Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • [Outro] Factor Rh negativo!!
    Iniciado por Violego
    Lido 7.208 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Viva!

Estou a iniciar este tópico pois, após uma "pequena" pesquisa, achei interessante debater o assunto no fórum. Desde já peço desculpa se o tópico estiver no local errado, mas como este assunto abrange tantas teorias decidi coloca-lo aqui.

Então a história "reza" assim:

O grupo sanguíneo Rh é assim conhecido pelo fato do antígeno Rh ter sido identificado primeiramente através de pesquisas no sangue de um macaco Rhesus.

Informações sobre o fator Rh

As pessoas que apresentam o antígene Rh em seus glóbulos vermelhos são identificadas como Rh+ (Rh positivas). Aquelas que não apresentam o antígene Rh são denominados Rhֿ (Rh negativas).

Quando se procede a uma transfusão sanguínea é necessário verificar se o receptor tem Rh-, pois, se assim for, ele não poderá receber sangue do tipo Rh+, uma vez que, o seu sistema imune produzirá anticorpos anti-Rh.

Uma pessoa do grupo sanguíneo Rh+ pode receber transfusão de sangue tanto do fator Rh+ quanto do Rhֿ; já as pessoas do fator Rh- podem somente receber sangue Rh-.

Feita esta pequena introdução, passemos ao que mais interessa.

Actualmente a ciência acredita que o Homem moderno evoluiu a partir dr primatas "semelhantes a macacos". Têm diversas provas para suportar as suas teorias, tais como fosseis, ADN, análises sanguíneas e estudos comparativos entre primatas modernos como por exemplo o chimpanzé e o macaco rhesus.

Está provado que a maioria da população mundial, cerca de 85%, tem um factor sanguíneo comum com o macaco rhesus, tal como expliquei anteriormente Rh+. Este factor é completamente independente do tipo de sangue, seja ele A, B, AB ou O.

No estudo da genética, descobrimos que herdamos sempre aquilo que os nossos pais têm, excepto se houver algum tipo de mutação. Poderemos ter inúmeras combinações herdadas dos nossos ancestrais, nem mais nem menos.

Assim, se a raça humana e o "símios" evoluiram a partir de um antepassado comum, o seu sangue teria de seguir o mesmo caminho. Características do sangue são transmitidas com maior exactidão do que outro tipo de características. Deste modo, tudo indica que o Homem e o macaco rhesus têm um ancestral comum algures no passado. Todos os outros primatas também têm este factor no sangue. Eu refiro o macaco rhesus pois este foi o primeiro primata onde se verificou em laboratório a presença deste factor no sangue.

Mas toda este "bla bla bla" deixa de fora os outros 15% da população humana que são Rh negativos. Se toda a humanidade evoluiu de um mesmo ancestral, o seu sangue deveria ser compatível. De onde surgiu o factor Rh negativo.

A ciência diz que há 30.000 / 25.000 anos atrás houve uma mutação que originou este factor. Mas como qualquer mutação que apareça, se esta não fôr "benéfica" para o ser vivo, a Natureza tende a elimina-la. A isso se chama evolução. Pelo menos é aquilo que nos ensinam nas escolas.

Todos os animais, e outros seres vivos conhecidos para o Homem conseguem procriar com qualquer ser da sua própria espécie independentemente do tamanho outras pequenas diferenças mínimas. Então porque é que doença hemolítica pré-natal ocorre nos humanos, e só nos humanos, se NÓS somos todos uma só espécie?

A doença hemolítica é uma reacção alérgica que ocorre quando uma mãe com o factor Rh- está grávida de uma criança com o factor Rh+. O sangue da mãe cria anticorpos que vão destruir, literalmente, o "invasor" (o feto), como se fosse um vírus. Como é possível o corpo da mãe matar e destruir o seu próprio descendente? Na natureza só existe um caso semelhante que é a mula. Um cruzamento entre o cavalo e o burro. Só este facto aponta para a distinta possibilidade de algures no passado ter existido cruzamento entre espécies semelhantes mas com código genético diferente.

Podemos voltar ao caso de ser uma mutação. Se é uma mutação, porque é que ela persiste passados tantos milhares de anos com as mesmas características? Porque é que as reacções são tão violentas quando há contacto entre sangue Rh+ e Rh-?

E se o factor Rh- não fôr originário do planeta Terra?

http://youtu.be/SGeUCDguU4Q

(que se inicie o debate, mais tarde colocarei mais "madeira para arder na fogueira")
"O verdadeiro amor é como o aparecimento de um espírito: todos falam dele, mas poucos o viram." - La Rochefoucauld

E se o factor Rh- não for originário do planeta Terra?
Está explicado porque ás vezes sinto-me de outro mundo  :laugh:

Infelizmente não tenho resposta para isso mas como a minha mãe é O Rh -, eu e o meu irmão tivemos de levar uma transfusão de sangue assim que nascemos. Hoje em dia isso não seria necessário devido aos avanços na medicina.

Quem sabe se um dia teremos resposta para esse mistério?

O fator Rh só é importante na gravidez se a mãe for Rh negativo e o bebé for Rh positivo (a criança pode herdar essa característica se o pai for Rh positivo). Se o sangue do bebé entrar na corrente sanguínea da mãe, o seu sistema imunológico pode reagir contra o antigénio D do sangue do bebé, como se ele fosse um "invasor", e produzir anticorpos contra ele.

Esse fenómeno é conhecido como "sensibilização" e, embora normalmente não cause problemas numa primeira gravidez, se a mulher ficar grávida de novo e o bebé também for Rh positivo, os anticorpos do seu sistema imunológico podem atravessar a placenta e atacar as células do sangue do bebé, provocando anemia, icterícia ou, em casos mais graves, insuficiência cardíaca ou hepática na criança. O problema recebe o nome de doença hemolítica perinatal. Mais uma vez, algo que só acontece nos humanos.

Se a mulher produzir os anticorpos uma vez, eles permanecerão para sempre no seu sangue, por isso é importante evitar que eles sejam produzidos. Felizmente é possível fazer isso com uma substância chamada imunoglobulina anti-D, que é dada na forma de injecção muscular, normalmente na coxa.

Essa espécie de vacina age destruindo rapidamente qualquer célula do bebé que esteja na sua circulação, antes que a mulher comece a produzir anticorpos. Isso significa que a mulher não terá anticorpos que possam causar problemas, nem nesta gravidez nem nas posteriores.


"O verdadeiro amor é como o aparecimento de um espírito: todos falam dele, mas poucos o viram." - La Rochefoucauld

Eu sou B- e o meu filhote B+, quando nasceu deram-me uma injecção por isso mesmo, disseram: aqui tem uma prenda do seu filho  :P. Numa próxima gravidez já não corro perigo de aborto por incompatibilidade sanguínea.

Citação de: Violego em 13 agosto, 2011, 18:38


A doença hemolítica é uma reacção alérgica que ocorre quando uma mãe com o factor Rh- está grávida de uma criança com o factor Rh+. O sangue da mãe cria anticorpos que vão destruir, literalmente, o "invasor" (o feto), como se fosse um vírus. Como é possível o corpo da mãe matar e destruir o seu próprio descendente? Na natureza só existe um caso semelhante que é a mula. Um cruzamento entre o cavalo e o burro. Só este facto aponta para a distinta possibilidade de algures no passado ter existido cruzamento entre espécies semelhantes mas com código genético diferente.

Podemos voltar ao caso de ser uma mutação. Se é uma mutação, porque é que ela persiste passados tantos milhares de anos com as mesmas características? Porque é que as reacções são tão violentas quando há contacto entre sangue Rh+ e Rh-?

E se o factor Rh- não fôr originário do planeta Terra?

http://youtu.be/SGeUCDguU4Q

(que se inicie o debate, mais tarde colocarei mais "madeira para arder na fogueira")


Ora bem este tema é um completo absurdo... Existem mutações que levam a alteração do grupo sanguíneo, e as transfusões não são assim tão simples como as querem fazer parecer, existem imensos grupos de sangue que têm de ser testados antes de fazer qualquer transfusão sanguínea.

Quanto à gravidez. A primeira gravidez não tem qualquer problema em a mãe ser Rh- e o filho Rh+. O unico problema é que a mãe cria defesas(anticorpos) que permanecem adormecidos no corpo da mãe e actuam quando no 2º filho o mesmo é Rh+, os anticorpos da mãe vão actuar e proceder ao aborto (na pior das hipoteses). Daí a mãe após a primeira gravidez (mãe Rh-) levar um género de vacina que adormece a criação de anticorpos anti-Rh+

Fonte: (os meus proprios conhecimentos de hemoterapia, portanto questionem á vontade pois o tema que foi colocado é um absurdo)
Eu, eu e eu, mai nada! :P

anokidas
Também achei um completo disparate,nesse caso eu estou englobada nas mutações genéticas pois quando nasci recebi uma transfusão de sangue ::)

Será que sou mula ou uma mutação de um macaco qualquer ;D

Também sou B- e a minha mãe é O+ e não houve problema. Será por ser filha única que não aconteceu nada de mal?

Citação de: teresabenedicta em 22 maio, 2013, 23:35
Também sou B- e a minha mãe é O+ e não houve problema. Será por ser filha única que não aconteceu nada de mal?

nem mais Teresa, caso a tua mãe tivesse outra filha(ou filho) já poderia ter problemas.... ou então levou alguma "vacina" que é dada logo no periodo de recobro após o parto...coisa que aqui á uns anos não deveria ser muito normal...
Eu, eu e eu, mai nada! :P

Descobri que sou meio Alien  ;D





::)


:-\
"Prefiro o doce silêncio da minha mente barulhenta, ao barulho de bocas cheias mas de mentes vazias.‎"

Citação de: Scorp em 30 maio, 2013, 22:14
Descobri que sou meio Alien  ;D

::)


:-\


Oh scorp não sejas otário pá....... LOL.... atenção estou a brincar ;D ;D ;D ;D ;D
Eu, eu e eu, mai nada! :P

#10
Pois eu sou RH- e não acho nada absurdo,identifico-me com quase todas as características das pessoas com o factor RH- seja na cor dos olhos e do cabelo,seja no facto de ter pressão baixa e ser mais alta que a média da população portuguesa,seja no resto que descreveram também.Tudo é possível,há alguns séculos também diziam que a terra era plana e quem dissesse o contrário era considerado como um absurdo.Pessoalmente nunca acreditei muito na teoria evolução a partir dos macacos,mas acredito que os macacos tenham sido experiências feitas pelos antigos astronautas que  foram feitas até chegarem ao ser humano que não deram o resultado que eles esperavam.Há alguns anos atrás também era absurdo falar-se em clonagem,quanto mais fazê-la...
Como é que alguém pode acreditar que num universo infinito sejamos os únicos a habitá-lo?Isso sim é absurdo!

Muita luz
Anita
Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!