Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • [Outro] 3 alimentos que possivelmente não comeria se soubesse como são feitos
    Iniciado por DiogoM
    Lido 6.694 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
DiogoM
A maioria das pessoas prefere não saber como são elaborados certos alimentos. Se você não fizer parte desse grupo, continue lendo pois vai se inteirar com quais ingredientes se fazem alguns produtos que comemos no nosso dia a dia. Possivelmente alguns deixem de apreciar estes alimentos ao chegar ao final do post.

1. Gelatina

Se existe um produto inofensivo, esse é a gelatina. É um alimento livre de colesterol, sem conservantes nem aditivos, que os médicos recomendam para prevenir a osteoporose e a artrose, entre outros benefícios. No entanto, sob seu aspecto inocente e tremelicante oculta-se um monstro. A gelatina é formada por 90% de proteínas obtidas do colágeno. Qual é a matéria prima do colágeno? Recortes de couro do gado sem curtir e partes frescas da cabeça e ossos, cujas gorduras são retiradas, que trituram antes de completar 24 horas do sacrifício do animal, para serem transformados em osseína. Depois de lavá-los várias vezes com ácido, o couro e a osseína são expostos a uma solução de cal, entre 5 e 10 semanas. A substância extraída é depois esterilizada a 145 graus e rapidamente esfriada para solidificar. Daí, pode ir direto para sua cozinha.

2. Chouriço

Também conhecida como morcilha ou morcela dependendo da região do país, é um embutido feito com sangue de porco coagulado. Primeiro, lavam-se as tripas do porco com sabão e limão repetidas vezes, até deixá-las sem cheiro. O recheio é preparado colocando-se em um panela o sangue fresco do animal condimentado com alho, cebola, açúcar, sal e orégano. Depois de fervido, dá se um nó na extremidade da tripa que é recheada com os ingredientes citados anteriormente com um funil. Outro nó na tripa e ferve-se novamente durante trinta minutos. Se ao
mastigar notarmos algo duro na boca, como uma cartilagem, é porque em muitos casos acrescentam triturados de cabeça e miúdos na panela.

3. Patê

Tem muita gente que não vive sem ele apesar de nem imaginar de como é feito. O patê é elaborado com o descarte de vísceras e de carne de diferentes animais, como vacas, porcos e patos. Para conseguir a textura, o sabor e a consistência que conhecemos, agregam farinhas, temperos, leite, conservantes e outros vários aditivos. Ainda que em geral predomina o sabor de fígado, não é o ingrediente que mais abunda na mistura.

fonte: MDIG


"Uma descoberta é ver o que toda a gente viu e pensar o que ninguém pensou..."


Lol não é por saber como a gelatina é feita que vou deixar de a comer. =p

Só porque um animal morre no processo... Até parece que matam o animal só para esse fim lol. Isso chama-se aproveitar ao maximo os recursos de um animal. Podes comer a estructura muscular, mas a parte ossea pode tambem ser aproveitada.

"Buh uh não vou comer mais gelatina..." LOL mas se for preciso comem um bife ou sardinhas! lol

A hipócrisia de um vegetaríano... ;D Páh lamento mas eu só levo a sério o pessoal vegetariano quando o são por questões de saude ou por motivos religiosos/culturais, agora para proteger os seres vivos... As plantas são seres vivos, mas essas eles não se preocupam em matar para saciar a sua fome, alegando que estes não sofrem (no entanto tem sistemas celulares que são sensiveis ao calor, luz, toque, mas não sofrem... Deve ser porque não gritam lol)

Uma lei basica da natureza, uns comem os outros. Existe uma coisa chamada cadeia alimentar, e os seres humanos aprenderam a gerir os seus recursos para sobreviver. Sim para uns pode parecer desumano, mas se não fosse assim muitas bocas no mundo iriam passar fome.

As formigas fazem-no com os pulgões, e são seres socialmente mais evoluidos que os humanos, mas esses ninguem censura, pois é a "Natureza"... Tal como foi "natural" termos evoluido mais que os restantes animais no planeta, e assim os subjugarmos as nossas necessidades. São daquelas coisas que dão que pensar ;D
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

Eu cá sou vegetariana por opção de não querer comer animais. E há um grupo dentro do vegetarianismo que só come fruta e raizes. Algo que não seja considerado "ser vivo". Além do mais nunca gostei de comer carne, só ofazia porque era obrigada. Hoje em dia, prefiro ter uma alimentação mais saudável, coisa que lamentavelmente se está a perder com o passar dos anos. Além do mais a nova tendência para uma alimentação de fast food, também é duvidosa. Com certeza se se soubesse toda a realidade de como é processada, se calhar perdiam a vontade de a comer....a não ser que estejam em alguma missão como a da outra senhora que quer engordar até aos 400 e tal kg ::).
"só se desilude, quem se ilude"

Eu cá como tudo. Carne, peixe, legumes, fruta (adoro fruta), cereais, etc. Nós como animais Omnivoros temos necessidades de comer tanto carne como vegetal. Principalmente eu, anémico crónico, que tenho que estar sempre a dar-lhe no ferro a toda a hora.

Odeio fastfood e tudo o que esta representa. Comida cheia de corantes e conservantes cheias de aditivos para dar um sabor falso e tal. Um bocado tambem na onda dos hamburgueres de soja, chouriços de soja, etc, só quimicos que estão a meter para dentro. Fastfood e comida desse tipo são a mesmissima coisa.

Mas devo desde já felicitar-te Magda =) foste a primeira vegetariana que não se flipou com este meu comentário. É que normalmente a maioria dos vegetarianos tambem são um pouco para o "activistas", e quando me ouvem a mandar comentarios destes flipam-se por completo e começam a desbravar os seus "ideais" por palavras que nem são da própria pessoa. Lol ;D

Gostos são gostos. Sendo assim é na boa. ;D Agora por ideais do não comer uma galinha por esta ser um animal fofo, mas comer uma alfaçe ou um robalo por estes já não reunirem caracteristicas mamiferas ou aviárias (mas comem ovos, mesmo que esterilizados, houve um impedimento a vida lol), páh lamento mas não contra-argumentem comigo xDDD lol

Mas daqui a pouco já esta a comunidade "verdinha" a cair em cima de mim ::) lol
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

DiogoM
Está claro que para ter uma alimentação saudável e preciso equilibrar comer tanto alimentos de origem vegetal como animal....

Citação de: Sharkuel em 17 julho, 2011, 01:37
Eu cá como tudo. Carne, peixe, legumes, fruta (adoro fruta), cereais, etc. Nós como animais Omnivoros temos necessidades de comer tanto carne como vegetal. Principalmente eu, anémico crónico, que tenho que estar sempre a dar-lhe no ferro a toda a hora.

Odeio fastfood e tudo o que esta representa. Comida cheia de corantes e conservantes cheias de aditivos para dar um sabor falso e tal. Um bocado tambem na onda dos hamburgueres de soja, chouriços de soja, etc, só quimicos que estão a meter para dentro. Fastfood e comida desse tipo são a mesmissima coisa.

Mas devo desde já felicitar-te Magda =) foste a primeira vegetariana que não se flipou com este meu comentário. É que normalmente a maioria dos vegetarianos tambem são um pouco para o "activistas", e quando me ouvem a mandar comentarios destes flipam-se por completo e começam a desbravar os seus "ideais" por palavras que nem são da própria pessoa. Lol ;D

Gostos são gostos. Sendo assim é na boa. ;D Agora por ideais do não comer uma galinha por esta ser um animal fofo, mas comer uma alfaçe ou um robalo por estes já não reunirem caracteristicas mamiferas ou aviárias (mas comem ovos, mesmo que esterilizados, houve um impedimento a vida lol), páh lamento mas não contra-argumentem comigo xDDD lol

Mas daqui a pouco já esta a comunidade "verdinha" a cair em cima de mim ::) lol

huuum duvido que te caia a comunidade verde em cima...acho que sou a única vegetariana assumida neste fórum ;D.

Mas voltando ao assunto alimentação, uma das coisas que mais me irrita é quando há aumentos nos preços de produtos alimentares, os alimentos que sofrem maior subida são os mais saudáveis. E daí vem mais uma das razões para o aumento do consumo de fast food. Por exemplo, vejo quase diáriamente no Pingo Doce adolescentes a comer aqueles novos cachorros quentes que custam à volta de 70 cêntimos, outros comem pacotes de batatas fritas por pouco mais. Assim junta se o útil ao agradável, e por menos de 1 euro enchem o "papito", em vez de gastar 1.50euros numa sopa, por exemplo.
Falam que a fast food é a epidemia da moda....mas as superfícies de consumo também ajudam a dar ênfase à situação  :-\.
"só se desilude, quem se ilude"

Citação de: DiogoM em 17 julho, 2011, 01:42
Está claro que para ter uma alimentação saudável e preciso equilibrar comer tanto alimentos de origem vegetal como animal....

Eu andei anos a sofrer com uma alergia à carne de porco, que eu não gostava e era obrigada a comer. E os tontos dos médicos sempre disseram que esta alergia devia ser do acne (na minha opinião nada tinha a ver com essa doença, até pela maneira como se apresentava essa alergia). Só quando comecei a ter consultas de medicina alternativa, consegui descobrir  razão da alergia. Depois foi "trigo limpo, farinha amparo" hahahaha ;D.
"só se desilude, quem se ilude"

Por isso e que eu sempre que como fora é naqueles restaurantes castiços mesmo a antiga ::) são relativamente baratos, a comida não é plastica e o ambiente é brutal. As vezes a higiene pode não ser a melhor em alguns casos mas nem todos os restaurantes castiços são assim...

Por exemplo, ali nos lados do Saldanha, em Lisboa, há um cafezito onde servem sopas a 90€. Vêm em tigelas relativamente generosas e enchem como tudo. Bem temperadas, com grande paladar, tipicamente sopa da terrinha. =) Adoro aquelas sopas, então as 5as feiras, normalmente é sopa da pedra, ou sopa a portuguesa, ~Oh Meu Deus~ são taaaaão boas!!! ;D

A sopa de peixe tambem é excelente, com um travozinho a picante ;)
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...

Citação de: Sharkuel em 17 julho, 2011, 01:58
Por isso e que eu sempre que como fora é naqueles restaurantes castiços mesmo a antiga ::) são relativamente baratos, a comida não é plastica e o ambiente é brutal. As vezes a higiene pode não ser a melhor em alguns casos mas nem todos os restaurantes castiços são assim...

Por exemplo, ali nos lados do Saldanha, em Lisboa, há um cafezito onde servem sopas a 90€. Vêm em tigelas relativamente generosas e enchem como tudo. Bem temperadas, com grande paladar, tipicamente sopa da terrinha. =) Adoro aquelas sopas, então as 5as feiras, normalmente é sopa da pedra, ou sopa a portuguesa, ~Oh Meu Deus~ são taaaaão boas!!! ;D

A sopa de peixe tambem é excelente, com um travozinho a picante ;)

90 euros??? Não serão 9 euros ;D ::)hehehe?
"só se desilude, quem se ilude"

Aqui no Brasil temos 2 ditados populares que podem ser usados para este tópico.
* O que não mata engorda.
* O maior come o menor.
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Ah ah ah ;D queria mesmo dizer era 90 centimos a sopa =p lol eu depois da uma da manha não funciono bem x) lol
A vida é efémera, a morte inevitável mas a palavra é eterna...