Bem-vindo ao Portugal Paranormal. Por favor, faça o login ou registe-se.
Total de membros
19.424
Total de mensagens
369.455
Total de tópicos
26.915
  • Pacto com Lúcifer
    Iniciado por El Oculto
    Lido 38.882 vezes
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Citação de: chacalnegro em 09 janeiro, 2012, 14:38
Caro amigo, não precisas de ficar ofendido. O que quis dizer é que é irrelevante o nome por que chamamos as entidades não corpóreas porque nunca sabemos o seu verdadeiro nome, logo o que interessa é o que elas significam para nós. Relativamente a Satan e Lúcifer, agradeço que me expliques a que tradição te referes, que individualiza os dois e porquê. Daemon, não significa divindade. O que quis dizer, de forma anacrónica e, talvez confusa, é que a aplicação de determinada nomenclatura vai variando ao longo do tempo, por exemplo, com o advento do Cristianismo, Hades que era senhor do submundo, passou a designar aquilo que entendemos como Inferno. O Inferno, que significave somente lugar inferior, passou a ser um lugar inferior de tormentos, em chamas, onde os pecadores sofrem penas pelos seus crimes etc. etc.
No fundo o que está aqui em causa, é a volatilidade da lógica conceito=atributo, que não funciona com coisas cujos atributos=essência não podemos submeter a um pensamento científico.

De forma altamente simplificada: as palavras vão mudando ao longo do tempo de significado...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

chacalnegro
Citação de: akasha867 em 10 janeiro, 2012, 14:55
De forma altamente simplificada: as palavras vão mudando ao longo do tempo de significado...
Ora bem!

Citação de: chacalnegro em 09 janeiro, 2012, 14:38
Caro amigo, não precisas de ficar ofendido. O que quis dizer é que é irrelevante o nome por que chamamos as entidades não corpóreas porque nunca sabemos o seu verdadeiro nome, logo o que interessa é o que elas significam para nós. Relativamente a Satan e Lúcifer, agradeço que me expliques a que tradição te referes, que individualiza os dois e porquê. Daemon, não significa divindade. O que quis dizer, de forma anacrónica e, talvez confusa, é que a aplicação de determinada nomenclatura vai variando ao longo do tempo, por exemplo, com o advento do Cristianismo, Hades que era senhor do submundo, passou a designar aquilo que entendemos como Inferno. O Inferno, que significave somente lugar inferior, passou a ser um lugar inferior de tormentos, em chamas, onde os pecadores sofrem penas pelos seus crimes etc. etc.
No fundo o que está aqui em causa, é a volatilidade da lógica conceito=atributo, que não funciona com coisas cujos atributos=essência não podemos submeter a um pensamento científico.

Meu caro amigo, não fiquei ofendido. Simplesmente não gosto de ser englobado em conjuntos nos quais não me revejo.
Cabalisticamente falando, Satan tem o papel de agente da tentação e acusador dos que sucumbem à tentação. Já Lucifer, é o portador la luz... o que ilumina.
Mais tarde, na tradição cristã, Isaias na Biblia em Isaías 14:12-15 (ou a sua transcrição) vem dar a ideia que são a mesma entidade. Mas na sua genese são entidades diferentes. Já agora elucida-me porque divindade não é um dos significados de daemon.




chacalnegro
Citação de: Faisca em 11 janeiro, 2012, 16:48
Meu caro amigo, não fiquei ofendido. Simplesmente não gosto de ser englobado em conjuntos nos quais não me revejo.
Cabalisticamente falando, Satan tem o papel de agente da tentação e acusador dos que sucumbem à tentação. Já Lucifer, é o portador la luz... o que ilumina.
Mais tarde, na tradição cristã, Isaias na Biblia em Isaías 14:12-15 (ou a sua transcrição) vem dar a ideia que são a mesma entidade. Mas na sua genese são entidades diferentes. Já agora elucida-me porque divindade não é um dos significados de daemon.




Caro amigo, Satan e Lucifer não podem fazer parte da mesma tradição cabalística, porque ambos nem sequer têm a mesma origem etimológica. Uma é semita (Satan), a outra é Latina (Lucifer). Portanto duvido que a palavra Lucifer apareça na Cabala, pelo menos no texto original. Bom, isto se estiveres a englobar os 2 na Cabala, não percebi bem.
De qualquer modo, tens razão, a palavra Lucifer, aparece pela primeira vez na versão Vulgata da Bíblia, com vários sentidos: estrela da manhã, luz da manhã etc etc. e como dizes a tradução literal é "portador da luz". Mas em todas as vezes em qua apalavra aparece, não qualifica nenhuma entidade sobrenatural em particular e nalguns casos, refere-se a pessoas concretas.
Segundo a tradição, foi S. Jerónimo que identificou o anjo caído com o nome de Lucifer, sendo relativo ao seu estado pré-rebelião contra Deus. O que me parece aqui é que Lucifer não é um nome próprio, mas antes um adjectivo, daí a confusão lançada pelo versículo de Isaías, mas que na verdade não representa ninguém nem é o nome de ninguém.
Daemon ou daimon significa espírito e em alguns escritos, como os de Platão (wikipedia), pensamento de inspiração divina, não divindade em si. Quando apliquei a palavra demónios, foi com o significado actual: espírito impuro.
Peço desculpa pelo uso de "vocês", foi um deslize.

Citação de: chacalnegro em 11 janeiro, 2012, 17:55
Caro amigo, Satan e Lucifer não podem fazer parte da mesma tradição cabalística, porque ambos nem sequer têm a mesma origem etimológica. Uma é semita (Satan), a outra é Latina (Lucifer). Portanto duvido que a palavra Lucifer apareça na Cabala, pelo menos no texto original.


Fazem parte. São as mesmas entidades com outros nomes, como é lógico, mas mantendo a sua essencia ou caracteristicas como queiras chamar. Aquele a quem os cristão chamam de Lucifer não é mais que é Uriel. Satan é Samael.

chacalnegro
Citação de: Faisca em 13 janeiro, 2012, 12:43

Fazem parte. São as mesmas entidades com outros nomes, como é lógico, mas mantendo a sua essencia ou caracteristicas como queiras chamar. Aquele a quem os cristão chamam de Lucifer não é mais que é Uriel. Satan é Samael.
Bom, não discuto mais. Acho que tens razão, no entanto, creio que a questão é mais complexa, porque estas entidades vão mudando de nome e atributos ao longo dos séculos. 

para mim simbolozia o mal..... mas isto é só a minha opinião claro
Don´t be afraid

chacalnegro
Citação de: sandrapechorro em 13 janeiro, 2012, 14:23
para mim simbolozia o mal..... mas isto é só a minha opinião claro
Mas isso é o que eu disse desde o início. Estamos a falar de entidades não corpóreas e não de pessoas concretas, se para ti a entidade Lucifer simboliza o mal, é porque representa o mal. Se para o Faisca representa uma entidade luminosa é porque então é uma entidade luminosa! É tão simples como isto... Por exemplo, independentemente de acreditarmos ou não, a entidade que Lúcia viu em Fátima era Nossa Senhora porque era a único ser que ela poderia conceber na sua mente, uma vez que era a que estava habituada a ver no altar da igreja da sua aldeia - Nossa Senhora do Rosário. Se fosse hindu veria Shiva ou Ganesh. Se fosse muçulmana veria o arcanjo Gabriel ou o Mestre Verde. E por aí adiante. Se fosses tu Sandrapechorro, verias a Nossa Senhora que está no altar da tua aldeia ou outro santo da tua devoção...

Citação de: chacalnegro em 13 janeiro, 2012, 13:06
no entanto, creio que a questão é mais complexa, porque estas entidades vão mudando de nome e atributos ao longo dos séculos. 

Concordo contigo. Muitas vezes essas alterações dão-se por conveniência de tradições religiosas.

chacalnegro
Citação de: Faisca em 13 janeiro, 2012, 23:28
Concordo contigo. Muitas vezes essas alterações dão-se por conveniência de tradições religiosas.
Sim, as religiões na maior parte das vezes apropriam-se de tradições mais antigas ou tornam-se sincréticas como forma de sobrevivência inicial e captar fieis. Mais tarde transformam-nas. Por exemplo, quase todos os passos da vida de Cristo, são copiados dos mitos de Osíris, Orfeu, Mitras, com uma certa dose de platonismo. A explicação que os primeiros teólogos cristãos deram para estas coincidências é que o Diabo, sabendo o que ia acontecer no futuro, instigou muitos séculos antes os pensadores pagãos a criar mitos semelhantes ao que iria ser a vida de Cristo.

Citação de: chacalnegro em 13 janeiro, 2012, 14:44
Mas isso é o que eu disse desde o início. Estamos a falar de entidades não corpóreas e não de pessoas concretas, se para ti a entidade Lucifer simboliza o mal, é porque representa o mal. Se para o Faisca representa uma entidade luminosa é porque então é uma entidade luminosa! É tão simples como isto... Por exemplo, independentemente de acreditarmos ou não, a entidade que Lúcia viu em Fátima era Nossa Senhora porque era a único ser que ela poderia conceber na sua mente, uma vez que era a que estava habituada a ver no altar da igreja da sua aldeia - Nossa Senhora do Rosário. Se fosse hindu veria Shiva ou Ganesh. Se fosse muçulmana veria o arcanjo Gabriel ou o Mestre Verde. E por aí adiante. Se fosses tu Sandrapechorro, verias a Nossa Senhora que está no altar da tua aldeia ou outro santo da tua devoção...

Concordo absolutamente.
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

A verdade é que resulta e há muitas provas disso e por isso, penso, que deveria apagar-se o conteúdo deste tópico. Este fórum ao fim ao cabo não é um fórum de adoração a Lúcifer nem a Satanás nem a nenhuma Entidade que tenho o mesmo tipo de energia das que acima referi. Estar aqui a falar disto parece mais uma conversa de Star Wars para não entendidos, e sei que há quem me perceba. Não quero discutir ideias sobre o que representam estas entidades.

Apenas quis dar a minha sincera opinião e fazer o meu sincero pedido.

Citação de: Ierathel em 16 janeiro, 2012, 04:23
A verdade é que resulta e há muitas provas disso e por isso, penso, que deveria apagar-se o conteúdo deste tópico. Este fórum ao fim ao cabo não é um fórum de adoração a Lúcifer nem a Satanás nem a nenhuma Entidade que tenho o mesmo tipo de energia das que acima referi. Estar aqui a falar disto parece mais uma conversa de Star Wars para não entendidos, e sei que há quem me perceba. Não quero discutir ideias sobre o que representam estas entidades.

Apenas quis dar a minha sincera opinião e fazer o meu sincero pedido.

Este fórum não toma parte sobre nada, portanto nem contra nem a favor do luciferianismo, satanismo etc, limita-se a ser um espaço de discussão sobre os assuntos, o que os utilizadores fazem ou acreditam é outra conversa...
"Raramente conhecemos alguém de bom senso, além daqueles que concordam connosco."  François La Rochefoucauld

Citação de: akasha867 em 17 janeiro, 2012, 00:30
Este fórum não toma parte sobre nada, portanto nem contra nem a favor do luciferianismo, satanismo etc, limita-se a ser um espaço de discussão sobre os assuntos, o que os utilizadores fazem ou acreditam é outra conversa...

Vou então postar aqui no fórum um ritual para matar alguém, já agora como praticar uma bomba-relógio também não era mal pensado...

Apenas dois exemplos.

"Atenção à informação que dás, pois pode ser utilizada por espiritos de máu carácter"

Ligeia
Citação de: Ierathel em 19 janeiro, 2012, 02:56
Vou então postar aqui no fórum um ritual para matar alguém, já agora como praticar uma bomba-relógio também não era mal pensado...

Apenas dois exemplos.

"Atenção à informação que dás, pois pode ser utilizada por espiritos de máu carácter"

Exemplos um tanto ou quanto descabidos, em comparação aos assuntos que por aqui são debatidos, não?...

"Nem tanto ao mar, nem tanto à terra."