Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Foto da minha filha brincando com um espírito
    Iniciado por Metallhunter
    Lido 15.393 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Minha esposa estava tirando fotos da minha filha de 7 meses que brincava sozinha, pore´m parecia que havia alguém com ela... e as fotos revelaram que realmente havia alguém, sim. Minha esposa assustou-se e apagou a maioria das fotos, mas eu salvei essa. Foi em Agosto de 2005 em Três Lagoas, Mato Grosso Do Sul, Brasil.


DiogoM
Poderia ser mais objectivo na foto?
Eu não consigo ver nada de paranormal... :-\

Pois sim, esse borrão de luz não tem razão de ser, uma vez que era 2 da tarde e não havia eletrodomésticos ligados por perto e, como disse antes, haviam várias fotos com o mesmo fenomeno, portanto não pode ser defeito na maquina fotografica digital, visto que não se repetiu mais. As outras fotos minha esposa, como disse, ela se assustou e apagou. Diga-me com siceridade: parece um braço e uma mão iluminados fazendo carinho na criança, não é?
   

DiogoM
Citação de: Metallhunter em 09 julho, 2011, 07:31
Pois sim, esse borrão de luz não tem razão de ser, uma vez que era 2 da tarde e não havia eletrodomésticos ligados por perto e, como disse antes, haviam várias fotos com o mesmo fenomeno, portanto não pode ser defeito na maquina fotografica digital, visto que não se repetiu mais. As outras fotos minha esposa, como disse, ela se assustou e apagou. Diga-me com siceridade: parece um braço e uma mão iluminados fazendo carinho na criança, não é?

Parece-me ser o flash da maquina, o mesmo estava ligado? :)

Não, mas se estivesse, ainda assim não seria o flash porque foram várias fotos todas como o mesmo fenomeno. Porém no caso a mão aparecia aberta em algumas delineando cinco dedos. Infelizmente essas foram apagadas.

DiogoM
Pode ser pareidolia, no entanto aguarde a opinião de outros usuários. ;)

Citação de: Metallhunter em 09 julho, 2011, 06:02
Minha esposa estava tirando fotos da minha filha de 7 meses que brincava sozinha, pore´m parecia que havia alguém com ela... e as fotos revelaram que realmente havia alguém, sim. Minha esposa assustou-se e apagou a maioria das fotos, mas eu salvei essa. Foi em Agosto de 2005 em Três Lagoas, Mato Grosso Do Sul, Brasil.



Assim de repente parece uma mão, mas vou aguardar que a foto seja analisada como deve ser com algum programa.
ILYM

anjinha

nossa que interessante na cidade que eu moro... :D nem sabia desse acontecimento.

DiogoM
Citação de: Paraphenomenal em 09 julho, 2011, 12:54
Assim de repente parece uma mão, mas vou aguardar que a foto seja analisada como deve ser com algum programa.

Ainda não vi a tal mão.... ::)

Citação de: Metallhunter em 09 julho, 2011, 06:02
Minha esposa estava tirando fotos da minha filha de 7 meses que brincava sozinha, porém parecia que havia alguém com ela... e as fotos revelaram que realmente havia alguém, sim. Minha esposa assustou-se e apagou a maioria das fotos, mas eu salvei essa. Foi em Agosto de 2005 em Três Lagoas, Mato Grosso Do Sul, Brasil.



Utilizei o programa JPEGsnoop 1.5.2 e tudo indica estarmos perante uma fotografia original não editada e, portanto, longe de ser uma falsificação («...the EXIF fields indicate original.»).
Não aparenta ser defeito ou avaria da máquina fotográfica digital.

O que temos, então, pela frente? Uma "mão" criada do nada, um ectoplasma ou uma disfunção da máquina? Alguma coisa é, seja "normal" ou "anormal". É preciso investigar, analisar tecnicamente a fotografia e não lançar palpites. Não interessa saber primeiro, "o que se se vê", mas "o que lá está".
Antes de partir para a viagem "paranormal" há que fazer despistagens e estas começam, desde logo, em saber se a própria maquina poderia ter criado "aquilo".
Alguém já efectuou a «analysis of compression characteristics and EXIF metadata»?

Entretanto... falar de pareidolia aqui é explicar coisa nenhuma, porque, em boa verdade, pareidolia é uma explicação de carácter psicológico, em última instância, alguma inexistência de significação própria que a mente tenta padronizar e dar-lhe aspecto normal e significativo, como ver uma face numa nuvem.

Aqui não se discute, não devia a meu ver, em termos mediatos, se é uma mão, mas se "algo" que não seria suposto estar ali e está lá. Só depois, a sua interpretação, uma mão ou outra coisa.

Este é o meu ponto de vista.
(Analisei igualmente com o programa Fast Picture Viewer 1.5, mas não posso concluir, de momento, mais do que relatei).
Vale a pena (continuar a) investigar.
«Para aqueles que não querem pensar existe o alimento dos templos»
(Manuscrito de Urga)

DiogoM
CitaçãoEntretanto... falar de pareidolia aqui é explicar coisa nenhuma, porque, em boa verdade, pareidolia é uma explicação de carácter psicológico, em última instância, alguma inexistência de significação própria que a mente tenta padronizar e dar-lhe aspecto normal e significativo, como ver uma face numa nuvem.

Acho que maior parte das pessoas que frequentam este forum sabem definir por si próprias o que e pareidolia.
No entanto temos que por sempre essa hipótese antes de avançar para o "paranormal"...


O usar programas para ver se é falso ou não, não é para mim nada de importante...
Que me interessa se o jpeg é original? ou se o EXIF indica que é original?
É original mas encolhida ou a máquina digital tem meio megapíxel de resolução??
O que me interessava era saber o que passou à frente da lente no momento da exposição que é alta para esta foto (arrastamento nos cabelos do bebé, bem como o tal efeito causado por um ponto de luz que se arrasta...
Se tivesse sido tirada com velocidade de obturação rápida de certeza que vias um ponto de luz. E não uma mão ou um braço como quem postou afirma ver na foto.
Eu não vejo isso.
Eu vejo um borrão luminoso provocado por uma fonte de luz, até um porta chaves faz isso qd passa frente a um flash.

QUem colocou a foto diz que o flash não foi usado, pois bem como justifica o reflexo do flash na chucha do bebé?

Depois, a foto pode ser verdadeira como para mim é o caso, mas o que a mesma apanha não é nada de paranormal.

DiogoM
Citação de: Commendatore em 10 julho, 2011, 03:45
O usar programas para ver se é falso ou não, não é para mim nada de importante...
Que me interessa se o jpeg é original? ou se o EXIF indica que é original?
É original mas encolhida ou a máquina digital tem meio megapíxel de resolução??
O que me interessava era saber o que passou à frente da lente no momento da exposição que é alta para esta foto (arrastamento nos cabelos do bebé, bem como o tal efeito causado por um ponto de luz que se arrasta...
Se tivesse sido tirada com velocidade de obturação rápida de certeza que vias um ponto de luz. E não uma mão ou um braço como quem postou afirma ver na foto.
Eu não vejo isso.
Eu vejo um borrão luminoso provocado por uma fonte de luz, até um porta chaves faz isso qd passa frente a um flash.

QUem colocou a foto diz que o flash não foi usado, pois bem como justifica o reflexo do flash na chucha do bebé?

Depois, a foto pode ser verdadeira como para mim é o caso, mas o que a mesma apanha não é nada de paranormal.


Concordo plenamente, era ai que queria chegar.