Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Deus existe?
    Iniciado por zackfair
    Lido 26.752 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Citação de: lawliet em 11 agosto, 2012, 09:22
tipo... actuameltemente como fazer um simples folha A4, foi preciso madeira, e madeira veio de arvore, arvore precisa de terra e agua, por ai adiante (ja nao sou capaz de dizer por adiante :P )... ou seja, para uma "coisa", é preciso outra coisa, e assim transformando nessa "coisa", resultanto que nada apareceu do nada, apenas usou uma coisa que ja existe para fazer uma outra coisa...

mas como o universo tem que ter sido transformado por algo, de onde vem o material para transformar? ou qual foi o 1º material que foi transformando ate ao A4? dai, eu penso que, do nada tem que aparecer alguma coisa para se transformar, o 1º material para chegar ate a transformar folha A4, que tambem foi o que transformou o universo

como a teoria big bang, tem muitas falhas, mas a partir do nada, pode ter surgido materiais que resultaram o big bang

tal como eu tambem penso que existe a hipotese do nada ter surgido um deus, e esse deus criou o universo... mas ele tambem veio do nada

e por adiante bilhoes de hipoteses, mas o inicio foi sempre nada

apenas foi a minha logica que concluiu, por isso para mim, a ideia de nada nao poder criar é mentira... mas claro, posso estar completamente errado... :P

Então talvez Deus tenha sido um fenômeno do acaso...também me prendo a essa questão de onde veio Deus? Isso é o mais complicado....
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

chacalnegro
#76
lawliet, a tua argumentação baseia-se única e exclusivamente na incapacidade de conceber algo como infinito. Independentemente de poderes ou não acreditar em Deus, a discussão não poderá avançar porque estás a misturar alhos com bugalhos com base nessa incapacidade.

#77
Citação de: chacalnegro em 11 agosto, 2012, 09:56
lawliet e firefight, a vossa argumentação baseia-se única e exclusivamente na incapacidade de conceberem algo como infinito. Independentemente de poderem ou não acreditar em Deus, a discusão não poderá avançar porque estão a misturar alhos com bugalhos com base nessa incapacidade.

:angel:
Estava só a ponderar a tal possibilidade :P... e sim também há essa possibilidade de Deus sempre ter existido mas mais uma vez é só uma possibilidade, não acho que seja a incapacidade de conceber o infinito mas sim a dificuldade em explicar essa hipótese só que admitindo essa mesma hipótese torna-se difícil debater sobre ela e se assim for não podemos afirmar nada... e não poderiamos mais argumentar sobre este tópico.... :-X

Apesar de ter uma opinião formada, gosto de ponderar várias hipóteses, e manter uma mente aberta, assim aprendo mais. :laugh:
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

#78
Citação de: Fireflight em 11 agosto, 2012, 10:06
:angel:
Estava só a ponderar a tal possibilidade :P... e sim também há essa possibilidade de Deus sempre ter existido mas mais uma vez é só uma possibilidade, não acho que seja a incapacidade de conceber o infinito mas sim a dificuldade em explicar essa hipótese só que admitindo essa mesma hipótese torna-se difícil debater sobre ela e se assim for não podemos afirmar nada... e não poderiamos mais argumentar sobre este tópico.... :-X

Apesar de ter uma opinião formada, gosto de ponderar várias hipóteses, e manter uma mente aberta, assim aprendo mais. :laugh:

Citação de: chacalnegro em 11 agosto, 2012, 09:56
lawliet, a tua argumentação baseia-se única e exclusivamente na incapacidade de conceber algo como infinito. Independentemente de poderes ou não acreditar em Deus, a discussão não poderá avançar porque estás a misturar alhos com bugalhos com base nessa incapacidade.

era isso mesmo... uma possibilidade ^^

mas nao percebi muito bem o que quiseste dizer no infinito




Citação de: tikimiky em 09 agosto, 2012, 19:11
quando se fala verdade  deve-se falar muito a sério senão somos falsos... além disso gozar e brincar são duas coisas bastante diferentes.

hehe... nao percebi bem

Citação de: tikimiky em 09 agosto, 2012, 19:11
ora bem... sei por uma simples razão... sabes o que é o movimento de translação da terra, certo? simplesmente não há tempo suficiente para a história da coca-cola ser baseada em factos reais, primeiro não existe nada no pólo norte a não ser neve, não há nenhum "marco vermelho e branco" ou fabrica de brinquedos gerida por um homem que só tem "duendes" a fazer brinquedos e nada mais... segundo numa noite não dá para entregar as prendas a todas as casas existentes na terra... terceiro como te disse a história foi criada há mais ou menos 100 anos... ou seja comparado com o conhecimento que temos e que Deus criou tudo(através da evolução e criação dos planetas e o big-bang e por aí fora) Deus sempre existiu... e tu dizes-me assim... e quem criou Deus? isso não te sei responder, mas eu sou um humano o mais normal que existe, não tenho grandes estudos, nem sou tão devoto a Deus como deveria ser, mas simplesmente creio Nele.

quanto ao natal... não achas um bocado hipócrita, estarmos a festejar algo que não acreditamos? vou-te dar um exemplo... eu não gosto das festas dos santos populares, por isso não faço nada de especial nesses dias, quando é  feriado só fico em casa porque fecha tudo, mas se onde trabalho não fechar eu sou dos primeiros a voluntariar-me para ficar a trabalhar, exactamente porque essas festas para mim não querem dizer rigorosamente nada. não é por causa disso que vou dizer que todas as pessoas estão erradas porque estão a festejar uma festa na qual eu não acredito, agora dizeres que festejas o natal, sabes o que significa, mas mesmo assim dizes que Deus não existe... desculpa lá....

é verdade que agora que eu sei, existe so neve no polo norte, mas ja viste o deus?

o tempo diz algo? pai natal pode ja ter mais idade que o deus, mas nao sabemos...

é impossivel entregar prendas a todas as casas... mas é possivel deus ter criado o universo e estar em todo lado...  :-X

quanto a festejo do natal, usando a sua logica...
eu como carne
tigre come carne
logo sou tigre?

Citação de: tikimiky em 09 agosto, 2012, 19:11concordo plenamente com a ideia do zen, não é isso que estou a por em causa, isso é o pensamento do zen, não é o teu, tu simplesmente escolheste-a como "escudo" para não me responderes directamente. eu respeito que tu não acredites em Deus... o problema é teu, não é meu. agora só acho mal a forma como exprimes isso e o facto de não respeitares as crenças dos outros quando tu nem sequer sabes em quem acreditar, ou como tu dizes... em "quê".


porque é que estas a dizer que estou a usar como escudo? sera porque tive razao?
entao respondo te agora com as minhas palavras

um crente de deus, deve acreditar nele e seguir os seus passo, nao é por ter sido escrito na biblia, por ter igrejas ou por ter um papa... basta saber as suas historias e ter fe no deus acreditando que a historia seja verdade

o que eu acho de si é um falso crente, para ti, festejar o dia 25 de dezembro ja é acreditar o deus, ou seja, tudo que seja relacionado a deus, ja é crente a deus, porque dizes que sou crente a deus e eu sei que nao sou... eu digo um falso crente porque pelo que dizes, acho que tu tens acreditas em deus, mas so fazes de ir igreja e festejando festas, e nao estas seguindo os passos d deus


eu sei em quem acreditar... acredito na minha familia e amigos...
podes achar mal a forma que eu exprimo, tal como eu acho a si... mas ja agora, faltei em respeito aonde?

Claro que depois de tanto ouvirem em criança que Deus existe, ficaram com essa Fé. Mas e não tivessem enchido a vossa cabeça com esse assunto, não tivesse tido as sucessivas missas, sucessivas catequeses, etc..., será que teriam essa Fé?

Vocês acreditam em Deus a 100% porque está escrito na Biblia (excepto aqueles que dizes terem... experienciado?), mas se a Bibilia é assim tão sagrada, porque não seguimos todas as Regras impostas pela mesma?

Apesar de ser pouco conhecedor do seu conteúdo, sei que tem lá algumas passagens que não são nada agradáveis às Mulheres (aliás há por aí um Tópico que fala sobre isso).

Citação de: Tiago195 em 11 agosto, 2012, 13:04
Claro que depois de tanto ouvirem em criança que Deus existe, ficaram com essa Fé. Mas e não tivessem enchido a vossa cabeça com esse assunto, não tivesse tido as sucessivas missas, sucessivas catequeses, etc..., será que teriam essa Fé?

Vocês acreditam em Deus a 100% porque está escrito na Biblia (excepto aqueles que dizes terem... experienciado?), mas se a Bibilia é assim tão sagrada, porque não seguimos todas as Regras impostas pela mesma?

Apesar de ser pouco conhecedor do seu conteúdo, sei que tem lá algumas passagens que não são nada agradáveis às Mulheres (aliás há por aí um Tópico que fala sobre isso).

Não acredito em Deus só porque está na Bíblia!!!!!, na verdade eu nem acredito no Deus descrito nesse livro........., e claro que não gosto nada da forma como a mulher é levada em consideração nalgumas partes da bíblia, nem noutros casos fora dela...
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

#81
Citação
Respondendo á tua questão, supondo que o que chamamos Deus é a "causa primária" e não apenas uma "causa", dá para deduzir que ele é o primeiro, é o Criador, e que a lei de causa-efeito não se pode aplicar á causa primária, ou seja a Deus.
Conheces algum efeito sem causa? Eu não... ::)

Lá está, mas volto a questionar, porquê apontar Deus como primeira causa ?!!! Porquê descartar tudo que a Ciência nos providenciou e nos instruiu ?!!! Vou voltar a fazer referência a este facto e creio estar a tornar-se já um pouco maçador, tudo pode surgir a partir do nada, é completamente dispensável a intervenção de um Deus ou de Deuses.  No Universo que conhecemos todo o positivo tem um negativo, o nada existente pode ser tudo noutra dimensão e vice-versa. Quando cavas um buraco, a terra que retiraste não deixa de existir, simplesmente passou para outro local, mas estamos já a entrar em campos que pouco domino e não me quero mais alongar.

Citação
Já paraste para reflectir em coisas muito mais simples da nossa vida, porque é que toda a gente traz dentro de si o instinto da existência de Deus?
Não temos esse instinto porque nos ensinaram na escola ou no trabalho, esse pequeno pormenor, é uma prova da existência de Deus.

Eu fui bem explícito e concludente no meu post no que toca a essa matéria. Esse instinto na crença de um ser superior é actualmente inato ao ser humano, foi um legado transmitido pelos nossos ancestrais, precisamente por desconhecerem a razão da sua existência. Com certeza não foi necessário aprenderes na escola o que é o amor mas todo o ser humano sabe o que significa. Como cheguei a mencionar, daqui a umas boas centenas ou milhares de anos, essa crença num Deus irá por certo decrescer e significar uma percentagem ínfima da população tendo em conta o célere avanço da ciência, já por outras razões, o dedo mínimo tenderá também a sumir, visto que a sua utilização se torna cada vez mais dispensável. O ser humano tem-se vindo a adaptar e a desenvolver de acordo com as suas necessidades, conhecimento e racionalismo.

Citação

O meu falecido avô, em vida, sempre foi um Ateu com A grande, gozava com tudo que dizia respeito a Deus e criticava os outros por acreditarem, um dia, quando se sentiu aflito e perdido, saíu-lhe do nada como que por instinto esta frase da sua boca: "Ái meu Deus ajuda-me", para quem foi sempre um grande Ateu e para quem fazia troça da existência de Deus, o instinto veio-lhe ao de cima quando ele mais precisou, curioso não?!

Zen, essa história eu posso interpretá-la como estória, temo estar errado mas esse episódio figura-se tal como o de Einstein, argumentos inventados para fazer prevalecer a razão da existência de Deus. Digo isto porque já ouvi essa história por variadíssimas vezes e por estares agora a mencionar o episódio tal e qual ele como foi relatado em tempos. Se não estiver com a razão do meu lado peço o meu perdão, não tens que interpretá-lo como uma ofensa e um juízo de valor, simplesmente estou a fazer uma analogia a uma tremenda coincidência.

Citação

Acredita, eu percebo perfeitamente o teu raciocínio, eu já passei por essa fase tumultuosa em que só acreditava no que via ou no que a Ciência provava, felizmente ultrapassei essa ideia antiquada, mesmo não tendo certezas absolutas de tudo, acho que estou no bom caminho.

Na minha óptica, a inversão dos papeis aplica-se na integra, aqui quem está antiquado não sou eu de todo, a prática da religião/crença num Deus tem vindo a diminuir significativamente, a ideologia ateísta é cada vez mais uma realidade contemporânea. Creio que, acreditar-se ou não num Deus, não se pode considerar uma fase iluminada ou uma fase tumultuosa respectivamente. Eu também já fui um acérrimo crente em Deus, mas a ignorância toldava-me o raciocínio e impedia-me de ver além portas. É certo que pode ser uma possibilidade estar redondamente enganado, mas baseando-me no meu reportório cultural considero-a uma possibilidade extremamente remota.  
As virtudes dos homens são semelhantes ao vôo dos pássaros. Não se prenda aos atrativos inferiores. A ave que se habitua com a paisagem rasteira, perde o gosto pela altura.(Provérbio Indiano)

Acredito que o que os antigos chamavam de Deus era na verdade seres avançados.

Citação de: haborym22 em 11 agosto, 2012, 15:44
Acredito que o que os antigos chamavam de Deus era na verdade seres avançados.

E donde vieram esses seres? :)
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

Da constelação Sirius, das Pleiades, Faixa de Orion, Annu... quem sabe :)

Citação de: haborym22 em 11 agosto, 2012, 20:12
Da constelação Sirius, das Pleiades, Faixa de Orion, Annu... quem sabe :)

:laugh: lol  :laugh:

Não era bem a resposta que estava à espera... :D
"É sinal de uma mente educada, ser capaz de entreter uma ideia sem necessariamente aceitá-la."-Aristoteles

chacalnegro
Citação de: haborym22 em 11 agosto, 2012, 20:12
Da constelação Sirius, das Pleiades, Faixa de Orion, Annu... quem sabe :)

Daí ou de 1 milhão de outras constelações mais.. Mas já agora, qual é a fundamentação dessas origens para os extraterrestres?

Obrigado Stalker... temos que falar melhor sobre isto pois e algo que me interesso bastante :)

Chacal Negro, esta é uma teoria já bastante conhecida. Se quiseres saber mais lê David Icke ou Von Daniken. Se tiveres o canal história em casa procura ver o programa "Alienígenas" ;)

Zen
Citação de: Cariocecus em 11 agosto, 2012, 13:34
Lá está, mas volto a questionar, porquê apontar Deus como primeira causa ?!!!

Porque para mim é o que faz mais sentido, a minha intuição diz-me isso, por ser uma explicação intuitiva não precisa de prova, simplesmente intui-se.

Por muito que goste e respeite a Ciência, nunca me conseguiram convencer da não existência de Deus, nem pouco mais ou menos... 

CitaçãoPorquê descartar tudo que a Ciência nos providenciou e nos instruiu ?!!! Vou voltar a fazer referência a este facto e creio estar a tornar-se já um pouco maçador, tudo pode surgir a partir do nada, é completamente dispensável a intervenção de um Deus ou de Deuses.

Diz aí então a teoria da Ciência, que contraria que a causa primária é Deus.

Chegue onde a Ciência chegar ou descobrir, essa descoberta terá que ter sempre uma causa, o problema é que nunca irão conseguir retroceder até á causa primária, se o homem descobrisse e comprovasse a causa primária, Deus deixaria de ser Deus porque só ele tem conhecimento absoluto de tudo. 

O nada/o vazio não existe, até a Ciência parece que já chegou a essa conclusão, assim sendo, o nada/vazio, a ter afinal conteúdo, esse conteúdo teria que ter uma causa, e essa causa é um efeito de outra causa, e assim sucessivamente.


CitaçãoEsse instinto na crença de um ser superior é actualmente inato ao ser humano, foi um legado transmitido pelos nossos ancestrais, precisamente por desconhecerem a razão da sua existência.

Como é que podes afirmar com tanta certeza, que o instinto da existência de Deus nos nossos ancestrais, tem como causa simplesmente o desconhecimento da sua própria existência?

Sou mais da opinião, que esse desconhecimento e interesse do Ser-Humano em querer conhecer/compreender o porquê de existir, seja um efeito sentido, acerca da existência de um Criador.

Poderá colocar-se a hipótese, de que, possa existir algo desconhecido que não possa ser descrito por nós, a não ser mencionando alguns dos seus atributos, mas nós sentirmos os seus efeitos...Deus poderá ser um caso desses.



CitaçãoZen, essa história eu posso interpretá-la como estória, temo estar errado mas esse episódio figura-se tal como o de Einstein, argumentos inventados para fazer prevalecer a razão da existência de Deus. Digo isto porque já ouvi essa história por variadíssimas vezes e por estares agora a mencionar o episódio tal e qual ele como foi relatado em tempos. Se não estiver com a razão do meu lado peço o meu perdão, não tens que interpretá-lo como uma ofensa e um juízo de valor, simplesmente estou a fazer uma analogia a uma tremenda coincidência.

Compreendo a interpretação que fizeste desse meu relato, perante a tua desconfiança, a única coisa que posso acrescentar mais ao relato, é que simplesmente foi a mais pura das verdades, mas entendo perfeitamente que isso não vai mudar nada, e é óbvio que não fico ofendido, estás simplesmente a dar a tua opinião e eu respeito-a.


CitaçãoCreio que, acreditar-se ou não num Deus, não se pode considerar uma fase iluminada ou uma fase tumultuosa respectivamente.

O contexto em que eu escrevi isso não foi bem nessa perspectiva, mas sim na perspectiva de considerar uma fase tumultuosa quando "só acreditava no que via ou no que a Ciência provava", e uma fase iluminada no sentido de ver mais além do que a Ciência consegue provar/atingir.


CitaçãoEu também já fui um acérrimo crente em Deus, mas a ignorância toldava-me o raciocínio e impedia-me de ver além portas. É certo que pode ser uma possibilidade estar redondamente enganado, mas baseando-me no meu reportório cultural considero-a uma possibilidade extremamente remota.

Provavelmente nunca iremos compreender Deus, todos nós os crentes, somos ignorantes no que a Deus diz respeito, mas lá por não conseguirmos compreender os seus mistérios, não invalida a crença na existência do mesmo, Deus intui-se e acredita-se, mas não se explica, dele apenas podemos dizer que conhecemos alguns do seus atributos e os seus efeitos. 



Deus não existe. Deus é!