oriente, devidamente consagrados, consoante as terminologias tradicionais."

Fonte: "A MAÇONARIA ENTREABERTA" de Luis Nandin de Carvalho


OS LANDMARKS

1. A Maçonaria é uma fraternidade iniciática que tem por fundamento tradicional a fé em Deus , Grande Arquitecto do Universo:.

2. A Maçonaria refere-se aos " Antigos Deveres " e aos " Landmarks " da Fraternidade , especialmente quanto ao absoluto respeito das tradições específicas da Ordem , essenciais à regularidade da Jurisdição:.


3. A Maçonaria é uma ordem , à qual não podem pertencer senão homens livres e de bons costumes, que se comprometem a pôr em prática um ideal de paz:.

4. A Maçonaria visa ainda , o aperfeiçoamento moral dos seus membros, bem como de toda a humanidade:.

5. A Maçonaria impõe a todos os seus membros a prática exacta e escrupulosa dos ritos e do simbolismo , meios de acesso ao conhecimento pelas vias espirituais e iniciáticas que lhe são próprias:.

6. A Maçonaria impõe a todos os seus membros o respeito das opiniões e crenças de cada um:. Ela proíbe-lhes no seu seio toda a discussão ou controvérsia, política ou religiosa:. Ela é ainda um centro permanente de união fraterna , onde reinam a tolerante e frutuosa harmonia entre os homens, que sem ela seriam estranhos uns aos outros:.

7. Os Maçons tomam as suas obrigações sobre um volume da Lei Sagrada , a fim de dar ao juramento prestado por eles, o carácter solene e sagrado indispensável à sua perenidade:.

8. Os Maçons juntam-se , fora do mundo profano , nas Lojas onde estão sempre expostas as três grandes luzes da Ordem: um volume da Lei Sagrada , um esquadro , e um compasso, para aí trabalhar segundo o rito , com zelo e assiduidade e conforme os princípios e regras prescritas pela Constituição e os Regulamentos Gerais de Obediência:.

9. Os Maçons só devem admitir nas suas lojas homens maiores de idade, de ilibada reputação, gente de honra, leais e
discretos, dignos em todos os níveis de serem bons irmãos, e aptos a reconhecer os limites do domínio do homem e o
infinito poder do Eterno:.

10. Os Maçons cultivam nas suas Lojas o amor da Pátria, a submissão às leis e o respeito pelas autoridades constituídas:. Consideram o trabalho como o dever primordial do ser humano e honram-no sob todas as formas:.

11. Os Maçons contribuem pelo exemplo activo do seu comportamento são, viril e digno, para irradiar da Ordem no respeito do segredo maçônico:.

12. Os Maçons devem-se, mutuamente, ajuda e proteção fraternal , mesmo no fim da sua vida:. Praticam a arte de conservar em todas as circunstâncias a calma e o equilíbrio, indispensáveis a um perfeito controle de si próprio."

Fonte: Portal Maçónico

parsifal

Já agora dizer também que as palavras secretas  etc tem também como objectivo ensinar a confiança, ensinar a guardar segredos...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Bela instituição...infelizmente dirigida por homens.

Citação de: O Louco em 14 setembro, 2011, 00:41
Bela instituição...infelizmente dirigida por homens.


é como todas, dirigida por, homens e mulheres, gente que erra , infelizmente...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 14 setembro, 2011, 00:53
é como todas, dirigida por, homens e mulheres, gente que erra , infelizmente...
O erro... que é uma forma de aprendizagem, é aceitável. O uso destas instituições em proveito próprio (fortuna e influencia) é que põe abaixo toda a beleza desta ordem.

Citação de: O Louco em 14 setembro, 2011, 01:04
O erro... que é uma forma de aprendizagem, é aceitável. O uso destas instituições em proveito próprio (fortuna e influencia) é que põe abaixo toda a beleza desta ordem.

é, mas há lojas e Lojas... e maçons e Maçons...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Toda a inteção é relativa.   :angel: >:D :angel:
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Realmente ...de boas intenções o inferno esta cheio.

Citação de: akasha867 em 14 setembro, 2011, 01:10

é, mas há lojas e Lojas... e maçons e Maçons...

Para quem sabe de onde vem...

Citação de: O Louco em 17 setembro, 2011, 20:07
Para quem sabe de onde vem...

Pode traduzir se faz favor?
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Vai enteder o Louco! ;D

Citação de: O Louco em 17 setembro, 2011, 23:40
Vai enteder o Louco! ;D

Eu queria, sou masoquista o suficiente...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

#12
Olá!


O louco,conhecido também como o Trickster e em varias culturas como Loki,Mercurio ou Hermes.

E tu como adepto da religião/culto/ whatever que anucias serás EXU O SEMEADOR DA DISCORDIA.


E também como a carta zero ou vinte e dois do taroth,o louco,o embusteiro,é o que mostras...

Vou por ai.....
...E não sabendo que era impossivel foi lá...e fez

Citação de: akasha867 em 17 setembro, 2011, 23:43
Eu queria, sou masoquista o suficiente...
A expressão "de onde vem" em forma de pergunta...é uma forma de reconhecimento entre os maçons ...dependendo da resposta  ...mas ficamos por aqui.

 ;D ;D
Citação de: mysterium coniunctionis em 17 setembro, 2011, 23:52
Olá!


O louco,conhecido também como o Trickster e em varias culturas como Loki,Mercurio ou Hermes.

E tu como adepto da religião/culto/ whatever que anucias serás EXU O SEMEADOR DA DISCORDIA.


E também como a carta zero ou vinte e dois do taroth,o louco,o embusteiro,é o que mostras...

Vou por ai.....
;D ;D ;D >:( >:D