Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.425
Total de mensagens
369.461
Total de tópicos
26.917
  • A Lenda dos Três Rios
    Iniciado por DiogoM
    Lido 3.103 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
DiogoM
 Era uma vez...

Há muito, muito tempo, quando o mundo era ainda uma criança e até as pedras falavam, três irmãos pequeninos - Guadiana, Tejo e Douro -, que viviam com a sua amiga Gaivota, deitaram-se pela última vez nos seus berços, dispostos a dormir. Sentiam-se já crescidos e com força suficiente para correr mundo. Por isso, haviam combinado que, mal acordassem, abalariam por caminhos diferentes.

Felizes por serem já uns homenzinhos, tristes por se separarem de vez, os três irmãos acabaram por adormecer. Dos olhos da Gaivota, porém, caíam uns fiozinhos de água...

Ansioso, o Guadiana foi o primeiro a levantar-se, e lá foi a serpentear com muita calma entre vales frondosos do Alentejo e as suaves planuras algarvias.

O Tejo acordou de seguida e apressou a marcha. Sem escolher caminhos, rasgou montes e vales, até encontrar vastas campinas e fartas lezírias, onde se espreguiçou à vontade.

Dorminhoco, o Douro, acordou tarde. Não vendo os irmãos, cortou caminho, cavando o seu leito entre muralhas de pedra e desfiladeiros apertados do Norte, precipitando-se rapidamente em direcção ao mar.

Os três irmãos nunca mais se encontraram, mas, dizem os mais velhos e os mais sábios que, à noitinha, uma certa gaivota voa de norte a sul, de sul a norte, sem nunca se cansar...

fonte: eb23-cmdt

Conheço três das que falaste e a minha preferida é esta.
Templa - Membro nº 708

anjinha

Citação de: Fenrir em 09 julho, 2011, 20:27
Essa é uma lenda indígena, ou não? :-\

Indígena, para ti, deve querer dizer o mesmo que para nós é popular. E sim, é...
Templa - Membro nº 708

Fenrir
Citação de: Templa em 09 julho, 2011, 20:29
Indígena, para ti, deve querer dizer o mesmo que para nós é popular. E sim, é...

Não exatamente, é que eu achei que o DiogoM, fosse um user brasileiro... pois esse tipo de estória, é muito parecida com lendas indígenas.

Putz! Acabei deletando o post. :P

DiogoM
Citação de: Fenrir em 09 julho, 2011, 20:35
Não exatamente, é que eu achei que o DiogoM, fosse um user brasileiro... pois esse tipo de estória, é muito parecida com lendas indígenas.

Putz! Acabei deletando o post. :P

Sou português (de Portugal), aqui estas historias chamam-se "lendas populares".... ::)

Citação de: DiogoM em 09 julho, 2011, 20:41
Sou português (de Portugal), aqui estas historias chamam-se "lendas populares".... ::)

Do Porto, Não é?

Ai quando eu gosto daquela cidade, agora que estou a viver fora dela há 14 anos, quase...


Templa
Templa - Membro nº 708

Fenrir
Citação de: DiogoM em 09 julho, 2011, 20:41
Sou português (de Portugal), aqui estas historias chamam-se "lendas populares".... ::)

Aqui no Brasil, também são chamadas de lendas (ou estórias) populares... porém, estou me referindo as lendas contadas por índios (povos nativo-americanos). :P

DiogoM
Citação
Do Porto, Não é?

Neste momento estou a viver em Braga, fica perto do Porto. :D

CitaçãoAi quando eu gosto daquela cidade, agora que estou a viver fora dela há 14 anos, quase...


Templa

Tens que ir la, senão qualquer dia já nem te lembras do rio douro... ;D ;D

#9
Citação de: DiogoM em 09 julho, 2011, 21:01
Neste momento estou a viver em Braga, fica perto do Porto. :D

Tens que ir la, senão qualquer dia já nem te lembras do rio douro... ;D ;D

Ah, mas eu lembro-me dela todos os dias e, quanto ao rio, um dos poemas meus de que mais gosto, é meso ao Rio Douro. Já é muito velhinho, não me lembro como é, só sei o título... Ainda é do tempo em que eu não sabia escrever em computador...

Amo-te... (Ao rio, claro, a ti também e na medida em que amo uma boa parte de humanidade) ;D ;) ;)
Templa - Membro nº 708

DiogoM
Citação de: Templa em 09 julho, 2011, 21:05
Amo-te... (Ao rio, claro, a ti também e na medida em que amo uma boa parte de humanidade) ;D ;) ;)

;D ;D ;D