Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.458
Total de tópicos
26.916
  • Ciência VS Religião
    Iniciado por Zühl
    Lido 24.619 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
#45
Citação de: Patriciaa em 03 outubro, 2010, 22:42
Sobre este tema...
O título é pouco geral...
Teríamos de aprofundar em tantas partes.

Mas uma coisa não podemos negar:
a igreja não explora, mantém sempre a mesma ideia, e contradita o que talvez seja verdade.
é assim, eu sou cristã, mas acho que não existe algo lá em cima 'mágico' que possa tirar a tua alma.

Porque quando morremos, morrem as células, e não contemos nada dentro do corpo que vá lá para cima.

Isto não é o mesmo que dizer que não acredito nos fantasmas.
Alías considero as coisas diferentes.


Mas enquanto não vir, continuo a acreditar em algums coisas, e outras não.
Cima onde? E se te dispersasses, não deixando de existir? Mas lá está, agora tinhamos de discutir a nossa natureza do início... É por isso que se estabelecem dogmas que vão sendo corrigidos aqui e ali sempre na busca de uma forma mais funcional a cada vez que se altera.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

#46
lá em cima, no céu, estou a falar de deus.

mas se me disperssasse, era um bocado estranho, visto que não tens nada surreal no teu corpo, apenas células, que quando acabam, acabas tu também.

mas sim, tinhamos de discutir tanta coisa.
As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem a questão.

Citação de: Patriciaa em 03 outubro, 2010, 22:59
lá em cima, no céu, estou a falar de deus.
;D Ah bom, nesse caso, não existe, a menos que exista. :angel: Tudo depende do que tu metes no céu. ::)
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

Sim é isso.
o que eu estava a falar era da alma do céu, de deus, que vai lá para cima como que por magia.
sou católica, mas nisso não acredito.

também, para não contradizer, ninguém se deu muito ao trabalho de ver isso.
As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem a questão.

Citação de: Patriciaa em 03 outubro, 2010, 23:06
Sim é isso.
o que eu estava a falar era da alma do céu, de deus, que vai lá para cima como que por magia.
sou católica, mas nisso não acredito.

também, para não contradizer, ninguém se deu muito ao trabalho de ver isso.
Deus está no céu, é como quem diz, é uma entidade superior. Esse é o fundamento de todos os dogmas da Igreja. A questão é se não acreditas nisso porque é que acreditas no resto? :o
Eu também ando a tentar ficar maluco, digo, à procura de ultrapassar esse princípio mas isso só por acaso é que se ultrapassa (ou à Jesus - se pudermos distorcer um bocadinho o significado da coisa >:D). Deus não vai para o céu por magia, Deus seria a única coisa que existe, e tudo o resto é que vai para onde vai por magia.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

é assim, eu sou católica porque me ensinaram assim.
não vejo necessidade de mudar, mas não acredito em muitas coisas.

e sentirme-ia um pouco mal se mudasse, sem razões para tal.
mas sim, há muitas coisas que não acredito.
As únicas respostas interessantes são aquelas que destroem a questão.

serrasagrada
Quando aqui há poucos anos um jornalista belga perguntou ao Dalai Lama qual a sua opinião sobre o Big Bang, a resposta foi algo como:
"Quando me deparo com questões em relação ás quais dificilmente poderei obter resposta, levanto-me e vou cuidar do jardim. Assim, seguramente, farei algo de útil".

ElFog
há uma coisa que muitas pessoas se esquecem, a ciência nos seus primórdios renascentistas vivia para explicar a existência de deus e das suas criações divinas, nunca foi o objectivo de Newton dizer que não existia um deus, muito pelo contrário, ele acreditava que o Universo era demasiado perfeito para não ter sido criado por um deus.

O problema é o facto dos cientistas terem descoberto factos que colocam os dogmas da Igreja Católica em perigo e que afectam a forma como a Bíblia pode ser interpretada.

Imaginem o drama que se viveu quando Darwin conclui que o Homem evolui de um qualquer primata!

Pessoalmente, sou ateia, fui educada como católica não praticante, mas vi tanto cinismo à volta da religião e um deus tão violento que não consegui continuar a acreditar em absolutamente nada do que me foi ensinado.

Francamente, como mitologia é fascinante, os anjos são girissimos, as peripecias de Adão e Eva no ínicio do mundo são fascinantes... se não fossem as letras pequeninas até já tinha lido a Bíblia.

Prefiro a ciência, porque nela eu pergunto Porquê? e se ela não souber a resposta dá-me um Já vamos ver o que se passa com isso!
Se eu fizer a mesma pergunta à Religião ela responde-me um Porque sim! E agora não penses mais nisso!

Não gosto.

Cada um gosta do que gosta, eu sou feliz assim. : ) Não consigo imaginar um mundo sem Ciência, e espero sinceramente que a religião perca toda a sua influência. Como o outro diz "a religião é o veneno das nações".

ElFog, nem a religião nem a ciência servem para dar respostas. Eu estou absolutamente de acordo com o que disseste sobre o catolicismo e a religião em geral mas discordo contigo por não aplicares o mesmo princípio à ciência. Podes ver respostas a uma pergunta na ciência mas quantas destas respostas não são contraditórias? Eu acho que se as pessoas estão à procura de resposta para o que quer que seja não devem procurar nos sábios sejam eles de que tipo forem. Se estão à procura, que aprendam apenas a procurar sem dogmas nem princípios fundamentais.
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

ElFog
mas a ciência oferece várias respostas, não é só uma.
Por exemplo:
Só o nascimento e morte do Universo tem várias teorias. Podem ter surgido através de uma grande explosão, pode sempre ter existido... Quando acabar, pode ser por um género de impulsão, sendo que o Universo chega a um limite e volta até ao seu ponto de origem, pode continuar a expandir-se até que todas as estrelas desapareçam e tudo fico escuro.
Mas para mim faz mais sentido do que ter sido criado do nada, nada surge do nada lol percebes?
Acredito que o Big Bang é o ponto que marca o nascimento do Universo, mas se for encontrada um explicação melhor e que faça mais sentido do que a actual... boa! é sinal que estamos a andar para a frente! : D
Alguém que acredita piamente numa coisa, ignorando todas as outras hipóteses, é um fundamentalista. Não se lhe pode dar muito credito porque provavelmente até está desactualizado, entre outras coisas.
No entanto o conhecimento não é algo que surja do nada, o facto de apreenderes o que te rodeia está à tua volta é o que te torna humano... e uma teoria cientifica no geral faz sempre menos mal que uma teoria religiosa.

Mas olha, eu não percebi muito bem o que queres dizer. ;D

Citação de: ElFog em 17 outubro, 2010, 20:53
mas a ciência oferece várias respostas, não é só uma.
Por exemplo:
Só o nascimento e morte do Universo tem várias teorias. Podem ter surgido através de uma grande explosão, pode sempre ter existido... Quando acabar, pode ser por um género de impulsão, sendo que o Universo chega a um limite e volta até ao seu ponto de origem, pode continuar a expandir-se até que todas as estrelas desapareçam e tudo fico escuro.
Mas para mim faz mais sentido do que ter sido criado do nada, nada surge do nada lol percebes?
Acredito que o Big Bang é o ponto que marca o nascimento do Universo, mas se for encontrada um explicação melhor e que faça mais sentido do que a actual... boa! é sinal que estamos a andar para a frente! : D
Alguém que acredita piamente numa coisa, ignorando todas as outras hipóteses, é um fundamentalista. Não se lhe pode dar muito credito porque provavelmente até está desactualizado, entre outras coisas.
No entanto o conhecimento não é algo que surja do nada, o facto de apreenderes o que te rodeia está à tua volta é o que te torna humano... e uma teoria cientifica no geral faz sempre menos mal que uma teoria religiosa.

Mas olha, eu não percebi muito bem o que queres dizer. ;D
Não mesmo mas, olha, pensa!
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

ElFog
não percebi mesmo, porque o que disseste não faz muito sentido, se quiseres explicar de outra maneira, poderei responder alguma coisa...

#57
Citação de: ElFog em 17 outubro, 2010, 20:59
não percebi mesmo, porque o que disseste não faz muito sentido, se quiseres explicar de outra maneira, poderei responder alguma coisa...
A ciência é tão questionável quanto a religião. E não pretendo com isto dizer para não se questionar a religião, seja ela qual for. Se o modelo científico permite que se produzam teorias completamente incompatíveis que descrevem o mesmo fenómeno e em ponto nenhum as podes unificar, então é um modelo disfuncional no que diz respeito ao próprio propósito. Sempre podemos dizer que pode melhorar com uma tese inovadora e tal mas não é isso que a Igreja tem feito também? Agora pergunto-me, se a ciência se torna mais funcional por este mecanismo, se ela se torna mais precisa, isso quer dizer que a Igreja está a avaçar no sentido de ligar os crentes a Deus? ::) Não, nada pode surgir do nada...
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)

ElFog
Citação de: marcvs em 17 outubro, 2010, 21:05
A ciência é tão questionável quanto a religião. E não pretendo com isto dizer para não se questionar a religião, seja ela qual for. Se o modelo científico permite que se produzam teorias completamente incompatíveis que descrevem o mesmo fenómeno e em ponto nenhum as podes unificar, então é um modelo disfuncional no que diz respeito ao próprio propósito. Sempre podemos dizer que pode melhorar com uma tese inovadora e tal mas não é isso que a Igreja tem feito também? Agora pergunto-me, se a ciência se torna mais funcional por este mecanismo, se ela se torna mais precisa, isso quer dizer que a Igreja está a avaçar no sentido de ligar os crentes a Deus? ::) Não, nada pode surgir do nada...

Mas a ciência não se impõe como verdade absoluta, e as teorias dependem do lado com que o problema é abordado... a ideia de criar uma regra universal é bastante século XIX lol e pelo menos nas ciências sociais o pessoal já se deixou disso.
O que a ciência tem de bom é que podem de facto haver várias teorias, as mesmas podem ser discutidas e levarem a uma nova teoria melhor e mais inovadora que a anterior.

A Igreja não faz muito para avançar, e isso depende do ponto de vista, eu pessoalmente prefiro estar o mais longe de deus possivel, contigo pode ser o contrário.
Uma pessoa que segue uma religião pode ter uma única teoria, mas se ela lhe soar estranha... não pode fazer nada para a mudar, e se o fizer deixa de pertencer a essa religião, pois já não segue esses fundamentos.
A religião é das coisas mais estáticas que existe, pois a base é sempre a mesma.
A ciência não tem medo de errar, pois se o fizer aprendeu algo, se a religião erra... bom... está basicamente a autodestruir-se com os seus erros.

Citação de: ElFog em 17 outubro, 2010, 21:17
Mas a ciência não se impõe como verdade absoluta, e as teorias dependem do lado com que o problema é abordado... a ideia de criar uma regra universal é bastante século XIX lol e pelo menos nas ciências sociais o pessoal já se deixou disso.
O que a ciência tem de bom é que podem de facto haver várias teorias, as mesmas podem ser discutidas e levarem a uma nova teoria melhor e mais inovadora que a anterior.

A Igreja não faz muito para avançar, e isso depende do ponto de vista, eu pessoalmente prefiro estar o mais longe de deus possivel, contigo pode ser o contrário.
Uma pessoa que segue uma religião pode ter uma única teoria, mas se ela lhe soar estranha... não pode fazer nada para a mudar, e se o fizer deixa de pertencer a essa religião, pois já não segue esses fundamentos.
A religião é das coisas mais estáticas que existe, pois a base é sempre a mesma.
A ciência não tem medo de errar, pois se o fizer aprendeu algo, se a religião erra... bom... está basicamente a autodestruir-se com os seus erros.
O catolicismo é estático, mas não generalizes! Repara, ao longo da história cristã (a ideia original era criar uma Igreja unificada e universal), tem-se assistido a umas quantas reformas e divisões, chegamos ao ponto de se criarem novas religioões cristãs porque até dá geito para se ganhar uns trocos. O cristianismo evolui, pode não ser por questões relevantes do ponto de vista espiritual mas lá se vai desenvolvendo. Esse abandono de uma religião de que falas é esta evolução.
A ciência não tem medo, nem frio, nem fome, nem paciência... :D Queres afastar-te de Deus, fixe! Isso é culpa? :D Como é que te sentes em relação a isso? :laugh:
NÃO!
(só porque diz que tem sempre de haver alguém que diz isso...)