Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.426
Total de mensagens
369.463
Total de tópicos
26.917
  • A Capela dos ossos-Évora
    Iniciado por MissTiny
    Lido 22.821 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Fui à Capela dos Ossos em míuda e o que me motivou a pesquisar na net sobre essa capela foi exactamente o facto de me lembrar desses cadáveres pendurados.  :-\ Macabro mas interessante.
A lenda sobre esses corpos poderia ser verdadeira não fosse o facto de o filho ser um bebé...

Bom dia,

Não sei se se trata de um bebé. A informação que coloquei aqui é a que está (pelo que me lembro) descrita numa placa na própria capela.
Não tendo a certeza do que estou a dizer, julgo que os ossos tendem a encolher após a morte, o que poderia explicar o facto de ser pequeno, mas isso já deixo para alguém que perceba do assunto puder explicar se é assim ou não.
Mas como muitas lendas não passam disso mesmo, lendas, é bem possível que afinal a história seja outra.

Abraço

Citação de: ANJOPERDIDO em 17 agosto, 2009, 21:46
"Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperaramos"


Muito sujestiva,um belo convite ao descanço eterno

cumps   :-\


Concordo.  >:D
Antes de Julgar, procura ser justo; antes de falar, aprende. Eclesiástico cap 18 verc 19

Citação de: elisabetebarros em 07 setembro, 2011, 09:31
Bom dia,

Não sei se se trata de um bebé. A informação que coloquei aqui é a que está (pelo que me lembro) descrita numa placa na própria capela.
Não tendo a certeza do que estou a dizer, julgo que os ossos tendem a encolher após a morte, o que poderia explicar o facto de ser pequeno, mas isso já deixo para alguém que perceba do assunto puder explicar se é assim ou não.
Mas como muitas lendas não passam disso mesmo, lendas, é bem possível que afinal a história seja outra.

Abraço

Boa tarde,
Eu ouvi mesmo dizer isso, que essa é a lenda que existe,não estava a duvidar. Apenas me interroguei sobre esse facto. É que o corpo do suposto filho é mesmo pequeno, parece quase um recém nascido. Uma criança para bater na mãe por maldade teria de ter aí a partir de uns 6-7 anos e teria de encolher muuuito.
Só uma opinião, secalhar meio rebuscada lol.

Já lá fui com a escola há uns anos. Adorei tanto a cidade como a capela.
[hr]
[color=red][size=8pt]Na assinatura apenas são permitidos links para páginas/sites pessoais, nada de programas em pirâmide, esquemas, ganhe dinheiro rápido, fóruns, salas de chat e outros similares. Consultar Regras Gerais do Fórum, alínea 5. Obrigado.[/size][/color]
[hr]

fogo outro sitio que passe imensas vezes a porta e nunca me deu para entrar, tenho de la ir...
the dreams are the only thing where everything is possible....

Citação de: JessieJames em 11 setembro, 2012, 21:44
fogo outro sitio que passe imensas vezes a porta e nunca me deu para entrar, tenho de la ir...
`

É macabro, até tem uma exposição de cabelos de algumas pessoas.
"Don't become a monster in order to defeat a monster" - Bono Vox U2

the dreams are the only thing where everything is possible....

Bom,aqui vai uma foto tirada lá por um amigo meu na semana passada.


Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é irrelevante!

possa Anita que macabro, esse teu amigo faz umas fotos bem porreiras tem jeito para a cena macabra :)
the dreams are the only thing where everything is possible....

Olá  :)
Já lá fui algumas vezes, a primeira vez até foi com a escola. Julgo que tivesse uns 7 a 8 anos e lembro-me perfeitamente, da sensação angustiante que essa capela me causou. Para piorar a professora, lembrou-se de utilizar a capela, para recordar que os meninos têm de se portar bem.
E eu portei-me muito bem... pelo menos nesse dia  ;)

Agora quem gostar deste tipo de monumentos, há outro bem pertinho em Campo Maior "A Capela das Almas"
Na descrição da capela consta que em 1732 o paiol do castelo explodiu e que a capela foi depois erigida e enfeitada com os ossos das mais de 800 vítimas da explosão.
Ficam aqui algumas fotos,











Morada: Paróquia de Campo Maior
L. Dr. Regala, n.º 6
7370-047 CAMPO MAIOR

Vale a pena visitar!

Abraço
Alpha

A Capela dos Ossos é um dos mais conhecidos monumentos de Évora, em Portugal. Está situada na Igreja de São Francisco. Foi construída no século XVII por iniciativa de três monges que, dentro do espírito da altura (contra-reforma religiosa, de acordo com as normativas do Concílio de Trento), pretendeu transmitir a mensagem da transitoriedade da vida, tal como se depreende do célebre aviso à entrada: "Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos".

As suas paredes e os oito pilares estão "decorados" com ossos e caveiras ligados por cimento pardo. As abóbadas são de tijolo rebocado a branco, pintadas com motivos alegóricos à morte.

Certamnente um dos monumentos mais raros a nível mundial, que não deve deixar de ser visitado.






Estou a pensar em visitar, alguém já lá foi?? Se sim o que achou??
A Vida não é uma pergunta a ser respondida. É um mistério a ser vivido.

catuxo
Boas

andava aqui a "passear" no forum e dei com este tópico. Não podia salta-lo sem deixar algumas fotos que tirei no local à uns 3 anos atras. peço desculpa pela eventual falta de qualidade, mas também eu sofri da "maldiçao" das maquinas fotograficas que la entram... aparentemente as fotos ficam todas desfocadas. (falaram-me desta maldição à muitos anos quando as maquinas ainda eram de "rolo") deve ter a ver com a pouca luz do interior... mas mesmo com uma digital (normal) nao sairam grande me... coisa. ainda assim, gostaria de partilhar algumas com voces.

Peço especial atenção para as fotos do interior da capela. O sitio de hospedagem nao permite ficheiros com mais de 4mb o que me forçou a edita-las. De forma a mostrar o que pretendo cortei as fotos em vez de reduzir o tamanho ou a resoluçao das mesmas. As fotos "originais" estão no arquivo ZIP anexado. Deixo à consideração da administraçao/moderaçao ou mesmo um qualquer utilizador o que fazer com elas...  ::)










arquivo zip para download aqui > http://www.4shared.com/zip/gW45pyi7ba/fotosoriginais.html

Por ser muito sensível a alguns tipos de energia, acho que não visitaria essas capelas... não entro nem mesmo em cemitérios. :P
✔ Não reze por uma vida fácil, reze por forças, para suportar uma difícil. (Bruce Lee)

catuxo
bem... ja que ninguém comenta, vou ter que "influenciar" a coisa...  ::) assim nao tem piada

mais alguem vê as "bolinhas" nas ultimas 3 fotos?

1

1

3 (pelo menos)