Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Ciência VS Religião
    Iniciado por Zühl
    Lido 24.620 vezes
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
o problema esta em, que quando se pensa em religião se pensa em padres e igreja católica e isso é só um bocadinho...

e a própria ciência tem coisas que não consegue explicar.

mais muitos das grandes pessoas deste mundo não eram ateus...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Olá

A ciência afirma com clareza que o universo foi criado. Estima até a idade e dimensões do mesmo. A maioria da comunidade cientifica mundial aceita a teoria do Big Bang como uma teoria provável. Os factos observáveis têm sido sempre coerentes com essa teoria.

O que a ciência não explica é qual a causa que está por detrás do Big-Bang. Ou será que o Big-Bang é a causa primeira de todas as coisas?

Para mim faz sentido a definição de Deus, escrita no Livro dos Espiritos, de Allan Kardec: Deus é a Inteligência Suprema, Causa Primeira de todas as coisas. Esta definição é perfeitamente compatível com o Big-Bang, se olharmos o Big-Bang como um efeito e não como uma causa.

Podemos admitir que o universo é o resultado de inúmeras combinações fortuitas da matéria, ao longo de milhões de anos. Aparentemente e em parte até é. Contudo, Deus, a Inteligência Suprema do universo sabia de antemão o que estava criar e quais os efeitos que a sequência de eventos que originou iria provocar.

A natureza de Deus é algo que ultrapassa a inteligência humana. Ele existe desde sempre, pré-existe a toda a criação.

Aceitar a ideia de Deus, de acordo com a definição já citada, pode não ser fácil. A ciência aqui não ajuda, pois não afirma nem desmente Deus. Para afirmar ou desmentir algo, a ciência necessita de provas e factos concretos, não de opiniões pessoais, sejam elas de religiosos ou de cépticos.

Mas aceitar que, de nada, sem causa, se formou o universo, de que conhecemos apenas uma ínfima parte, parece-me mais uma conversa de ilusionistas do que de cientistas. Chamemos à Causa Primeira "Deus", ou outro nome qualquer. Acreditar na sua existência é uma teoria racional, com lógica.

O Deus apresentado pelas religiões tradicionais, é um Deus criado à semelhança do homem. Com as mesmas limitações, as mesmas emoções e sentimentos mesquinhos. Esse Deus, para mim não existe, nem tem lógica. Temos de imaginar Deus como a Inteligência Suprema do Universo e não como um velhinho de longas barbas brancas, com um martelo e uma toga de juiz.

bem hajam

Vitor, imagina o que quiseres! >:D
Assim como alguns de nós afirmam "esse Deus não existe" eu digo-te - essa Ciência de que falas também não existe! A ciência não é uma coisa definitiva, não afirma nada com certeza. Podemos definir ciência, de uma maneira grosseira, como a comprovação de hipóteses. O que não impede que outros factores sustentem a hipotese sem que as provas sejam realmente relevantes, mas meramente ilusórias, e assim nunca podemos garantir uma base científica definitiva.

Emergência: procura na filosofia, não têm que existir coisa nenhuma como causa original. Teoria das corda: procura na física, o universo não tem de ter um princípio... E podia continuar a dar exemplos mas tenho mais que fazer e este tópico já me começa a entediar.

Cumprimentos.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Exorcista
A ciência é um Dom de Deus.

Porque duvidais?
Onde esta a vossa Fé?

Sois como Tomé?

Quereis provas?
E depois como ficara o arrependimento?
Espiritos presos habitam em vosso corpo.
Deixai o Espirito voar,para a Alma poder falar.

Olá marcvs

Concordo contigo. Não há certezas absolutas do que quer que seja. O conhecimento cientifico humano é uma aproximação muito grosseira da realidade. Mais grosseira numas áreas, menos grosseira noutras áreas. Mas ainda assim, tolo seria o homem se desprezasse a ciência, como meio ao seu serviço. Se bem percebi, não acreditas nem na ciência, nem em Deus. Tudo bem!   

Olá Exorcista

Sou como Tomé, porque as pessoas que me rodeiam não são todas fiáveis, como o era Jesus de Nazaré.

Falsos profetas são aos milhões. Qual o critério para saber qual o autêntico profeta? Devo seguir todos, que nem galinha tonta? Devo seguir o primeiro que me aparece? O próprio Jesus responde a esta questão: as árvores conhecem-se pelos seus frutos. 

O falso profeta, que o é deliberadamente, tem sempre um interesse material/ pessoal escondido nas suas acções. E esse interesse tem de se manifestar, por mais bem disfarçado que se encontre.

Assim, para aceitar algo como verdade, ou aproximação à verdade, para ser rigoroso, como o marcvs, a aceitação tem de ser dupla: através do coração e da razão, em simultâneo. O coração afirma e a razão confirma. A fé cega conduz quase sempre à desilusão.

No que se refere ao facto de cada um de nós ser uma alma individual e eterna, provisoriamente ligada a um corpo, o coração e a razão confirmam-me o que amigo Exorcista afirma.     

bem hajam   

Exorcista
Queres vir comigo agora ver o Paraiso de Deus?

Citação de: Exorcista em 26 maio, 2011, 20:37
Queres vir comigo agora ver o Paraiso de Deus?
Se continuares a martelar com convicção ainda és capaz de recrutar algum fiel ou então metes o trabalho de séculos por água abaixo. Nunca é má opção, não é! Eu gosto de personagens como tu, matam a coisa pelas entranhas, até dá gosto, pah!  :'(
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Citação de: Exorcista em 26 maio, 2011, 20:37
Queres vir comigo agora ver o Paraiso de Deus?

É melhor ires visitar um psiquiatra, antes de ires para o paraíso.

Exorcista
Citação de: _vitor_ em 27 maio, 2011, 11:21
É melhor ires visitar um psiquiatra, antes de ires para o paraíso.

Esta bem eu vou.
Mas ja agora segue-me e apresenta-lhe tambem a tua crença.

A ciencia é um dom de Deus.

Por esse motivo eu direi á ciencia para vir comigo ao Paraiso.
Tu lhe dirás que ela irá voltar a reencarnar.

Exorcista
Sr.Vitor passos falsos os dão as pessoas.

Em Portugal muita gente de Deus anda aflita e cheia de preocupacções.Muita gente,obrigada pelo "sistema"ja não sabe o que fazer de suas vidas.
Pois os filhos ainda por criar pedem alimento.
A "democracia"passou a ser uma Demoniocracia bem moderna.Mentirosos e gatunos tentam amedrontar o povo.
E agora vc e muitos como vc,vêm lhes dizer para terem Fé e acreditarem na reencarnacão?
Para quê?Para comecarem tudo de novo?
Neste caso e talvez em Africa onde alimento não existe?
Aguentara o mundo tamanho peso?Tamanha pressão?
Deixe-os amar pelo menos os seus filhos,pois para isso foram louvados.
E reze por suas Almas para um dia encontrarem paz em Espirito perto do Senhor.

Ja lhe bati a sua porta.
Deu-me o testemunho e o entreguei ao Senhor.
No que diz a seu respeito,por mim nada mais tenho a fazer.
Lavo minhas mãos.

Passe bem e muita felicidade lhe desejo

Exorcista, até fico vesgo com este palavreado. Ciência é o fruto proibido, não podemos aceder à verdade propriamente dita, quando muito damos umas trincas na maçã! Por consequência, não que seja dispensável, é essencialmente ilusória como a ideia desse teu deus o é.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Olá exorcista

Este mundo é, de facto, precário. Há muito sofrimento e muita injustiça. E se até aqueles que são belos, jovens, saudáveis e ricos se queixam, quanto mais não o farão aqueles para quem a vida é realmente dura. Trata-se de um mundo infeliz, não há dúvida. Quanto muito teremos sobre ele pequenos momentos de felicidade. 

A boa nova que Jesus de Nazaré nos veio trazer é que existem mundos melhores e acessíveis, onde reina a fraternidade e a solidariedade: os tais céus. E que está na nossa mão acelerar o nosso próprio progresso moral, aproveitando a vida na carne para isso. Sendo pessoas trabalhadoras, úteis a nós mesmos e à sociedade, ganhando o pão nosso sem prejudicar ninguém, sendo generosos, solidários, pacíficos. Perdoando, isto é, não sendo vingativos para quem nos ofende.

Para isso, não é preciso padres, nem gurus ou sacerdotes de qualquer espécie. É preciso, primeiro que tudo, vencer o orgulho e a vaidade, que nos impede de reconhecer os nossos próprios defeitos. Auto-conhecimento e auto-aperfeiçoamento são a chave, porque são os nossos próprios defeitos, a nossa maior fonte de infelicidade. Tanto nesta vida, como depois da morte da carne.   

A compreensão de que Deus nos criou espíritos simples e ignorantes, todos com as mesmas oportunidades de progredir, cada um ao seu ritmo, segundo o seu esforço e mérito; de que, para Deus, ninguém é favorecido nem desfavorecido em relação a outrem, levam-nos a concluir que estamos no mundo em que merecemos estar: o mais útil e adequado para o nosso progresso moral, nesta fase da nossa caminhada de espíritos eternos. Estando na escola adequada, só depende do aluno aprender e passar de classe. A quem se apega demasiado a este mundo, Deus faz a vontade: deixa-o permanecer por aqui, ou em mundos equivalentes, por mais encarnações; a quem conquistou o mérito de alcançar mundos melhores, Deus também faz a vontade, permitindo o progresso para esses mundos.

A vida na carne é um instante na eternidade. 
       
saudações fraternas

Exorcista
Citação de: _vitor_ em 27 maio, 2011, 15:42
Olá exorcista

Este mundo é, de facto, precário. Há muito sofrimento e muita injustiça. E se até aqueles que são belos, jovens, saudáveis e ricos se queixam, quanto mais não o farão aqueles para quem a vida é realmente dura. Trata-se de um mundo infeliz, não há dúvida. Quanto muito teremos sobre ele pequenos momentos de felicidade. 

A boa nova que Jesus de Nazaré nos veio trazer é que existem mundos melhores e acessíveis, onde reina a fraternidade e a solidariedade: os tais céus. E que está na nossa mão acelerar o nosso próprio progresso moral, aproveitando a vida na carne para isso. Sendo pessoas trabalhadoras, úteis a nós mesmos e à sociedade, ganhando o pão nosso sem prejudicar ninguém, sendo generosos, solidários, pacíficos. Perdoando, isto é, não sendo vingativos para quem nos ofende.

Para isso, não é preciso padres, nem gurus ou sacerdotes de qualquer espécie. É preciso, primeiro que tudo, vencer o orgulho e a vaidade, que nos impede de reconhecer os nossos próprios defeitos. Auto-conhecimento e auto-aperfeiçoamento são a chave, porque são os nossos próprios defeitos, a nossa maior fonte de infelicidade. Tanto nesta vida, como depois da morte da carne.   

A compreensão de que Deus nos criou espíritos simples e ignorantes, todos com as mesmas oportunidades de progredir, cada um ao seu ritmo, segundo o seu esforço e mérito; de que, para Deus, ninguém é favorecido nem desfavorecido em relação a outrem, levam-nos a concluir que estamos no mundo em que merecemos estar: o mais útil e adequado para o nosso progresso moral, nesta fase da nossa caminhada de espíritos eternos. Estando na escola adequada, só depende do aluno aprender e passar de classe. A quem se apega demasiado a este mundo, Deus faz a vontade: deixa-o permanecer por aqui, ou em mundos equivalentes, por mais encarnações; a quem conquistou o mérito de alcançar mundos melhores, Deus também faz a vontade, permitindo o progresso para esses mundos.

A vida na carne é um instante na eternidade. 
       
saudações fraternas

Vitor!

Apenas deves falar de Deus se Dele tiveres autorizacão!
Falsos profetas existem aos milhares.
Não te deixes cair em tentacão falando coisas de que o Senhor não disse.

Teus labios sabem a mel!
Mas esse teu mel o conheço.

Ou sim,sim ou não,não!
Ou aceitas o Evangelho do Senhor como ele to deu.
Ou desaparece de minha morada.

Ja tirastes demonios de corpos com eu em nome do Senhor Jesus ja tirei?
Tenta tu pois tirar demonios com as palavras de Kardec.

Ou sim,sim ou não,não!

Fanatismo pertence ao Falso Profeta Victor.
Cai em ti e arrepende-te.
E deixa de ser vaidoso,porque vaidade mata.

ElFog
Eu acredito na teoria cientifica genericamente aceite pelo mundo, sem qualquer dedinho que uma inteligência criadora.

Citação de: ElFog em 05 novembro, 2011, 18:44
Eu acredito na teoria cientifica genericamente aceite pelo mundo, sem qualquer dedinho que uma inteligência criadora.
Eu acredito no Santo Moderador que baniu o Exorcista!  ;D
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)